Sumário
ToggleCuritiba, 31 de dezembro de 2018, escrito por Gilson Rodrigues. Você conhece todo o simbolismo por trás da tatuagem de rosa? Se a resposta é não, descubra a partir de agora!
As tatuagens são excelentes representações sobre como o indivíduo se expressa perante o mundo. Indo desde as figuras mitológicas, até os desenhos mais delicados, elas se tornaram comuns. Entre as mais reproduzidas, está a tatuagem de rosa.
Esses desenhos já foram representantes de diversas faces do comportamento humano, sendo utilizadas como determinantes sociais. Antigamente, a pessoa tatuada era mal vista em sociedade, considerada alguém à margem do bom relacionamento. Atualmente essa visão se modificou e as tatuagens são apenas uma bela representação artística dos gostos peculiares de cada um.
Uma das maiores curiosidades da tatuagem, é o poder de encantamento que ela provoca. Independentemente de qual o tema do seu desenho, o que importa é o quanto ele faz sentido para você. E é assim que uma simples rosa no pulso se torna a representação de um mar de sentimentos.
É certo afirmar que cada tatuagem é única, pois ela implica todo um significado oculto, que a transforma no desenho ideal para alguém. No caso da tatuagem de rosa, o mesmo acontece. Muita gente acredita que é apenas uma flor, desenhada no corpo de um admirador das belezas da flora.
Porém, mesmo que o personagem principal do desenho seja uma rosa, o design e o contexto envolvidos podem determinar uma série de significados. Assim, a rosa não é apenas uma rosa. Ela possui toda uma história contada através daqueles traços.
Como já dissemos, a visão da sociedade sobre as pessoas tatuadas vem mudando. Dessa maneira, automaticamente o significado dos desenhos também foi se modificando. Na história das tatuagens, descobrimos que cada figura possui uma simbologia característica. Era baseado nesses conceitos que se determinava a posição social do indivíduo, a partir dos desenhos que ostentava na pele.
Em certo ponto, a tatuagem estava vinculada à ideia de que o seu usuário era alguém à margem da sociedade. Apenas prisioneiros marcavam seu corpo e isso dava espaço para julgamentos precoces. Com o passar dos anos, essa visão foi mudando, principalmente após a tatuagem passar a ser vista como um “adereço” de moda, relacionado com estilo e não com conduta social.
Entretanto, ela vai muito além disso. Atualmente a tatuagem é uma forma de expressão artística, onde o corpo se torna uma tela. Há pessoas que se utilizam dos desenhos para contar a própria história. Por isso, muito mais do que um simples desenho, as tatuagens são parte da alma do indivíduo.
A imagem da rosa, principalmente a vermelha, sempre esteve associada aos sentimentos românticos e afetivos. Por isso, sua utilização como figura ilustrativa remete à uma idealização de amor. No mundo das tatuagens, não apenas a rosa vermelha possui significação, como várias outras cores também. E, indo além, o design pode aumentar ainda mais o significado dela.
Mas a sua origem é muito mais sombria. No século XVIII, a tatuagem de rosa era associada aos criminosos mais perigosos que existiam. Quando capturados, eles eram marcados com essa imagem. Isso significava que o seu futuro não seria tão glorioso assim: a tatuagem de rosa era aplicada nos condenados à morte.
Com o passar dos anos, essa visão foi se modificando. Hoje as tatuagens de rosas são relacionadas ao seu conceito original, de amor e beleza. Por ser uma das flores mais adoradas pelo mundo, a rosa se tornou tema recorrente nas tatuagens, agradando tanto homens, quanto mulheres.
A cultura ocidental se rendeu à beleza da rosa. Por isso ela se tornou uma das imagens mais reproduzidas nas tatuagens. Para as pessoas que desejam se tatuar mas não sabem exatamente o que fazer, escolher uma rosa se torna algo simples. Além disso, não apenas como o objeto principal do desenho, elas são perfeitas para adornar tatuagens mais complexas.
A imagem da rosa pode ser vinculada à muitos significados, tanto históricos, quanto filosóficos. A verdade é que, desde sempre, ela está relacionada a algo cuja complexidade vai além da simplicidade da flor. Por exemplo, na mitologia grega, a rosa era oferecida à Afrodite, deusa do amor.
Já com a ascensão do cristianismo, durante a Idade Média, a rosa passou a significar pureza, sendo atribuída à santidade da Virgem Maria. Muitas famílias passaram a utilizar a imagem da flor em seus brasões, ostentando-os, inclusive, nas batalhas. É aí que a figura passou a receber uma significação mais relacionada à guerra e à força, fazendo-a cair nas graças do público masculino.
Talvez, de todas as possibilidades de tatuagem, a rosa seja a que possui maior nível de complexidade. Isso acontece porque, dependendo da forma como é feita, ela pode ter significados diferentes. Por vezes, a escolha do desenho é feita apenas por uma questão estética, mas o significado pode ser completamente diferente do imaginado.
Por isso, se está planejando fazer uma tatuagem de rosa, estude um pouquinho. Veja o que significa o desenho que quer reproduzir em seu corpo e determine se está satisfeito com o que ele pode significar.
Cada cor de rosa tem um conceito diferente. E não apenas relacionando-as a sentimentos, as cores podem servir para passar um recado seu para o mundo. Por exemplo, uma rosa azul. Rosas azuis não são criações naturais, não nascem sem que haja todo um trabalho antes, para que a sua tonalidade seja dessa determinada cor.
Tatuar uma rosa azul, portanto, pode mostrar que você também não é uma pessoa simples, cuja personalidade se formou de forma natural. É quase como se você dissesse que também é uma rosa azul: linda e rara, que só surgiu depois de muito trabalho.
As cores relacionadas às rosas também possuem significados. Veja só:
Essas são significações atribuídas as cores, como você pode ter percebido. Mas não fique focado nisso. Se o seu desejo é tatuar uma linda flor preta em seu corpo, vá em frente.
O formato das rosas tatuadas também pode significar coisas diferentes. Uma flor completamente desabrochada, por exemplo, pode simbolizar que você já se sente completamente formado, no ápice de seu desenvolvimento físico e intelectual.
O botão de rosa, no entanto, tem o significado contrário. Ele representa a inocência do começo, de alguém que, tal qual a rosa, ainda precisa amadurecer para desabrochar por completo. Ainda seguindo esse raciocínio, a imagem da rosa com pétalas caindo pode significar que você perdeu alguém que era parte importante em sua vida e que, nesse momento, se sente incompleta.
Efetivamente, a rosa está relacionada ao equilíbrio do indivíduo. Por isso, a forma como ela é representada pode ser uma maneira de expressar o momento de vida pelo qual a pessoa está passando. Tal qual a flor, o ser humano também passa por ciclos distintos: desde o nascimento (o botão), o crescimento (a flor aberta), até a morte (as pétalas se soltando).
O número de rosas que irão compor a sua tatuagem também pode ter um significado oculto. Para explicarmos isso melhor, é necessário que você se lembre – ou veja – uma roseira. Ela não é composta de apenas uma rosa e, definitivamente, as flores ali presentes não são idênticas umas às outras.
Esse é o simbolismo relacionado à quantidade de rosas. Enquanto uma, sozinha, pode significar independência e individualidade, o conjunto pode estar relacionado às relações humanas, de interação. Na vida, quando nos relacionamos com outras pessoas, também não encontramos alguém que seja idêntico à nós. Estamos vivendo rodeados de seres diferentes. Como a roseira, não é mesmo?
Desenhar duas rosas, desabrochadas e completas, pode ter o significado de uma relação madura, onde os dois já se sentem plenos. Ao mesmo tempo, dois botões podem significar o início de uma relação, onde as partes almejam alcançar a maturidade juntos.
Um buquê de rosas, então, é a representação de que muitas pessoas são importantes em sua vida. Quando esse buquê é de rosas pretas, pode significar o contrário: a perda de muitas pessoas que foram importantes e que te fazem falta.
É claro que o design escolhido deve ser aquele que você mais gosta. Ainda que o significado não tenha muita relação com o que vive no momento, é a sua preferência que irá definir o estilo da sua tatuagem de rosa.
As mais utilizadas são:
Esse modelo de tatuagem é mais relacionado às mulheres, pois simboliza a delicadeza do feminino. A rosa, em junção com a borboleta, são uma aclamação da feminilidade, ainda mais se alguns detalhes forem considerados. Se a rosa estiver desabrochada, com a borboleta pousada sobre ela, pode significar que a pessoa passou por transformações até alcançar sua plenitude.
Com a popularização da cultura latina, onde a caveira é uma das maiores representantes, muitas tatuagens com esse tema têm sido feitas. Quando ela aparece adornada de rosas, os significados podem ser muito interessantes.
A caveira, em si, representa a morte. Não entraremos na definição de como a morte é vista por diferentes culturas, apenas reforcemos que, para algumas, ela não significa o fim e sim uma transcendência. Portanto, quando a rosa aparece junto com a caveira, pode significar a superação de obstáculos que não necessariamente estão relacionados à perda.
Rosas e caveiras, juntas, podem dizer que a pessoa foi capaz de florescer mesmo diante de um momento difícil.
Muita gente tatua rosas juntamente com imagens religiosas, como Jesus Cristo crucificado e a Virgem Maria. Nesse ponto, a significação da rosa é aquela relacionada com a pureza. Espalhar rosas ao redor ou aos pés dessas imagens, pode significar que você crê que o sacrifício de Cristo te permitiu o crescimento e o desabrochar.
Essa é fácil de deduzir! A rosa, nesse contexto, traz a simbologia do amor, do carinho, do romance. O próprio coração também possui essa significação nas tatuagens e os dois, juntos, são a expressão máxima da paixão, tatuada na pele para ser eterna. Pode ser relacionada ao amor entre casais e até uma homenagem aos familiares.
Quando a rosa aparece rodeada de espinhos, ela pode demonstrar que o seu caminho, até o perfeito florescer, foi difícil. Mas também é a definição de que, apesar de árdua, a batalha foi vencida e hoje você alcançou a sua completude.
Os espinhos, nesse caso, representam a sua jornada. É importante não se esquecer dos obstáculos que formaram o seu caráter e a sua personalidade. Por isso, desenhar os espinhos junto à rosa, significa que nada veio por acaso e que você é o maior responsável por ter alcançado sua vitória pessoal.
Independentemente de qual o modelo que você irá escolher, bem como o formato, a cor e o design, é fundamental que você esteja bastante seguro no momento de fazer uma tatuagem. Mesmo com a possibilidade da remoção, o ideal é que, quando for se tatuar, você não se arrependa depois.
Por isso, procure um profissional qualificado. Veja os seus trabalhos e, se possível, converse com pessoas que também foram tatuadas por ele. Verifique a veracidade do bom trabalho e, acima de tudo, faça a sua tatuagem de rosa em um estúdio que preze pelo segurança de seu cliente.
Lembre-se de que todos os materiais utilizados para a tatuagem devem ser descartáveis. O profissional também necessita estar paramentado com luvas, máscara e touca, para evitar que bactérias se instalem em sua tatuagem. Efetivamente, ela é um machucado em sua pele e, até cicatrizar, pode gerar risco de infecções.
A cicatrização varia de pessoa a pessoa. É fundamental seguir à risca as recomendações do tatuador para que ela aconteça da maneira mais segura possível.
Gostou de saber tudo isso sobre tatuagem de rosa? Então confira o nosso artigo sobre o piercing helix. Você vai adorar!
Saiba Mais:
Gostou desse artigo?