Tattoo Cover Up: Descubra a Melhor Forma de Cobrir Tatuagem

No momento em que você resolver fazer uma tatuagem, a primeira coisa a pensar é que se trata de algo que vai ficar para sempre em sua pele. Claro que, atualmente, existem técnicas de remoção ou de modificações, como a tattoo cover up, que possibilita fazer as mudanças necessárias, mas sempre é bom escolher o desenho certo para não ser obrigado a isso.

 

No entanto, para fazer a cobertura de uma tatuagem antiga é preciso ainda mais cuidado do que com relação à original. A primeira coisa é fazer uma avaliação, preferencialmente com o mesmo tatuador, se você gostou do seu trabalho. Além disso, ele precisa ter a experiência suficiente para fazer uma tattoo cover up bem-feita.

 

Você deve também ter em mente que, para cobrir uma tatuagem antiga, vai precisar de mais espaço na pele. Em muitos casos, não é possível fazer exatamente o que pretende e, por isso, a opinião do tatuador é muito importante.

 

Tattoo Cover Up Para Quem Se Arrepende de Uma Tatuagem

 

VT08 tattoo cover up2

 

Se você se arrependeu de ter feito uma tatuagem, se não gostou do desenho ou da arte, ou mesmo se ela oferece recordações que você pretende esquecer, a tattoo cover é a melhor forma de fazer isso. Mesmo porque, para fazer uma remoção a laser, vai precisar de mais dinheiro do que para fazer uma cobertura.

 

Em determinados casos, mesmo fazendo a cobertura, é possível que você perceba alguns traços da tatuagem antiga, mas isso é normal. A tattoo cover up é uma técnica que utilizada, geralmente, tintas mais fortes e escuras para cobrir os pigmentos que já estão na pele, ou seja, você está fazendo uma tatuagem sobre uma antiga e, por isso, algum traço sempre vai aparecer.

 

Para fazer a cobertura de uma tatuagem antiga, como já informamos, o desenho precisa ser obrigatoriamente maior. Às vezes, dependendo do desenho, pode ser necessária uma tatuagem com o dobro do tamanho.

 

Com a cover up é preciso escolher um desenho sob medida, possa ser percebido como uma nova tatuagem e, dessa forma, é preciso tratar com um especialista.

 

É preciso também saber fazer uma boa escolha com relação às cores, uma vez que as cores mais frias, como o azul e o verde, que podem se misturar com as cores antigas, formando um novo desenho.

 

A escolha de cores mais quentes, como amarelo e vermelho, não irão oferecer a cobertura adequada, principalmente quando a tatuagem é muito colorida. Na cobertura de tatuagens, muitas vezes, é preciso cobrir totalmente os pigmentos antigos, sendo necessário fazer uma nova tatuagem, com maiores detalhes, para que o trabalho seja perfeito.

 

O Processo de Tattoo Cover Up é o Mesmo de Uma Nova

 

Uma tattoo cover up oferece processo igual ao da tatuagem antiga, pois se trata de fazer uma cobertura. O pigmento colocado vai penetrar na pele na mesma profundidade da anterior e, dessa forma, as tintas vão se misturar. Contudo, é preciso saber que cores mais fortes e escuras serão mais evidentes.

 

Por isso, escolher as cores é um processo difícil para o novo desenho. É preciso ter cuidado, principalmente porque, se você fizer uma tatuagem com cores mais escuras, ela será ainda mais difícil de ser removida ou coberta.

 

Vai contar muito a experiência e o talento do tatuador, já que não se trata de simplesmente esconder uma tatuagem antiga, mas sim de aproveitar uma tatuagem já feita, com um desenho totalmente novo. Assim, é preciso escolher o tamanho, o estilo e as cores antes de começar a cobertura de tatuagem.

 

Para fazer uma cobertura de tatuagem antiga, o tatuador vai fazer o contorno de sua tattoo, podendo usar um papel de decalque sobre ela e, em seguida, com um outro papel, irá testar novos desenhos, que possam cobrir totalmente a antiga.

 

Nesse processo, o objetivo é camuflar a tatuagem anterior, não se tratando apenas de um novo desenho. A nova tatuagem deve ser compatível com o desenho antigo, deixando a tatuagem como se fosse uma nova.

 

O tatuador deve analisar todos os pontos da tatuagem antiga, como os traços, o seu tamanho, a cor de sua pele, o local da tatuagem e as cores antigas, comparando com as cores que vai poder usar.

 

A Técnica de Tattoo Cover Up e Suas Dificuldades

 

VT08 tattoo cover up3

 

Como você pode perceber, não é tão simples utilizar a técnica de tattoo cover up. Em primeiro lugar, o profissional responsável precisa ter muita experiência, já que, afinal, não é tão simples recriar um desenho partindo de um antigo.

 

Hoje, um bom profissional de tatuagens tem à sua disposição os mais diversos cursos, onde pode aprender técnicas específicas para cobrir tatuagens, mas a teoria é muito mais fácil do que a prática.

 

 

Uma das principais dificuldades em cobrir tatuagens  é, certamente, a escolha do novo desenho. Se o tatuador tiver experiência suficiente, ele poderá complementar a tatuagem antiga e fazer dela um desenho totalmente inédito.

 

A segunda dificuldade é o tamanho da nova tatuagem. Dependendo do desenho e do estilo, ela poderá ficar praticamente do mesmo tamanho da antiga, mas isso vai depender muito do seu formato e do seu estilo.

 

Como terceira dificuldade na técnica de tattoo cover up temos as cores. Não existe uma cor definida para cobrir tatuagens antigas e limitações podem ocorrer. Assim, por exemplo, uma cor clara pode servir para complementar traços antigos, mas não vai cobrir totalmente uma cor escura. Por isso, é preciso buscar tons semelhantes ou a mesma tonalidade.

 

No caso das cores, mesmo que elas acabem se misturando na pele, o resultado pode não ser como se espera e, em razão disso, é preciso prever tudo o que possa ocorrer durante o processo.

 

É certo que, em alguns casos, é até bastante simples cobrir uma tatuagem antiga, e isso acontece porque os pigmentos atuais são feitos com novas tecnologias, apresentando maior duração e qualidade.

 

As técnicas de fazer tatuagem também avançaram e, quando levamos em conta o fato de que as cores podem se desbotar com o tempo, dependendo de quando você fez a tatuagem anterior, a tattoo cover up será mais fácil.

 

Cuidados Posteriores à Tattoo Cover Up

 

VT08 tattoo cover up4

 

Depois de ter feito a tattoo cover up você vai precisar de maiores cuidados do que quando fez a tatuagem anterior. O processo de cicatrização pode ser mais demorado, já que você fez novas cicatrizes sobre cicatrizes antigas.

 

A fase de inflamação é a mesma de uma tatuagem antiga e o processo é o mesmo de qualquer ferida na pele, utilizando as células de proteção do sistema imunológico. Esse processo pode durar alguns dias a mais do que na tatuagem original, podendo, inclusive, ocorrer um inchaço na área, deixando a pele com uma cor mais avermelhada.

 

É claro que o processo de cicatrização da tatuagem vai depender de sua saúde, de como está o seu sistema imunológico. Contudo, é bom saber que, para curar totalmente o local, podem ser necessários até dois ou três meses.

 

Durante a cicatrização, você precisa ter alguns cuidados extras com a alimentação, já que existem alimentos que podem retardar o processo, deixando a pele mais propensa a infecções.

 

Os alimentos gordurosos são os primeiros a serem evitados. A gordura presente em carnes prejudica as funções do fígado e causam mais demora no processo de cicatrização. Evite carnes gordurosas, ovos e qualquer tipo de fritura.

 

Evite também no seu cardápio frutos do mar, que possuem concentrações mais elevadas de quitosana. Embora sejam alimentos saudáveis, os frutos do mar podem prejudicar o tempo de cicatrização e deixar cicatrizes na pele tatuada.

 

Também exclua de sua alimentação os alimentos industrializados, que possuem maior quantidade de sódio. O sódio ajuda a criar o inchaço, atrapalhando a cicatrização. Portanto, deixe de lado os embutidos, enlatados, biscoitos e lanches.

 

A carne de porco é outro alimento que deve ser eliminado enquanto você está no processo de cura de sua pele após a tattoo coberta. Além de ser uma comida gordurosa, a carne de porco pode inflamar a pele e criar queloides sobre a tatuagem.

 

Soja e pimenta também devem ser evitadas, pois estimulam a liberação de algumas substâncias que oferecem mais condições para a cicatrização. A pimenta, embora seja um excelente alimento termogênico, também prejudica a cura total.

 

Portanto, dê mais atenção, durante esse período, a verduras, legumes e frutas, preferencialmente crus, e, se for comer carne, faça grelhada, retirando todas as gorduras que possam ser prejudiciais.

 

 

Conheça Mais o Nosso Trabalho –> Aqui no Visão Tattoo

 

Cuidados Com a Limpeza da Tattoo Cover Up

 

VT08 tattoo cover up5

 

Depois da tattoo cover up, como quando você fez a tatuagem antiga, será necessário tomar cuidado com a limpeza da região, uma vez que ela fica mais suscetível às infecções, não podendo ficar exposta ao ambiente.

 

Você não pode sair sem proteção para a tatuagem, evitando qualquer contato com a poluição e com a exposição à luz solar para ajudar no processo de cicatrização.

 

Logo após terminar a cobertura da tattoo, mantenha a película plástica sobre ela pelo maior tempo possível, ou seja, por cerca de 10 a 12 horas. Nesse período, sua pele vai estar ainda muito inchada e exposta a qualquer possível agente infeccioso.

 

Passando essas 10 ou 12 horas, é preciso fazer a primeira limpeza. Para isso, é preciso lavar bem as mãos, preferencialmente com sabonete antibacteriano para não levar às cicatrizes qualquer substância estranha.

 

Durante a limpeza, faça movimentos circulares, usando o mesmo sabonete anti bacteriano, deixando fazer espuma, tomando cuidado para não apertar muito a região (aliás, se você apertar, vai sentir dores, porque a área estará bem sensível).

 

Enxágue com água fria até remover completamente a espuma, deixando escorrer por um tempo e seque com um papel toalha descartável. Não use toalha para evitar qualquer contaminação.

 

Depois de ter a pele bem seca, passe uma camada de pomada específica para tatuagens. O seu tatuador poderá indicar a melhor e você, certamente, já sabe disso, uma vez que tenha feito anteriormente a limpeza de outras tatuagens.

 

Evite pomadas que não são desenvolvidas especialmente para tatuagens, como, por exemplo, Nebacetin, Bepantol ou vaselina. Esse tipo de produto pode prejudicar o processo de cicatrização, comprometendo o resultado final.

 

Depois que tudo estiver completo, com a pomada sobre a tattoo cover up, coloque outra película de filme plástico por alguns minutos, até que a pele absorva a pomada, retire a película e deixe a pele respirar.

 

Na primeira semana, o procedimento de limpeza deve ser feito pelo menos três vezes por dia. Isso evita que as cicatrizes formem as pequenas casquinhas, criando condições mais adequadas para que a pele possa se recuperar completamente, sem deixar qualquer cicatriz.

 

Na segunda semana, faça a limpeza do novo desenho de tatuagem duas vezes por dia, aplicando o mesmo processo. A única diferença é que você não vai mais precisar colocar o plástico. A primeira semana é suficiente para manter a pele em condições de recuperação.

 

O filme plástico deve ser colocado somente para dormir, para evitar que alguma coisa penetre nas cicatrizes. No dia seguinte, ao acordar, retire-o e faça uma nova limpeza, mantendo o local sempre com a pomada.

 

Procure evitar roupas diretamente sobre a tatuagem. As roupas podem deixar fiapos sobre as cicatrizes, que se grudam nas casquinhas e as removem, deixando a ferida aberta. Com esses cuidados, sua pele vai se recuperar totalmente, sem deixar cicatrizes e com a aparência bem mais saudável.

 

Agora, uma sugestão: se pretende fazer uma tattoo cover up, por que não fazer uma tattoo dragão para cobrir a antiga?

 

 

Saiba Mais:

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?