Tattoo Tribal no Braço: Conheça as Dicas da Visão Tattoo

Um dos estilos mais comuns de tatuagens é a tattoo tribal no braço, preferência que se pode notar em qualquer lugar do mundo. Aliás, são tatuagens que podem ser encontradas inclusive entre tribos indígenas ainda existentes, que não deixaram de lado essa tradição.

 

Uma tatuagem tribal tem como principal característica as linhas bem definidas, criando formatos que se encaixam em qualquer estilo. Uma tatuagem no braço pode partir de um simples ponto e se estender pelo braço todo, não havendo necessidade de o tatuador copiar qualquer desenho, já que se trata de forma livre.

 

Mesmo com diversas origens, a tattoo tribal no braço não apresenta hoje qualquer significado exato, já que permite todas as formas e desenhos.

 

Para que a pessoa que deseja uma tattoo tribal no braço possa ostentá-la com orgulho, porém, é necessário escolher um bom tatuador, que faça um desenho atrativo e original, mesmo porque, se houver qualquer falha, é bem complicado cobrir um desenho desse tipo.

 

Tattoo Tribal no Braço: Sua Origem

 

VT06 tattoo tribal no braco2

 

O estilo tribal de tatuagem vem de tempos pré-históricos, sendo passado de geração em geração, chegando até nossos dias ainda com ar de modernidade. A origem da tattoo tribal está ligada a crenças e superstições, representando valores de cada povo e de cada cultura.

 

A comprovação de sua origem milenar pode ser vista inclusive em múmias do Antigo Egito, uma cultura que sempre foi marcada pela religiosidade.

 

Hoje, podemos ver tattoo tribal no braço em quase todas as pessoas que gostam de marcar a própria pele, mas elas não representam mais crenças e superstições, e sim um estilo da própria pessoa: com uma tatuagem no braço ela quer expressar sua individualidade e personalidade.

 

Está longe o tempo em que as tatuagens tribais eram parte da cultura de cada povo, quando eram obrigatórias para os integrantes da tribo, servindo para estabelecer um rito de passagem, por exemplo, da criança para o adolescente, ou do adolescente para a vida adulta.

 

Aproveitando-se dessa tradição milenar, a tattoo tribal no braço, hoje, é uma forma do tatuador mostrar sua originalidade, com desenhos geométricos os mais diversos, oferecendo um estilo que não apresenta qualquer limitação.

 

Significados da Tattoo Tribal no Braço

 

VT06 tattoo tribal no braco3

 

Para escolher um estilo de tatuagem tribal, é interessante conhecer os seus significados. Afinal, se você pretende fazer uma, ou se já possui, certamente vai ser questionado com relação ao desenho, ao estilo que escolheu e porque fez essa escolha.

 

As tatuagens fizeram parte da cultura de praticamente todas as civilizações antigas e, hoje, as mais populares certamente são a borneo, haida e maori que, entre seus povos originais, era um símbolo de hierarquia. Antigamente, em algumas tribos, os líderes e as pessoas mais importantes as usavam para deixar claro sua posição, principalmente entre os guerreiros e os responsáveis pela segurança da tribo.

 

Em algumas culturas, a tattoo tribal no braço ou em outros locais do corpo, como o peito, as costas e até mesmo o rosto fazia parte da preparação para a guerra e para a conquista de novos territórios.

 

O guerreiro devia demonstrar ao inimigo que tinha força e coragem para a batalha e, por isso, as tatuagens eram feitas com desenhos que deviam assustar e amedrontar o oponente.

 

Determinadas culturas também utilizavam as tatuagens no braço para espantar maus espíritos ou influências negativas que, segundo eles, atrapalhavam a vida das pessoas, trazendo doenças, discussões e crises.

 

A superstição, aliás, foi um dos principais motivos para a origem da tattoo tribal no braço. Os antigos consideravam que os desenhos podiam atrair riquezas e prosperidade e, portanto, era necessário espantar os maus espíritos.

 

Aliás, ainda hoje muitos que utilizam tattoo tribal no braço o fazem também por um certo nível de superstição. Afinal, muito embora tenhamos evoluído tecnologicamente, ainda carregamos uma poderosa carga de superstição. Basta ver a quantidade de pessoas que ainda leem horóscopo todos os dias ou que procuram cartomantes para saber sobre seu futuro.

 

Os maoris, por seu lado, utilizavam as tatuagens para representar o orgulho de sua hierarquia e cultura. Entre os celtas, os desenhos, feitos em formato circular em sua maioria, mostravam a relação entre o nascimento e a morte e, entre os nativos de Borneo, as tatuagens eram feitas para venerar os espíritos ancestrais, como acontecia com outros grupos.

 

Atualmente, a tattoo tribal no braço é feita para exibir uma obra de arte e demonstrar uma forma de liberdade. É claro que, para muitas pessoas, a tatuagem no braço pode ter outros significados particulares, seja para lembrar de algo marcante em sua própria vida ou para demonstrar sua religiosidade ou amor por uma pessoa.

 

Aliás, se formos pensar por esse lado, a maior parte das tatuagens apresenta alguma relação com o que a própria pessoa carrega consigo mesma, sendo expressão daquilo que ela pensa e imagina, de sua própria cultura e conhecimento.

 

Independentemente dos motivos por que uma pessoa faz uma tatuagem tribal no braço, ela sempre é um símbolo, ou seja, uma imagem que serve para contar um fato sem precisar dizer nenhuma palavra.

 

Tattoo Tribal no Braço Atrapalha na Vida Profissional?

 

VT06 tattoo tribal no braco4

 

O mais interessante dessa história toda de tatuagens, é que ainda existe discriminação de uma boa parte da população com relação a elas. É certo que, quando a tatuagem é feita num local discreto, até mesmo os preconceituosos admiram.

 

No entanto, existem pessoas que não se preocupam com isso, fazendo tattoos pelo corpo todo, inclusive no rosto, o que causa certa repulsa entre os que não aceitam muito as tatuagens.

 

Uma tattoo tribal no braço é um tipo de tatuagem que se encontra em local discreto, principalmente para os homens, não chegando a interferir nem mesmo em sua vida profissional.

 

Mesmo porque ainda hoje existem empresas que não aceitam tatuagens inconveniente, embora essa discriminação venha sendo eliminada com o passar dos anos.

 

Ainda existem alguns excessos por parte de determinadas empresas, só que isso vem caindo e, por parte das pessoas tatuadas, está havendo também maior flexibilidade com relação à própria atuação na vida profissional.

 

É certo o que está acontecendo, mesmo porque ninguém tem o direito de impedir que qualquer pessoa possa se expressar da forma como julgar mais conveniente. Contudo, é também certo que, para se expressar, uma pessoa não precisa agredir ninguém, o que nos leva à conclusão que o respeito deve ser de ambas as partes.

 

Com a popularização das tatuagens, a forma como elas são vistas também vem sendo alterada, mesmo porque, atualmente, a ideia de marcar a pele não é mais ofensiva como antigamente, quando a sociedade era mais cercada de preconceitos e tabus.

 

O que devemos considerar ainda é que uma tattoo tribal no braço acaba sendo uma obra de arte, seja em que estilo ela tenha sido feita. Assim, o que é considerado é a qualidade do trabalho, muito acima de qualquer preconceito que determinadas pessoas ainda cultivam.

 

As Tatuagens Tribais: Estilos e Desenhos Originais

 

VT06 tattoo tribal no braco5

 

Existem os mais diversos estilos de tattoo tribal no braço e percebe-se que elas são as preferidas e, como já dissemos, são mais comuns entre os homens. Essa situação vem se tornando tradição no mundo moderno, como se estivéssemos voltando no tempo e retornando à época em que o homem vivia em tribos isoladas.

 

Hoje não estamos isolados, mas a sensação de pertencer a um determinado grupo ainda nos leva a pensar que somos tribos, já que cada pessoa pertence a um grupo determinado, onde se sente melhor e onde pode expressar sua individualidade.

 

Os símbolos que encontramos nos estilos diferentes de tatuagens tribais nos leva, portanto, a manter uma antiga tradição e nos faz retomar costumes que foram motivação para que os antigos continuassem no caminho da civilização.

 

Mesmo que esses símbolos não estejam mais atrelados às crenças que os antigos mantinham, uma tatuagem tribal representa a crença e os costumes da própria pessoa tatuada. Uma das coisas que torna a tatuagem tribal preferida pela maior parte das pessoas é o fato de oferecer maior diversidade, com desenhos os mais diversos possíveis.

 

Contudo, ainda hoje, grande parte das pessoas não conhece a diferença entre os estilos de tatuagens tribais, como, por exemplo, o que torna uma tatuagem maori diferente de uma tatuagem polinésia.

 

As culturas, ao longo do tempo, foram sendo influenciadas umas pelas outras, mas os desenhos e os estilos são completamente diferentes, como acontece com qualquer crença ou superstição, que são diferentes entre os povos, mas que trazem uma correlação.

 

Uma tattoo tribal no braço no estilo maori, por exemplo, é bem diferente de qualquer outro estilo, já que possui desenhos exclusivos, com padrões de cores mais sólidos, sendo fácil de perceber que se trata de uma tatuagem única.

 

Os outros estilos provenientes das ilhas do Pacífico apresentam alguma semelhança e isso porque os povos foram se movimentando pelas ilhas, carregando consigo as tradições e costumes dos lugares de onde vieram.

 

A criatividade dos tatuadores atualmente já faz algo mais inovador, chegando mesmo a misturar os diferentes estilos, criando novas formas que combinam as tatuagens tribais de origens distintas.

 

Das tribos das ilhas do Pacífico herdamos as tatuagens maori, borneo, hawaii, timucua e haida, mas o estilo não vem só dessa região: os celtas, do norte da Europa, também tinham o costume de usar tatuagens tribais.

 

Em todas as tribos, no entanto, a tattoo tribal no braço sempre foi ligada a alguma coisa relacionada com a sua cultura, relembrando costumes tradicionais ou servindo para determinar a posição do tatuado entre as pessoas de seu grupo.

 

Hoje as pessoas escolhem as tatuagens tribais muitas vezes sem saber o significado das linhas, fazendo a escolha mais pelo apelo visual oferecido por elas que, sem sombra de dúvida, são muito interessantes, oferecendo um visual diferente para o indivíduo que a ostenta e definindo, inclusive, sua própria personalidade.

 

Alguns Significados da Tattoo Tribal no Braço

 

Para tirar todas as dúvidas, vamos informar alguns dos significados das tatuagens tribais, pela sua origem:

 

Tattoo Tribal Celta

 

Os celtas utilizavam a tatuagem para representar o nascimento e a morte. A crença da tribo estava ligada ao espírito, que, como acreditavam, não tinha princípio nem fim, podendo retornar através da reencarnação.

 

Maori

 

Para os maoris, as tatuagens tribais eram uma representação do prestígio do nativo que a carregava, demonstrando o orgulho que o tatuado sentia por pertencer a sua tribo, além de ser também um rito de passagem para a vida adulta. A tatuagem carregava toda a história de sua família.

 

Borneo

 

As tribos de Borneo utilizavam as tatuagens para conseguir mais energia por parte dos espíritos de seus ancestrais. Os desenhos sempre representavam os espíritos ou as criaturas da dimensão espiritual.

 

Índios Norte-Americanos

 

As tribos norte-americanas usavam as tatuagens tribais para demonstrar como cada pessoa progredia dentro da sua tribo. Os desenhos representavam as guerras, as conquistas, deuses e símbolos de cada tribo.

 

Como se percebe, cada tattoo tribal tem um significado diferente, mas todos estão ligados às tradições. Se você carrega uma tattoo tribal no braço, deve se lembrar que ela não representa apenas aquilo que você pensa e não é somente uma expressão de sua individualidade.

 

Você está carregando símbolos de culturas antigas e tradicionais, que sempre respeitaram as tatuagens como forma de manifestação de crenças e de coragem. Os modelos de tattoo podem ser inúmeros, mas esse significado sempre vai estar presente.

 

Saiba Mais

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?