Tattoo Desenhos: Tudo o Que Você Precisa Saber

As tattoo desenhos são uma forma de arte corporal mais conhecidas e utilizadas no mundo todo. A principal motivação para quem faz uma tatuagem é se tornar uma obra de arte viva, podendo levar o desenho para qualquer lugar em que estiver.

 

As tatuagens não são recentes na história da humanidade. No Egito, as tattoo desenhos já eram comuns no ano de 4 mil a.C. e, entre os nativos das ilhas do Pacífico, eram usadas em rituais religiosos. Além disso, é até difícil enumerar todas as tribos que usavam tatuagens, estendendo-se seu uso por todos os povos de todas as épocas.

 

As tattoo desenhos foram encontradas também na Grécia Antiga e, entre os romanos, eram usadas para penalizar escravos e criminosos. No entanto, mesmo nessa época, as tatuagens decorativas eram utilizadas na religião, principalmente no Egito e na Síria, mesmo depois da ocupação romana. Mais tarde, os romanos também passaram a ter o costume de tatuar o próprio corpo, numa prática que perdurou até o século 9.

 

De acordo com os registros históricos, as tatuagens também eram usadas pelos povos germânicos e celtas, além de outras tribos da Europa Central pré-cristã, embora possam ter sido feitas com tinta normal.

 

Na Escócia, os pictos faziam uso das tattoo desenhos com inspiração em temas guerreiros, na cor preta ou azul escuro, conforma descreveu Júlio Cesar no seu livro Guerras da Gália.

 

Um escritor mouro, Ahmad ibn Fadlan, descreveu seu encontro com uma tribo da Escandinávia no início do século 10, tatuados até o pescoço com figuras. Contudo, parece também terem sido pintadas.
 

Retrocesso das Tattoo Desenhos na Europa

 

tattoo desenhos

 

No entanto, as tattoo desenhos foram desprezadas no processo de cristianização da Europa, após a queda do Império Romano. Elas se tornaram proibidas pela Igreja, que a consideram elementos provindos do paganismo.

 

A Igreja Católica baniu as tatuagens em 787, considerando uma prática satanista, afirmando que os cristãos não podiam macular o próprio corpo, que era o templo do Espírito Santo.

 

A interpretação da Igreja tomou por base o livro Levítico, do Antigo Testamento. Contudo, em outras religiões, as tattoo desenhos não eram apenas apreciadas como incentivadas ao seu uso:
 

As Tattoo Desenho no Hinduísmo e no Islamismo

 

Na religião hindu, fazer tattoo desenhos era encorajado, uma vez que se acreditava que elas iriam aumentar o bem-estar espiritual. As mulheres costumam ainda hoje tatuar os rostos com pontos, com o objetivo de espantar a maldade e aumentar a beleza. As tatuagens também eram usadas para diferenciar determinados clãs ou grupos étnicos.

 

No Islamismo, as tatoo desenhos são proibidas entre os sunitas, mas permitidas entre os xiitas. Diversos grupos muçulmanos consideram que as tatuagens são um pecado, uma vez que não se pode mudar a criação de Alá.

 

Entre os sunitas, a opinião é diferente, já que os seguidores dessa seita muçulmana consideram que Maomé não foi enviado para amaldiçoar, mas sim como exemplo de misericórdia.
 

Tattoo Desenhos Proibidas em Outras Religiões

 

tattoo desenhos

 

No entanto, no Judaísmo as tatoo desenhos são proibidas, usando como base o livro Levítico.

 

 

A proibição é determinada como parte do impedimento de mudar o próprio corpo, com exceção apenas da circuncisão.

 

Além disso, no Judaísmo, o fato de os nazistas marcarem os prisioneiros judeus com números tatuados criou maior repulsa pelas tatuagens.

 

Na História, as tatoo desenhos foram proibidas também na Igreja Católica, determinando o declínio da tatuagem tribal. Contudo, mesmo assim, alguns grupos cristãos tinham o costume de fazer tatuagens.

 

A abolição das tatuagens aconteceu em razão de converter povos nativos ao cristianismo, alegando que as práticas de tatuagens eram pagãs, esquecendo-se que, para algumas culturas, as tatuagens simbolizavam a passagem da infância para a juventude e fase adulta.

 

A maior parte dos cristãos, no entanto, não vê qualquer problema com relação às tatoo desenhos, como podemos ver atualmente. Vale dizer que, no Novo Testamento, não existe qualquer referência proibindo o uso de tatuagens, lembrando ainda que o Velho Testamento é uma regra aplicada apenas aos judeus.

 

Contudo, embora a maior parte dos grupos cristãos aceitem as tatuagens, existem as denominações fundamentalistas ou protestantes que creem que o mandamento do Levítico também se aplica aos cristãos atuais, considerando que as tatoo desenhos são um pecado.

 

Embora a Igreja Católica não tenha qualquer proibição, no entanto, não existe nada que possa encorajar uma pessoa amante de tatuagens a fazê-las, mesmo porque o próprio Catecismo da Igreja considere que seja uma violação do corpo fazer qualquer marca na pele.

 

Os mórmons, entre as seitas cristãs, são unânimes contra as tattoo desenhos, considerando que sejam uma violação do corpo humano criado por Deus. Segundo eles, o corpo é um tempo sagrado e não deve ser violado de qualquer forma.

 

No entanto, como as tatuagens são cada vez mais comuns, também é comum que muitas seitas aceitem as tatuagens como normais. E, se você pretende fazer uma tatoo no seu corpo, é interessante conhecer os diversos estilos disponíveis para apresentar sua obra de arte para o mundo:
 

Estilos de Tatoo Desenhos Mais Conhecidos

 

Os estilos de tatoo desenhos mais conhecidos não podem deixar de incluir a Old School, também chamada de escola tradicional, onde as tatuagens são feitas com traços pretos, sempre mais fortes, além de um pequeno número de cores, como, por exemplo, o azul, verde e vermelho.

 

A Old School tem muito a ver com os próprios tatuados, que eram os marinheiros, os barbeiros e os músicos, de onde vem a própria tradição de fazer desenhos de pássaros, de caveiras e âncoras, entre outros.

 

A Old School é um estilo que ficou meio esquecido, mas que está novamente ganhando espaço, tendo muitos fãs entre as pessoas que gostam de tatuagens.

 

A Old School trouxe um novo estilo, conhecido como New School, também apresentando tattoos desenhos com traços firmes e grossos, mas com uma maior variedade de cores.

 

No estilo New School, os desenhos são bastante variados, tendo como principais inspirações as histórias em quadrinhos, ou filmes e séries de super-heróis, ou de personagens de grafites e mangás.

 

Um ponto interessante das tatoo desenhos do estilo New School é o contraste entre as cores, além da liberdade dos desenhos, não havendo a preocupação de manter inclusive as proporções.

 

Além desses, existem outros estilos, que vêm se espalhando ao longo do tempo:
 

1. Tattoos Geométricas

 

O próprio nome já diz qual é o estilo: as tattoo desenhos geométricas são compostas de figuras, como triângulos e retas, além de formas para compor um desenho. É um dos estilos mais solicitados atualmente.

 

As tattoos geométricas são bem simples à primeira vista, mas a combinação das formas e das cores vêm criando desenhos bem realistas, inclusive misturando o estilo em 3D.
 

2. Tattoos Aquarelas

 

O estilo aquarela vem ganhando espaço nos últimos tempos, já que apresenta algo diferente, como se fosse uma obra de arte feita com aquarela. O estilo oferece muitas cores, além de não respeitar as bordas dos desenhos.

 

Os desenhos preferidos para o estilo aquarela são as flores e os animais, embora possam ser encontrados muitas figuras que podem ser feitas.
 

3. Tattoos Pontilhadas

 

O pontilhismo é um estilo de tattoo desenhos que teve origem na técnica impressionista dos pintores clássicos. O estilo nasceu na França, no século 19 e consiste em criar figuras e imagens dos mais diversos tipos usando apenas pequenos pontos sobre a pele.

 

Muito elaborado, o estilo exige maior precisão, sendo bastante trabalhosa. Mesmo por isso, leva mais tempo do que as tattoo desenhos convencionais

 

4. Tattoos Realistas

 

O estilo de tattoo desenhos realistas possuem o objetivo de desenhar pessoas em retratos sobre a pele, além de animais ou elementos do mundo real. Na maior parte das vezes, o tatuador utiliza fotos para fazer o rosto de uma pessoa exatamente como no retrato.

 

Vale dizer que, para ser um tatuador realista, é preciso ter especialização em desenho e em tatuagens.
 

5. Tattoos Biomecânicas

 

Misturar desenhos biológicos com robóticos é o principal objetivo das tattoo desenhos biomecânicas. O estilo costuma usar imagens tridimensionais, mostrando como um corpo de robô funciona sob a pele.

 

O estilo mistura engrenagens mecânicas, músculos, ossos e tendões, com cores as mais diversas, mesclando as cores naturais do interior do corpo com o aço das figuras metálicas.
 

6. Tattoos Tribais

 

As tattoo desenhos tribais, como o nome sugere, são inspiradas em povos primitivos, que as usam há milhares de anos. São tatuagens ainda bastante apreciadas e geralmente a primeira escolha de quem quer fazer tattoos.

 

O estilo tribal geralmente usa a cor preta, podendo ou não apresentar algum significado, com traços grossos que normalmente são vistos nas pernas, nos ombros e nos braços.
 

7. Tattoos Maori

 

As tattoo desenhos maori são originárias dos povos da Nova Zelândia, tendo sido utilizadas como ritual de passagem. Mesmo atualmente, esse estilo ainda procura manter sua originalidade, com pessoas especialistas em fazer desenhos inspirados na vida da própria pessoa.

 

Os desenhos das tattoo maori devem ser sempre originais, como uma arte única, compostos por círculos, espirais e símbolos os mais diversos, sendo feitos sempre na cor preta.
 

8. Tattoos Orientais

 

tattoo desenhos

 

No Japão, as tattoo desenhos eram usadas para identificar criminosos desde a dinastia Kofun, entre o terceiro e o sexto século antes de Cristo. Essa prática só terminou em 1870.

 

Os principais elementos do estilo oriental são dragões, carpas, flores, tigres, guerreiros e gueixas, usando muitas cores e detalhes impressionantes.
 

9. Tattoos Com Tinta Branca

 

O estilo de tattoo desenhos com tina branca é bastante raro, mas vem se tornando uma tendência nos últimos tempos. É um estilo que exige maiores cuidados, não sendo feitos por todos os tatuadores.

 

Os desenhos normalmente são bem simples, com traços finos e não são muito aparentes na pele. Geralmente, as tatuagens demoram mais para cicatrizar, havendo a necessidade de várias sessões para fixar a tinta na pele.
 

10. Tattoos Bold Line

 

Para quem gosta de cultura pop, o estilo bold line é um dos preferidos. Os desenhos são feitos com personagens de animação, que são geralmente feitos em cores fortes e traços mais grossos.
 

11. Tattoos Celta

 

Os símbolos e ideias dos povos celtas ainda influenciam nossa cultura, mesmo depois de mais de um milênio. As tattoo desenhos celta costumam ser feitas com cruzes e símbolos, além de animais, geralmente feitos na cor preta.

 

Um dos símbolos preferidos é o triskelion, ou seja, “três pernas”, que tem o significado de ir e de vir, além da triqueta, outro desenho que pode ser visto em muitas pessoas e que simboliza a energia criadora universal.
 

12. Tattoos Surrealistas

 

O estilo surrealista é inspirado no movimento artístico que leva o mesmo nome, lembrando as pinturas de Salvador Dali e de Joan Miró. Os desenhos geralmente misturam formas e cores, criando um universo próprio, onde tudo é possível.

 

13. Tattoos Trash Polka

 

O estilo de tattoo desenhos trash polka é mais recente, mas vem chamando a atenção das pessoas que gostam de mostrar arte abstrata na própria pele. O interessante é que o tipo de desenho define o seu criador.

 

O trash polka é uma mistura de realidade e de destruição, de tecnologia e de humanidade, ou seja, é como a representação dos postos, que se misturam num conjunto criativo e em sintonia com o corpo da pessoa tatuada.

 

Os desenhos tomam forma as mais diferentes, normalmente de uma forma caótica, aparentemente desorganizada, usando cores como preto e vermelho e reunindo os mais diversos elementos

 

14. Tattoos Minimalistas

 

tattoo desenhos

 

Para quem gosta de tattoo desenhos discretas e elegantes, o estilo minimalista é o mais interessante. Os desenhos são formas geométricas, com contornos ou não, feitos normalmente numa só cor.

 

 

Você pode escolher qualquer estilo de tattoo desenhos e mandar fazê-lo no seu corpo. As tattoo podem ser feitas em qualquer local, como as tatuagens antebraço, que podem ser vistas com mais facilidade.

 

Saiba Mais

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?