Tatuagem de Pássaros Mistura Simbologia Com Delicadeza

Significado da Tatuagem de Pássaros

 

Os pássaros são símbolos de várias partes do mundo. Geralmente, possui ligação com religião, sobrenatural e misticismo. Fazer uma tatuagem de pássaros é agregar todo esse simbolismo para o corpo através de arte.

 

Em muitas culturas o pássaro representa inspiração e, geralmente, na tatuagem de pássaros são escolhidos pares para demonstrar a dualidade que existe na natureza.

 

passaro1

 

Existem alguns significados para tatuagem de pássaros. Veja alguns deles:

 

 

  • Liberdade;
  • Inteligência;
  • Sabedoria;
  • Leveza;
  • Paz;
  • Amizade;
  • Renascimento;
  • Divino;
  • Alma;
  • Órgãos genitais masculinos (China);

 

Em maior parte, os tipos de tatuagem de pássaros mais populares são de: beija-flor, aves de rapina (como falcões, gaviões, águias, corujas, etc), pavão, pomba e outras.

 

A tatuagem de pássaro não possui um significado somente. Isso vai depender do contexto em que estará o seu pássaro (ambiente desenhado em volta) e qual o tipo de ave você terá tatuado em seu corpo.

 

Simbolismo dos Pássaros

 

passaro2

 

Por possuírem asas e voarem, os pássaros são considerados, em algumas culturas como mensageiros entre a terra e os céus. É também visto como um animal que se opõe à serpente, sendo um símbolo do mundo celeste no mundo terrestre.

 

Cada pássaro possui uma importância e visão diferente de acordo com cada cultura. Veja essas diferenças!

 

Pássaro na Cultura Islâmica

 

passaro3

 

Pelo fato do pássaro ter asa e poder chegar aos céus, nessa cultura, ele é visto como anjo.

 

Pássaro Para os Celtas

 

passaro1 1

 

Os celtas tinham os pássaros como mensageiros de deuses. Eles eram vistos como auxiliares das divindades e simbolizavam a liberdade divina.

 

Pássaros no Alcorão

 

No alcorão, os pássaros são vistos como símbolos de imortalidade da alma por serem mediadores entre a terra e os céus. Os ninhos deles são, diversas vezes, comparados ao paraíso: um refúgio inacessível e escondido, uma suprema morada.

 

Pássaros e Outras Representações

 

passaro3 1

 

Os pássaros podem representar a alma das crianças, assim como as borboletas. Também simbolizam, nesse sentido, almas libertas que estão no aguardo da reencarnação.

 

Os pássaros noturnos significam almas de outro mundo ou dos mortos, que não conseguem encontrar descanso e retornam às suas residências pela noite. Esses pássaros, nesse sentido, trazem sempre más notícias e são sinais de perseguição.

 

Na China o pássaro representa o órgão genital masculino.

 

passaro2 1

 

Pássaros na África

 

Para os africanos, pássaro significa vida, força, fecundidade e é possível notar isso porque eles deixam essas aves presentes em máscaras e vasos para trazer esse símbolo.

 

Para eles, a alma toma forma de um pássaro depois da morte.

 

Pássaros no Egito

 

Os egípcios também possuíam essa ideia de alma-pássaro.

 

É claro que você deve lembrar da fênix que simbolizava, no Egito, a alma. Ela era um pássaro de fogo, forte, que ficava em cima da árvore cósmica e a serpente era a base.

 

Ela é vista, por muitos, como símbolo do renascimento e da capacidade de retornar após qualquer situação.

 

Pássaros Voando

 

passaro3 2

 

Esses se opõe aos pássaros nas gaiolas, ou seja, tiram qualquer ideia de aprisionamento. Eles simbolizam liberdade e independência.

 

Às vezes para trazer uma ideia melhor na tatuagem de pássaros, a pessoa acaba utilizando uma gaiola aberta perto dos pássaros livres.

 

Tipos de Pássaros

 

Existem vários tipos, para que você escolha corretamente a ave para a sua tatuagem de pássaros, veja os significados para alguns deles.

 

Tatuagem de Pássaros: Pintassilgo

 

passaro3 3

 

Simboliza a Paixão de Cristo e o vermelho da face do passarinho representa os cardos e espinhos.

 

Tatuagem de Pássaros: Pisco

 

passaro3 4

 

Segundo a lenda, esse pássaro retirava os espinhos que existiam na coroa de Cristo e dessa forma, o seu peito ficava coberto de sangue. Por isso, o pássaro Pisco tem as penas do peito avermelhadas.

 

Ele simboliza, então, também a Paixão de Cristo e na Europa é visto como símbolo do Natal.

 

Tatuagens de Pássaros: Cotovia

 

Ele voa para o céu e desce como em um mergulho veloz.

 

Ter uma tatuagem de pássaros Cotovia pode simbolizar o casamento do céu e a terra, o entusiasmo dos jovens e a busca dos humanos por felicidade.

 

No meio cristão, o canto matinal desse pássaro significa uma feliz e entusiasmada oração a Deus. Por isso, simboliza, também, a esperança, felicidade, sorte e criatividade.

 

Tatuagens de Poupa

 

Ter uma tatuagem de pássaros Poupa simboliza, pela visão egípcia, alegria e amor de filhos, vez que esses pássaros cuidam dos pais idosos.
Na China, ele é visto como símbolo de sorte.

 

Tatuagens de Pássaros: Rouxinol

 

Ter uma tatuagem de rouxinol, pode simbolizar tristeza ou ligação entre amor e morte.

 

Ele é visto dessa forma por causa de seu canto, que é lindo e faz esquecer os perigos do dia, mas melancólico por estar perto de amanhecer.

 

Tatuagens de Pássaros: Andorinha

 

Quem tem uma tatuagem de andorinha quer passar o símbolo de amor, esperança, pureza, boa sorte, etc.

 

Ela era vista assim também pelos marinheiros que assim que avistavam-nas sabiam que estavam perto de terra firme. Também acreditavam que quando um marinheiro morria, as andorinhas levavam sua alma para os céus, simbolizando a transformação e luz.

 

Tatuagens de Corujas

 

passaro3 5

 

De acordo com várias culturas, a Coruja é vista como um anjo da morte e na indígena, se acredita que quem ouve o assobio dessa ave, pode ter o fim da vida próximo.

 

Na África, as corujas são vistas como mensageiras de bruxas e magos. Pode também representar uma espiritualidade interior, forte observação e ligação mística.

 

Tatuagens de Águia

 

passaro3 6

 

É um dos desenhos mais usados nas tatuagens, simbolizando a força, o poder, a grandeza e outras coisas relacionadas.

 

Nos Estados Unidos, por exemplo, as águias são vistas como símbolo de patriotismo e, diversas vezes, desenhadas na própria bandeira com as cores do país.

 

A águia no cristianismo é tida como sinal de bênção por sua visão e, por esse mesmo motivo, simbolismo de proteção.

 

Motivações Para Fazer Uma Tatuagem de Pássaros

 

Fazer uma tatuagem de passaros pode ter inspiração em vários fatores. Como visto acima, vai depender de qual pássaro você quer representar.

 

Escolha as melhores tatuagens do Paraná e veja qual mais se identifica e qual delas reflete sua personalidade ou o que você quer ser/ter. Tudo vai depender da sua interpretação.

 

Quer saber outras dicas, como tatuagem de sereia? Continue nos acompanhando.

 

E se quiser mais informações sobre as tattoos e ajuda para fazer uma, entre em contato conosco em nossas redes sociais ou por aqui, através dos comentários.
Um forte abraço!

 

 

Saiba Mais

 

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?