Piercing de Titânio e Mais na Visão Tattoo

piercing titânio

Curitiba, 07 de agosto de 2023, escrito por Gilson Rodrigues. O piercing titânio conquista corações por ser um tipo de adorno leve que é durável e biocompatível. Ele pode ser usado por pessoas que têm sensibilidade a metais ele pode ser usado em diversas partes do corpo e está disponível em uma variedade de cores, estilos e formatos.

A sua segurança e sucesso estão condicionados à intervenção de um profissional qualificado e à realização do procedimento em um ambiente higienizado.

O Fascínio do Piercing de Titânio

O piercing titânio é uma peça que foi criada com base no titânio que é um metal leve e resistente, e que ganha destaque por ter biocompatibilidade. Isso significa que ele tem menor probabilidade e chances de provocar reações alérgicas em relação a metais, tornando-o a principal escolha para uso em piercings em pessoas sensíveis a alguns tipos de metais.

Estes adornos podem ser usados em diversas partes do corpo sendo elas: Orelhas, nariz, umbigo, língua, e outras partes do corpo. Ele é encontrado em uma variedade de estilos e tamanhos e em sua principal versão, a anodizada que ajuda a fazer piercing em diversas cores.

Mesmo sendo o titânio a opção mais segura e popular para os piercings, é necessário se atentar para que o procedimento seja executado por uma pessoa “profissional”, formada e competente num ambiente higienizado que irá minimizar o risco de infecção ou complicações no pós procedimento.

Por que optar pelo Piercing de Titânio?

Os piercings de titânio são bons, pois possuem diversos benefícios que que faz dele a escolha popular de muitas pessoas por alguns motivos:

Ele Tem Biocompatibilidade

O titânio é um metal biocompatível, E isso faz com que ele tenha uma menor probabilidade de provocar alguma reação alérgica na pessoa, em relação a outros materiais. O nível é um exemplo, e isso faz dele a opção mais segura para pessoas com este tipo de problema em relação a metais junto ao corpo.

Ele Tem Alta Resistência à Corrosão

O titânio é bem resistente à corrosão, e isso faz com que ele seja resistente à oxidação com o passar do tempo. Isso é especialmente relevante para piercings que são expostos a partes úmidas do corpo, como por exemplo: Piercings na língua ou no umbigo.

É Um Material Que Possui Leveza

O titânio é um metal leve, o que pode tornar o piercing mais confortável de usar, principalmente em áreas sensíveis do corpo.

Pode Se Escolher Uma Diversidade de Cores

O titânio pode ser anodizado, e isso faz com que haja a partir dele uma variedade de cores diferentes, e isso permite mais opções de personalização do que outros tipos de metais.

Lembrando que embora o titânio seja uma opção de material segura e popular, isso não isenta de que todos os piercings “devem ser implementados por profissionais qualificados” e em um ambiente preparado, que irá ajudar a minimizar o risco de infecção ou outras complicações.

Piercing de Titânio x Aço Cirúrgico: Qual a Diferença?

O piercing de titânio e o de aço cirúrgico são dois materiais populares usados em jóias diversas. Embora os dois sejam seguros para a maioria das pessoas, ainda sim, existem algumas diferenças importantes que devem ser levadas em consideração. Vamos conhecê-las?

Titânio

O titânio é um dos metais mais biocompatíveis existentes, ele é o material menos provável de causar uma reação alérgica em você. É uma ótima escolha para pessoas com pele sensível ou alergias a metais de diversos tipos.

O titânio é um metal leve que torna o piercing muito confortável de se usar. O titânio é resistente à corrosão, ele não enferruja nem descolore com o passar do tempo. O titânio pode ser anodizado e isso faz com que ele seja encontrado em uma variedade de cores.

Aço Cirúrgico

O aço cirúrgico é um tipo de aço inoxidável e ele é durável e resistente à corrosão. O aço cirúrgico contém uma pequena quantidade de níquel que é uma das causas comuns de alergias a metais.

O níquel é normalmente envolvido em uma camada de cromo que impede que ele entre em contato com a pele, minimizando a chance de uma reação alérgica. Mesmo com isso, ainda há pessoas que desenvolvem alergia severa ao níquel, para essas pessoas é recomendável optar pelo titânio.

O aço cirúrgico tende a ser mais barato que o titânio, porém, ele pode causar alguns problemas em pessoas que têm alergia ao níquel, por exemplo. Se você não tem alergia a isso, poderá fazer o uso normalmente.

Qual a Melhor Jóia Para Piercing?

A melhor jóia para piercing dependerá muito de fatores que incluem: A parte do corpo onde o piercing é colocado, a sensibilidade da pele a diferentes materiais e as preferências estéticas pessoais. Aqui estão alguns dos tipos de jóias mais recomendados para piercings:

Titânio

O titânio é um dos metais mais seguros para piercings devido à sua biocompatibilidade. Ele é leve, resistente à corrosão e pode ser anodizado em várias cores.

Aço Cirúrgico

Este é outro material muito usado para jóias em piercings. Ele é resistente e durável, e mesmo contendo uma pequena quantidade de níquel. A maioria das pessoas pode usar aço cirúrgico sem problemas, mas aqueles com alergias a metais devem preferir o titânio.

Ouro Sólido

O ouro de 14 ou 18 quilates, sem ser banhado, é uma boa opção para jóias de piercing, especialmente para pessoas que preferem um visual mais próximo e ligado ao tradicional. Porém ele é mais caro, e pode não ser a melhor escolha para pessoas com um orçamento menor.

Nióbio

Este é um metal hipoalergênico e biocompatível da mesma forma do titânio. Ele também pode ser anodizado em desenvolvido em várias cores.

PTFE ou Teflon

Este é um tipo de plástico biocompatível que é bem flexível e resistente à corrosão. É a melhor escolha para piercings orais ou outros piercings que requerem um material mais flexível. Não faça o uso de joias feitas de materiais de baixa qualidade como: Ouro banhado em Prata Esterlina.

Não faça uso de qualquer tipo de jóias com níquel pois ele normalmente causa reações alérgicas e infecções.

Como Estilizar o Seu Piercing de Titânio?

Existem algumas maneiras de adicionar estilo e personalidade ao seu piercing de titânio: O titânio pode ser anodizado em uma variedade de cores, que permite a você escolher uma cor que combine com sua personalidade, seu estilo e até mesmo a cor de sua roupa.

Se você tem vários piercings pelo corpo, procure criar um visual que combine. Escolha as joias que combinam entre si ou que crie um constante. Existem muitos estilos de jóias de titânio disponíveis, desde designs simples até peças mais elaboradas com gemas ou desenhos únicos.

A escolha do design ajuda a desenvolver e expressar a sua personalidade e adicionar estilo ao seu piercing. Uma maneira de adicionar ainda mais estilo ao seu piercing é combiná-lo com uma  tatuagem que tenha algo relacionado.

Conclusão

Quando você for escolher entre o titânio e o aço cirúrgico, se atente para o seguinte: Procure levar como resultado o seu gosto pessoal e possíveis alergias a metais. Escolha uma joia para uso como piercing que combine com a parte do corpo que você vai implementar, e verifique a sensibilidade da pele para não atrapalhar no seu dia a dia.

Saiba Mais:

     Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.