Studio de tatuagem simples: como montar um?

studio de tatuagem simples

Curitiba, 12 de outubro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Está pensando em montar um studio de tatuagem simples? A verdade é que esse é um tipo de negócio muito lucrativo.

Afinal de contas, cada vez mais as pessoas estão se mostrando mais abertas às modificações corpóreas e, portanto, a tatuagem vem se tornando muito comum.

Com certeza você conhece ao menos uma pessoa que tem tatuagem, certo? Mas, para que seja possível fazer essas artes, deve-se ter pessoas habilitadas a tal.

Fora isso, abrir um studio de tatuagem simples é uma forma de sair do modismo, mas ainda assim se manter um algo seguro.

Mesmo porque esse é um negócio que resiste aos anos e que não tem influência das sazonalidades do mercado, tampouco das épocas.

Além disso, hoje em dia, há cerca de 21 mil tatuadores ativos em todo o Brasil. Por isso, ter um studio de tatuagem simples vem se tornando uma excelente escolha.

Certo, mas como abrir um studio de tatuagem simples? Quais são os processos? Tudo isso e muito mais iremos falar no decorrer deste artigo.

Como abrir um estúdio de tatuagem?

Por mais que você tenha dom para as artes, em especial os desenhos, a verdade é que montar um studio de tatuagem simples é bem diferente.

Primeiro que será necessário se matricular em um curso, a fim de poder aprender técnicas avançadas e adquirir experiência.

Inclusive, é possível encontrar cursos que tenham a duração de 6 a 24 meses, mais ou menos. Contudo, mesmo depois de formado, nunca deixe de estudar e se atualizar.

Afinal de contas, há diferentes estilos de tatuagens, sendo que cada uma detém suas características e traços próprios.

Além disso, também é preciso ter um ponto comercial, a fim de que seja possível montar o seu estúdio. Na maior parte das vezes, as melhores opções de pontos comerciais, são:

  • Galerias;
  • Shoppings;
  • Centros comerciais.

Isso acontece porque as pessoas se sentem menos expostas, por assim dizer. Sobre a dimensão do espaço, ele não precisa ser tão grande.

No entanto, ele deve obedecer todas as regras de higiene, uma vez que você vai ter que trabalhar com agulhas, pingos de tintas no chão etc.

Sendo assim, a higiene é fundamental até mesmo para atrair mais clientes. Nesse ponto, sempre leve em consideração as leis da sua região.

Preciso de autorização para ter um studio de tatuagem simples?

Sim, para montar um studio de tatuagem simples você precisa de autorização da prefeitura da sua cidade.

É somente dessa forma que o seu estabelecimento irá começar a funcionar de forma legal, de acordo com as leis.

Ademais, também é necessário ter a licença da vigilância sanitária, a qual irá averiguar as condições de higiene do referido local.

Sobre o CNPJ, seja um studio de tatuagem ou piercing, você pode optar pelo microempreendedor individual, caso trabalhe sozinho ou precise de apenas um funcionário.

Afinal de contas, nessas condições, o custo é muito mais inferior do que o de uma empresa que tenha mais colaboradores.

Preciso saber desenhar para ser tatuador?

Na verdade, não necessariamente. De acordo com alguns profissionais artísticos, o desenho possui muitas vertentes.

Sendo assim, dificilmente alguém irá dominar todas elas. Por isso, o ideal ao montar o seu studio de tatuagem simples é compreender os conceitos que há por trás dos desenhos, isto é:

  • Transição de cores;
  • Preenchimento;
  • Linhas;
  • Proporção;
  • Luz e sombra.

Preciso de licença para ser tatuador?

Sim, para poder abrir o seu studio de tatuagem simples você vai precisar de uma licença, caso queira atuar de forma legal.

Portanto, você precisa buscar junto à sua prefeitura as licenças de abertura da empresa, além de todas as demais permissões por parte do governo e estado.

Mas, no caso do estúdio de tatuagem, é necessário também ter a licença da Anvisa.

Passo a passo sobre como abrir um studio de tatuagem simples

Na verdade, abrir um studio de tatuagem simples não é tão difícil, apenas é um processo bem burocrático e que requer certa atenção.

Então, o que você precisa fazer para dar seguimento, é:

1. Vigilância sanitária

Como mencionado, o studio de tatuagem simples deve estar adequado a todas as normas de exigência de higiene que a Anvisa estabelece.

Nesse caso, também engloba todo o maquinário e equipamentos. As tintas de tatuagem, por exemplo, devem ser apenas as que a Anvisa permite.

2. Estrutura

Todos os gabinetes de tatuagem e piercing devem ter o piso revestido de material liso, lavável e impermeável.

Fora isso, o ambiente para a prática desses procedimentos devem ter a dimensão mínima de 6 metros quadrados e largura de pelo menos 2,5 metros lineares, de acordo com a Anvisa.

Ademais, é estritamente proibido fazer um studio de tatuagem simples em sótãos, porões e locações insalubres.

Todo o material também deve ser descartável, sendo que o descarte deve ser feito da forma adequada, com o recolhimento especial do material infectante, e nunca em um lixo comum.

3. Equipamentos necessários para abrir um estúdio de tatuagem

São vários os equipamentos necessários para montar um studio de tatuagem simples, sendo que todos eles também devem seguir um certo padrão. São eles:

Agulhas 

A agulha deve ser feita a laser e deve ser soldada da aster, a fim de que o tatuador possa usar em seu trabalho.

Ademais, há diversos tipos e tamanhos de agulhas. Há o conjunto para traço, o qual é composto de 3 a mais de 15 agulhas, sendo que elas se agrupam para ter a ponta fina.

Fora isso, a agulha da pintura é soldada lado a lado, a fim de que possam ficar no formato de pincel, mas também podem ter a soldagem magnum.

Biqueiras

Esses são importantes equipamentos para alinhar as agulhas e evitar que elas fiquem “sambando” no momento em que o tatuador faz o rabisco.

Além disso, saiba que há dois tipos de biqueiras: as descartáveis e as de aço. Elas devem ter autoclave para cuidar de todo o processo de esterilização, higiene e armazenamento.

Ademais, indica-se um tipo diferente de biqueira para um tipo de agulha, as quais podem ir desde o traço mais fino até as de pintura mais larga.

Máquina de tatuar

De todos os equipamentos, a máquina é a mais importante, uma vez que sem ela alguns tatuadores não conseguem fazer o seu trabalho.

O profissional precisa regular a máquina antes de começar o seu trabalho, sendo que algumas dessas máquinas requerem um equipamento como o pedal para poder liberar ou cortar a energia.

Tinta

As tintas de tatuagem são essenciais, uma vez que sem elas também não será possível dar conclusão ao trabalho.

No entanto, é vital que o tatuador utilize apenas tintas de qualidade, uma vez que elas ficarão em contato direto com a pele.

Sendo assim, deve-se procurar sempre as tintas que a Anvisa libera para essa finalidade.

Saiba Mais:

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.