Por que fazer tatuagem? Descubra alguns motivos

por que fazer tatuagem

Curitiba, 22 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Você já se perguntou por que fazer tatuagem? A verdade é que cada vez mais pessoas estão se tatuando, mas você sabe o que as motiva a fazer isso?

Não há como negar que essa é uma arte milenar, onde os povos arcaicos costumavam marcar os seus corpos, a fim de não se esquecerem de algo, por exemplo.

Antigamente, muitos faziam das tatuagens um verdadeiro itinerário. Ou seja, costumavam marcar em seus corpos os locais por onde passavam, mulheres que amavam, perigos pelo caminho etc.

No entanto, sabe-se que hoje em dia a motivação para se tatuar nem sempre são essas. As pessoas se sentem muito mais livres para fazer alguma marcação no corpo.

É verdade que ainda existem certos preconceitos a respeito da tatuagem, mas dia após dia as pessoas estão começando a entender melhor esse assunto.

Então, diante de toda essa revolução, onde as pessoas estão aceitando com mais facilidade, é comum que você queira saber por que fazer tatuagem.

Fato é que há vários motivos que corroboram para que você siga firme nessa decisão, mas também têm alguns ensinamentos dos quais você precisa ter noção.

Zelar pela saúde, bem-estar e segurança também são pontos que se relacionam com as tatuagens. Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre todos os detalhes vitais a respeito desse assunto.

Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!

Por que uma pessoa faz tatuagem?

Antes de falarmos sobre por que fazer tatuagem, pode ser interessante que você entenda sobre as motivações que muitas das pessoas têm para tomar essa atitude.

E a verdade é que há uma série de respostas para essa simples pergunta, mesmo porque cada pessoa pode ser motivação diferente.

No entanto, a verdade é que, independente do motivo ou das artes que se escolheu para tatuar, essa ação tem uma certa função com a autoestima. Ou seja, de completar algo que falta.

Para muitos, a tatuagem se trata de uma forma de nos tornarmos inteiros. Inclusive, para muitas pessoas, no inconsciente, elas também funcionam como um amuleto, reafirmando coragem, poder e determinação.

E a verdade é que não importa os motivos, todas as pessoas que tatuam tem o desejo de se sentirem especiais e diferentes.

No caminhar da vida, é normal passar por algumas situações e emoções. Sentimo-nos felizes, tristes ou superamos alguma barreira ou dificuldade.

E há pessoas que visam marcar esse momento para sempre. Ter a marca do que a vida lhe proporcionou. Por isso, marcam na pele, transformando os sentimentos em algo palpável.

Fora isso, de acordo com um estudo feito pela The Harris Poll, a grande maioria das pessoas afirmam não se arrependerem de terem feito uma tatuagem. Além disso, 3 em cada 10 afirmam que a tatuagem os fazem sentir:

  • Sexys (30%);
  • Rebeldes (25%);
  • Saudáveis (9%);
  • Inteligentes (8%);
  • Atléticos (5%).

Ou seja, para muitas pessoas, o motivo de se tatuar está diretamente ligado com como eles sentem em relação a aparência e autoconfiança.

E, com técnicas, tatuadores mais especializados e equipamentos mais modernos, torna-se possível fazer artes perfeitas, com qualidade de traço e cor.

Por que fazer tatuagem? Confira 10 motivos

Agora que você entendeu um pouco mais sobre esse assunto, é interessante respondermos o por que fazer tatuagem. Dentre os vários motivos, elencamos esses 10:

1) Apreciar a tatuagem como sendo uma forma de expressão artística e, ao invés de expor em uma parede, é possível tê-las em seus corpos.

2) Usar a tatuagem para fidelizar a ligação a um grupo: banda de rock, astro pop, time de futebol etc.

3) Uma boa forma de homenagear um familiar ou alguma outra pessoa importante em sua vida.

4) Expressar, através de uma nova tatuagem, um novo momento em sua vida, como o nascimento de um filho, conquista pessoal, viagem especial e coisas do tipo.

5) Como uma forma de lembrar de todas as suas conquistas. Para autoafirmação.

6) Por enxergar a tatuagem como um acessório que valoriza o visual, tanto quanto um piercing. Ou seja, deixa mais descolado e “cool”.

7) Para usar como uma fonte de inspiração diária, como pensamentos, frases e coisas semelhantes.

8) Fazer uma tatuagem para manter o laço com uma pessoa eterna. Nesse caso, as duas pessoas podem fazer tatuagens iguais ou que se complementam. É mais comum entre amigos, familiares e cônjuges.

9) Por se tratar de um momento divertido e agradável entre amigos.

10) Simplesmente porque a tatuagem lhe agrada. Então, faz-se uma por livre e espontânea vontade, consciente do que representa.

O que preciso saber antes de fazer a tatuagem?

Agora que você já leu sobre alguns motivos do por que fazer tatuagem, ainda existe a necessidade de ter certas noções a esse respeito.

Mesmo porque, como todo mundo já deve ter lhe falado, a tatuagem é para sempre e, por isso, é importante que você tenha alguns cuidados, até mesmo para evitar que você se arrependa no futuro.

Essa é uma decisão do qual se faz necessário tomar com certa diligência. Então, alguns cuidados que você deve ter, são os seguintes:

1. Mature a ideia

Hoje em dia, muitas pessoas vivem a filosofia do imediatismo, mas saiba que isso só vai lhe trazer prejuízos.

Lembre-se que a tatuagem fica para sempre em seu corpo, então não vá na onda de amigos, por exemplo. Pense por você mesmo e dê um tempo para maturar a ideia.

2. Procure o estúdio certo para fazer

Você sabia que há regras para estúdio de tatuagem? Um bom profissional vai tentar se encaixar em todas elas, haja vista que essa é uma forma de garantir a segurança do paciente.

Inclusive, a boa escolha de profissional vaia evitar com que você se arrependa, haja vista que ele terá as técnicas necessárias para fazer um bom trabalho.

3. Pense na parte do corpo para a tatuagem

Se é a sua primeira tatuagem, que tal considerar fazer em uma região onde você vai sentir menos dor? Essa é uma forma até de fazer com que a experiência não seja tão traumática.

Além disso, ao pensar na parte do corpo para a tatuagem, também será uma excelente forma de escolher a arte que condiz com aquela região.

Ademais, também será possível avaliar se a exposição vai afetar a sua vida em seu ambiente de trabalho ou demais ambientes que você frequenta.

4. Cicatrização

Além de saber como escolher o profissional e a arte, é necessário que você tenha todos os devidos cuidados depois que a tatuagem ficar pronta.

Evite ao máximo tomar sol direto por pelo menos 15 dias. Além disso, utilize uma camada fina de pomada cicatrizante. E, sempre que for possível, deixe o desenho respirar.

Saiba Mais:

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.