Tipo tatuagem: quais são os melhores estilos de desenhos?

tipo tatuagem

Curitiba, 20 de setembro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. É a primeira vez que você vai fazer uma tatuagem? Se sim, é comum ficar um pouco em dúvida a respeito de qual tipo tatuagem escolher.

Afinal de contas, existe uma certa pressão para escolher o tipo tatuagem correto, até mesmo porque é algo que vai ficar para sempre marcado em sua pele.

Então, para ter a garantia de que você vai escolher o tipo tatuagem do qual não irá se arrepender, é vital conhecer os melhores estilos de desenho.

Sendo assim, se você quer conhecer alguns dos tipos de tatuagem para se inspirar e acertar na escolha, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a seguir. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

Tipo tatuagem – quais são os melhores estilos?

O universo das tatuagens é muito mais extenso do que você imagina e, portanto, os estilos são bem diversos, podendo se adequar a qualquer tipo de personalidade.

No entanto, ao definir o estilo e desenho que deseja colocar em sua pele, apenas tenha cuidado em escolher um estúdio de tatuagem.

Dizemos isso porque não é todo profissional que será capaz de fazer o estilo que deseja. Então, não deixe de procurar por um estúdio e profissionais que sejam de sua confiança.

Agora, em relação aos tipos de tatuagens, podemos citar os seguintes:

Pontilhismo

É um estilo muito conhecido, mas foi criado na França, em meados do século XIX. Fora do Brasil, esse processo é chamado de “dotwork”.

À primeira vista, o olhar casual pode pensar que este é um estilo simples, sem muita complexidade. Mas a verdade é o completo oposto.

Isso acontece porque, para obter um bom resultado, o profissional deve ser muito preciso em todos os pequenos pontos que vão compor o desenho.

O maior destaque desse design fica por conta dos detalhes, que exigem um olhar muito atento. Por isso, ao procurar um estúdio de tatuagem, verifique com atenção se o profissional pode fazer esse tipo de trabalho.

Old school

Trata-se de um tipo tatuagem que já conquistou muitas pessoas. Mesmo aqueles que têm o hábito de se tatuar devem definitivamente ter uma nesse estilo ou pelo menos ter pensado em fazer uma tattoo old school.

É um visual mais cult e com uma pegada mais vintage, remetendo às origens da técnica. Ou seja, é uma forma de demonstrar, em seu corpo, todo o amor por essa arte.

Alguns bons exemplos de tatuagens old school, são:

  • Pin-ups;
  • Âncoras;
  • Sereias.

As características deste estilo procuram trazer muitas cores claras, precisas e características muito bem definidas. É uma tatuagem que imprime um visual muito autêntico.

New school

Por outro lado, há o tipo tatuagem new school, que segue um padrão bem moderno, mas é inspirada em modelos antigos, como algo retrô.

É uma arte livre e pessoal, exigindo uma abordagem mais refinada de um especialista. Também é um dos preferidos de quem quer seguir um estilo mais alternativo e hippie.

Mas, para deixar tudo ainda mais orgânico e combinando, a dica é, além das tattoos, cogitar na arte de body piercing.

Tatuagem maori

Este é um estilo de tatuagem muito antigo e popular entre os homens, inspirado nos guerreiros da Nova Zelândia.

Em várias nações, os designs de pele eram uma forma de representar todas as personalidades ou diferentes expressões da vida.

Também era comum fazer certas marcas no corpo para representar certas forças sociais que se sucediam entre as tribos.

Ou seja, é um tipo de tatuagem que envolve muitas manifestações, onde as características são sempre diferentes de uma pessoa para outra.

Tatuagem tribal

Outro tipo tatuagem muito popular é a tribal, que atrai muita atenção por causa de seus símbolos detalhados.

Além disso, é um tipo de tatuagem muito versátil, onde é possível utilizar uma série de desenhos. Ademais, é também um dos estilos mais antigos do mundo.

A origem deste modelo remonta aos povos antigos, que pintavam seus corpos antes de caçar ou se preparar para a guerra.

Portanto, cada elemento é muito rico em simbologia. Mas mesmo tendo muitas referências, o padrão clássico continua o mesmo.

Geometria

O estilo geométrico é um estilo muito popular, principalmente para quem quer um efeito mais conceitual, por exemplo.

É um estilo muito moderno e autêntico, que se tornou muito popular, especialmente entre os jovens.

Uma das razões para isso é que é um ambiente visual com recursos que podem variar de um estilo muito simples e minimalista a um muito complexo e intuitivo.

No entanto, independente do nível de complexidade, não há dúvidas de que esse visual imprime um visual bastante complexo, com círculos e linhas retas juntos.

Minimalista

O visual minimalista é aquele que as pessoas hesitam muito em entender da maneira correta. Mas basicamente, o ditado “menos é mais” descreve muito bem o estilo.

É um tipo tatuagem onde se pretende transmitir a ideia de que todos os traços estão onde devem estar, e que são importantes na criação da beleza de obra em sua plenitude.

Demonstra que, sem um determinado traço, não seria possível criar o visual que se está contemplando. Por isso, acaba sendo uma boa opção para quem quer uma tatuagem simples, estética, bem feita e delicada.

Blackwork

Esse é um visual para quem quer que o preto seja a cor principal da pintura, haja vista que esse estilo se baseia na predominância do tom escuro.

Pense em uma tela toda preta e, como se fosse com borracha, você faz o desenho que quiser, na cor branca.

É assim que o blackwork se parece. Não há como negar que ele é bem diferente e, por isso, acaba sendo muito autêntico, com formas muito mais sólidas e traços bem definidos.

Tatuagem 3D

O tipo tatuagem 3D é uma tendência crescente, dado que é um visual autêntico e diferente.

Resumindo, esse estilo procura dar um efeito tridimensional ao desenho, deixando-o um pouco mais realista.

Algumas boas características nesse tipo de desenho são o sombreamento e a alta profundidade, que podem criar uma verdadeira ilusão de ótica.

Como exige paciência e muitas técnicas, vale a pena procurar um profissional que entenda desse tipo de tatuagem.

Realismo

Este estilo é mais adequado para retratar fotos e desenhos, uma vez que busca a perfeição de todos os recursos e detalhes.

Como resultado, esse é outro tipo tatuagem que exige muito do tatuador, pois é complexa e exige muito conhecimento.

Muitas pessoas decidem escolher esse estilo para retratar um membro da família ou um animal de estimação que já se foi, por exemplo.

No entanto, ao optar por esse estilo, preocupe-se com a higiene do estúdio e a certificação do profissional.

Saiba Mais:

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.