Sumário
ToggleCuritiba, 12 de setembro de 2017, escrito por Gilson Rodrigues. O uso da tatuagem vem de mais de 5 mil anos, tendo sido encontradas inclusive em múmias no Antigo Egito. As tatuagens sempre tiveram um significado esotérico e ritualista para os povos antigos. Um exemplo é a tattoo maori, que possui ainda hoje um profundo significado.
Os povos nativos das ilhas do Oceano Pacífico usavam a tattoo maori para determinar os ritos de passagem dos guerreiros. Também para determinar a passagem da idade infantil para a adolescência, e desta para a idade adulta.
Possivelmente na mesma época em que os egípcios usavam tatuagem como símbolo de fertilidade nas mulheres e virilidade nos homens.
Ao longo da vida, as tatoo maori eram acrescentadas, mostrando o status social e contando fatos sobre suas vidas. Para o povo maori, as tatuagens, portanto, trazem um significado que vai muito além da simples estética.
De acordo com as tradições dos povos maori, a quantidade de tatuagens pelo corpo determinava o status dos guerreiros. Quanto mais nobre fosse um guerreiro, maior era o número de tattoo maori em seu corpo e rosto. O mesmo se plicava à sua posição social dentro da tribo.
A cultura maori valorizava a bravura e seus guerreiros eram temidos pelos inimigos. Principalmente pelo fato de cortarem as cabeças dos vencidos, guardando-as dentro de urnas, que eram consideradas sagradas.
Ainda no século XIX, colecionadores ocidentais buscavam comprar essas cabeças tatuadas. Essa situação macabra foi contida pelo governo da Nova Zelândia.
O que restou hoje da tattoo maori foi sua simbologia e alguns resquícios da cultura nativa. Um exemplo é a dança maori praticada pela seleção neozelandesa de rugby, os All Blacks. Entre seus passos, há o gesto que simula o corte de cabeça de seus adversários.
Evidentemente, o gesto de cortar a cabeça é apenas simbólico, mas a arte da tattoo maori continua até hoje. Ela começou a se tornar mais popular e conhecida no começo do ano 2.000. Depois, expandindo-se pelos países da Oceania e, finalmente, conquistando praticamente o mundo todo.
A tattoo maori é composta de desenhos geométricos, com símbolos tribais, que contam a história da pessoa que a carrega. Os desenhos normalmente representam suas crenças e seus mitos mais valorizados. São consideradas sua origem e sua posição social, sendo, portanto, uma representação da personalidade do tatuado.
Dessa maneira, cada tattoo maori é única, não podendo ser copiada ou imitada. Uma pessoa que queira tatuagem maori no seu corpo, não pode simplesmente procurar um tatuador e mostrar um desenho qualquer.
São duas as opções para fazer a tattoo maori: encontrar um tatuador que conheça a história e as técnicas ou solicitar um desenho pela internet para tatuadores da Nova Zelândia.
O tatuador de tattoo maori é chamado tohung ta moko, ou seja, especialista em tatuagem, que, em primeiro lugar, vai precisar conhecer a história da pessoa que deseja ser tatuada.
O tatuador maori precisa conhecer as características da pessoa que será tatuada, suas aspirações e suas crenças, bem como seus medos e, baseado na personalidade da pessoa, vai criar uma tattoo maori com tudo codificado, única e exclusiva.
Assim, cada pessoa com tattoo maori carrega um desenho único que, inclusive, não deve ser feito com agulhas. Os equipamentos são feitos com dentes de tubarão, ossos ou pedra, usando tintas que são provenientes de produtos naturais. A gordura animal, resinas de árvores ou tinta de madeira são alguns desses produtos.
Embora seja feita com um desenho único, a tattoo maori é composta de vários símbolos. Entre eles, os mais comuns são os seguintes:
Para quem deseja uma tattoo maori e não pode viajar até a Nova Zelândia ou não conhece um tatuador no Brasil, a única maneira é fazer uma encomenda do desenho pela internet.
Diversos estúdios de tatuagem oferecem esse serviço, atendendo a grande disseminação do estilo pelo mundo. O que você precisa é entrar em contato com um estúdio através de sites, como, por exemplo, o Zealand Tattoo, preencher um formulário contando fatos de sua vida, inserindo os dados pessoais e o local em que vai fazer a tatuagem.
Os estúdios garantem que é um tohung ta moko quem vai fazer o desenho de sua tattoo maori, enviando-o através de e-mail. Com o desenho em mãos, você poderá procurar um tatuador e ter sua tatuagem única e exclusiva.
O lugar mais comum para fazer tatuagem maori é uma tatuagem no braço, onde se mostra mais bonita e artística, mas a escolha é por sua conta.
Saiba Mais:
Gostou desse artigo?