Tatuagem Flor de Lótus: Saiba Tudo Sobre

A tatuagem flor de lótus é uma das mais requisitadas nos estúdios, principalmente pelo público feminino. Isso porque ela pode ser associada à espiritualidade, personalidade e caráter. Portanto, a torna muito mais do que um simples desenho. A flor de lótus tatuada, por vezes, pode carregar significados muito mais profundos. Além de ser linda, é claro.

 

Um dos fatores que a popularizou entre os amantes de tatuagens, é a grande variedade de modelos disponível. Efetivamente, a flor é uma só e o seu design é bastante característico, com as pétalas bem abertas.

 

Porém, uma infinidade de combinações pode ser feitas, de modo que a tatuagem não é simplesmente a de uma flor.

 

Você consegue encontrar exemplos de tatuagem flor de lótus feitas de toda forma.  Com traços mais delicados, mais rústicos, coloridas, em preto e branco, aquareladas. Além disso, é um tipo de desenho que fica bonito em qualquer parte do corpo, variando o tamanho e o estilo.

 

Também precisamos comentar as conexões que podem ser feitas nesse tipo de tatuagem, a tornando única e significativa.

 

Por ser, efetivamente, um símbolo relacionado ao budismo, a flor de lótus vem, comumente, acompanhada de outros elementos que remetem à essa religião e estilo de vida, como as mandalas e, até mesmo, a imagem do próprio Buda.

 

Se você gosta da imagem, acha bonita e se interessa em saber um pouco mais sobre o significado da tatuagem flor de lótus, acompanhe a leitura. Temos certeza de que irá se apaixonar ainda mais!

 

A Flor de Lótus

 

Significado da tatuagem de flor de lótus

 

Você conhece essa flor? Naturalmente, já deve ter visto muitas representações dela em imagens e, até mesmo, nas famosas tatuagens. No entanto, você sabia que ela realmente existe?

 

A flor de lótus é uma planta aquática, natural da Ásia. Por lá, eles a utilizam muito, principalmente como ornamentos. Isso se dá por seu significado, que se relaciona com a longevidade.

 

A semente da flor de lótus pode germinar por muitos séculos. Isso faz com que ela seja diretamente ligada à questão da eternidade e da espiritualidade.

 

Além disso, a flor de lótus possui um significado místico bastante utilizado. Espiritualmente falando, as religiões orientais a associam com pureza. O padma, como é chamada a lótus, representa a limpeza dos atos, já que, tal qual uma alma pura, ela nasce na água. Mas não uma água comum.

 

Não estamos nos referindo a nenhum poder mágico da água, muito pelo contrário. O que leva os orientais a reverenciarem a flor de lótus como a representação da pureza, é justamente o fato de ela florescer nas águas lodosas.

 

A religiosidade oriental busca, principalmente, a libertação dos apegos carnais, para que o espírito seja capaz de transcender sem nenhuma amarra ao mundo físico.

A Flor de Lótus na Cultura Oriental

 

Por isso, a flor de lótus aparece como o exemplo máximo da espiritualidade liberta. Ela nasce em meio ao lodo, que é a representação do apego, dos desejos carnais e de tudo o que possa ser maléfico.

 

Quando ela surge, limpa e bela no meio do caos, é como se fosse a vitória da pureza sobre a podridão.

 

Além disso, a flor de lótus é muito associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos. No budismo, há passagens contadas de Buda ao lado dessas flores, o que reforça a representação de pureza da mesma.

 

Isso as torna sagradas para os povos orientais. Como líder espiritual, nos lugares por onde Buda caminhou a flor de lótus surgiu.

 

As religiões asiáticas costumam, portanto, associar a lótus com os seus representantes divinos. Eles sempre estão mostrando imagens deles sentados, ou sobre, ou ao lado de uma flor no momento da meditação.

 

Isso fez com que ela se popularizasse por lá. Consequentemente, esses significados cruzaram o mundo e dominaram o ocidente com a sua sutileza.

 

A ciência considera a flor de lótus um daqueles mistérios que não são possíveis de serem explicados. Isso porque ela, mesmo nascendo em águas pouco propícias, se mantem sempre limpas e livre de microorganismos que as infectariam.

 

Ainda pensando na importância que ela tem na cultura oriental, normalmente a flor de lótus é associada, além do clássico atributo de pureza, à feminilidade, sendo utilizada para identificar os atributos femininos ideais, como a perfeição, a beleza e a graça.

 

A Flor de Lótus na Cultura Ocidental

 

Por aqui, a flor de lótus também já foi bastante difundida. A começar das epopeias gregas, recheadas de mitologia. Dentro dessas histórias, há um povo habitante do norte da África chamados de Lotófagos. Tal qual o nome já nos leva a imaginar, eles se alimentavam de flor de lótus, entre outras plantas.

 

Na clássica obra de Homero, a Odisseia, há uma passagem em que homens são enviados à essa ilha e, estando lá, se alimentam da lótus. Ela possui um efeito narcótico calmante, o que os leva a esquecer que devem voltar para casa. A epopeia, portanto, narra o resgate de Ulisses a esses homens.

 

No entanto, o significado por trás dessa narrativa pode ser compreendido de um modo muito mais profundo. A amnésia, que é outro efeito da ingestão da flor de lótus, pode ser relacionada ao esquecimento das tragédias humanas, se tornando, portanto, uma libertação do passado e uma possibilidade para começar uma nova jornada.

Tatuagem Flor de Lótus

 

Simbolismo da tatuagem de flor de lótus

 

Normalmente, a tatuagem flor de lótus possui referência ao budismo, bem como a outras religiões orientais. Mesmo que o tatuado não conheça, exatamente, a história por trás dessa flor, bem como a mitologia que abrange, ainda assim as tatuagens sempre possuem esse cunho delicado e espiritual.

 

Mesmo porque, a tatuagem flor de lótus é comumente associada ao sagrado e a pureza do corpo e do espírito. Além disso, podemos considera-la como um símbolo de superação, já que desabrocha em um ambiente improvável e se mantem limpa de todos os microorganismos que poderiam ataca-la e comprometer seu crescimento.

 

Além desses significados, ela também pode ser relacionada aos seguintes propósitos:

Renovação

 

O nascimento de uma flor de lótus pode ser visto como um ato de renovação. Devido às circunstâncias que envolvem o seu desabrochar, ela pode ser considerada uma “afronta” da natureza ao lodo da água, que acaba subsidiando as necessidades dessa planta tão bonita.

 

Além disso, o ciclo de cultivo de uma flor de lótus pode durar muitos e muitos anos, sem que haja uma exatidão sobre o momento em que surgirão. Hoje, com a tecnologia avançada, é possível cultivar a flor de lótus de modo mais regrado, mas, essencialmente, ela surgia sem um planejamento prévio.

 

Para os povos orientais, que buscam seguir a vida segundo os preceitos de suas religiões que pregam, em sua maioria, o desapego ao mundo material e a força do espírito sobre a carne, o desabrochar da flor de lótus pode ser visto como um ato de renovação.

Perseverança

 

Ainda seguindo a linha de entendimento dos orientais, a flor de lótus é a representação máxima de perseverança. Apesar da inospitalidade do local onde nasce, ainda assim, ela se mantem forte o suficiente. Sua força é resultante das raízes no lodo e na lama, de modo que consegue sobreviver.

 

Na aproximação com a nossa realidade, elas podem significar a força para desabrochar, mesmo quando tudo parece impossível, difícil e adverso. Por isso a tatuagem flor de lótus possui tanta representatividade. Elas são, literalmente, a lembrança marcada na pele de que é possível vencer diante da dificuldade.

O Significado das Cores na Tatuagem Flor de Lótus

 

Tatuagem de flor de lótus azul

 

Não apenas a imagem, em si, da flor pode ter uma representação única. A tatuagem flor de lótus, dependendo da cor em que é reproduzida, pode ter significados diversos, como expressões espirituais muito fortes e bonitas.

 

Veja quais são elas:

 

Lótus Azul

 

A tatuagem flor de lótus colorida de azul remete ao triunfo do espírito, se libertando dos vícios e prazeres da carne. Portanto, a cor azul associa a sabedoria e o conhecimento para ser livre e elevar o seu espírito. Na natureza, a lótus azul quase sempre está fechada. Por isso, nas tatuagens, ela pode significar mistério e individualidade.

 

Lótus Branca

 

É a mais comum de ser vista na natureza. No entanto, ela também é muito reproduzida nas tatuagens, tendo o significado mais comum: pureza. A representação da tatuagem flor de lótus branca, principalmente desabrochada, pode significar coração puro e mente concentrada em fazer o bem.

 

Lótus Vermelha

 

O vermelho, geralmente, está relacionado à paixão. Por isso, quando a lótus é representada na cor vermelha, pode ser identificada que a pessoa tem um coração bondoso, cheio de amor e compaixão pelo próximo.

 

Muitas pessoas tatuam essa flor de lótus em específico, para homenagear o Buda da Compaixão, Avalokitesvara, já que essa é a flor que o representa.

 

Lótus Rosa

 

Nas religiões orientais, a lótus rosa é a representação física do divino, sendo relacionada, diretamente, com o Grande Buda. Por isso, as pessoas que se tatuam com essa imagem, geralmente possuem espiritualidade elevada e buscam a constante melhora do seu espírito.

Aberta ou Fechada?

 

Como acontece com muitas tatuagens de flor, é possível variar o desenho entre as versões totalmente desabrochadas e as mais contidas, em botão. Essa modificação, apesar de parecer apenas uma questão estética, também possui uma significação diferenciada.

 

A flor de lótus fechada, em botão, possui o significado do nascimento. Consequentemente, de toda a jornada em busca do crescimento físico e espiritual.

 

É, portanto, relacionada à todas as possibilidades que o homem possui na Terra. Já quando ela é reproduzida aberta, ela representa o universo como um todo, recebendo, “de braços abertos” toda a energia que puder.

Personalidade x Delicadeza

 

Mesmo sendo uma imagem muito delicada, o que atrai, principalmente, o gosto feminino, já podemos compreender que o significado da flor de lótus vai muito além disso. Portanto, elas são o contraponto perfeito entre personalidade e delicadeza.

 

Enquanto parecem simples flores, com seus traços finos e adornos sutis, a significação da lótus é de força perante à adversidade. Por isso, tatuar uma flor desse tipo em seu corpo, deixa claro que você é uma pessoa que, mesmo parecendo frágil, é forte o suficiente para superar as dificuldades e vencer na vida.

Flor de Lótus com Peixe

 

Podemos encontrar várias imagens e exemplos da tatuagem flor de lótus ladeada de peixes, principalmente os koi, conhecidos, por nós, como as carpas japonesas. Associados, eles possuem o significado de força conjunta, sendo que, ambos, significam a superação das adversidades.

Flor de Lótus e Mandala

 

A mandala significa, dentre suas muitas representações, a ligação entre o homem e o espírito. Além disso, ela identifica a relação entre o humano e o cosmos. Sendo assim, ela é, em suma, uma imagem que remete a espiritualização.

 

Muitas mandalas apresentam flores de lótus em sua composição. Ao mesmo tempo em que muitas imagens de flores de lótus são preenchidas com desenhos que lembram mandalas.

 

Isso porque, ambas possuem um significado espiritual muito forte, que se dedicada à relação do ser humano. Com todas as suas dificuldades, estão sempre buscando alcançar a perfeição do divino.

Flor de Lótus com Unalome

 

Beleza da tatuagem de flor de lótus

 

O unalome também se tornou bastante popular entre as tatuagens. O símbolo, que geralmente é representado por uma linha contínua, que vai fazendo torções e desvios, começa de uma base e termina em pequenos pontos.

 

O unalome representa a caminhada do indivíduo, passando por caminhos tortuosos e que vai amadurecendo, conforme mantem a sua jornada.

 

É comum ver a flor de lótus como a base do unalome, que deve sair de algum lugar e buscar o “céu”. Utiliza-se muito essa flor na tatuagem, justamente por seu significado associado a nascimento dentro da adversidade.

 

Isso significa que o seu caminho nasce em meio ao desejo carnal e é sua função amadurecer durante a jornada.

Flor de Lótus com Elefante

 

O elefante, em nossa concepção, é um animal pesado e lento, apesar de ser muito simpático.

 

Para os orientais, no entanto, ele representa a sabedoria, superação e a remoção de obstáculos. Sendo assim é o exemplo de algo que vence diante da dificuldade proposta. Parece com algum outro símbolo do qual já ouviu falar?

 

Frequentemente vemos tatuagens que unem as duas imagens, o elefante e a flor de lótus. Isso porque, os dois, são representações significativas da superação das adversidades e da vitória diante dos cenários negativos.

 

Agora que já sabe tudo sobre a flor de lótus e os significados que a envolve, o que acha de fazer uma linda tatuagem com essa flor tão representativa? Se esse não for o seu estilo, não se preocupe. Dá uma olhada no nosso artigo sobre tatuagem de leão. Temos certeza que vai adorar!

 

Saiba Mais:

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?