Como encontrar o melhor estúdio de tatuagem?

estúdio de tatuagem

Curitiba, 20 de setembro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Está querendo fazer uma tatuagem, mas está a procura de um bom estúdio de tatuagem? Essa é uma questão para muitas pessoas.

Isso se torna ainda mais real nos casos em que uma pessoa acaba de se mudar para uma cidade nova e, por isso, está em busca de um profissional que seja de sua confiança.

Se é por isso que você está passando, saiba que há algumas dicas que com certeza irão lhe ajudar a encontrar o melhor estúdio de tatuagem. Então, sem mais delongas, vamos ao que importa?

Como é feita a tatuagem?

Em suma, a tatuagem nada mais é que uma body art permanente, sendo considerada a modificação corporal mais conhecida nos dias de hoje, seguida dos famosos piercings.

E, ainda que de fato haja uma série de diferentes técnicas para tatuar, a verdade é que todas elas seguem o mesmo padrão de etapas durante um procedimento, o qual pode ser tanto artesanal quanto se utilizando de máquinas elétricas.

Então, na grande maioria das vezes, depois do orçamento a etapa seguinte é a criação da arte. Ou seja, é quando o tatuador vai começar a desenvolver um desenho exclusivo para você.

No entanto, ele deve fazer isso sempre levando em consideração as suas referências, para que conquiste o resultado que deseja.

Ao chegar o dia agendado, o profissional deve começar a fazer a higienização do estúdio de tatuagem, além de preparar a pele, maca, bancada e de todos os demais instrumentos, como:

  • Agulhas;
  • Máquinas;
  • Tintas etc.

Ao fazer isso, basta aplicar o decalque ou desenho free hand, para só então começar a dermopigmentação.

Ou seja, nada mais é quando o profissional introduz a tinta abaixo da epiderme, com ajuda de agulhas específicas, o que vai formar a sua tatuagem.

Assim que finalizar, o profissional deve lavar, secar e curar a tatuagem. Em seguida, o profissional deve indicar os cuidados que o cliente deve tomar.

Como escolher o melhor estúdio de tatuagem?

Fazer uma tatuagem é uma decisão séria, haja vista que não envolve apenas a sua estética, mas também a sua saúde e segurança.

Sendo assim, é de grande importância ficar atento a alguns detalhes, para ter a certeza de escolher o melhor estúdio de maquiagem.

Então, dentre algumas coisas que você precisa avaliar, podemos citar os seguintes pontos:

Informe-se sobre a experiência do tatuador

Antes de tomar a decisão por um estúdio de tatuagem, certifique-se a respeito da experiência comprovada que o profissional tem.

E, aqui, não nos referimos apenas em buscar o seu portfólio, a fim de avaliar alguns trabalhados que ele já fez.

Procure saber se ele tem experiência e conhecimento dentro do tipo de tatuagem que você pretende fazer.

Há tatuadores que não se dão bem ao tatuar retratos, por exemplo, enquanto há os que não entendem o suficiente sobre tatuagem asiática.

Então, além de buscar indicação dos seus conhecidos, converse também com o estúdio de tatuagem para saber se ele possui uma pessoa capaz de oferecer o resultado que você espera.

Diversidade de estilo de tatuagem

Vamos supor que você já escolheu o desenho e o local em que deseja fazer a sua tatuagem. Agora, o passo seguinte é conhecer o estilo de tatuagem que o profissional do estúdio oferece.

No entanto, tenha cuidado com os profissionais que afirmam fazer qualquer tipo de tatuagem, haja vista que isso é bem difícil de acontecer.

E dizemos isso devido ao fato de existir uma série de estilos de tatuagem, sendo que algumas delas requerem anos de estudos e até experiência.

Então, em especial se o tatuador for muito novo, mas informar que tem uma gama de estilos gigante, desconfie.

Claro que há vezes em que isso pode ser verdade, mas é sempre bom ter a certeza de que você não vai se arrepender do resultado.

Portanto, assim que o tatuador informar que é capaz de tatuar no estilo que você deseja, não deixe de perguntar sobre o seu portfólio, apenas para ter a certeza.

Além de tudo isso, por mais que o profissional seja eclético em relação aos seus estilos, pergunte sobre qual é o estilo que ele mais gosta.

Isso se torna ainda mais importante para quando a sua tatuagem tem algum significado especial. Afinal, se esse for o caso, com certeza você quer que o tatuador tome todos os cuidados possíveis, fazendo com amor, certo?

Então, encontrar um tatuador que domine e ame tatuar o estilo que você quer é uma forma de ter um cuidado ainda mais especial.

Pesquise o estúdio de tatuagem no Google Meu Negócio

O Google possui uma ferramenta que faz com que os clientes de um determinado estabelecimento possam dar o seu feedback a respeito de um determinado produto ou serviço, chamado “Google Meu Negócio”.

Por meio dele, os clientes podem oferecer uma nota para o estúdio de tatuagem que pode variar de 0 a 5. Ou seja, é uma ótima forma de avaliar o grau de satisfação dos clientes em relação ao estabelecimento.

É claro que nem sempre é possível agradar a todos e, por isso, não é sempre que você vai encontrar um estúdio com nota máxima.

No entanto, dê preferência para aqueles que tenham uma nota alta, com pelo menos 4,5, para ter a garantia de escolher bons profissionais.

Mas, além das estrelas, você também consegue ler os comentários dos antigos clientes a respeito do serviço, o que vai fazer com que você tenha uma noção ainda melhor sobre os profissionais e o local em si.

Atente-se ao horário de atendimento

Outra coisa que você precisa considerar, ao procurar pelo melhor estúdio de tatuagem, é em relação aos horários disponíveis.

Hoje em dia, todo mundo tem uma rotina muito corrida, seja com trabalho, faculdade ou demais afazeres.

Em vista disso, é vital que você sempre procure saber quais são os horários de atendimento, até para ter a certeza de que vai encaixar dentro da sua agenda.

A grande maioria dos estúdios funcionam apenas de segunda a sábado, dentro do horário comercial, o que pode ser um impedimento para alguns.

Por isso, se você apenas estiver disponível durante o domingo, pode ser que tenha de fazer uma pesquisa um pouco mais longa.

No entanto, uma forma de driblar esse problema é escolher estúdios de tatuagens que trabalham com horários agendados.

Dessa forma, você consegue adaptar algum horário na sua rotina. Então, não deixe de considerar esse fator.,

Visite o estúdio de tatuagem

Antes de fechar qualquer horário, não deixe de pegar o endereço do local e fazer uma visita, até mesmo para garantir se de fato o estúdio segue todas as regras de higiene e tem cuidado com todos os equipamentos.

Durante a visita, avalie também a qualidade de cada material, em especial as cores, haja vista que há algumas que são proibidas no Brasil.

Saiba Mais:

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.