Tatuagem Aquarela: Porque Esse Estilo Nunca Vai Sair de Moda?

A tatuagem é uma arte muito antiga, já tendo sido encontrada em múmias de mais de 5 mil anos. O que a torna interessante é que nunca saiu de moda, embora tenha sido marginalizada em muitas épocas. Sempre com novos estilos, a tatuagem faz parte da vida das pessoas, assim como a tatuagem aquarela.

 

Desde que seja bem feita, essa é uma grande verdade: a tatuagem aquarela é uma verdadeira obra de arte. Principalmente quando as cores apresentam os contrastes certos, criando desenhos que são dignos de estar em museus. A técnica aplicada no estilo aquarela imita as manchas e pinceladas usadas por pintores na aquarela. Ela torna a pele uma tela de pintura, em vez de apresentar apenas um desenho.

 

Na tatuagem aquarela, os desenhos, na maior parte das vezes, não exigem qualquer contorno. Basta as cores e as formas para criar uma tatuagem que pode ser considerada perfeita, tornando até difícil se crer que é uma tatuagem.

 

O uso de cores delicadas junto com cores mais vivas e fortes, em alguns casos, cria uma diferença gritante, mostrando que uma tatuagem pode se tornar uma obra de arte.

 

Tatuagem Aquarela: Um Estilo Cada Vez Mais Procurado

 

Tatuagem aquarela
Tatuagem aquarela

 

A tatuagem aquarela, conhecida nos Estados Unidos como “watercolor tattoo”, está sendo cada vez mais procurada pelos amantes de tatuagem. O desenho não é feito como na tatuagem tradicional, recorrendo-se a uma série de picadas que criam um movimento de pincelada, deixando em alguns locais traços de excesso de tinta, como se fosse realmente uma aquarela.

 

Os desenhos na tatuagem aquarela se tornam, portanto, mais delicados e fluidos, bastante suaves, com cores mais vivas em contraste. O tatuador procura colocar na pele os mesmos efeitos da pintura em telas e, se for bem experiente, consegue transferir essa impressão.

 

Embora seja uma técnica bastante procurada, os próprios tatuadores não aconselham a tatuagem aquarela para peles mais escuras, negras ou morenas. A intenção desse estilo é apresentar contraste de cores e um desenho chamativo, e a pele escura não permite destacar os limites entre o contorno da “pincelada” e o preenchimento. Nas peles mais claras, é um estilo que cai muito bem, criando o destaque que o cliente está procurando.

 

Uma tatuagem aquarela, dependendo do desenho escolhido, pode sair mais cara do que a tatuagem comum. Infelizmente, não há como avaliar um trabalho de tatuagem, o que não permite também tabelar os preços. Principalmente porque depende muito do tatuador que, graças à sua experiência e conhecimento, pode criar seus próprios valores.

 

Como é Feita a Tatuagem Aquarela?

 

A tatuagem aquarela não exige equipamentos especiais para ser produzida. O tatuador se utiliza dos mesmos equipamentos de uma tatuagem comum. Apenas as técnicas de pintura e de preenchimento é que devem ser feitas de uma forma que possa oferecer a impressão de ter sido produzida de uma forma completamente diferente.

 

Na tatuagem aquarela busca-se aplicar o mesmo que é aplicado na pintura, um estilo bastante antigo de arte, que vem sendo usado há mais de 2 mil anos. Não se sabe quem o começou, mas o tipo de arte agradou tanto, com pinceladas e borrões propositais, que se tornou muito popular, chegando ao ponto de se transformar em tatuagem.

 

Da mesma forma que na pintura, a tatuagem aquarela apresenta as manchas e as pinceladas de tinta bem definidas, aparecendo na pele como se fosse a colagem de uma pintura, embora seja algo permanente. Isso faz com que muitos considerem o estilo aquarela como mágico, oferecendo muito mais liberdade de criação.

 

Vale lembrar que, para qualquer tatuagem, independentemente de seu estilo, deve ter sempre por trás a experiência do tatuador. Ele deve saber criar os traços, usar pigmentos de qualidade, fazendo composições harmônicas para chegar ao resultado esperado.

 

A diferença na tatuagem aquarela é que copia-se o efeito das cores de uma pintura sobre a tela. Quando o tatuador sabe desenhar bem, consegue esse resultado.

 

Os tatuadores lembram que, para chegar aos efeitos da tatuagem aquarela, é preciso experimentar com pintura sobre papel. Isso dá mais experiência principalmente com relação à mistura de cores.

 

Os Cuidados ao Fazer Uma Tatuagem Aquarela

 

Uma pessoa que faz tatuagem aquarela corre os mesmos riscos do que quem faz qualquer outro tipo de tatuagem. Ou seja, deve tomar os mesmos cuidados para evitar infecções ou a formação de queloides.

 

O cuidado básico e essencial é encontrar um bom tatuador, com experiência neste estilo. Isso evita problemas como tatuadores sem experiência que, por tentar demais simular o efeito, acabam machucando a pele sem necessidade.

 

Além disso, também há necessidade de diluir a tinta usando líquidos especiais para torná-la mais fraca.

 

Nesses casos, o resultado final pode ficar aquém do esperado. Pior, com o passar do tempo, a tatuagem pode desbotar na pele. Dessa forma, a escolha do tatuador, na hora de fazer uma tatuagem aquarela, é essencial. Ele precisa ter conhecimento e experiência e um portfólio dos antigos clientes. Precisa também explicar como irá diluir a tinta para que o cliente não tenha uma pintura estragada na pele.

 

O tatuador deve ter um estilo próprio para trabalhar com tatuagem aquarela, criando efeitos de fluidez nos desenhos, desenhando na pele movimentos que deixem o desenho o máximo possível parecido com uma aquarela.

 

A tatuagem aquarela é um estilo especial para tatuagens e não é qualquer um que seja capaz de fazê-la. O mesmo se aplica à tatuagem 3d. É preciso conhecimento, experiência e muita paciência para criar na pele desenhos que sejam uma obra de arte perfeita.

 

Saiba Mais

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?