Tattoo Palhaço: Escolha a Melhor Tattoo

O simbolismo da imagem do palhaço nos lembra séculos de história da civilização. Antigamente, os palhaços eram os conhecidos bobos da corte, que animavam as festas dos reis e, na maior parte das vezes, precisavam fazer todo tipo de atividade para conseguir boas risadas. A tattoo palhaço, porém, possui outros significados no mundo contemporâneo.

 

Mesmo que algumas pessoas utilizem a imagem dos palhaços numa tatuagem para demonstrar alegria e felicidade, existem aqueles que consideram que o palhaço é uma demonstração de zombaria ou de ciúme.

 

O termo palhaço é proveniente da palavra italiana “paglia”, ou seja, palha, o mesmo material que utilizavam para revestir colchões. A associação foi feita em razão de a roupa do palhaço ser feita do mesmo material, um tecido listrado, mais grosso, que era afofado nas partes salientes com palha, fazendo com que o palhaço se tornasse um colchão ambulante.

 

Em inglês, o termo para palhaço é “clown”, tendo origem no século XVI, derivado de “cloyne” e proveniente de “camponês”. Existem, no entanto, divergências sobre sua origem e sua falta de semelhança com a palavra em português, mas isso pouco importa, uma vez que uma tattoo palhaço vai mostrar o mesmo tipo de figura tanto aqui quanto nos Estados Unidos ou na Inglaterra.

 

Tattoo Palhaço: Modelos Diferentes Para a Mesma Figura

 

tattoo palhaço2

 

De uma forma geral, consideramos o palhaço como um personagem ingênuo e inocente, não sendo propriamente um ator, mas sim o que ele realmente é, ou seja, uma pessoa mostrando sua ingenuidade. Cada palhaço possui um lado pessoal, brincalhão, com suas características particulares.

 

Na história humana, existem relatos de palhaços ou figuras semelhantes ao que vemos hoje em qualquer tattoo palhaço, desde 2.500 antes de Cristo, no Antigo Egito, além de muitas referências entre os antigos gregos e romanos, na China e inclusive entre os astecas. Isso nos mostra que o conceito de alegria e de riso acompanha a humanidade.

 

Entre os chineses, por exemplo, as figuras cômicas eram os “lubiet”, que agiam como assistentes desastrados para personagens mais marcantes, como príncipes, princesas e guerreiros. Na China, os palhaços tinham grande influência sobre a sociedade, inclusive podendo sugerir mudanças de comportamento nos imperadores.

 

Ainda no Oriente, especificamente na Malásia, podemos encontrar o “P’rang”, um personagem que usava máscaras com enormes olhos, bochechas desproporcionais, criando uma figura ao mesmo tempo cômica e bizarra. Na ilha de Bali, os palhaços eram Penasar e Kartala, dois irmãos que faziam tudo às avessas.

 

Nas antigas Grécia e Roma, os palhaços participavam das tragédias e comédias, principalmente satirizando as histórias. Quando o Império Romano se expandiu, o personagem também acompanhou, sendo um personagem integrante da arte de representar.

 

O fim do Império Romano deu início à Idade Média, época em que o teatro era um dos grandes problemas para a Igreja Católica que, nessa época, dominava até mesmo os reis. A maior parte dos teatros foram fechados e, dessa forma, os artistas passaram a atuar nas ruas, ficando cada vez mais conhecidos.

 

Hoje, quando você vê uma tattoo palhaço, nem vai imaginar que, na Escandinávia, esses personagens eram conhecidos como “gleemen” e, na França, como “jongleurs”. Porém, o palhaço continuava a ser o bobo da corte, fazendo graça para não perder a cabeça, ou, no caso, para sobreviver e conseguir alguns trocados.

 

 

Conheça Mais o Nosso Trabalho –> Aqui no Visão Tattoo

 

Palhaço, Uma Figura Que Pode Falar o Que Quiser

 

tattoo palhaço3

 

Da mesma forma que os “lubyet” na China, os palhaços na Idade Média também tinham um papel social, utilizando suas fanfarronices e seu humor para questionar decisões tomadas pelos poderosos.

 

Talvez seja esse o significado mais importante da tattoo palhaço: eles podem falar o que quiserem, sem maiores contratempos, desde que façam as pessoas rirem. Um desenho no corpo com um palhaço, portanto, pode nos dizer que a pessoa tatuada está disposta a falar o que pensa, seja elogiando ou criticando, mas sempre mantendo as pessoas alegres.

 

Quem mudou um pouco a figura do bobo da corte, trazendo outros significados para uma tattoo palhaço dos tempos atuais foi Shakespeare, que mostrou, em suas peças, que o palhaço não só fazia as pessoas rirem, mas também chorarem, com cenas dramáticas, tornando os palhaços personagens importantes nas apresentações.

 

Ainda hoje, no entanto, o palhaço normalmente é conhecido por ser alegre e por ter uma maquiagem berrante. Ainda representam os bobos da corte e os menestréis, os trovadores e mímicos da Idade Média e, como simbologia, em qualquer cultura, são personagens que vivem para zombar da seriedade de toda a sociedade, tendo como principal objetivo fazer as pessoas mais felizes.

 

Tattoo Palhaço Como Símbolo de Diversão

 

tattoo palhaço4

 

Quando nos referimos a uma tattoo palhaço, levamos para o lado da diversão e do riso. O palhaço sempre vai nos lembrar a alegria e felicidade de levar a vida sem maiores problemas, mesmo que, hoje, seja usado com outros significados.

 

Claro que, como se trata de um desenho, a tattoo palhaço pode ser feita de todas as formas, ou seja, podem ter rostos felizes, malvados ou tristes. Mesmo uma tatuagem mais simples, o palhaço pode representar, portanto, a alegria, a tristeza ou a conhecida “vidaloka”.

 

Infelizmente, no entanto, as tatuagens de palhaço também foram adotadas pelo mundo do crime, sendo uma das preferidas de membros de gangues e criminosos.

 

Se você pretende fazer uma tattoo palhaço, poderá escolher entre os mais diferentes modelos, desde a variação que se tornou popular, com a figura do mal, até o palhaço mais alegre, pode escolher entre um palhaço sozinho ou rodeado com outros símbolos e elementos, mas sempre, com certeza, irá escolher cores e tamanhos diferenciados.

 

Com toda essa variedade de formas, desenhos e cores, também significados diferentes podem estar associados à tattoo palhaço, cada um deles dependendo do tipo de palhaço escolhido. E você não precisa ser um marginal, mas sim uma pessoa que quer expressar o que sente ou o tipo de personalidade que possui.

 

Um Caso Envolvendo a Tattoo Palhaço

 

Nas pesquisas para este artigo, um assunto interessante chamou a atenção para a tattoo palhaço.

 

Recentemente, uma jovem publicou um post no Facebook dizendo ter vontade de tatuar um desenho de palhaço, recebendo diversas críticas em razão de, hoje, a tatuagem de palhaço também estar associada ao mundo do crime, principalmente por assassinos de policiais.

 

Devemos dizer, no entanto, que, mesmo para a polícia, a tatuagem não é um fator que determine se a pessoa é ou não criminosa.

 

A jovem, respondendo às críticas, afirmou que amava palhaços e que tinha vontade de fazer a tatuagem de um, afirmando ainda que a polícia é paga para proteger as pessoas e não para oprimir. Ao terminar o post, ela ainda diz para os críticos tatuarem o que bem quisessem, mas que não iria mudar de ideia, pois nunca tinha matado um policial e uma tattoo palhaço não significa que é bandida.

 

Nos comentários sobre o post, os amigos da jovem deram apoio, dizendo que cada pessoa é dona do seu próprio corpo e pode tatuar o que quiser, independentemente do significado.

 

 

Sobre isso, vale um comentário: podemos, sim, tatuar o que quisermos, desde que isso não ofenda as outras pessoas. Uma tatuagem de suástica, por exemplo, é até motivo para a pessoa tatuada ser abordada pela polícia.

 

Contudo, mesmo para a polícia, ter uma tattoo palhaço não quer dizer que a pessoa seja do mundo do crime. Muito embora exista a associação de tatuagens com palhaços ao ódio de criminosos contra a polícia, os policiais não veem o símbolo como manifestação geral. Existe uma associação, por exemplo, de tatuagem de macaco associada a uma das facções criminosas brasileiras, mas isso não quer dizer que toda pessoa que tem um macaco tatuado pertença a essa facção.

 

Para os policiais, existe uma decisão comum: não se aborda uma pessoa simplesmente por ela ter qualquer tipo de tatuagem. A polícia aborda pessoas que estão agindo de forma suspeita e, ter uma tatuagem não é motivo para generalizar.

 

A Tattoo Palhaço e Seus Diferentes Significados

 

tattoo palhaço5

 

Se você procurar na internet, vai encontrar um grande número de sites que informam que a tattoo palhaço tem relação com o mundo do crime, inclusive podendo ter acesso a todos os significados para os desenhos, de acordo com o estilo, o local da tatuagem e o seu tamanho.

 

 

No entanto, vamos deixar claro que o palhaço em tatuagem não quer dizer que uma pessoa seja criminosa.

 

As investigações sobre os significados de tatuagens de palhaços no mundo do crime levaram à conclusão de que pessoas pertencentes a facções criminosas, na maior parte das vezes, costumam ter tatuagens de palhaços para informar que são assassinos de policiais ou que pertencem a uma determinada quadrilha.

 

O significado de uma tattoo palhaço, contudo, não quer dizer que a pessoa seja uma assassina de policiais ou que pertença a uma determinada gangue. A seguir, você vai conhecer alguns significados desse tipo de desenho em tatuagem e, se quiser, poderá ter um belo desenho em sua pele:

 

Tattoo Palhaço Chorando

 

Enquanto no mundo do crime, um palhaço chorando em tatuagem informa que algum parceiro foi morto por uma quadrilha rival, no mundo normal em que vivemos a tatuagem dessa forma quer dizer que a pessoa pode mostrar estar feliz diante dos outros, mas que, no fundo, tem algo em sua lembrança que causa tristeza.

 

Tattoo Palhaço Sorrindo

 

Quando uma pessoa desenha uma tatuagem de palhaço sorrindo, isso geralmente quer dizer que ela é uma pessoa mais ousada e mais sagaz, demonstrando coragem e disposição para fazer o que for preciso para alcançar seus objetivos.

 

Tattoo Palhaço Fumando

 

Se você vir uma tatuagem de palhaço fumando, não perca tempo. Ela é mais usada somente pelos envolvidos com tráfico de drogas e, portanto, não é um dos melhores desenhos que podem ser escolhidos. Além disso, devemos lembrar que o fumo dos cigarros comuns é um sério problema para a saúde.

 

Tattoo Palhaço Coringa

 

Outro desenho de palhaço que deve ser evitado é o personagem dos quadrinhos Coringa, um dos inimigos do Batman. O Coringa é bastante conhecido por ser um personagem sádico e extremamente perturbado psicologicamente. O desenho está associado à morte de policiais, mostrando que a pessoa que o possui tem as características do personagem. É uma pessoa violenta e sádica. Evite.

 

Como Você Deve Analisar a Tattoo Palhaço

 

Se você escolher um desenho de palhaço para fazer uma tatuagem, deve se lembrar, portanto, que uma tattoo palhaço deve ser feita para demonstrar o que você sente e a pessoa que você é.

 

Se você gosta de brincar com as pessoas, fazendo com que se tornem mais felizes, pode escolher uma tatuagem de palhaço risonho e feliz, e isso pode representar exatamente como você vê sua própria vida, ou seja, de uma forma confiante e despreocupada.

 

Para quem quer demonstrar que é uma pessoa normal, que cometeu erros na vida, mas que está em busca de seu próprio caminho, certamente uma tatuagem de palhaço triste pode ser interessante. Se essa for sua escolha, no entanto, procure fazê-lo com cores mais vivas e fortes, demonstrando que está superando os erros e se tornando a cada dia uma pessoa melhor.

 

Uma ideia interessante e bastante comum nas tatuagens de palhaços é fazer apenas o rosto do personagem e usar algum tema. Um dos mais usados é “Laugh Now, Cry Later”, ou seja, “Ria agora e chore depois”. O lema quer dizer que a pessoa deve aproveitar a vida e viver o presente. Além disso, você pode escolher outros símbolos e desenhos para incrementar sua tatuagem, podendo escolher os mais diversos locais de seu corpo para ela. Por exemplo, é possível fazer tatuagens femininas na coxa com o desenho de palhaço, se a pessoa estiver mesmo interessada.

 

 

Saiba Mais

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?