Qual é o melhor tipo de tattoo? Conheça alguns estilos!

tipo de tattoo

Curitiba, 20 de setembro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. As tatuagens vêm se tornando cada vez mais comuns e crescendo em popularidade. Em vista disso, cada vez mais pessoas vem se perguntando sobre qual tipo de tattoo fazer.

É claro que essa é uma questão muito privada. Não há como impor que uma determinada pessoa tenha que fazer X ou Y. É uma escolha pessoal.

Mas, ainda assim, é interessante saber quais são os tipos de tattoo, até para garantir a escolha de um estilo que represente a sua personalidade e que lhe faça sentido.

Diversas pessoas procuram por desenhos para fazer em qualquer local do corpo, desde algo pequeno até um verdadeiro cenário, recheado de diversos elementos.

No entanto, a fim de escolher a melhor opção, pode ser legal saber qual é o tipo de tattoo que mais combina com sua personalidade.

Cada um desses estilos interferem no acabamento e no efeito do desenho. Um mesmo desenho pode ter diferentes resultados, se cada um for feito em um estilo distinto.

Então, para conhecer alguns tipos de tatuagem, é só continuar nesse artigo.

Quais são os tipos de tattoo?

Caso esteja cogitando ir até um estúdio de tatuagem para fazer um desenho, é bem provável que esteja pensando sobre qual é o tipo de tattoo que mais combina com você.

Quanto a isso, saiba que há diversos estilos de tatuagem que com certeza farão você tomar uma decisão que não se arrependa. Dentre eles, podemos citar:

Tipo de tattoo old school

Com certeza esse é um tipo de tattoo bem clássica, haja vista que remete às décadas passadas, como 1980.

Esse tipo de visual se consagra por ter traços fortes e, na maior parte das vezes, é feito em cores básicas, sendo elas:

  • Azul;
  • Amarelo;
  • Vermelho;
  • Preto.

Agora, em relação aos elementos e desenhos mais comuns desse tipo de tattoo são:

  • Âncora;
  • Coração;
  • Anjos;
  • Caveira;
  • Dragão;
  • Pássaro;
  • Cobra etc.

É um estilo que se destaca por ter poucos detalhes, com baixo sombreamento e ser bidimensional. Por se tratar de um visual vintage, o estilo agrada sobretudo os hipsters.

Tipo de tattoo new school

Em contrapartida, existe a tatuagem new school, o qual segue um padrão muito mais moderno, mas inspirado em modelos old, semelhante a algo retrô.

Trata-se de uma arte mais livre e personalizada, a qual exige uma técnica mais apurada do profissional. Também é o preferido daqueles que querem seguir um estilo alternativo.

Para deixar o visual ainda mais completo, a dica é procurar por algum estúdio de piercing para fazer alguma aplicação.

Tipo de tattoo maori

Esse é um estilo de tatuagem masculina bem clássico e popular, a qual tem inspiração nos guerreiros da Nova Zelândia.

Para diversas tribos, os desenhos na pele eram uma forma de representar toda a personalidade ou diferentes expressões da vida.

Também era comum fazer marcas específicas no corpo para representar algum poder hierárquico social, dentro das tribos.

Ou seja, trata-se de um tipo de tattoo que envolve muito simbolismo, onde os traços são sempre distintos de uma pessoa para outra.

Tipo de tattoo tribal

Outro estilo de tatuagem muito popular é a tribal, a qual chama muito a atenção devido aos seus traços de detalhes.

Ademais, é um tipo de tattoo muito versátil, onde é possível aplicar uma série de desenhos. Além disso, também é um dos estilos mais antigos do mundo.

As origens desse modelo remete a povos antigos, os quais pintavam seus corpos antes de caçar ou se preparar para as batalhas.

Por consequência, cada traço é muito rico em simbologia. Mas, ainda que tenha muita referência, o padrão clássico permanece sendo o mesmo.

Tipo de tattoo aquarela

A tatuagem de aquarela é muito conhecida por ter um acabamento com diversos elementos coloridos, igual a uma pintura em tela.

Por consequência, esse se torna um padrão de desenho um pouco realista, que incrementa qualquer desenho.

Como dá um resultado mais vivo, acaba se tornando um dos estilos mais preferidos entre as mulheres. No entanto, é preciso ter alguns cuidados.

Ainda que o conceito desse tipo de desenho seja o de compor desenhos abstratos, isso não quer dizer que o desenho deve ficar ininteligível.

Então, atente-se tanto a higiene do estúdios de tatuagem quanto se há profissionais capacitados, para evitar qualquer tipo de problema.

Tipo de tattoo pontilhismo

Como tem um traço bem fino, esse é um tipo de tattoo que causa bastante interesse, já que impressiona bastante.

Fora isso, esse é um visual bem diverso, haja vista que ele pode possuir um acabamento realista, além de também poder complementar outros estilos de desenho, como os geométricos e tridimensionais.

Trata-se de uma técnica que surgiu no Oriente, sendo muito comum no Japão. O desenho deve ser feito apenas com pontos, o que vai exigir uma grande habilidade do profissional e bastante paciente por parte do cliente.

Como é algo que exige muito detalhe, a depender do desenho será necessário diversas sessões até finalizar.

Tipo de tattoo minimalista

O tipo de tattoo nada mais é que desenhos que tenham traços mínimos, sem que tenham detalhes. Ou seja, é algo pequeno e discreto. Em alguns casos, é quase que imperceptível.

Ou seja, o intuito desse estilo é prezar pela simplicidade. Em razão disso, a tatuagem minimalista vai muito bem em locais mais discretos, como os dedos, pé, pulso etc.

Tipo de tattoo 3D

Essa é uma tendência que vem se tornando cada vez mais presente, haja vista que é um visual bem autêntico e diferenciado.

Em suma, esse estilo procura dar um efeito tridimensional para o desenho, fazendo com que ele tenha um aspecto um pouco realista.

Outras características bem presentes nesse tipo de desenho é o sombreamento e a alta profundidade, o que é capaz de criar uma verdadeira ilusão de óptica.

A tattoo 3D é capaz de imitar cicatrizes ou seguir um padrão biomecânico, onde a técnica de sombreado tem que ser bem avançada.

Como demanda muita paciência e técnica, o ideal é procurar por um profissional que entenda desse tipo de tattoo.

Tipo de tattoo realista

Esse é um estilo mais adequado para retratar fotos e desenhos, mas prezando pela perfeição de todos os traços e detalhes.

Por consequência, esse é outro tipo de tattoo que exige bastante do tatuador, já que é bem complexo e requer muita experiência.

Muitas pessoas resolvem optar por esse estilo para fazer tatuagem de algum familiar ou pet, por exemplo.

Tipo de tattoo oriental

A tatuagem oriental tem uma gama gigantesca de significados, sendo uma das mais antigas de todo o mundo.

Para muitos povos, o ato de marcar a pele representava algum status social e alguma relação com a espiritualidade. Dentre os desenhos mais famosos para esse tipo de tattoo, citamos:

  • Samurai;
  • Flor de cerejeira;
  • Templos;
  • Inscrições;
  • Carpa;
  • Gueixa;
  • Dragão etc.

Saiba Mais:

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.