fbpx

 Por que tatuar? Por qual motivo as pessoas se tatuam?

Curitiba, 12 de outubro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Você já parou para se perguntar sobre por que tatuar? A verdade é que ainda há muitas pessoas que procuram sentido nesse tipo de modificação corporal.

Afinal de contas, a cada dia que passa, as tatuagens vêm se tornando muito mais comuns, em especial entre os jovens.

No entanto, esses mesmos jovens fazem com que outras pessoas se perguntem sobre por que tatuar. Quais são as razões para tomar esse tipo de atitude?

Mesmo porque, há décadas atrás, a tatuagem era um símbolo marginalizado, sendo que apenas as pessoas que ficavam à mercê da sociedade é que tinham, bem como:

  • Meretrizes;
  • Marinheiros;
  • Trabalhadores braçais;
  • Viciados etc.

Entretanto, o entendimento e as técnicas que se tinham eram outras, o que fazia com que muitos desenhos fossem bem rudimentares, sem muita perfeição e, até, sem qualquer condição de higiene.

Contudo, à medida que o tempo passou, novas formas de enxergar esse tipo de arte começou a nascer, em especial no ano de 1959, com o dinamarquês chamado Knud Harald Lykke Gregersen.

Na época, ele decidiu montar um estúdio profissional, bem na beira do cais santista, onde começou a fazer uma da icônica máquina de tatuar.

Devido a todo o cuidado, higiene e personalidade que empunhava em todas as suas criações, isso acabou chamando atenção de muitas pessoas, trazendo cada vez mais adeptos.

Tanto é que, hoje em dia, chegamos em uma época que é exceção aqueles que não têm ao menos uma tatuagem. Certo, mas por que tatuar? É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo.

cc17b9155f0246f895ab2616ba6fd281

Por que tatuar? Quais são as razões para fazer essa modificação no corpo?

Hoje em dia, as modificações corporais como as tatuagens não carregam mais o selo de serem permanentes, uma vez que há processos para fazer a remoção.

No entanto, a verdade é que esses procedimentos costumam ser um tanto caros e até bem dolorosos. Então, ainda que seja algo possível, ainda assim é algo fora de cogitação para muitas pessoas.

Então, sabendo que é algo que irá ficar para sempre em sua pele, praticamente, por que tatuar? Por que razão as pessoas procuram por um estúdio de tatuagem para fazer isso?

É claro que isso pode variar muito de pessoa para pessoa, haja vista que cada um detém os seus próprios motivos. Mas, no geral, os motivos são os seguintes:

Beleza, reconhecimento ou superação

De acordo com alguns estudos em psicobiologia, é possível afirmar sim que há alguns fatores que fazem com que a pessoa faça alguma tatuagem por conta da forma com que entende a si mesma, além de seus valores pessoais.

Além disso, a própria neurobiologia também estabelece algumas relações sobre as razões que fazem com que as pessoas queiram eternizar traços ou figuras em suas próprias peles.

Ademais, não há como deixar de falar das pessoas que usam essas modificações como uma artimanha para se sentirem mais belas, atraentes ou sexys, por exemplo.

Também há pessoas que, depois de passarem por alguma situação traumática, acabam tendo o ímpeto de se tatuar, como um símbolo de superação.

As pessoas se tatuam para ficar mais bonitas

Como já mencionado, há uma série de pessoas que fazem alguma tatuagem para se sentirem mais bonitas.

E isso ocorre por uma série de motivos. Às vezes, o indivíduo possui algumas cicatrizes da qual não se orgulha.

Além disso, não podemos deixar de falar do fato de que há mulheres que cobrem estrias com tatuagens, também.

Tudo isso é capaz de aumentar a autoestima, fazendo com que a pessoa se sinta mais bonita e confortável consigo mesma.

Então, nesse caso em específico, a pessoa nem sempre se preocupa em fazer uma tatuagem que lhe represente, apenas quer fazer algo que julgue ser bonito.

Muitas das pessoas, esses tipos de pessoas se consideram um quadro a se preencher. Em vista disso, apenas querem usar tatuagens como se fossem adornos para melhorar a sua estética.

E, na verdade, não há qualquer problema com isso, desde que se tenha a preocupação de encontrar um profissional que siga todos os protocolos de higiene para estúdios de tatuagens.

Para marcar valores pessoais

Outra razão pelas quais as pessoas se tatuagem é devido a necessidade de querem imprimir algum valor pessoal, de modo que ele fique gravado para sempre.

Nesse caso, a pessoa se vê como integrante de um campo social, por assim dizer, onde todos estão jogando o mesmo jogo e, portanto, todos se submetem às mesmas normas.

Sendo assim, a tatuagem é capaz de representar um valor mais sólido, como alguns princípios que norteiam a sua conduta.

Portanto, ela tem uma maior tendência a demorar a se tatuar, haja vista que apenas aceita colocar em seu corpo algo que a represente, de verdade.

Ou seja, cada tatuagem conta uma história de si mesmo, já que cada pedaço a representa, de alguma forma.

A pessoa tende a colocar apenas símbolos que representam os critérios de tomada de decisão, a qual deve considerar quando sob pressão.

É nesse contexto que se encaixam as tatuagens de cunho religioso e supersticiosas, como amuletos, símbolos sagrados e coisas semelhantes.

Para delimitar pertencimento a um grupo

Ainda que muitos afirmem que não, a verdade é que a tatuagem é sim uma forma de mostrar que pertence a um determinado grupo.

No Japão, por exemplo, os Yakuzas estampam algumas tatuagens como uma forma de identificar que pertencem a um grupo.

E, nos primórdios da tatuagem, esse era justamente o intuito: mostrar que um indivíduo faz parte de uma determinada casta social, por assim dizer.

Mas, trazendo para o mundo atual, é normal ver pessoas que querem fazer uma tatuagem que simbolize o rock para se sentir parte ou pertencente desse grupo.

No entanto, a necessidade de querer fazer parte de algum grupo não se restringe apenas aos jovens, mas a pessoas de qualquer idade.

Por que dizem que se tatuar “vicia”?

Uma outra razão do por que tatuar é devido ao fato de “viciar”, ao menos segundo as pessoas. Será mesmo que é possível que isso ocorra?

Na verdade, o fato é que todo ser humano é uma pessoa potencialmente adicta, sendo que todos estão suscetíveis a desenvolver algum hábito.

No entanto, a verdade é que há tanto hábitos saudáveis quanto aqueles que são viciosos. Então, pode-se afirmar que a sensação de estar sendo tatuado pode sim viciar, já que é uma forma de prazer, para muitos.

Além disso, há pessoas que nascem com uma certa tendência genética para desenvolver algum tipo de comportamento. Por consequência, pode se habituar ao ato de tatuar.

É claro que não é em todas as pessoas que isso ocorre, mas há pessoas que sentem um certo prazer na dor de serem tatuadas ou ao fazer um piercing.

cc17b9155f0246f895ab2616ba6fd281

Saiba Mais:

Gilson Rodrigues de Siqueira

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Visão Tatto site seguro

CNPJ 48.934.883/0001-33
©2023. Visão Tattoo. Todos os direitos reservados.
Este site é uma publicação da Visão Tattoo, que é responsável por todo o conteúdo, conforme descrito e qualificado em detalhes nos Termos de Uso.
O uso deste site constitui a aceitação de nosso Termos de Uso,  Políticas de Privacidade e Declaração de Cookies.
Termo de Uso | Política de Privacidade e Declaração de Cookies

Sua Atitude
na pele

Fale Conosco no WhatsApp!
Atendimento Personalizado, Produtos & Serviços Exclusivos.

tatuagem oriental Curitiba