Tatuagem no Pescoço: Conheça os Mitos, Dicas e Verdades

Tatuagem no pescoço é uma nova moda entre os que gostam de tattoos. Contudo, existem ainda muitos mitos sobre esse tipo de tatuagem, alguns ligados à tradição e outros ligados à religiosidade, além do fato de que, em muitos lugares e por muitas pessoas, esse tipo de tattoo não é bem visto ou aceito.

 

Assim, por exemplo, muitos consideram que se deve evitar sugestões a nomes satânicos ou imagens que não tenham beleza. Para quem quer fazer uma tatuagem, a recomendação é sempre buscar algo bonito de ser visto, evitando-se modismos, inclusive, já que se trata de um desenho que vai permanecer na pele pela vida toda. Claro que uma tatuagem é uma decisão pessoal e, em razão disso, as pessoas estão liberadas para desenhar o que bem entenderem.

 

Vamos lembrar, no entanto, que a mentalidade e a personalidade mudam com o tempo em com as experiências de vida e, em razão disso, quem pretende fazer tatuagem no pescoço deve pensar muito bem antes de tomar a decisão final.

 

Uma tatuagem é uma comunicação sobre a personalidade e a forma de agir de qualquer pessoa, passando várias informações sobre seus gostos e estilo de vida. Cada pessoa pode se tatuar do mesmo jeito como utiliza um estilo de roupas. Além disso, devemos convir que é uma forma de expressar individualidade, tendo o desenho escolhido uma estreita relação com sua forma de viver, revelando seu próprio espírito.

 

Vamos destacar ainda que uma tatuagem não deve ser encarada apenas como modismo, sendo uma decisão para toda a vida, a menos que a pessoa tenha condições de remover a tatuagem ou mesmo corrigi-la, aplicando um novo desenho sobre o antigo.

 

Vamos aos mitos, verdades e às dicas mais importantes sobre tatuagem no pescoço.

 

Tatuagem no Pescoço: as Principais Questões

 

VT03 tatuagem no pescoco1

 

Entre as principais questões que envolvem a tatuagem no pescoço, destacamos as principais, que mais criam dúvidas na cabeça das pessoas interessadas:

 

1.    Tatuagem no Pescoço Dói?

 

Vamos lembrar que a tatuagem no pescoço é feita com agulhas, tanto para traçar o desenho quanto para colorir. De uma forma geral, quanto maior é o número de agulhas menor é a dor que a pessoa sente, uma vez que os traços ficam mais espalhados sobre a pele.

 

Contudo, mesmo assim, a tatuagem é dolorida. A dor é variável de pessoa para pessoa, dependendo de sua sensibilidade. A pele do pescoço sempre é mais fina, com muitas terminações nervosas e é um dos locais que mais apresentam dor.

 

2.    Qual é a Sensação de Fazer Uma Tatuagem no Pescoço?

 

Não há como definir a sensação de dor que sente uma pessoa que está sendo tatuada, mas as pessoas que já fizeram afirmam que se trata de uma espécie de escaldão, ou que a pessoa está sendo picada por uma abelha.

 

Alguns definem a tatuagem no pescoço como um arranhão de grande porte, que passa uma sensação de calor, bastante desconfortável e, certamente, muito irritante. De maneira geral, a pessoa que está sendo tatuada demonstra que fazer o contorno do desenho é um pouco mais dolorido do que o preenchimento da tatuagem.

 

Um fato curioso é que as pessoas que passaram antes por algum procedimento cirúrgico ou mulheres que deram à luz, dizem que, diante da cirurgia uma tatuagem não dói praticamente nada. Algumas pessoas, por seu lado, afirmam que sentem um incômodo geral na região quando o desenho começa a ser feito, mas conseguem se habituar, chegando à conclusão que o processo não é tão dolorido quanto dizem.

 

Como em qualquer outra situação, no entanto, quando a pessoa mantém o foco no resultado final, a dor é substituída por endorfinas produzidas pelo próprio organismo.

 

3.    Qual é o Maior Medo de Fazer Uma Tatuagem no Pescoço?

 

Em uma grande maioria das pessoas, o medo da dor que pode causar a confecção de uma tatuagem está relacionado com outros medos que a pessoa já tem, como, por exemplo, o medo de sangue ou de agulhas.

 

O medo de agulhas pode ser superado facilmente, principalmente quando a tatuagem é feita no pescoço e a pessoa não pode ver. Com relação ao medo de sangue, é muito raro que a tatuagem apresente sangramento, a menos que a pessoa tenha tomado bebidas alcoólicas ou tenha feito uso de aspirina, um tipo de medicamento que contribui para diluir o sangue.

 

É bom lembrar, no entanto, que as agulhas de tatuagem penetram apenas alguns milímetros na pele e, enquanto está fazendo os traços ou preenchendo o desenho, o tatuador limpa continuamente o local.

 

4.    Tatuagem no Pescoço Dói Mais do Que em Outros Locais?

 

Cada parte de nosso corpo possui um grau de sensibilidade. Para saber se a região é mais ou menos dolorida, basta fazer uma pequena experiência: usar uma agulha no local e fazer o mesmo em outra parte do corpo.

 

Dessa forma, a pessoa que tiver muito medo de fazer uma tatuagem no pescoço vai saber o potencial da dor que vai sentir, conseguindo a coragem suficiente para enfrentar o procedimento.

 

A possibilidade de dor segue uma regra geral: nas regiões do corpo que têm mais gordura ou músculo, a dor é maior do que nas partes em que há mais concentração de terminações nervosas, ou com apenas ossos.

VT03 tatuagem no pescoco2

 

Podemos fazer uma pequena escala da dor que oferece uma tatuagem, seguindo a ordem:

 

  1. Região próxima aos órgãos genitais;
  2. Interior das coxas;
  3. Tornozelos e pés;
  4. Mãos;
  5. O esterno, osso que fica na parte anterior do peito;
  6. Nas costelas;
  7. No peito, mais para os homens do que para as mulheres;
  8. Na parte inferior das costas e na espinha dorsal;
  9. Na cabeça e em qualquer região do rosto;
  10. No pescoço;
  11. Atrás das orelhas;
  12. Nas axilas.

 

Os locais que oferecem menos dor ao fazer uma tatuagem são as omoplatas, os braços, a barriga da perna e o exterior das coxas e as nádegas.

 

5.    Como Prevenir a Dor na Tatuagem no Pescoço?

 

Podemos lembrar diversas histórias sobre pessoas tatuadas, incluindo aquelas que choram ou até mesmo que desmaiam durante uma sessão de tatuagem no pescoço. No entanto, são casos isolados.

 

Um fato que pode ocorrer é a pessoa se sentir tão ansiosa e com medo da dor que os nervos tomam conta de seu corpo, fazendo com que a experiência seja praticamente insuportável.

 

Também pode ocorrer de a pessoa não se alimentar de forma correta ou ainda de o organismo não suportar uma sessão muito prolongada. Para quem quer se prevenir com relação à dor, é seguir algumas recomendações:

 

  • Conhecer o processo da tatuagem, procurando todas as informações possíveis e se preparar psicologicamente;
  • Pedir referências sobre o tatuador e só escolher aquele com quem se sinta confortável;
  • Se for uma primeira tatuagem, escolher uma região do corpo menos dolorida e, se quiser essa primeira tatuagem no pescoço, pedir ao tatuador que faça uma experiência sem usar tinta para ter uma prévia do que vai sentir;
  • Ficar pensando que a dor faz parte da tatuagem e que vai passar assim que o procedimento terminar, mantendo o foco no resultado final.

 

 

Ao fazer uma tatuagem no pescoço, é bom lembrar que todos os que fazem tatuagem passam pelo processo e vivenciam uma ansiedade, o que é bastante natural.

 

Ao mesmo tempo, sempre é bom fazer uma pausa, ou ainda fazer uma sessão menos prolongada, retomando o desenho em qualquer outro momento, principalmente quando a tatuagem é maior ou mais complexa.

 

Vamos lembrar ainda que quanto mais relaxado você estiver, mais fácil vai aguentar a dor e, se você pensar no resultado final, vai ser mais fácil suportar o procedimento.

 

 

Conheça Mais o Nosso Trabalho –> Aqui no Visão Tattoo

 

6.    Uma Pessoa Com Tendência a Queloide Pode Fazer Tatuagem no Pescoço?

 

A tatuagem no pescoço, da mesma forma que em qualquer outra região do corpo, sempre é uma lesão na pele. Pensando nisso é bom ter cuidado com o processo de cicatrização, além de analisar como o corpo vai reagir.

 

Existem pessoas que apresentam alergia a determinados pigmentos e, em razão disso, sempre é bom fazer um teste pelo menos uma semana antes de fazer a tatuagem, principalmente quando se tratar de um pigmento não usado anteriormente.

 

Com relação ao aparecimento de queloide, é bom saber que a lesão só fica na parte da epiderme, uma camada muito superficial e que normalmente não provoca cicatrizes.

 

7.    Por Que Existe a Recomendação de Não Comer Carnes Gordurosas ou Chocolate Durante o Processo de Cicatrização da Tatuagem?

 

A prevenção contra carnes gordurosas ou chocolate no processo de cicatrização de uma tatuagem no pescoço ou em qualquer outra região do corpo é pelo fato de alguns alimentos, como é o caso de camarão, carne de porco e outras carnes gordurosas, aumentam a possibilidade de uma inflamação.

 

Como se trata de uma lesão na pele, ela precisa cicatrizar rapidamente e qualquer tipo de inflamação vai prejudicar e atrasar o processo de cicatrização. Portanto, mesmo que a pessoa não tenha qualquer problema aparente com alimentos gordurosos, é bom evitar as gorduras e fazer uma alimentação mais balanceada por pelo menos duas semanas, tempo que normalmente leva o processo de cicatrização.

 

8.    A Barba Pode Influenciar na Tatuagem no Pescoço?

 

A barba não vai interferir na tatuagem no pescoço. A única coisa que acontece é a questão visual, ou seja, deixar a barba crescer vai esconder a tatuagem. Contudo, é bom lembrar que, durante a cicatrização, a barba vai incomodar um pouco, principalmente quando começa a crescer, apresentando mais coceira.

 

9.    O Envelhecimento Afeta Uma Tatuagem no Pescoço?

 

A tatuagem no pescoço pode ser feita inclusive na pele de uma pessoa mais velha, embora exija maior cuidado por parte do tatuador, principalmente quando a pele está flácida.

 

No entanto, quando o trabalho é bem feito, não vai perder a qualidade mesmo com o envelhecimento. A tatuagem só vai apresentar diferença quando a pessoa desenvolve dobras na pele na região.

 

10.  A Tatuagem no Pescoço é Uma Moda?

 

Não podemos dizer que não seja uma moda, mesmo porque a tatuagem no pescoço é uma preferência mais recente por parte dos aficionados. Devemos atentar para o fato de que as tatuagens sempre ficaram mais escondidas e, com o tempo, as pessoas acabaram perdendo o receio de preconceitos e de tabus.

 

Embora possamos considerar a tatuagem no pescoço como moda, podemos também afirmar que seja um tipo de tatuagem que veio para ficar, principalmente quando vemos tantas pessoas ostentando tatuagens nessa região do corpo.

 

11.  Tatuagem no Pescoço Ainda Pode Chocar as Pessoas?

 

Essa é uma condição que varia muito, dependendo da forma como as pessoas veem as tatuagens. Em locais mais aparentes, principalmente para pessoas de mais idade, que cultivam outros valores, uma tatuagem pode chocar, principalmente porque chama mais a atenção, causando um certo desconforto.

 

Por isso, sempre é bom escolher bem o desenho. Se pensarmos numa caveira incrustada no pescoço formando uma tatuagem, qualquer pessoa que a vir vai se sentir incomodada e isso vai se refletir na sua reação.

 

12.  Usar Perfume Pode Prejudicar a Tatuagem no Pescoço?

 

Enquanto a tatuagem estiver cicatrizando, o conselho é não usar qualquer produto que não seja próprio para os cuidados necessários com qualquer tatuagem. Depois de cicatrizada a região, no entanto, não há qualquer tipo de problema.

 

13.  A Tatuagem no Pescoço Pode Causar Problemas de Tireoide?

 

Se uma pessoa que quer fazer tatuagem no pescoço e já tenha passado por problemas de tireoide ou tenha feito qualquer cirurgia no local, deve antes consultar um médico. Ainda é bom lembrar que, se a pessoa precisar no futuro fazer uma cirurgia na garganta, o procedimento cirúrgico poderá prejudicar a tatuagem.

 

14.  Os Cuidados Devem Ser os Mesmos de Outras Tatuagens?

 

Os cuidados de uma tatuagem no pescoço devem ser os mesmos de qualquer outra tatuagem. Se surgirem casquinhas, por exemplo, elas não podem ser removidas para não prejudicar o processo de cicatrização. A pessoa tatuada deve seguir estritamente as recomendações do tatuador para ter um bom resultado no final.

 

Cuidados ao Fazer a Tatuagem no Pescoço

 

VT03 tatuagem no pescoco3

 

Antes de fazer uma tatuagem no pescoço, os tatuadores recomendam que a pessoa tome alguns cuidados especiais:

 

1.    Escolher Bem o Estilo da Tatuagem

 

Mesmo que você já tenha uma ideia sobre a tatuagem que pretende fazer, procure pensar um estilo que combine bem com sua personalidade, principalmente porque a tatuagem estará quase sempre visível.

 

Além disso, é preciso ainda conversar com o tatuador para ver se ele tem conhecimento sobre o estilo para que o resultado final seja agradável.

 

Os estilos mais comuns de tatuagem no pescoço são o tribal, o convencional e o oriental, mas você pode escolher qualquer outro, principalmente se o desenho exige que seja aplicado com qualquer outro estilo.

 

2.    Procure Um Tatuador Com Experiência

 

Se você pretende um tipo específico de tatuagem, procure um tatuador que tenha mais experiência, principalmente em tatuagem no pescoço. Tendo contato com uma pessoa mais experiente, você terá também mais informações, podendo escolher um desenho que combine mais com sua personalidade. Além do mais, a tatuagem terá um desenho com mais qualidade.

 

Aqui, vale uma outra dica: quanto mais experiente for um tatuador, maiores as chances de que você tenha que pagar mais pela tatuagem, mas os resultados compensam no final. Mesmo porque você não vai querer um desenho mal feito, que poderá ser alvo de chacotas e críticas.

 

3.    Conheça o Portfólio do Tatuador

 

O portfólio do tatuador é uma das formas mais práticas de conhecer sua experiência e seu trabalho. Analise as fotos e questione o tatuador principalmente sobre tatuagem no pescoço, uma vez que se trata de uma região mais complicada para fazer tatuagem.

 

Observando o portfólio você ainda tem uma outra vantagem: as fotos de outras tatuagens podem oferecer maior inspiração para a sua própria tatuagem.

 

4.    Combine os Valores Com Antecedência

 

Como falamos antes, um tatuador experiente pode ter sua agenda lotada. Além disso, certamente vai querer cobrar mais do que outros profissionais. Pergunte sobre os valores cobrados e veja bem seu orçamento para não deixar a tatuagem incompleta por um maior período de tempo.

 

Alguns tatuadores não cobram especificamente pela tatuagem, mas sim pelo tempo utilizado no procedimento e, portanto, você deve questionar também sobre isso. Existem tatuadores mais famosos que cobram caro por hora, mas se você quer um bom trabalho, não vai deixar seu pescoço à disposição de um tatuador que não tenha experiência.

tatuagem no pescoço

 

5.    Antes de Decidir, Conheça o Estúdio

 

Não se esqueça de analisar e conhecer o estúdio onde vai fazer a tatuagem no pescoço. O tatuador sempre deve usar equipamento novo e esterilizado. Ao mesmo tempo, o estúdio deve estar muito limpo e o conjunto que vai ser usado na embalagem deve estar selado antes de começar o procedimento.

 

Você pode ficar à vontade para questionar o tatuador sobre a segurança do processo e sobre a esterilização. Tenha certeza que ele não vai reclamar disso e ficará até mesmo interessado em demonstrar que está trabalhando dentro de todas as regras de higiene e saúde.

 

O estúdio Visão Tattoo não se recusa a passar qualquer tipo de informação, oferecendo sempre aos seus clientes conjunto de tintas novo, com recipiente descartável para cada tatuagem, uso de luvas descartáveis e equipamento de grande qualidade.

 

6.    O Tatuador Recomenda os Cuidados no Processo de Cicatrização?

 

Uma das principais responsabilidades do tatuador é com relação ao resultado final das tatuagens que cria. Por isso, sempre que a tatuagem está pronta, ele passa todos os cuidados que a pessoa precisa ter durante o tempo que leva para cicatrizar.

 

Na tatuagem no pescoço, os cuidados devem ser tomados desde o primeiro dia, como ocorre com outros tipos de tatuagens em qualquer região do corpo. Enquanto você estiver com o plástico protegendo, deve lavar o local apenas com sabonete antisséptico, pelo menos duas vezes ao dia, secando com papel toalha e não esfregando o local.

 

A partir do terceiro dia, a aplicação de uma pomada recomendada pelo tatuador é essencial, ajudando no processo de cicatrização. Quando a tatuagem começar a descascar, é preciso mudar a pomada, ajudando a deixar a pele bem cicatrizada e, ao mesmo tempo hidratada.

 

A tatuagem no pescoço é algo que chama a atenção de determinadas pessoas, principalmente daquelas que já têm outras tatuagens e buscam complementar a arte aplicada sobre o corpo em outras regiões.

 

Os estilos podem ser os mais diversificados e, por isso, é sempre interessante pensar bem antes de fazer, conversar com o tatuador, definir um desenho adequado para sua personalidade e partir para a confecção da tatuagem.

 

Tatuagem não é mais um modismo: é um estilo de vida. E você pode aprender mais sobre tatuagens lendo nossas postagens. A primeira recomendação é tattoo old school, o primeiro estilo desenvolvido nessa arte.

 

Saiba Mais

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?