Tattoo Dragão: Estilos, Tipos e Aplicações [VISÃO TATTOO]

Como todos sabem, os dragões são figuras lendárias, criadas pela imaginação popular, com répteis enormes que voam e soltam fogo pelas narinas e boca. Não se sabe exatamente de onde vêm essas figuras, mas elas são as que mais combinam para quem gosta de tatuagens e pretende fazer uma tattoo dragão.

 

Entre os amantes de tatuagens, é um tipo de desenho que sempre está presente e, certamente, são tattoos que provocam mais impacto do que outros estilos e desenhos. Deixando de lado o fato de que os dragões representam destruição, uma tatuagem desse tipo vai significar apenas o lado bom da história, ou seja, a representação de força e de poder.

 

Tattoo Dragão: A Origem da Figura Lendária

 

VT09 tattoo dragao2

 

Para entender como uma tattoo dragão pode chamar tanto a atenção, devemos nos voltar para a história desse mito na civilização humana. Os dragões existem no imaginário de muitas culturas e sua presença vem de mais de 6 mil anos atrás. Em todas as lendas, é uma figura mágica, cativante e, ao mesmo tempo, amedrontadora.

 

É bem possível que o mito dos dragões tenha surgido em virtude do achado de fósseis dos dinossauros. Os povos antigos, como não tinham explicações para os grandes ossos encontrados, já fossilizados, certamente inventaram os dragões para explicar sua origem.

 

Possivelmente essa seja a razão, já que os dragões estão presentes em praticamente todas as culturas antigas. Por isso, uma tatuagem de dragão ainda desperta tanto interesse nos dias de hoje.

 

Para lembrar a presença dos dragões, se estudarmos a história da Mesopotâmia, vamos encontrar o Tiamat, participante de lendas criadas cerca de 2.000 AC. Tiamat era um enorme dragão que comandava o caos, personificando o oceano. Segundo a lenda, era necessário que ele provocasse destruição para que o Universo pudesse ter continuidade.

 

No Egito Antigo, as lendas sobre dragões voltavam-se para Apohis, o dragão da escuridão. Era ele quem comandava a noite e a escuridão e, todos os dias, era expulso dos céus pelo deus Sol, Rá, um dos mais prestigiados nessa cultura.

 

Entre os romanos, o dragão era visto como um símbolo de forças durante as guerras, sendo considerado como um mestre para os soldados. Por isso, havia duas espécies de dragões: os que protegiam o exército romano e os que ameaçavam e puniam os inimigos.

 

Entendemos facilmente o gosto por uma tattoo dragão quando percebemos que, mesmo em nosso tempo, o dragão desperta atenção e fascínio. Basta ver a figura de São Jorge, um dos santos preferidos da Igreja Católica, que é representado matando um dragão.

 

Os Dragões na Mitologia e na Literatura

 

Muitos autores enveredaram pela mitologia, criando obras sobre dragões. Em um conto popular europeu, existe um dragão que possui corpo de cobra e cabeça de lagarto, o Wyrm, que é considerado como parte da literatura infantil.

 

A literatura também consagrou o dragonlet, o menor deles, que, mesmo sendo pequeno, eram os mais venenosos, sendo capazes de matar as pessoas. O dragão aparece em uma história, o “Dragonlet de São Pilatos”, que afirmava que apenas um homem de mau temperamento e que tivesse habilidade com a espada, seria capaz de derrotá-lo.

 

Caso você escolha uma tatuagem de dragão da China, você vai escolher o melhor tipo de figura lendária. Os dragões, na cultura chinesa, são anteriores até mesmo à linguagem escrita, sendo considerado um símbolo nacional.

 

Na China, os dragões tinham o poder de fazer a previsão do tempo, sendo considerados os responsáveis pela chuva. Diante disso, os chineses associavam os dragões com a água e com a fertilidade do solo.

 

Dessa forma, mesmo com a convicção de que os dragões poderiam causar muita destruição, caso enfurecidos, os dragões possuíam uma imagem positiva, muito embora também fossem os causadores de tempestades.

 

Na cultura chinesa, os dragões eram conhecidos como Lung, reunindo partes de corpos de outros animais. Sua figura influenciou principalmente a cultura japonesa, que os denominava Tatsu.

 

O interessante da cultura oriental é que os dragões ocupavam posições superiores a outros animais considerados mágicos, sendo venerados como deuses. A mitologia descreve quatro tipos de dragões: os celestiais, os espíritos da terra, os guardiões e os imperiais.

 

No taoísmo, inclusive, existe o mito de Yuan shi tian-zong, um dragão que teria surgido desde o início do Universo, sendo responsável pela criação do céu e da terra, ocupando uma posição destacada na hierarquia divina.

 

A mitologia japonesa também considera os dragões como divindades. Um deles, Ryujin, era venerado como o senhor dos mares, controlando o movimento das marés.

 

Hoje, uma tattoo dragão é utilizada para representar o poder, a coragem, a sabedoria e a razão, para os homens. Para as mulheres, uma tatuagem de dragão representa proteção da vida, força e criação.

 

Os Significados de Uma Tattoo Dragão

 

VT09 tattoo dragao3

 

Dependendo do tipo de tattoo dragão, ela pode ter vários significados. Os mais populares desenhos de dragões escolhidos para tatuagens são os que representam força e sabedoria, como acontece com os dragões celtas, japoneses e chineses.

 

Tatuagens de dragão geralmente são as escolhidas por homens e mulheres com personalidade mais marcante e mais forte, e a preferência, normalmente, é pelo dragão chinês.

 

Essa preferência, certamente, é porque o dragão chinês representa sabedoria, vontade e boa sorte. Para o japonês, o dragão tem o significado de equilíbrio, enquanto que o dragão celta representa força e poder.

 

Ao contrário da cultura ocidental, em que o dragão é uma criatura das trevas, na cultura oriental é considerado um animal nobre, sendo descrito como portador de extrema inteligência e oferecendo proteção e sabedoria.

 

Em razão disso, uma tatuagem de dragão representa a liberdade, já que se trata de um animal mítico que pode estar em qualquer lugar. Seu desenho na pele, portanto, também representa a liberdade, seja da vida ou do espírito.

 

Quando uma pessoa escolhe o desenho de dragão para fazer uma tatuagem, está marcando sua pele com poder, com proteção e sabedoria, demonstrando ter qualidades de um guerreiro e muita coragem.

 

 

Conheça Mais o Nosso Trabalho –> Aqui no Visão Tattoo

 

As Características de Uma Tattoo Dragão

 

VT09 tattoo dragao4

 

Uma das principais características da tattoo dragão é poder ser feita em inúmeros estilos, podendo o desenho ser adaptado da forma que a pessoa desenha. Existem desenhos de tatuagens de dragões no estilo tribal, no estilo realista e até no estilo old school.

 

Além disso, é um tipo de tatuagem que pode ser feita em qualquer parte do corpo, não perdendo seu significado e beleza. Para os homens, os locais preferidos para uma tatuagem de dragão são as costas, os ombros e os braços. Em mulheres, podemos encontrar tatuagens desse tipo no tornozelo e em torno da perna. Os resultados sempre são atraentes.

 

Vale falar também do tamanho: enquanto as mulheres menos ousadas fazem pequenos dragões, existem algumas que desenham o animal mítico em toda a extensão das costas.

 

Tattoo Dragão no Braço

 

No braço, uma tatuagem de dragão apresenta a vantagem de sempre poder ser exibida. Se você pretende esse local para sua tatuagem, procure fazer um desenho com mais efeitos, de maior tamanho, para valorizar a tatuagem. E você pode também associar o desenho com outros elementos, deixando a arte mais bonita.

 

Tattoo Dragão nas Costas

 

Para muitas pessoas, as costas são o melhor local para uma tatuagem de dragão. O desenho pode ser feito em tamanho maior, usando toda a área. É claro que você vai gastar mais e passar por mais sessões, mas o resultado vale a pena.

 

Tatuagem de Dragão no Ombro

 

O ombro é uma área do corpo bastante apropriada uma tatuagem de dragão. E você pode aumentar o tamanho do desenho, desde o peito até o braço, fazendo um desenho bem colorido.

 

Tattoo Dragão na Perna

 

Na perna, os locais preferidos para tatuagens de dragões são a coxa e a panturrilha, podendo ser feito o desenho do joelho até os pés, em versões as mais diferenciadas. Nessa região do corpo, as tatuagens coloridas e sombreadas ficam ainda mais chamativas.

 

Tattoo Dragão Tribal

 

Já dissemos que existem pessoas que fazem dragões em estilo tribal nas tatuagens. Se você gosta do tribal, pode fazer a adaptação do desenho e criar uma tatuagem totalmente original, cheia de efeitos, usando apenas a cor preta ou criando um desenho bem colorido.

 

Tattoo Dragão Chinês

 

Como se trata do dragão preferido para tatuagens, na hora de escolher o desenho não deixe de lado a opção por um dragão chinês. Como já informamos, é um animal de grande simbologia, apresentando características diferentes de outras mitologias. Com a mistura do estilo tribal, o seu dragão chinês na tatuagem vai ser o seu símbolo a vida toda.

 

Tattoo Dragon Ball

 

Se você gosta do anime Dragon Ball, já sabe que o símbolo do desenho é o dragão Shenlong, que é convocado ao planeta Terra no caso de as sete esferas do dragão serem reunidas. O dragão é totalmente de cor verde, sendo o responsável pela realização dos desejos de quem o invoca. O desenho permite muitas variações, sendo uma boa opção para sua tatuagem.

 

Tattoo Pokémon

 

Caso você queira um estilo diferente, que tal fazer um dos dragões Pokémon em sua tatuagem? Existem diversos deles, como o Dragonite, o Gyarados e o Charizard, entre outros e, para quem gosta da série animada, é uma ideia interessante, inclusive podendo escolher entre os dragões das novas gerações, como o Axew, o Salamence e o Garchomp.

 

Tattoo Dragão Tiamat

 

O Tiamat, dragão mítico do oriente, se tornou famoso através da série Caverna do Dragão, que ainda tem muitos fãs, todos curiosos com o último episódio, ficando sem saber se os meninos conseguiram ou não fugir. Tiamat é um dragão de 3 cabeças, sendo um tipo de dragão que mais oferece proteção.

 

Tatuagens de Dragão Para Mulheres

 

VT09 tattoo dragao5

 

Como as tatuagens não são exclusividade dos homens, se você é mulher também pode fazer uma tatuagem de dragão, usando estilo mais feminino e mostrando que também conhece estilos e desenhos de tatuagens.

 

Os locais do corpo onde você pode fazer tatuagem são os mesmos dos rapazes e o tamanho fica à sua escolha. Assim, por exemplo, você pode escolher um desenho pequeno e delicado, fazendo a tatuagem no tornozelo ou no braço. As ideias são muitas e só é preciso paciência para escolher o melhor desenho.

 

Você pode optar por uma tatuagem de dragão de tamanho pequeno, em estilo minimalista, que não chama demais a atenção, ou ainda uma versão de dragão tribal, mais delicada, em uma só cor.

 

Contudo, se você é uma mulher mais ousada, não tenha medo de fazer um grande dragão nas costas. O ideal é que ele ocupe toda a extensão das costas, criando uma sensação de movimento quando você estiver andando. Certamente você vai chamar mais a atenção do que qualquer outra garota.

 

Aliás, vamos acrescentar que, nesse caso, é mais interessante fazer uma tatuagem bem colorida, com algum efeito diferente, como 3D, por exemplo. Sua tatuagem será totalmente original e você vai ficar sendo uma das mais admiradas.

 

Não se esqueça apenas de tomar todos os cuidados necessários depois de cada sessão, já que vai precisar de muitas delas. Afinal, um desenho maior, vai exigir diversas sessões e os cuidados devem ser os mesmos, desde o começo até o final da obra de arte pronta.

 

Se você pretende fazer uma tatuagem, venha nos visitar. Quando se trata de tattoo Curitiba, nosso estúdio é um dos mais completos e nossos profissionais possuem a experiência necessária para você ter a tattoo dragão que quiser.

 

 

Saiba Mais

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?