Tattoo Significados: Conheça Símbolos de Tatuagens

As tatuagens são uma arte corporal que existe há milênios e se tornam cada dia mais populares. A maneira como é feita e os diversos estilos apresentam tattoo significados totalmente diversos, servindo não apenas para ornamentar o corpo, mas também para transmitir a personalidade de quem a possui.

 

Um mesmo desenho pode ser feito nos mais variados estilos, mas sempre vai apresentar os tattoo significados básicos e específicos de cada desenho. Portanto, antes de escolher o desenho que você pretende manter sobre a pele conheça o significado de cada um.

 

As tattoo significados podem ser bastante relativos. Existem pessoas que se preocupam com a origem da imagem, enquanto outras procuram apenas um belo desenho para enfeitar a pele.

 

Existem tattoos significados que são claros e bastante conhecidos, embora não seja necessário explicar o que representam, como por exemplo, tatuagens com nomes, que explicam exatamente porque a pessoa fez a homenagem, ou então quando uma pessoa faz um coração com um nome, representando o amor que sente por essa pessoa.

 

Além disso, também encontramos tatuagens com frases, textos bíblicos, palavras de incentivo e apoio, ou seja, de uma forma geral, essas tattoo significados são bastante explícitas, não precisando de qualquer explicação.

 

Também podem ser vistas tattoos com ideogramas que, se não forem conhecidos, você terá que perguntar sobre o que significa.

 

No entanto, também encontramos tattoos significados em tatuagens com desenhos bastante conhecidos e que trazem uma história e um sentido mais subjetivo, ou seja, podem oferecer diversas interpretações.

 

Isso acontece com determinados desenhos, como tigres, cobras, borboletas e outros, que podem representar para a pessoa tatuada um determinado acontecimento ou uma atitude, ou podem expressar uma característica de sua personalidade.

 

O tipo de tattoos significados que expressam diversos sentidos são próprios de pessoas que querem uma tatuagem mais discreta, que signifique algo para si mesmas e não para dizer algo para as pessoas. Se você perguntar o significado, certamente a pessoa terá uma explicação na ponta da língua e, certamente, não será aquela que você está pretendendo.

 

Afinal, cada um tem o seu pensamento.

 

Pensando nisso, neste post vamos falar sobre os tattoo significados mais comuns de desenhos que são encontrados em diversas pessoas. Muitas delas podem ter escolhido o desenho por ser bonito ou por expressar algo de sua personalidade.

 

Contudo, como se trata de desenhos clássicos, devemos conhecer o significado de cada um, não tendo que perguntar à pessoa tatuada, se por acaso ficarmos muito curiosos a respeito:
 

1. Tattoo Significados: Mão de Fátima

 

tattoo significados mao de fatima

 

O desenho da mão de Fátima é usado em tatuagens como proteção contra o mau-olhado.

 

Trata-se de um símbolo islâmico de fé, representando os cinco pilares da religião. O desenho também é conhecido por seu nome original, Hamsá, que significa ‘cinco”, referindo-se aos dedos da mão. Cada dedo representa algo diferente:

 

  • Shahada, afirmação de fé;
  • Salat, orações diárias;
  • Zakat, dar esmolas;
  • Sawn, fazer jejum durante o Ramadan;
  • Haji, pelo menos uma vez na vida fazer a peregrinação a Meca.

 

A mão de Fátima geralmente é feita na lateral do tronco, sobre as costelas, em tamanho grande e com riqueza de detalhes.
 

2. Caveira Mexicana

 

Tattoo-significados-novo1
 

A caveira é um símbolo dos piratas. No entanto, nas tattoo significados é usada como homenagem aos que já morreram, tornando-se uma celebração da vida. Para os mexicanos, a caveira representa a vida, e não a morte, como pode ser visto no dia de Finados, ou Dia de Los Muertos.

 

Os desenhos da caveira mexicana são os mais variados, havendo inclusive combinação de flores, quando são feitas em corpos femininos.
 

3. Flor de Lótus

 

tattoo significados flor de lotus youtube

 

A flor de lótus é um dos principais símbolos do budismo, significando um coração que se abre depois de desenvolver as virtudes do Buda. Nas tattoos significados, representa o crescimento espiritual e a beleza interior.

 

A flor de lótus nasce em lagos de água suja e, por ser uma flor tão pura e bonita, transmite a ideia de vivermos sem nos deixar influenciar por tudo o que nos rodeia.

 

Geralmente a tatuagem da flor de lótus é feita nas costas, em tamanho grande.
 

4. Balão

 

tattoo significados baloes pausa dramatica

 

O balão não é algo tão antigo assim, mas, entre as tattoos significados, representa a ascensão.

 

O símbolo do balão geralmente é escolhido por pessoas que possuem espírito ambicioso e sonhador, ou por aqueles que querem crescer profissionalmente.

 

Em tatuagens maiores, geralmente são escolhidos os balões usados para passeio, enquanto que as tatuagens menores são feitas com balões de gás.
 

5. Flor de Lis

 

tattoo significados flor de lis pinterest
A flor de lis é representativa da realeza francesa desde o século 12 e simboliza a pureza, a beleza e a renovação espiritual. Para as tatoo significados, o desenho representa lealdade, honra e poder e costuma ser feita do lado interior do braço, em tamanho mais discreto.
 

6. Dente de Leão

 

tattoo significados dente de leao youtube

 

Nas tattoo significados, o dente de leão representa a liberdade e a esperança. De acordo com a tradição, quando uma mulher se apaixonava, soprava uma flor de dente de leão para atrair o homem por quem ansiava. Se as pétalas retornassem para ela, o seu pedido seria atendido.

 

Bastante delicado, o desenho de dente de leão costuma ser feito nas costas, principalmente entre as mulheres.
 

7. Estrela de Davi

 

tattoo significados estrela de davi pinterest

 

Na religião judaica, a estrela de Davi é um símbolo usado como escudo de proteção. Segundo a tradição, o próprio rei Davi a criou, fazendo um escudo com dois triângulos forrados com couro. A partir daí, o exército judeu passou a usar o símbolo para proteger-se durante as batalhas.

 

Como se trata de um símbolo de proteção, as tatuagens costumam ser feitas no ombro direito, havendo quem a prefira atrás da orelha.
 

8. Coruja Maori

 

tattoo significados coruja maori youtube

 

A coruja Maori é uma tatuagem mais feminina do que masculina, já que representa a sabedoria e a alma da mulher. Também chamadas de mokas, a tatuagem maori é uma expressão característica do povo nativo da Nova Zelândia, sendo um tipo de tattoo que exige tamanho bem definido por conta da riqueza de detalhes que apresenta.
 

9. Triskle

 

tattoo significados triskle pinterest

 

Nas tattoo significados, o triskle é um talismã representando sabedoria e equilíbrio, fazendo referência à tríade de mente, corpo e espírito. É uma das tatuagens mais populares, tendo origem celta, dos povos nórdicos antigos.
 

10. Símbolos Egípcios

 

Tattoo-significados-novo2
 

Os símbolos egípcios mais populares entre as tatuagens são a cruz ansata e o olho de Hórus. Enquanto o olho de Hórus simboliza a clarividência, o poder, a força e a proteção espiritual, a cruz ansata é um amuleto de proteção, saúde e felicidade.

 

Os símbolos egípcios costumam ser feitos nos braços, nas pernas ou nas costas.
 

11. Unicórnio

 

tattoo significados unicornio pinterest

 

Bastante colorido, geralmente o unicórnio é feito nos braços ou nas pernas, representando poder, luxo e pureza. O animal, originário da Grécia antiga, é considerado a representação do feminino em oposição ao leão, que sempre foi considerado símbolo masculino.
 

12. Âncora

 

tattoo significados ancora pinterest

 

Para as tattoo significados, a âncora funciona como um amuleto, representando a firmeza, a força e a tranquilidade e transmitindo esperança e fidelidade. A âncora é originária do tempo em que os marinheiros faziam tatuagens e hoje, geralmente é feita em pequeno tamanho, na parte posterior do braço.
 

13. Símbolos do Om

 

tattoo significados simbolos do om

 

O símbolo do Om é um dos mais populares entre as tattoos significados, representando o sopro da criação do Universo, transmitindo força e confiança. A tatuagem do símbolo do Om geralmente é feita em tamanho pequeno no pulso ou no ombro.
 

14. Filtro dos Sonhos

 

tattoo significados filtro dos sonhos

 

O filtro dos sonhos simboliza proteção, tendo origem na Idade Média e sendo usados como teias de caçar sonhos, sendo pendurados sobre as camas onde o sol pudesse bater. Para o povo da Idade Média, o filtro dos sonhos espantava pesadelos e deixava passar os bons sonhos.
Nas tatuagens, o desenho é feito nas costas, com muitos detalhes.
 

15. Borboleta

 

Tattoo-significados-novo3
 

As tattoos significados de borboletas simbolizam transformação e beleza, renovação e felicidade. Cada cor pode ter um sentido diferente, como, por exemplo, o azul, que representa a sorte. Geralmente os desenhos de borboleta são feitos nos pulsos, havendo quem prefira tamanhos maiores nas costas.
 

16. Tribal

 

tattoo significados tribal

 

Qualquer tipo de tatuagem tribal é visto como popular, mas as do estilo maori são as preferidas, já que são consideradas sagradas, representando a trajetória de vida e a identidade da pessoa que a carrega.

 

Entre os maoris, quanto mais tatuagens tivesse um guerreiro, mais valente e poderoso ele seria. Os desenhos de tattoos significados maiori são únicos, cada um representando algo na vida da pessoa tatuada.
 

17. Mariposa

 

tattoo significados mariposa youtube

 

Entre as tattoos significados, a mariposa tem praticamente o mesmo sentido que a borboleta, representando transformação. A mariposa possui uma lenda, que diz que ela, apaixona pela luz, se aproxima e morre em consequência do calor.

 

Mariposas são bastante populares entre as mulheres, mas os homens também costumam escolhê-la em traços mais estilizados, geralmente aplicando-as nas costas ou no peito.
 

18. Yin Yang

 

tattoo significados yinyang

 

O símbolo Yin Yang é um conceito tradicional da filosofia chinesa Tao, representando o equilíbrio e a harmonia, ou a união das energias opostas. A metade preta é o Yin que indica o feminino, enquanto que a metade branca é o Yang, o masculino.

 

A tatuagem representa, entre os tattoos significados, o encontro do equilíbrio e da estabilidade na vida. No corpo, geralmente é feito o desenho nos ombros ou nas costas.
 

19. Árvore da Vida

 

tattoo significados arvore da vida

 

A árvore da vida tem origem na cabala judaica, embora também esteja presente em outras culturas, representando a ligação entre o céu, a terra e o submundo. Tudo nela expressa esse sentido, já que os galhos e folhas apontam para o céu, enquanto o tronco está sobre a terra e as raízes invadem o submundo.

 

Como tatuagem, o desenho geralmente é feito em estilo celta, sendo aplicado em qualquer parte do corpo.
 

20. Carpa

 

tattoo significados carpa youtube

 

A carpa, entre as tattoos significados, é uma das mais populares. De origem oriental, o desenho representa coragem, perseverança, sabedoria, virilidade e induz à boa sorte.

 

Como se trata de um peixe que costuma nadar contra a corrente, também representa resistência.
 

21. Símbolos Celtas

 

tattoo significados simbolos celtas

 

Os símbolos celtas também apresentam tattoos significados diferentes. Por exemplo, a cruz celta é a junção dos quatro elementos, ao mesmo tempo que também simboliza a união sexual através do círculo, que é a mulher, e a cruz, que é o homem.

 

O nó celta, por sua vez, é usado como amuleto contra os maus espíritos, representando a interação entre os mistérios da vida, com o nascimento, a morte e a reencarnação.
Normalmente, os símbolos celtas são feitos no braço.
 

22. Animais

 

attoo-significados-novo4
 

Finalmente, temos como tattoo significados os animais, que podem ser os mais diversos, cada um representando aquilo que ele significa para a humanidade desde os tempos mais remotos.

 

Assim, por exemplo, uma tatuagem de lobo representa a bravura, a força, a inteligência e a astúcia.

 

Um leão significa poder, força, majestade, prosperidade e coragem, liderança e segurança, já que se trata do rei dos animais.

 

Uma água representa a mediação entre os reinos divino e espiritual, pois se trata do pássaro rei entre as aves, tendo como significado o desejo de poder, a elevação espiritual, os altos vôos do pensamento e da fantasia, sendo também o símbolo da clarividência.

 

Uma pantera negra representa mistério e sensualidade, beleza e sedução, força e flexibilidade.

 

Além disso outros animais podem ter tattoos significados os mais diversos. Se você escolher um animal como tatuagem, procure saber o que ele simboliza para o ser humano e faça a melhor escolha.

 

Ao procurar um studio tattoo, você já deve ter feito a pesquisa sobre o desenho que pretende fazer. Lembre-se que é uma imagem que vai ficar marcada na sua pele, e portanto, é preciso pensar bem na escolha para mandar bem na tatuagem.

 

Saiba Mais

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?