Tatuagem Fênix – Fazendo uma Tattoo Cheia de Histórias

A fênix é um símbolo que praticamente todo mundo conhece. Trata-se de uma ave mítica, que representa a morte e o renascimento, a vida e a renovação, a ressurreição e a mortalidade, a longevidade e a invencibilidade. Por isso, uma tatuagem fênix sempre chama muito a atenção das pessoas, além do que é um desenho que pode ser feito nos mais diferentes estilos e tamanhos.

 

A figura da fênix espalhou-se por diversas civilizações. Segundo registros históricos, sua origem é etíope, vinda de uma lenda criada até mesmo antes do Egito Antigo. De acordo com a lenda, a fênix possuía penas vermelhas e douradas, extremamente brilhantes. Era uma ave sagrada que se erguia das chamas, tendo a capacidade de renascer de suas próprias cinzas depois que ela própria ateava fogo ao seu ninho devidamente preparado para o renascimento.

 

De acordo com a lenda, quando a fênix pressentia estar chegando o momento de morrer, ela preparava um ninho com ramos perfumados. Depois, ateava fogo aos ramos e se deixava consumir pelas chamas, não sem antes colocar seus ovos sobre as cinzas. A tatuagem fênix, dessa forma, também representa o renascimento.

 

Os gregos adotaram a lenda da fênix e, para eles, a ave possuía uma das maiores forças do universo, levando à crença de que tinha também a maior longevidade conhecida, podendo ser comparada aos antigos deuses gregos.

 

No Egito Antigo, que recebeu a lenda dos etíopes, a fênix era o símbolo do eterno nascer e pôr do sol, estando, dessa forma, associada à extinga cidade de Heliópolis, nome cujo significado é “cidade do sol”. Além disso, a fênix também simbolizava os períodos de cheias do rio Nilo, o principal responsável pelo desenvolvimento da cultura egípcia.

 

A Tatuagem Fênix e Seus Diversos Modelos

 

tatuagem

 

Como se trata de uma ave mítica, é evidente que não existe uma imagem precisa da fênix. Assim, uma tatuagem fênix pode ter os mais diversos tipos e modelos.

 

De uma forma geral, o desenho é feito com penas nas cores dourada e vermelho-arroxeada, muito brilhantes. O tamanho também varia muito, embora não possa chegar ao tamanho real que diz a lenda: originalmente ela teria o tamanho igual ou maior do que a águia.

 

De acordo com alguns escritores da Grécia Antiga, a fênix teria uma vida de 500 anos. Outras culturas consideravam que o ciclo de vida da ave era de 97.200 anos. Todos concordam num ponto: no final de cada ciclo de sua vida, ela criava a pira funerária e renascia das cinzas. Isso fez com que se transformasse no símbolo da imortalidade.

 

Atualmente, uma tatuagem fênix pode significar o renascimento espiritual, o que a torna a tatuagem preferida por muitas pessoas que buscam remodelar a própria vida. Até mesmo os grandes psicólogos e psiquiatras se referem à fênix, fazendo com que seja vista como a tomada de consciência do ser humano, seu amadurecimento e sua busca por melhorias na própria personalidade e no estilo de vida.

 

Alguns Mitos Sobre a Fênix

 

tatuagem

 

A tatuagem fênix e sua simbologia são tão interessantes que vale a pena lembrar alguns mitos a ela relacionados.

 

Segundo os egípcios, que conheciam a fênix como bennu, quando ela sentia que a morte se aproximava, construía um ninho, que seria sua pira funerária, com ramos de sálvia, mirra e canela. De suas cinzas nascia uma nova fênix que, depois, recolhia os restos da antiga em um ovo feito de mirra, voando para Heliópolis, colocando os restos mortais no altar de Rá, o deus-sol.

 

As cinzas da fênix, de acordo com os egípcios, tinham o poder de ressuscitar pessoas mortas e isso fez com que o imperador romano Heliogábalo resolvesse comer sua carne para conseguir a imortalidade. Erroneamente, comeu uma ave-do-paraíso, que foi enviada como se fosse uma fênix. A história conta que não deu certo, já que ele foi assassinado algum tempo depois.

 

Pelo desenho de uma tatuagem fênix, percebe-se que ela é parecida com a ave-do-paraíso e isso levou os estudiosos a crer que a lenda tenha surgido no Oriente, sendo adaptada pelos etíopes e depois pelos egípcios, que a usavam como alegoria para o renascimento diário do sol.

 

Até mesmo o cristianismo adotou a imagem da fênix, que se tornou um símbolo da ressurreição de Cristo.

 

Inclusive o próprio nome da fênix tem origem diferente da lenda original. Na descrição da ave, o historiador grego Heródoto coloca esse nome em razão de a ave ser representada pousada sobre uma palmeira, Phoenix em grego, sobre a qual ela montava sua pira funerária.

 

A Fênix Nas Diversas Civilizações

 

tatuagem

 

O interessante do mito da fênix, e que a torna tão popular para a escolha de uma tatuagem fenix, é o fato de ser uma crença tanto dos egípcios e gregos quanto dos chineses. Todas as mitologias apresentam um ponto em comum: a ave significa a ressurreição e a perpetuação, ou seja, representação da esperança de imortalidade.

 

Ao mesmo tempo, enquanto os egípcios a consideravam como a figura de Rá, o deus-sol, os gregos a ligavam ao deus Hermes, que também percorria os céus.

 

Na China a fênix era representada como uma ave com plumagem de cinco cores: púrpura, vermelha, azul, branca e dourada. Essas cores, na mitologia chinesa, eram sagradas. O seu símbolo era de liberdade, força e inteligência, trazendo a virtude e a felicidade.

 

O mito continuou através dos tempos, tanto é que até hoje uma tatuagem fênix representa a imortalidade e a ressurreição, crença que é fruto do próprio catolicismo, que, como era proibido nos primeiros tempos, criava símbolos para representar suas crenças. Assim, a fênix passou a simbolizar a ressurreição de Cristo.

 

Como a humanidade associa coisas antigas com acontecimentos mais atuais, hoje a fênix está presente na bandeira da cidade de San Francisco, nos Estados Unidos. O símbolo foi colocado depois do terremoto de 1906, que praticamente destruiu a cidade.

 

Outra associação da fênix foi feita em 2010, no acidente da mina em San José, no Chile: a cápsula usada para retirar os mineiros que ficaram soterrados foi chamada de fênix, lembrando a ressurreição, ou, no caso, o resgate com vida de todos os envolvidos no acidente.

 

Um fato também interessante que deve ser lembrado, principalmente por homens e mulheres que escolhem a tatuagem fênix, é que, na China, a ave podia apresentar ambos os sexos, separadamente. Enquanto a fênix macho era o símbolo da felicidade, a fênix fêmea era o emblema da rainha, sendo, ao lado do dragão imperial, que representava o rei, a demonstração de felicidade conjugal e união entre os governantes.

 

Até mesmo na química o símbolo da fênix está presente, sendo usado para representar o produto final de um processo químico.

 

 

Conheça Mais o Nosso Trabalho –> Aqui no Visão Tattoo

 

Tatuagem Fênix e Sua Popularidade

 

tatuagem

 

Diante disso tudo que significa o símbolo da ave, quando uma pessoa escolhe fazer a tatuagem fênix pretende demonstrar sua capacidade de superação, ou seja, é uma pessoa determinada, que não se deixa abater por conflitos ou sofrimentos.

 

De uma forma geral, a tatuagem com a fênix é feita nas costas, onde pode ser aplicado um desenho de tamanho maior, muitas vezes ocupando a área toda posterior, tanto para homens quanto para mulheres.

 

Em matéria de tatuagens, a tatuagem fênix só fica atrás da águia, que representa força e vigor, além de determinação. Contudo, vale dizer que para cada pessoa ela pode ter significados diferentes, da mesma forma como foi interpretada de várias maneiras por todas as civilizações que adotaram o símbolo mítico.

 

As tatuagens com a fênix podem, portanto, representar que, apesar de todas as dificuldades, uma pessoa pode superar e renascer do seu próprio sofrimento, se ela conhece bem o seu significado. Algumas pessoas, no entanto, a escolhem simplesmente por sua beleza e riqueza de detalhes.

 

É exatamente por causa da necessidade de muitos detalhes que a tatuagem fênix é feita, preferencialmente, nas costas. Além disso, nas costas o desenho chama ainda mais a atenção por usar tons mais fortes de cores, ou quando a pessoa resolve usar apenas preto e vermelho com detalhes sombreados.

 

Significados da Tatuagem Fênix

 

Os significados da tatuagem fênix, com o passar do tempo, passaram a ser mais diversificados. Assim, por exemplo, suas asas podem representar prosperidade, enquanto que o corpo representa a bondade e a cabeça a confiabilidade.

 

Por ser uma ave mítica, ela representa também o lado místico das pessoas e, se pensarmos metaforicamente, ela representa os dias de nossa vida, quando cumprimos com nossas obrigações e nos entregamos ao sono, ficando completamente desligados até o outro dia, quando, então, renascemos de novo para a vida.

 

Misticamente, dessa forma, uma pessoa que escolhe a tatuagem fênix está simbolizando para os outros que conhece bem o sentido da vida, que sabe que é necessário renascer a cada novo dia e se renovar, cumprindo com suas responsabilidades e obrigações e se aprimorando através dos anos.

 

De qualquer forma, acreditamos na imortalidade da alma e buscamos sempre algo de divino para nos amparar e acolher quando estamos sofrendo. A fênix, vista por esse ângulo, é uma representação dessa busca do divino, de uma certeza que precisamos ter de que existe alguma coisa depois da morte, para que a vida não tenha sido em vão.

 

Com toda essa simbologia e com tantos milênios de presença na mente da humanidade, a fênix é a representação consciente de que passamos todos nós por situações que nos deixam felizes ou tristes e que as experiências mais traumáticas sempre trazem impacto negativo.

 

Contudo, é de nossa obrigação encarar todas as situações como experiência de vida, como uma forma de crescimento e desenvolvimento, ou seja, como pessoas conscientes que somos, está em nosso poder transformar tudo o que acontece e recolher apenas as coisas boas, como acontece com a fênix quando, depois de renascida, recolhe as cinzas de sua antecessora para que ela possa ressuscitar os mortos.

 

A morte sempre esteve presente e sempre vai fazer parte de nossas vidas. A nossa capacidade de renovação de forças e de sustentação com relação às ocorrências não aparece do nada.

 

 

Assim, a tatuagem fênix pode também representar que uma situação de grande trauma pode até matar uma parte de nossa alma, ou mudar totalmente nossas vidas.

 

Dessa forma, a fênix nos representa como seres humanos, justamente porque, como ela, temos a capacidade de recomeçar sempre que for necessário, buscando novos caminhos e novas experiências.

 

A tatuagem fênix deve deixar em nossas mentes o grande exemplo que devemos seguir em nossas vidas. A principal lição a ser aprendida é a da resiliência. Enquanto trabalhamos, estamos buscando construir nosso próprio ninho e tudo o que fazemos é que vai ajudar em nosso processo de desenvolvimento.

 

Mesmo que, em determinados momentos, pareça que tudo esteja no fim, sabemos que as cinzas de nossa pira funerária não ficarão perdidas, mas sim vão fazer parte de nosso futuro quando, com maior experiência, estaremos mais fortes para prosseguir nosso caminho, buscando o crescimento espiritual.

 

Você Já Pensou Em Fazer Uma Tatuagem Fênix?

 

Se você tem uma tatuagem fênix, certamente tudo isso já passou pela sua cabeça. Porém, se ainda não tem e pretende fazer uma, tenha todos os cuidados para que a imagem possa representar todo o seu simbolismo, que já vem de milhares de anos.

 

Se deseja fazer uma fênix como sua próxima tatuagem, escolha bem o tatuador e peça para fazer um desenho de tamanho grande, que possa receber todos os detalhes que o simbolismo da fênix representa. Afinal, fazer uma tatuagem pequena não vai chamar a atenção, a menos que seja uma tattoo pimenta, mas esse tipo de desenho já tem significados muito diferentes.

 

Saiba Mais

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?