Qual é o melhor tipo de tatuagens para fazer?

tipo de tatuagens

Curitiba, 20 de setembro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Se você está pesquisando sobre tipo de tatuagens para fazer, é bem provável que tenha se deparado com uma série de opções, haja vista que há diversos estilos para escolher.

Mas, ainda que isso seja algo bom, de certa forma também é capaz de fazer com que você se sinta muito confuso em relação às principais características de cada uma.

E, se for a sua primeira vez tatuando, torna-se uma dúvida ainda mais pertinente. Então, qual é o melhor tipo de tatuagem para fazer?

Na verdade, isso vai depender de acordo com algumas questões pessoais suas. Mas, através desse artigo, iremos mostrar algumas das alternativas mais populares e que com certeza você vai adorar.

Então, para conferir as nossas dicas, é só continuar a sua leitura nos próximos parágrafos. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!

Qual tipo de tatuagens devo fazer?

Na verdade, essa é uma questão bem delicada, haja vista que é preciso considerar alguns fatores pessoais de cada um.

É verdade que nem sempre uma pessoa procura por um estúdio de tatuagem apenas para fazer uma tattoo que tenha um grande significado em sua vida.

Às vezes, a pessoa apenas se sente um corpo livre e quer fazer de seu próprio corpo uma arte viva. Mas, ainda assim, é interessante saber qual tipo de tatuagens você irá fazer.

Mesmo porque, não há como negar que cada estilo de desenho expressa um significado totalmente diferente um do outro.

Então, se de alguma forma você quer exprimir um pouco de sua personalidade através da tatuagem, é preciso saber qual é o estilo mais adequado para você. Dentre todos os estilos, podemos citar os seguintes:

Pontilhismo

Trata-se de um estilo muito conhecido, mas que foi criado na França, durante o século 19. Fora do Brasil, a técnica se chama “dotwork”.

A princípio, olhos menos atentos podem achar que se trata de um estilo bem simples, mas simplicidade é tudo o que esse visual não tem.

Mesmo porque, para obter um bom resultado, o profissional deve ser muito preciso em todos os pequenos pontos que irão formar o desenho.

O grande ponto alto desse desenho está justamente nos detalhes, o qual requer olhos bem atentos. Então, ao procurar por um estúdio de tatuagem, avalie bem se o profissional consegue fazer esse tipo de trabalho.

Old school

Um visual bem conhecido e que já conquistou muita gente. Inclusive, quem tem o costume de se tatuar, com certeza deve ter uma nesse estilo ou já deve ter cogitado fazer uma.

Trata-se de um visual mais cult e vintage. Ou seja, abraça o retrô de forma a eternizá-lo em seu corpo. Grandes exemplos de tatuagens old school são:

  • Sereias;
  • Âncoras;
  • Pin-ups.

As características desse estilo é trazer muita cor viva, traços mais retos e muito bem definidos. É uma tattoo que imprime um visual muito autêntico.

Geométrico

O estilo geométrico é um visual muito em alta, em especial para aqueles que querem obter um resultado mais cult e conceitual.

Trata-se de um estilo bem moderno e autêntico, que tem ficado cada vez mais comum principalmente entre os jovens.

Uma das razões para que isso ocorra é o fato de ser um visual com elementos que podem ser desde muito simples, estilo minimalista, até o mais complexo e preciso.

No entanto, independente do nível de complexidade, não há como duvidar que esse visual imprime um aspecto bem sofisticado, com círculos e linhas retas em conjunto.

A depender do desenho, a tatuagem acaba criando um aspecto mais delicado e, para contrastar com o visual, a dica é investir em um piercing.

Minimalista

O visual minimalista é um dos que as pessoas mais têm dúvidas de entender. Mas, basicamente, o “menos é mais”, define muito bem o estilo.

Trata-se de um visual onde o intuito é transpassar a ideia de que todos os traços estão onde deveriam estar, e que eles são vitais para a construção estética de toda a obra,

Sendo assim, acaba se tornando uma ótima opção para aqueles que estão em busca de uma tattoo mais simples, estética, bem trabalhada e delicada.

Blackwork

Trata-se de um visual para aqueles que querem que o preto seja a cor protagonista do desenho, uma vez que o que forma o desenho é justamente a ausência de cor.

Imagine uma tela toda preta e, como que com uma borracha, você vai fazendo o desenho que deseja, ficando branco.

Assim é o visual blackwork. Não há como negar que ele é bem diferenciado e, por isso, acaba sendo um visual mais autêntico, com preenchimento bem sólido e traços mais bem definidos.

É um estilo bem “pesado”, o que pode ser uma ótima forma de contrastar um pouco com outras tatuagens que você possa ter.

Single line

Trata-se de um visual que vem ficando muito popular em diversos livros de poesia, como os de Rupi Kaur e uma série de outras escritoras.

É um estilo bem delicado, onde o intuito é passar a sensação de que o desenho todo foi feito com apenas um traço.

Ou seja, ainda que pareça simples, requer muita criatividade, técnica, calma, precisão e muita força na mão para dar a impressão de que tudo foi feito em uma única linha.

Por ser um estilo mais moderno e delicado, acaba que muitas pessoas optam por fazer em locais mais discretos, até para criar um visual mais sexy.

Glitch

Essa é uma ótima opção para aquelas pessoas que são fãs de jogos ou de tecnologia no geral, haja vista que o intuito é justamente criar um visual de “glitch”.

Ou seja, os desenhos devem se propor a fazer uma brincadeira de ilusão de ótica, o que requer uma certa técnica para ficar mais natural.

O desenho deve possuir, propositalmente, distorções estratégicas, a fim de fazer com que ele pareça que travou.

É igual como quando acontece de algum jogo não renderizar da forma correta, gerando alguns bugs, como o glitch.

Preto e branco

Um clássico que não poderíamos deixar de falar, o qual confere um visual mais misterioso e um pouco taciturno.

Esse estilo se espelha nas famosas imagens P&B, mas não quer dizer que o desenho deve ter o aspecto turvo.

Na verdade, os traços devem ser bem consistentes, até para que o desenho fique bem delineado, deixando um visual ainda mais lindo.

O grande ponto alto dessa técnica é o sombreado e a precisão de todos os traços. Mas, para ter a certeza de que vai gostar do resultado, procure por bons profissionais.

Então, sempre preste atenção em relação às regras do estúdio de tatuagem. Veja se o local está de acordo com todos os regulamentos que a lei exige, até para garantir a segurança e bem-estar.

Saiba Mais:

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.