Tatuagem realista Curitiba: tudo o que você precisa saber antes de tatuar

tatuagem realista Curitiba

Curitiba, 23 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Se você está em busca de fazer uma tatuagem realista Curitiba, é bem provável que esteja com algumas dúvidas acerca do assunto. No entanto, a fim de que você se sinta mais seguro a respeito do assunto, é vital obter a resposta para todas elas.

Cada vez mais o ato de se tatuar vem se tornando mais comum entre as pessoas. Mesmo porque, devido às inúmeras opções de estúdios e quão acessível vem se tornando, cada vez mais vem gerando interesse.

Além disso, as tatuagens estão se tornando cada vez mais dinâmicas, podendo se adequar a todos os tipos de gosto. Afinal de contas, há inúmeros estilos dos quais você pode optar e, um deles, é justamente a tatuagem realista.

Mas, se você está em busca de uma tatuagem realista Curitiba, saiba que há algumas coisas das quais você precisa considerar, até mesmo para garantir um bom resultado e prezar pela sua segurança.

Não há como negar que um dos estilos que está ganhando muita notoriedade é a tatuagem realismo. E não é nem um pouco difícil entender o motivo.

Não é apenas por conta dos seus efeitos que são incríveis. Na verdade, esse tipo de tatuagem é capaz de transmitir emoções, bem como a fotografia.

Mas, antes de procurar um estúdio de tatuagem realista Curitiba, é importante ter alguns saberes e, no artigo de hoje, iremos falar tudo a respeito do assunto. Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.

Tatuagem realista Curitiba?

Em suma, a tatuagem realista nada mais é do que um tipo de arte que visa transpor, de forma fiel e real, a cena de uma fotografia ou desenho para a pele.

Ou seja, o foco desse estilo é justamente tentar reproduzir uma cópia idêntica a imagem que o cliente escolheu para tatuar.

E, na grande maioria das vezes, se utiliza como base uma fotografia para fazer essa tatuagem, ao invés de se criar um desenho à mão.

Muitas pessoas procuram por um estúdio de tatuagem realista Curitiba justamente para quando querem fazer o retrato de alguma pessoa especial.

Mas, ainda que isso seja o mais comum, saiba que é possível usar uma foto real de qualquer coisa, como a de um animal, objeto, paisagem ou até de algum ídolo seu.

Ou, se quiser, também é possível fazer uma colagem com mais de um desses elementos. O grande segredo para esse estilo está em não romantizar a imagem.

Ou seja, evitar criar detalhes que não existem na foto que o cliente deu como referência. Deve-se seguir à risca todos os traços.

Mesmo porque o intuito da tatuagem realista é oferecer um resultado verdadeiro e fiel daquilo que foi solicitado.

No entanto, um dos maiores desafios para esse tipo de tatuagem está no fato de tentar conseguir combinar as cores que se deve usar na tatuagem com o tom de pele da pessoa. Essa é uma preocupação séria e genuína, a fim de fazer com que a imagem fique perfeita.

Como nasceu o estilo realista?

Uma das principais inspirações para o nascimento desse tipo de tatuagem com certeza foi o movimento realista, que surgiu na França, em 1850.

Em suma, trata-se de um movimento artístico que aconteceu no mundo todo, se dividindo em artes plásticas, literatura e esculturas.

E, ainda que na época o que tinha mais visibilidade eram os quadros realistas, a expressão da arte pode acontecer de várias formas.

Por isso, muitos tatuadores da época resolveram transpor essa mesma identidade em telas humanas. Desde então, esse estilo vem se tornando cada vez mais famoso.

Qual a diferença da tatuagem realismo?

Uma das grandes diferenças da tatuagem realismo com certeza está no fato de conseguir retratar uma forma da maneira mais verdadeira possível.

Então, é possível transpor todos os traços de uma pessoa, animal, paisagem ou objeto. Diferente do que alguns pensam, esse estilo usa traços sim.

É verdade que ele pode até não aparecer, mas esse elemento também é vital para compor toda a imagem.

Então, ao procurar por um estúdio de tatuagem realista Curitiba, é preciso se preocupar em fazer com um profissional que entenda da técnica de profundidade, cor e sombreamento.

A tatuagem realista deve ser feita com o delineamento mínimo e um sombreamento gradual, a fim de alcançar os efeitos de luz e sombra.

Em relação aos pontos principais, são: profundidade, traços delicados, atenção aos detalhes e, claro, muito sombreado.

Tipos de tatuagem realismo

Outra coisa que você precisa saber antes de procurar por um estúdio de tatuagem realista Curitiba, diz respeito aos tipos que existem.

Dessa forma, você consegue encontrar um modelo que mais se adapta ao seu estilo e sua vertente. Inclusive, é possível combinar com outros elementos estéticos, como  piercings e coisas do gênero.

Dentro do próprio estilo, há uma série de vertentes, como se fossem subespecialidades. Então, dentre eles, podemos citar os seguintes:

Tatuagem realismo preto e cinza

Na grande maioria das vezes, a tatuagem realismo preto e cinza tem como material base uma imagem fotográfica.

Sendo assim, torna-se necessário fazer uma reprodução fiel da foto na pele, baseando-se em texturas e imperfeições.

Nesse caso, a imagem não se fundamenta apenas em linhas, mas sim em sombras, manchas e, em especial, na variação de tonalidades de cinza claro ao escuro.

E é isso que vai garantir tanto o volume quanto a profundidade para que o trabalho em si esteja em harmonia com a imagem da foto.

Tatuagem realismo colorido

Assim como em qualquer outro tipo de realismo, a tatuagem realista colorida tem como foco tentar reproduzir exatamente a cena da foto na pele.

A grande diferença está apenas na complexidade de respeitar e tentar reproduzir todas as cores e os tons em harmonia e com muita perfeição.

Tudo isso sem falar do desafio de combinar as cores da tatuagem com o tom de pele da pessoa que está sendo tatuada.

Tatuagem microrrealismo

O tipo de tatuagem em micro realismo é uma outra variação do estilo realista, só que em menor proporção.

Devido ao fato de ser menor, não há como colocar todos os detalhes da imagem que se está usando como referência.

Sendo assim, o tatuador deve saber o que ele não pode deixar de colocar na tatuagem, a fim de chegar a um resultado que seja idêntico ao retrato que se escolheu.

Na maior parte das vezes, os desenhos para o microrrealismo são animais, em especial cachorros e gatos.

Quanto tempo dura uma tatuagem realista?

Depois da  cicatrização, saiba que o envelhecimento da tatuagem no corpo é algo que não há como evitar, e isso acontece para todos os estilos de tatuagem.

Como se trata de uma tatuagem permanente, ela vai durar para sempre. No entanto, ela não está imune a desgastes. E isso pode fazer com que seja preciso retocar depois de um certo tempo. Dentre os fatores que podem influenciar no desgaste, podemos citar:

  • Qualidade da tinta;
  • Tonalidade da tinta na pigmentação;
  • Tatuagem em áreas do corpo que descamam.

Saiba Mais:

     Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.