Tatuagem de leão: Origem, significados, tabus e inspirações

Tatuar animais é uma prática recorrente. Isso porque, cada um deles, apresenta significados diversos, que se relacionam com a personalidade de cada indivíduo. Entre os animais que mais são tatuados, precisamos destacar o leão. Há uma infinidade de inspirações envolvendo imagens desse animal. Afinal, ele é o rei de todos os outros e dão origem à tatuagem de leão.

 

Os significados por trás da tatuagem de leão são muitos. Por isso, não podemos definir apenas como um símbolo de bravura, sendo que há muito mais história por trás desses desenhos. O que podemos determinar, com clareza, é que o leão inspira imponência e força. Isso faz com que ele seja um incrível símbolo para ser marcado na pele.

 

Quer saber mais sobre a tatuagem de leão? Acompanhe a leitura e escolha a sua!

A Simbologia do Leão e Suas Características

 

Como dissemos, a figura do leão pode representar uma infinidade de simbologias. Por isso, a recorrência nas tatuagens pode ter significados diferentes, de acordo com a pessoa que está sendo tatuada. Muito além de o rei da selva, o leão é um símbolo representativo de várias culturas, o que faz com que as tatuagens desse animal sejam tenham características bastante diversas.

 

No entanto, o que podemos definir, como regra geral, é que o leão representa força. Isso é comum em todas as culturas que possuem o animal como um de seus símbolos. Desde os primórdios da prática de se marcar a pele, o leão vem sendo reverenciado, já que faz parte de muitas sociedades.

 

Por exemplo, no Egito, o leão se relacionava com a força de Rá, o deus do sol. Ambos apresentavam a capacidade de reinar sobre os outros, sendo que a imponência dos dois os colocava como os líderes de seus respectivos povos. Indo além, nas representações divinas dos egípcios, Rá possui um filho chamado Maahes, que possuía a cabeça de um leão.

 

Na cultura egípcia, o leão é muito recorrente, sendo associado com poder soberano do bem. Dessa forma, ele seria o deus que protege o mundo do mal e o aniquila. Porém, não apenas no Egito os leões possuem significados grandiosos. Na Grécia Antiga eles também possuíam significados relacionados ao poder. No entanto, diferente dos egípcios, os gregos associavam os leões à questão de proteção.

 

Eles eram vistos como animais que cuidam e barram a entrada de mal-intencionados. Por isso, mesmo hoje ainda é possível encontrar estátuas grandiosas de leões na porta de templos e palácios, atuando como verdadeiros guardiões.

 

A Representatividade Oriental do Leão

 

As culturas orientais também reverenciam esses animais, principalmente na religião. O hinduísmo costuma utilizar a imagem do leão para representar uma encarnação do deus Vishnu, um de seus deuses supremos. Para os hindus, Vishnu é o deus protetor que, em uma de suas incursões, utilizou a forma de um homem leão para proteger quem o adorava.

 

Até mesmo o Budismo faz aproximações com o leão, tendo, em uma de suas imagens, Buda sentado sobre um leão. A figura dos dois, juntos, é a relação feita entre o homem e o animal, sendo que, juntos, são mais fortes. O leão, dentro da religião e cultura budistas, representa força, consistência e sabedoria, sendo um perfeito companheiro para Buda.

 

Sendo assim, muitas culturas apresentam o leão como seu principal representante. No ocidente, principalmente após a Idade Média, o leão passou a ter o significado de liderança, força e realeza, sendo um dos símbolos mais representados nos brasões familiares.

 

Astrologia e Leão

 

O leão é um dos doze signos do zodíaco, representando a quinta constelação pela qual passamos. Geralmente, as pessoas que são regidas por esse signo apresentam características grandiosas, possuindo uma atratividade natural e uma relação de dominância em relação aos outros. Diante disso, os leoninos costumam ser fortes, otimistas e vaidosos, se aproximando das características do próprio animal.

 

Essa vaidade leva os leoninos a adorar fazer tatuagens de seu signo, usando, por vezes, as estrelas da constelação. Porém, a maioria ainda prefere utilizar as imagens do próprio leão, que lhes traz a confiança. Além disso, usar a figura do leão intenciona a lealdade, o respeito e a independência.

Origem da Tatuagem de Leão

 

Origem da tatuagem de leão

 

Antes de falarmos, especificamente, das tatuagens de leão, é interessante compreender como o ato de marcar a pele se tornou recorrente. Isso porque, entendendo essa prática, é possível chegarmos ao motivo de tanta popularidade das tatuagens de leão. Veja só.

 

Os registros mais antigos de uma pessoa que possuía marcas de desenho em seu cadáver, data de 3.300 anos antes de Cristo. Mesmo naquela época, as civilizações adquiriram o hábito de se tatuar, fosse como uma espécie de adorno corporal, ou como tratamentos médicos. Especialistas acreditam que, inicialmente, as marcas eram “consequências” da inserção de ervas curativas que acabavam por deixá-las pigmentadas.

 

No entanto, os motivos para fazer tatuagens foram se modificando, da mesma forma que as civilizações. As primeiras representações iconográficas das tatuagens, que mostravam figuras na pele, são dos egípcios, que foram precursores em vários âmbitos. Essa sociedade reverenciava seus deuses através das tatuagens e, como já dissemos, o leão era representante de um deles.

 

Já na Idade Média, com a ascensão do catolicismo, as tatuagens perderam um pouco de seu impacto. Isso porque elas eram vistas com impureza, como marcas na pele que contradiziam os ideais de corpo imaculado. No entanto, com o advento das Cruzadas, elas se tornaram uma espécie de “marcas de honra”. Os soldados tatuavam a pele como insígnias que significavam a bravura dos guerreiros.

 

Além disso, elas eram usadas como formas de identificação. Aqueles que apresentassem a cruz de Cristo em sua pele, eram considerados amigos e receberiam enterros dignos caso morressem em batalha.

A Tatuagem de Leão e a História

 

Conforme dissemos, o uso das marcas na pele vai muito além de uma questão estética. Historicamente falando, as tatuagens já tiveram vários propósitos, incluindo o de identificação. Ainda dentro desse âmbito, podemos acrescentar que essas insígnias, além de agrupar os católicos, também separavam as famílias e os clãs pelos quais lutavam.

 

Sendo assim, esbarramos com as tatuagens de leão. Como no Ocidente ele sempre foi relacionado à bravura, lealdade e força, muitas famílias europeias os utilizavam em seus brasões. Por isso, era prática marcar os soldados que enviavam para a batalha com símbolos desse animal.

 

Assim, os leões começaram a se popularizar como uma das imagens mais reproduzidas nas tatuagens. Mesmo que a prática tenha diminuído após o fim das Cruzadas e só tenha voltado à tona na década de 1960, com a difusão do espírito de liberdade da mente e do corpo, o significado do leão se manteve intacto, sendo procurado com frequência.

As Relações e Significados da Tatuagem de Leão

 

Significado da tatuagem de leão

 

Em primeiro lugar, precisamos revisitar o significado mais comum do leão. Ele é o rei, o soberano, o mais importante entre os outros animais. Por isso, a imagem do leão sempre está associada à confiança e à bravura, sem contar a sua relação com a nobreza, a ética e o poder.

 

Comumente, o leão é lembrado com o rei da selva e, sendo assim, deve ser justo e firme para com os seus liderados. Essa imagem do animal, de líder, até hoje é usada. Portanto, quando alguém tatua um leão, está homenageando essas características.

 

Além de seus significados já citados, é interessante observar que a figura do leão, geralmente, se relaciona com a de outros elementos que apresentam características parecidas, como a dominância, o poder e a realeza. Por isso, é comum ver tatuagens de leão acompanhadas de sol, desenhos tribais que identificam povos e, até mesmo, frases motivacionais, que remetem à força do animal.

 

Também são conectados a ele, elementos que possuam a mesma honra e equilíbrio, que se espera de soberanos inteligentes e justos. Portanto, não é incomum encontrar profissionais da área do direito e da justiça como orgulhosos representantes das tatuagens de leão.

 

As mulheres também são adeptas dessa figura. Porém, algumas preferem a associação de gênero, dando mais ênfase às tatuagens de leoas. Nas sociedades compostas por esses animais, as leoas possuem papel tão significativo quanto os machos da espécie. Esse poder e dominância das fêmeas pode ser visto como motivo de orgulho, que faz com que suas tatuagens sejam, além de lindas, representativas.

Tipos de Tatuagem de Leão

 

Tipos de tatuagem de leão

 

Por ser um dos animais que mais é homenageado nas tatuagens, uma grande variação de desenhos de leões apareceram por aí. É claro que, todas elas, procuram representar as características das quais já falamos ao longo do texto, que seriam o orgulho, a bravura, a força, a independência, a justiça e o poder. No entanto, cada uma delas pode apresentar elementos que as tornam únicas e significativas.

 

Veja quais são as principais representações dos leões nas tatuagens:

O Animal

 

Você pode encontrar uma infinidade de opções de leões para tatuar. Pode encontrá-los rugindo, deitados, soberanos sobre outros animais. O único significado que não difere entre nenhuma tatuagem, mesmo que as imagens sejam diferentes, é a dominância do leão.

 

Tatuá-lo na pele representa que a pessoa é forte e determinada, pronta para enfrentar qualquer situação que exija liderança.

Leão Com Coroa

 

Não é preciso pensar muito para identificar o significado do leão com coroa. Afinal, ele é o rei da selva e de todos os outros animais. Pessoas que tatuam esse tipo de imagem, possuem características de vaidade e de dominância, sendo naturalmente poderosas, atrativas e magnéticas.

Leão Pela Metade

 

As tatuagens onde apenas uma parte do rosto do leão está completamente terminada são icônicas. Elas, geralmente, são feitas a partir do contraponto entre o desenho realista, com os traços naturais do animal, e alguma outra forma que aparente simplicidade, como o traço geométrico.

 

A intenção da pessoa, ao fazer esse tipo de tatuagem, está na evolução. Perceba que, de um lado, o leão está completo, pronto, com a sua expressão comum de força e poder. Do outro, ele aparenta estar ainda em formação. Essa é a mensagem passada através do desenho: o crescimento constante, até conseguir se tornar uma obra perfeita, tal qual o leão.

Fêmea

 

As leoas são preferência das mulheres, por fazerem uma aproximação. No reino animal, principalmente dentro dos grupos formados por esses grandes felinos, as leoas possuem a função de cuidar dos filhotes, providenciar a caça e, até mesmo, protegê-los em caso de necessidade. Muito parecido com a realidade de muitas mulheres, não é mesmo?

 

Por isso, a tatuagem da leoa possui um significado que vai muito além da bravura. Ela representa independência e força, a capacidade de cuidar de todos e, principalmente, a vitalidade de uma mãe que cuida de seus filhotes.

Leão Com Sol

 

A relação do leão com o sol vem de muitos e muitos anos. Desde as primeiras civilizações, que os dois elementos estão relacionados, criando uma imagem composta de poder e vitalidade. Por isso, quando o leão aparece juntamente com o sol em uma tatuagem, é uma confirmação de força.

 

Pessoas que tatuam os dois elementos, geralmente, possuem bravura e tem um senso exacerbado de justiça. São líderes natos, que captam a atenção dos outros e que conseguem, portanto, ofuscar qualquer outra aparição que não a sua.

Mensagens da Tatuagem de Leão

 

Mensagem da tatuagem de leão

 

Podemos confirmar, com convicção, que as tatuagens de leão são símbolo de força. Afinal, a pessoa que desenha esse animal, em específico, na pele, é alguém que deseja mostrar ao mundo que não está disposto a se submeter. Além disso, possui orgulho e justiça para continuar encarando a realidade de frente.

 

Se considerarmos a máxima de que “uma imagem vale mais que mil palavras”, poderíamos colocar que a imagem do leão, além de valer muitas palavras, ainda vem acompanhada de um rugido poderoso, que deixa claro que o seu detentor é alguém tão poderoso quando o animal.

 

No entanto, ainda assim, algumas mensagens específicas podem ser relacionadas à tatuagem de leão. Elas podem vir escritas junto com o desenho, ou até mesmo podem estar subentendidas. Veja as principais:

 

  • Cabeça erguida diante da dificuldade;
  • Dignidade de um rei;
  • Mantenha-se firme;
  • Lembre-se de sua força;
  • Coração bravo;
  • Defenda quem você ama.

 

E aí? Gostou de saber tudo isso sobre a tatuagem de leão? Realmente, além de lindas, elas possuem um significado extremamente interessante. O que acha de descobrir um pouco mais sobre sobrancelhas para cada tipo de rosto? Sabia que, com uma sobrancelha bem desenhada, você também consegue passar a imagem de poder e confiança de um leão?

 

 

Saiba Mais:

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?