Sumário
ToggleCuritiba, 07 de agosto de 2023, escrito por Gilson Rodrigues. Está interessado em colocar um piercing aço cirúrgico em você? Mas, você sabe o que é aço cirúrgico e o porque ele é o melhor tipo para se colocar no corpo da maioria das pessoas? Quer saber tudo sobre isso? Continue a leitura desta matéria!
O piercing aço cirúrgico é um tipo de jóia corporal feita de um material específico chamado aço inoxidável 316L e ele é conhecido no dito popular como aço cirúrgico.
Ele é popularmente usado para joias corporais, principalmente em piercings devido à sua resistência à corrosão, e faz com que ele tenha muita durabilidade e segurança quando está em contato com a pele humana.
O aço cirúrgico é hipoalergênico, o que significa que é menos provável que cause uma reação alérgica em comparação com outros tipos de materiais em contato corporal. Mas, algumas pessoas ainda podem ser alérgicas a este material.
É sempre bom que se faça um teste de alergia antes de usar qualquer jóia corporal para evitar complicações. Outra vantagem do aço cirurgico é que ele é fácil de manter e mantê-lo limpo. Quando você for comprar um piercing de aço procure verificar se o material é realmente aço cirúrgico “316L”.
Isso é importante pois ajudará a evitar infecções e garantir que o piercing permaneça em boas condições por muito tempo. Uma coisa a se notar é que nem todos os aços inoxidáveis são considerados “aço cirúrgico“.
A resposta é: Sim! É possível fazer o uso de piercings de aço cirúrgico normalmente, pois esse material é comumente usado em jóias para piercings diversos. Ele é conhecido por suas propriedades “hipoalergênicas”, onde há menores chances dele causar reações alérgicas em comparação a outros materiais.
Embora seja raro de se acontecer, é importante lembrar que algumas pessoas podem ter uma sensibilidade/alergia ao uso de aço cirúrgico. Essas reações ocorrerem porque o aço cirúrgico, mesmo que em sua maior parte seja composto por ferro e carbono, ele também pode conter pequenas quantidades de outros metais como por exemplo:
O níquel, material este que algumas pessoas são alérgicas.
Se você nunca fez o uso de um piercing, ou se você sabe que tem uma pele sensível e é alérgico a certos materiais, recomendamos conversar com profissionais da área antes de colocar um piercing de aço cirúrgico.
E para garantir que você está adquirindo suas joias de um vendedor confiável e que o produto é de alta qualidade, procure pedir um certificado. Lembre-se de que os cuidados adequados com o piercing são necessários para prevenir infecções.
Procure manter a área onde o piercing foi colocado sempre limpa. Evitar manuseá-lo com as suas mãos sujas porque isso poderá te trazer infecções e causar problemas sérios. Você terá com isso uma série de gastos pequenos e desnecessários, ou seja, não vale a pena correr o risco.
O piercing de aço cirúrgico tem alguns diferenciais, pois ele possui uma série de coisas que o tornaram a melhor opção é a mais popular, Alguns motivos são os seguintes:
O aço cirúrgico é um material hipoalergênico sendo ele algo usado para não causar uma reação alérgica se comparado com outros tipos de metais. Porém, é bom lembrar que algumas pessoas ainda sim são sensíveis a ele.
O aço cirúrgico é muito resistente e ele não oxida ou desbota com o passar do tempo. Isso se converte em durabilidade, já que os piercings de aço cirúrgico duram muito mais tempo se forem bem cuidados.
O aço cirúrgico é um material fácil de limpar, sua manutenção é feita rapidamente, ajudando você a manter manter os piercings limpos e livres de infecções.
Os piercings de aço cirúrgico têm um brilho prateado único que muitas pessoas acham atraente. Existem vários tipos disponíveis em uma variedade de estilos e designs, ou seja, eles são versáteis para agradar diferentes gostos e preferências de grupos e pessoas.
Se compararmos com joias feitas de ouro ou prata, o aço cirúrgico é muito mais acessível. Lembrando que apesar de todas as vantagens o aço cirúrgico ainda pode causar reações em pessoas com sensibilidade ou alergia.
É sempre recomendável que você procure consultar um profissional antes de colocar um piercing, especialmente se você nunca fez uso antes.
Tanto o aço cirúrgico quanto o titânio são materiais seguros para uso como jóias corporais. Cada um deles tem vantagens e desvantagens e a escolha entre um ou outro irá depender das necessidades e preferências de cada um.
Aço Cirúrgico
O aço cirúrgico é a opção mais popular e econômica, pois ele é durável e resistente à corrosão, além de possuir um brilho legal. Ele é considerado hipoalergênico, mas existem pessoas que ainda podem ter várias reações alérgicas ou sensibilidades a ele, por ter pequenas quantidades de níquel.
Titânio
O titânio é considerado entre todos o mais seguro para pessoas com pele sensível e que tenham alergias. Isso se dá porque ele é completamente livre do níquel. Ele é extremamente durável e leve, tornando-o confortável para quem irá fazer uso prolongado.
O titânio é mais resistente à corrosão do que o aço cirúrgico e ele é anodizado, o que cria jóias de várias cores. Porém existe uma desvantagem no titânio, é que ele tem um valor elevado de matéria prima e produção, deixando-o mais caro do que o aço cirúrgico.
Se você tem pele sensível ou alergia ao níquel, o titânio é a melhor opção para você. Já o aço cirúrgico é a melhor escolha para quem pensa nos custos mais acessíveis. Independentemente do material que você vai escolher, procure comprar suas jóias de um vendedor sério para garantir que você está recebendo um produto de qualidade e procedência.
Se você deseja parecer mais estiloso com um piercing de aço cirúrgico siga estas dicas:
Escolha do Design: Optar por um design que combina com a sua personalidade e estilo pode ajudar a destacar o piercing. Existem muitos designs diferentes disponíveis, desde os mais simples e discretos até os mais ousados e extravagantes.
Localização: A localização do piercing também pode contribuir para o seu estilo. Algumas localizações populares para piercings incluem o nariz, orelhas, umbigo, sobrancelhas e lábios. Escolha um local que você acha que complementa suas características e estilo.
Combinação com Outras Joias: Você pode coordenar seu piercing de aço cirúrgico com outras joias que usa. Se você tem um piercing na orelha, pode escolher brincos que combinem ou complementam o piercing.
Cuidados com a aparência: Mantenha seu piercing limpo e bem cuidado para que sempre pareça bom. Um piercing sujo ou mal cuidado não só pode levar a infecções, mas também pode estragar a sua aparência.
Sobre a tatuagem, é uma outra forma de expressão corporal que pode ser coordenada com piercings para criar um visual único.
Coordenação de Temas: Se você tem uma tatuagem de um certo tema, pode escolher um piercing que complementa esse tema. Se você tem uma tatuagem de um leão, pode escolher um piercing com um design de leão ou algum elemento que remeta ao tema.
Localização Combinada: Se você planeja fazer uma tatuagem e um piercing, pode considerar ter ambos no mesmo local do corpo. Um piercing na orelha pode ser complementado por uma tatuagem atrás da orelha.
Contraste de Estilos: Às vezes, contrastar o estilo de suas tatuagens com o estilo de seus piercings pode criar um visual interessante. Tatuagens delicadas podem contrastar bem com piercings mais pesados ou industriais.
Saiba Mais:
Gostou desse artigo?