Sumário
ToggleCuritiba, 23 de agosto de 2017, escrito por Gilson Rodrigues. A tatuagem masculina costuma ser maior do que a feminina, ficando em locais mais visíveis no corpo, em sua maioria. Existem alguns estilos de tatuagem aplicadas em homens que devem ser destacados.
Um dos estilos mais modernos de tatuagem masculina é o abstrato, que não apresenta qualquer desenho definido. O estilo abstrato usa mais a imaginação e rompe com o tradicional, como animais, imagens e pessoas.
A tatuagem masculina no estilo oriental aplica desenhos como flores de cerejeira e de lótus, samurais e dragões, gueixas e carpas, muitas vezes sendo usada para representar alguma coisa atemporal. Trata-se de uma tatuagem mais detalhada, muitas vezes cobrindo grande parte do corpo.
O estilo céltico na tatuagem masculina é feito com desenhos detalhados e nós intrincados, sendo aplicados em inúmeras formas, como animais, árvore da vida, espirais e cruzes, sendo o estilo preferido por quem se interessa pelo folclore bretão e galês.
O estilo haida de tatuagem masculina é inspirado na cultura esquimó e nos indígenas norte-americanos, sendo representado através de animais, totens e pássaros, cada símbolo com diferente significado, o que leva a pesquisar sobre o tema antes de fazer a escolha.
A tatuagem tem uma forte ligação com a religião, desde os tempos do Egito Antigo. Os cristãos primitivos usavam tatuagem para se identificar com outros crentes. Hoje, as imagens de santos e os símbolos sagrados foram transformados em tatuagem masculina para expressar os sentimentos religiosos.
O estilo tribal tem origem em culturas as mais diversas, desde os índios americanos até os naturais da Polinésia. Primitivamente, a tatuagem masculina representava a profissão, o status do indivíduo e seu valor na sociedade. Hoje, essas tatuagens servem para expressar força e vigor.
O estilo de tatuagem masculina old school segue a linha americana tradicional, com imagens bidimensionais, com poucos detalhes. Esse estilo foi mais popular na década de 1980, empregando símbolos náuticos e desenhos, como bandeiras e águias. No estilo old school, os desenhos possuem contornos fortes e delimitados, com cores bem definidas e com pouco ou nenhum sombreamento.
Semelhante ao estilo new school, a tatuagem masculina new school possui um toque a mais, com traços marcantes e baixa complexidade nos desenhos, mas com um toque mais contemporâneo. O new school pode ser combinado com diversos estilos, sendo uma arte mais livre, evitando o tradicional e trazendo padrões mais exclusivos.
O estilo de tatuagem masculina aquarela é mais recente, tendo se tornado bastante popular. Os desenhos imitam um processo artístico mais experimental, com salpicos e faixas de cores. A impressão é de uma pintura feita em aquarela em tela ou papel. O estilo aquarela mostra-se mais abrangente para o design de tatuagens. Não existe uma linha de trabalho ou qualquer estilo. Na maior parte das vezes, o estilo aquarela usa cores brilhantes, com temas da natureza.
O estilo de tatuagem masculina conhecido como pontilhado é feito com a construção de imagens, padrões e desenhos utilizando apenas pontos. O pontilhado possui um sombreamento e uma profundidade fornecidos apenas pela distância entre cada ponto aplicado. O estilo pontilhado é o ideal para quem está procurando uma tatuagem mais exótica.
Maori é uma tribo da Nova Zelândia, tendo se tornado famosa entre os amantes de tatuagem, principalmente pelo seu estilo elaborado. As tatuagens apresentam desenhos de flores, de rostos, de animais e de formas abstratas, podendo ser feitas com preto bem forte, com linhas de alto grau de destaque, criando desenhos figurativos.
Também a forma de se fazer a tatuagem masculina maori é diferente, usando agulhas feitas de bambu, em vez de equipamentos tradicionais. O estilo expressa identidade, hierarquia, personalidade, crenças religiosas e maturidade sexual.
O estilo geométrico de tatuagem masculina é formado por círculos e formas geométricas, incluindo desenhos montados sobre essas formas, podendo criar desenhos bem elaborados.
O estilo fotorrealismo é um dos mais recentes, geralmente retratando rostos, apresentando resultados muito próximos da realidade. Trata-se, no entanto, de uma tatuagem masculina que apresenta sérios riscos. O profissional que faz a tatuagem deve ser extremamente bom. O indivíduo que se submete a esse tipo de tatuagem corre o risco de ter de suportar uma imagem distorcida, que permanece em sua pele para sempre.
O estilo procura aproximar ao máximo o desenho de uma foto de alguém conhecido, ou da pessoa amada.
Esse é um estilo também recente para tatuagem masculina, com desenhos extremamente realistas, simulando partes do corpo feitas em metal, perfeitamente integradas à anatomia humana.
Nos últimos anos os artistas têm procurado inovar cada vez mais os estilos e os formatos de tatuagem masculina e feminina, sempre buscando criar coisas novas e inéditas, não aplicadas por qualquer outro tatuador. Existem estilos que ainda nem possuem um nome que, certamente, será aplicado por um tatuador mais criativo.
As tatuagens vieram para ficar e servir como elemento decorativo. Além disso, expressam individualidade, mostrando como é a personalidade de cada pessoa.
Os diversos estilos atendem praticamente todas as pessoas, mas sempre existem aquelas que buscam algo novo. A tatuagem feminina, por exemplo, antes era apenas feita com símbolos tradicionais, mas, a cada dia busca novas expressões.
Saiba Mais:
Gostou desse artigo?