Tattoo Mandala Significado: Um Símbolo Antigo

As tatuagens vêm a cada dia ganhando mais espaço, caindo no gosto de pessoas de todas as classes e níveis sociais e sendo cada vez mais vistas, havendo diversas preferências sobre estilos, formatos e desenhos. A tattoo mandala significado, por exemplo, é um tipo de tatuagem que oferece inúmeras interpretações.

 

A palavra mandala, em sânscrito, significa “círculo”, o símbolo da perfeição para os integrantes da religião hinduísta. Denota ainda a eternidade, a integridade e a unidade. As tattoo mandala são extremamente versáveis, podendo ser aplicadas em qualquer parte do corpo e ficando bem tanto no ombro quando no braço, nas pernas ou nos lados do tronco.

 

Entre todas, as mandalas de estilo indiano são as mais procuradas.

 

A tattoo mandala e o significado dela não quer dizer apenas círculo em seu formato geométrico. O círculo é uma representação da espiritualidade, ou seja, trata-se de uma simbologia que nos remete à integração com o cosmos e com a harmonia universal e, dessa forma, em seu formato circular e geométrico, a mandala nos oferece uma concentração maior de energia.
 

Tattoo Mandala Significado e a Origem do Círculo

 

tattoo mandala significado1
 

A tattoo mandala tem um significado que vemos hoje estampada nos corpos tem origem em tempos imemoriais, vinda da Ásia, de uma região conhecida atualmente como Índia. Nas mais diversas línguas e dialetos falados na região da península indiana, mandala tem o significado de círculo.

 

Num sentido muito mais amplo, no entanto, a mandala é o diagrama divino, que pode representar tanto um mantra, ou seja, uma expressão que nos eleva a espiritualidade, quanto qualquer atributo dos deuses indianos.

 

Entre os praticantes do budismo, por exemplo, quando temos uma mandala com o atributo de um diagrama, ela nos remente a uma mansão sagrada, ou um palácio onde mora qualquer divindade.

 

Em determinadas cerimônias budistas, a mandala pode ser feita com o uso de areia, que pode ser de uma cor só ou colorida, construída sobre uma plataforma. Como se trata de um ritual sagrado, depois de feita a mandala, de acordo com a vontade do praticante, a areia deve ser jogada em água corrente, preferencialmente num rio, para que suas bênçãos sejam distribuídas a todo mundo.

 

Além da tattoo mandala, portanto, a mandala pode ser usada como símbolo de bênçãos, tanto num objeto de decoração quanto em telas de pintura, sempre representando o equilíbrio e a harmonia, nos encaminhando para o sentido da eternidade através de seu formato circular.

 

Podemos dizer ainda que a tatoo mandala desenhada no corpo é a representação geométrica da relação existente entre o homem e o cosmos. Seus círculos geométricos nos levam a pensar no retorno do homem à unidade divina, delimitando um espaço sagrado e nos atualizando para o tempo divino.

 

No tantrismo, por exemplo, a mandala é feita com círculos e quadrados concêntricos, mantendo um centro comum, o que cria uma imagem simbólica do mundo, servindo como meio para a meditação.

 

A tattoo mandala pode nos conduzir às sociedades primitivas, lembrando o ciclo cósmico. A imagem de uma circunferência era identificada como o ano, no simbolismo da santidade e da eternidade do tempo.

 

Os templos sagrados antigos eram feitos no formato de mandalas e isso porque o plano de um templo deve ser visto como obra divina, criando um local que esteja mais próximo dos deuses, num local livre dos males e da corrupção dos homens.

 

Por isso, a tattoo mandala significado cria uma associação do divino e da função que a mandala exerce de ligação entre o céu e a terra.

 

O mesmo sentido que temos na tattoo mandala desenhado no corpo podemos ver no templo de Borobudur, na ilha de Java, na Indonésia. E esse mesmo sentido pode ser visto nas catedrais e igrejas cristãs primitivas, que eram planejadas para serem a imitação de Jerusalém Celeste, que era a representação da imagem do cosmos comandada por Deus.
 

A Mandala Como Tatuagem

 

tattoo mandala significado2
 

A mandala sempre foi usada como arte e como religião pelos povos antigos. Hoje, a tattoo mandala, mesmo sendo feita com agulha, traz a mesma representatividade.

 

Como simbolismo para o centro do mundo, a mandala não dá formato apenas a cidades, a igrejas ou a palácios, mas também às casas primitivas. As residências antigas eram geralmente feitas a partir de um ponto central, com um pilar, colocando seus habitantes em contato com os níveis de existência que experimentamos.

 

Esses níveis são três: o corpo, a mente e o espírito. Assim, a tattoo mandala significado nos traz apenas não a sensação de abrigo, mas da própria criação do mundo, utilizando os mesmos gestos divinos e mantendo a consciência da espiritualidade.

 

A forma geométrica da tattoo mandala serve para representar o equilíbrio e a harmonia na própria tatuagem. Por isso, a tatuagem de mandala pode ser colocada em qualquer lugar do corpo, desde que obedeça ao princípio de um local onde possa mostrar todas as suas formas geométricas.

 

Algumas tatuagens de mandala podem ser feitas no estilo tribal, da mesma forma que os nós celtas, começando do centro para fora, oferecendo a impressão de que as linhas nunca se acabam.

 

Feita dessa forma, a tattoo mandala significado representa a eternidade, por ter linhas bem desenhadas e dando uma ilusão de infinito.

 

Como parte de uma simbologia maior de uma área do budismo, a tattoo mandala também pode levar a algo não tão ortodoxo nas religiões ocidentais: o sexo tântrico. A meditação sobre o sexo tântrico faz com que possamos transformar nossa energia sexual em uma maneira de iluminar o espírito.

 

Talvez exatamente por isso as tatuagens de mandala sejam as preferidas por pessoas que gostam de natureza, do ar livre, que se sentem mais libertas da sociedade e de todas as suas amarras.

 

A tattoo mandala nos leva à completude, concentrando energia e oferecendo integração e harmonia com o cosmos através de seus diagramas geométricos, totalmente simétricos, espalhando ao mesmo tempo equilíbrio e energia.
 

Símbolos Utilizados Para a Tatuagem de Mandala

 

Algumas tatuagens de mandala são feitas a partir de símbolos que já possuem antigos significados, como a flor de lótus, o símbolo do infinito, o próprio círculo, o yin-yang, o símbolo da paz, o pentagrama e o hexagrama, ou mesmo as espirais.

 

Para termos a melhor tatuagem mandala é importante que ela seja simétrica e harmônica, e isso tudo vai depender do tatuador, que deve ser um artista para fazer um padrão visual com símbolos que se interligam.

 

O círculo, por exemplo, representa a totalidade do universo e do eterno, que não pode ser alcançado pelo tempo. Quando a tatuagem de mandala tem essa composição, a tattoo representa a harmonia com o mundo e com as pessoas.

 

Quando inserimos um coração no centro da mandala estamos nos reportando à integração e ao equilíbrio com a felicidade e com o amor, representando, assim, a iluminação espiritual.

 

A cruz na tattoo significado mandala pode representar a união dos opostos, do masculino e do feminino, ou mesmo a escada que nos conduz à espiritualidade.

 

Mandalas com espirais representam a evolução, o desenvolvimento, a superação de etapas de nossa vida.

 

Uma flor vai representar vitória e beleza. A principal flor usada na mandala é a flor de lótus, que significa a virtude e a pureza, já que nasce do lodo e se mantém branca e imaculada.

 

O labirinto na mandala demonstra a consciência superior, o acesso ao divino, a subida a um plano espiritual superior, representando a vitória sobre os obstáculos e desafios.

 

Quando usamos uma mandala feita a partir de ouroboros, aqueles dragões e serpentes que mordem o próprio rabio, estamos simbolizando a vitória sobre o tempo e o espaço, demonstrando a continuidade da vida.

 

A tattoo mandala construída com hexagramas nos demonstra a realização espiritual e nossa busca de paz permanente com o universo.

 

O importante na tatuagem de mandala é que ela seja visualmente atraente, que possa atrair a mente e fazer com que tenhamos um momento de medicação. Isso é normal, já que a própria mandala é um objeto que hipnotiza, fazendo com que nossa mente se torne mais livre e relaxando nosso estado de espírito.

 

Quando temos uma mandala americana, nativa dos indígenas, representamos a jornada de nossa vida.

 

Como podemos ver, a tattoo mandala é uma das formas de representarmos no lado de fora de nosso corpo tudo aquilo que carregamos no espírito.
 

Cores na Tatuagem Mandala

 

tattoo mandala significado3
 

A mandala em tatuagens pode ser feita em preto ou colorida e, quando colorida, as cores usadas devem ser aplicadas de acordo com seu significado, já que cada cor pode nos oferecer sensações diferentes.

 

Por isso a tatuagem mandala deve oferecer ao nosso corpo também o equilíbrio físico e mental.

 

Quando nos remetemos às cores na mandala, o laranja significa a terra como elemento, sugerindo impulso e energia e oferecendo bom humor.

 

O azul é a cor que lembra o otimismo, a confiabilidade e a segurança, sendo também um símbolo das bênçãos divinas entre os chineses.

 

O verde é a cor a tranquilidade e da cura, representando também a natureza.

 

A cor violeta, por sua vez, está ligada à espiritualidade.
 

Tipos de Mandala nas Tatuagens

 

tattoo mandala significado4
 

Devemos entender a tattoo mandala e seu significado para escolher o seu tipo. Assim, por exemplo, uma mandala de ensinamento deve ser usada para transmitir conhecimentos filosóficos e religiosos, onde cada traço deve representar um aspecto do conhecimento.

 

Alguns símbolos podem se repetir na mandala, como os sinos, que representam a sabedoria feminina, ou as rodas de oito raios, que é o caminho para a sabedoria.

 

O principal da tattoo mandala e o mais conhecido sentido dela é o que se refere ao despertar espiritual da pessoa que a utiliza. A mandala deve representar a paz interior e o culto à estabilidade espiritual. Portanto, fazer uma tatuagem de mandala deve ser o momento de refletir a própria busca pela espiritualidade e a vontade de alcançar a paz interior.

 

Não podemos nos esquecer que de a tattoo mandala significado também é usada como terapia mental, para nos ajudar a meditar e relaxar a mente. Usando cores, podemos cativar as pessoas e criar um exercício de meditação em movimento, da mesma forma que o yoga.
Assim, nos rodeamos de cores e de energia liberadas pelo desenho.

 

tattoo mandala significado5

 

A tattoo mandala significado não pode fugir ao que representa, devendo manter sempre a conotação religiosa ligada ao hinduísmo e ao budismo. Assim, precisamos pensar que o desenho da mandala é a representação do universo e de tudo o que acontece em seu interior.

 

Exatamente por isso devemos ter em mente que as cores e os traços devem estar representando todos os elementos, reunindo na mandala todo o universo que nos rodeia e que também se encontra dentro de nós.

 

Os principais motivos representados pela mandala são o universo e a perfeição. As religiões orientais, como o budismo e o hinduísmo, defendem essa ideia em sua teologia: encontrar a paz espiritual e o equilíbrio interno é a base para o ser humano. Se a paz não começar dentro de nós, não haverá paz no mundo.

 

As religiões orientais são voltadas para a prática da meditação e é exatamente essa a ideia que devemos ter com relação à tattoo mandala significado. Quando a desenhamos no corpo, devemos praticar a meditação em movimento, devemos nos voltar para o nosso interior sem esquecer do mundo que nos cerca.

 

A mandala é tudo isso e muito mais: nossa paz interior expressa exteriormente, nosso desejo de paz para com quem nos conhecemos e para o mundo, nosso interesse em manifestar e cultivar nossa espiritualidade e nosso caminho para o crescimento espiritual.

 

Agora que você já conhece a tattoo mandala significado, que tal mandar fazer uma tatuagem no braço com uma mandala bem maneira?

 

Saiba Mais

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?