Sumário
ToggleCuritiba, 21 de junho de 2018, escrito por Gilson Rodrigues. No momento em que você resolver fazer uma tatuagem, a primeira coisa a pensar é que se trata de algo que vai ficar para sempre em sua pele. Claro que, atualmente, existem técnicas de remoção ou de modificações, como a tattoo cover up, que possibilita fazer as mudanças necessárias, mas sempre é bom escolher o desenho certo para não ser obrigado a isso.
No entanto, para fazer a cobertura de uma tatuagem antiga é preciso ainda mais cuidado do que com relação à original. A primeira coisa é fazer uma avaliação, preferencialmente com o mesmo tatuador, se você gostou do seu trabalho. Além disso, ele precisa ter a experiência suficiente para fazer uma tattoo cover up bem-feita.
Você deve também ter em mente que, para cobrir uma tatuagem antiga, vai precisar de mais espaço na pele. Em muitos casos, não é possível fazer exatamente o que pretende e, por isso, a opinião do tatuador é muito importante.
Se você se arrependeu de ter feito uma tatuagem, se não gostou do desenho ou da arte, ou mesmo se ela oferece recordações que você pretende esquecer, a tattoo cover é a melhor forma de fazer isso. Mesmo porque, para fazer uma remoção a laser, vai precisar de mais dinheiro do que para fazer uma cobertura.
Em determinados casos, mesmo fazendo a cobertura, é possível que você perceba alguns traços da tatuagem antiga, mas isso é normal. A tattoo cover up é uma técnica que utilizada, geralmente, tintas mais fortes e escuras para cobrir os pigmentos que já estão na pele, ou seja, você está fazendo uma tatuagem sobre uma antiga e, por isso, algum traço sempre vai aparecer.
Para fazer a cobertura de uma tatuagem antiga, como já informamos, o desenho precisa ser obrigatoriamente maior. Às vezes, dependendo do desenho, pode ser necessária uma tatuagem com o dobro do tamanho.
Com a cover up é preciso escolher um desenho sob medida, possa ser percebido como uma nova tatuagem e, dessa forma, é preciso tratar com um especialista.
É preciso também saber fazer uma boa escolha com relação às cores, uma vez que as cores mais frias, como o azul e o verde, que podem se misturar com as cores antigas, formando um novo desenho.
A escolha de cores mais quentes, como amarelo e vermelho, não irão oferecer a cobertura adequada, principalmente quando a tatuagem é muito colorida. Na cobertura de tatuagens, muitas vezes, é preciso cobrir totalmente os pigmentos antigos, sendo necessário fazer uma nova tatuagem, com maiores detalhes, para que o trabalho seja perfeito.
Uma tattoo cover up oferece processo igual ao da tatuagem antiga, pois se trata de fazer uma cobertura. O pigmento colocado vai penetrar na pele na mesma profundidade da anterior e, dessa forma, as tintas vão se misturar. Contudo, é preciso saber que cores mais fortes e escuras serão mais evidentes.
Por isso, escolher as cores é um processo difícil para o novo desenho. É preciso ter cuidado, principalmente porque, se você fizer uma tatuagem com cores mais escuras, ela será ainda mais difícil de ser removida ou coberta.
Vai contar muito a experiência e o talento do tatuador, já que não se trata de simplesmente esconder uma tatuagem antiga, mas sim de aproveitar uma tatuagem já feita, com um desenho totalmente novo. Assim, é preciso escolher o tamanho, o estilo e as cores antes de começar a cobertura de tatuagem.
Para fazer uma cobertura de tatuagem antiga, o tatuador vai fazer o contorno de sua tattoo, podendo usar um papel de decalque sobre ela e, em seguida, com um outro papel, irá testar novos desenhos, que possam cobrir totalmente a antiga.
Nesse processo, o objetivo é camuflar a tatuagem anterior, não se tratando apenas de um novo desenho. A nova tatuagem deve ser compatível com o desenho antigo, deixando a tatuagem como se fosse uma nova.
O tatuador deve analisar todos os pontos da tatuagem antiga, como os traços, o seu tamanho, a cor de sua pele, o local da tatuagem e as cores antigas, comparando com as cores que vai poder usar.
Como você pode perceber, não é tão simples utilizar a técnica de tattoo cover up. Em primeiro lugar, o profissional responsável precisa ter muita experiência, já que, afinal, não é tão simples recriar um desenho partindo de um antigo.
Hoje, um bom profissional de tatuagens tem à sua disposição os mais diversos cursos, onde pode aprender técnicas específicas para cobrir tatuagens, mas a teoria é muito mais fácil do que a prática.
Uma das principais dificuldades em cobrir tatuagens é, certamente, a escolha do novo desenho. Se o tatuador tiver experiência suficiente, ele poderá complementar a tatuagem antiga e fazer dela um desenho totalmente inédito.
A segunda dificuldade é o tamanho da nova tatuagem. Dependendo do desenho e do estilo, ela poderá ficar praticamente do mesmo tamanho da antiga, mas isso vai depender muito do seu formato e do seu estilo.
Como terceira dificuldade na técnica de tattoo cover up temos as cores. Não existe uma cor definida para cobrir tatuagens antigas e limitações podem ocorrer. Assim, por exemplo, uma cor clara pode servir para complementar traços antigos, mas não vai cobrir totalmente uma cor escura. Por isso, é preciso buscar tons semelhantes ou a mesma tonalidade.
No caso das cores, mesmo que elas acabem se misturando na pele, o resultado pode não ser como se espera e, em razão disso, é preciso prever tudo o que possa ocorrer durante o processo.
É certo que, em alguns casos, é até bastante simples cobrir uma tatuagem antiga, e isso acontece porque os pigmentos atuais são feitos com novas tecnologias, apresentando maior duração e qualidade.
As técnicas de fazer tatuagem também avançaram e, quando levamos em conta o fato de que as cores podem se desbotar com o tempo, dependendo de quando você fez a tatuagem anterior, a tattoo cover up será mais fácil.
Depois de ter feito a tattoo cover up você vai precisar de maiores cuidados do que quando fez a tatuagem anterior. O processo de cicatrização pode ser mais demorado, já que você fez novas cicatrizes sobre cicatrizes antigas.
A fase de inflamação é a mesma de uma tatuagem antiga e o processo é o mesmo de qualquer ferida na pele, utilizando as células de proteção do sistema imunológico. Esse processo pode durar alguns dias a mais do que na tatuagem original, podendo, inclusive, ocorrer um inchaço na área, deixando a pele com uma cor mais avermelhada.
É claro que o processo de cicatrização da tatuagem vai depender de sua saúde, de como está o seu sistema imunológico. Contudo, é bom saber que, para curar totalmente o local, podem ser necessários até dois ou três meses.
Durante a cicatrização, você precisa ter alguns cuidados extras com a alimentação, já que existem alimentos que podem retardar o processo, deixando a pele mais propensa a infecções.
Os alimentos gordurosos são os primeiros a serem evitados. A gordura presente em carnes prejudica as funções do fígado e causam mais demora no processo de cicatrização. Evite carnes gordurosas, ovos e qualquer tipo de fritura.
Evite também no seu cardápio frutos do mar, que possuem concentrações mais elevadas de quitosana. Embora sejam alimentos saudáveis, os frutos do mar podem prejudicar o tempo de cicatrização e deixar cicatrizes na pele tatuada.
Também exclua de sua alimentação os alimentos industrializados, que possuem maior quantidade de sódio. O sódio ajuda a criar o inchaço, atrapalhando a cicatrização. Portanto, deixe de lado os embutidos, enlatados, biscoitos e lanches.
A carne de porco é outro alimento que deve ser eliminado enquanto você está no processo de cura de sua pele após a tattoo coberta. Além de ser uma comida gordurosa, a carne de porco pode inflamar a pele e criar queloides sobre a tatuagem.
Soja e pimenta também devem ser evitadas, pois estimulam a liberação de algumas substâncias que oferecem mais condições para a cicatrização. A pimenta, embora seja um excelente alimento termogênico, também prejudica a cura total.
Portanto, dê mais atenção, durante esse período, a verduras, legumes e frutas, preferencialmente crus, e, se for comer carne, faça grelhada, retirando todas as gorduras que possam ser prejudiciais.
Depois da tattoo cover up, como quando você fez a tatuagem antiga, será necessário tomar cuidado com a limpeza da região, uma vez que ela fica mais suscetível às infecções, não podendo ficar exposta ao ambiente.
Você não pode sair sem proteção para a tatuagem, evitando qualquer contato com a poluição e com a exposição à luz solar para ajudar no processo de cicatrização.
Logo após terminar a cobertura da tattoo, mantenha a película plástica sobre ela pelo maior tempo possível, ou seja, por cerca de 10 a 12 horas. Nesse período, sua pele vai estar ainda muito inchada e exposta a qualquer possível agente infeccioso.
Passando essas 10 ou 12 horas, é preciso fazer a primeira limpeza. Para isso, é preciso lavar bem as mãos, preferencialmente com sabonete antibacteriano para não levar às cicatrizes qualquer substância estranha.
Durante a limpeza, faça movimentos circulares, usando o mesmo sabonete anti bacteriano, deixando fazer espuma, tomando cuidado para não apertar muito a região (aliás, se você apertar, vai sentir dores, porque a área estará bem sensível).
Enxágue com água fria até remover completamente a espuma, deixando escorrer por um tempo e seque com um papel toalha descartável. Não use toalha para evitar qualquer contaminação.
Depois de ter a pele bem seca, passe uma camada de pomada específica para tatuagens. O seu tatuador poderá indicar a melhor e você, certamente, já sabe disso, uma vez que tenha feito anteriormente a limpeza de outras tatuagens.
Evite pomadas que não são desenvolvidas especialmente para tatuagens, como, por exemplo, Nebacetin, Bepantol ou vaselina. Esse tipo de produto pode prejudicar o processo de cicatrização, comprometendo o resultado final.
Depois que tudo estiver completo, com a pomada sobre a tattoo cover up, coloque outra película de filme plástico por alguns minutos, até que a pele absorva a pomada, retire a película e deixe a pele respirar.
Na primeira semana, o procedimento de limpeza deve ser feito pelo menos três vezes por dia. Isso evita que as cicatrizes formem as pequenas casquinhas, criando condições mais adequadas para que a pele possa se recuperar completamente, sem deixar qualquer cicatriz.
Na segunda semana, faça a limpeza do novo desenho de tatuagem duas vezes por dia, aplicando o mesmo processo. A única diferença é que você não vai mais precisar colocar o plástico. A primeira semana é suficiente para manter a pele em condições de recuperação.
O filme plástico deve ser colocado somente para dormir, para evitar que alguma coisa penetre nas cicatrizes. No dia seguinte, ao acordar, retire-o e faça uma nova limpeza, mantendo o local sempre com a pomada.
Procure evitar roupas diretamente sobre a tatuagem. As roupas podem deixar fiapos sobre as cicatrizes, que se grudam nas casquinhas e as removem, deixando a ferida aberta. Com esses cuidados, sua pele vai se recuperar totalmente, sem deixar cicatrizes e com a aparência bem mais saudável.
Agora, uma sugestão: se pretende fazer uma tattoo cover up, por que não fazer uma tattoo dragão para cobrir a antiga?
Saiba Mais:
Gostou desse artigo?