Tatuagem escrita

tatuagem escrita

Curitiba, 12 de outubro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Está pensando em fazer uma tatuagem escrita? A verdade é que esse é um tipo de tatuagem que vem se tornando cada vez mais popular.

No entanto, ainda que muitas pessoas considerem ser algo simples ou muito fácil de se fazer, saiba que não é bem assim, mas muito pelo contrário.

E isso acontece devido ao fato de ser um estilo que se utiliza de uma série de traços e técnicas distintas. Sendo assim, é vital compreender alguns fundamentos a respeito desse assunto.

Inclusive, há até algumas coisas que você precisa saber na hora de fazer a escolha por esse estilo de tatuagem.

Então, para saber melhor sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!

Qual é a origem da tatuagem escrita?

A verdade é que a origem da tatuagem por si só é bem antiga que, a princípio, era uma forma de representar a religião ou espiritualidade, entre as várias civilizações antigas.

Mas, nos dias de hoje, as tatuagens são muito mais amplas e distintas, sendo que cada um imprime o seu próprio significado.

E, a fim de poder escolher um design ideal, é possível selecionar uma série de desenhos e padrões diferentes, cada um com significados únicos.

Dentro desse contexto, há uma série de tendências de tatuagem que surgem, como é o caso da tatuagem escrita.

A tatuagem “leterring”, como é mais conhecida, vem se tornando uma tendência cada vez maior entre as pessoas, dando lugar às antigas imagens e desenhos.

O termo “lettering” acaba por fazer referência às tatuagens que são compostas por letras ou frases. Para fazer essa composição, é possível se utilizar de recursos distintos, com fontes diferenciadas.

Inclusive, essa é uma ótima forma de criar tatuagens que são cada vez mais originais. Ademais, à medida que apareceram novas formas e tipos de letras, esse estilo ficou cada vez mais cobiçado.

Mesmo porque diversas pessoas se sentem representadas com as letras feitas em seus corpos, haja vista que é uma maneira bem pessoal de imprimir sua própria personalidade.

Não há como negar também que a tatuagem escrita demonstra muito sobre o próprio lifestyle da pessoa e de suas preferências, uma vez que o design do desenho se torna uma declaração de estilo definitiva.

Quais são as características da tatuagem escrita?

Para muitas pessoas, a tatuagem escrita é algo muito limitante, já que se tem a percepção de que é algo em que não dá para usar a imaginação e criatividade.

Mas é aí que as pessoas se enganam! Dizemos isso devido ao fato de existir uma série de técnicas de tatuagens escritas distintas.

No entanto, para simplificar e fazer você entender melhor, é possível dividir em três principais vertentes, que são elas:

Caligrafia

Esse é um tipo que envolve a criação de letras muito mais artísticas, por meio de um desenvolvimento pessoal de cada tatuador.

A caligrafia requer um certo estudo e bastante tempo, até para que seja possível aperfeiçoar esse tipo de técnica.

Lettering

Trata-se da combinação das letras com uma certa utilização mais específica, a qual possui uma finalidade para cumprir um determinado objetivo.

Além disso, o lettering é mais voltado para uma ilustração, mas é possível combinar a arte de desenhar e criar letras.

Tipografia

Já no caso da tipografia, deve-se utilizar letras que já existem com caracteres pré fabricados. Sendo assim, o intuito é criar uma interação entre as letras e uma superfície específica.

Por conta disso, acaba sendo bem comum encontrar a aplicação da técnica em folhetos, cartazes, banners, livros etc.

Se por um lado a tipografia usa padrões e fontes que já existem, o lettering é justamente o oposto, uma vez que preza pela criatividade e liberdade do artista para poder formar letras do absoluto zero.

As fontes e escrituras

Há uma série de fontes de tatuagens para usar, sendo que a carta usada pode variar de letras pequenas às maiúsculas que são maiores e mais extravagantes.

Inclusive, é possível usar esses alfabetos dentro de banners, redemoinhos e pergaminhos. Isso quer dizer que todo tatuador deve ser muito bem equipado de técnicas, para poder usar as letras em suas tatuagens.

Em relação aos estilos mais populares de tatuagem escrita, com certeza são a escrita cursiva e as letras maiúsculas.

Fora isso, também é possível encontrar tatuagem escrita celta, tribal, japonesa ou de uma série de outras fontes que existem na web.

Por mais que não haja um significado, a tatuagem escrita é capaz de criar a frase a partir das palavras que você bem entender.

Outro ponto bem interessante sobre a tatuagem escrita é que muitos optam pelo método free hand, a fim de criar frases ou composições mais diferenciadas.

Que tipo de tatuagem escrita fazer?

A verdade é que esse é um estilo de tatuagem bem diverso e muito popular. Afinal de contas, é possível expressar emoções, significados, lembranças e uma série de outras coisas.

As palavras são poderosas para poder imprimir um determinado significado. Então, há vários tipos de tatuagem escrita que você pode fazer.

Mas, dentre as principais ideias e conceitos, as artes mais comuns de se fazer com esse tipo de estilo, são as seguintes:

  1. Versos bíblicos;
  2. Assinatura de um ente querido;
  3. Citação motivacional;
  4. Poemas;
  5. Letras de músicas;
  6. Dizer de alguém especial;
  7. Nome/sobrenome etc.

O que levar em consideração ao fazer a tatuagem escrita?

Se você já decidiu ou não qual tatuagem escrita irá fazer, a verdade é que você precisa considerar alguns fatores.

Assim como quando você vai fazer um  piercing, por exemplo, é necessário avaliar bem alguns fatores para não se arrepender.

Então, dentre algumas coisas que você deve considerar, antes de fazer a sua tatuagem escrita, são as seguintes:

Conheça o tatuador e o portfólio

Primeiro, tire de mente que a tatuagem escrita é simples, pois a verdade é que exige o domínio de uma série de técnicas.

Por isso, conheça bem o tatuador que irá fazer o desenho. Observe o seu portfólio e avalie se de fato ele entende desse estilo.

Verifique a forma correta da escrita

Com certeza a última coisa que você quer na sua tatuagem escrita é que haja algum erro de gramática, certo?

Então, apenas para ter a certeza de que não vai errar, o ideal é revisar e reavaliar cada letra da sua tatuagem.

A verdade é que a responsabilidade de garantir a exatidão gramatical e ortográfica é sua, ainda mais se for em outra língua.

Escolha a fonte

Por fim, basta escolher uma fonte para o seu desenho que irá lhe agradar. Nesse ponto, você encontra uma série de sites que oferecem fontes distintas.

Dessa forma, é possível comparar todas elas e diagnosticar qual é a mais adequada para fazer parte da sua tatuagem.

Saiba Mais:

     Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.