Piercing no Umbigo: Dicas, Modelos e Cuidados Necessários

Curitiba, 3 de dezembro de 2018, escrito por Gilson Rodrigues. O piercing no umbigo está entre os mais populares no mundo todo. Como é implantado em um local onde não existe qualquer tabu, é aceito mais normalmente. Também pelo fato de muitas celebridades ostentarem o acessório, o piercing se torna bastante sexy, principalmente quando a mulher mantém o corpo bem enxuto.

Embora seja moda atualmente, colocar um piercing no umbigo não é novidade. Desde o Egito Antigo, as mulheres e concubinas dos faraós já o ostentavam e, com o tempo, ele foi se popularizando, sendo um acessório também comum na Índia e, mesmo não havendo contato entre as civilizações, entre os maias, na América Central.

No Brasil, a grande onde do piercing começou na década de 1990, fazendo com que o piercing se tornasse um estilo, principalmente entre as mulheres mais famosas, já que é um acessório que combina principalmente com roupas de verão.

Desde o começo dos anos 2000, não entanto, houve uma pequena queda, mas atualmente o piercing no umbigo voltou à moda, tornando-se uma tendência principalmente no verão, uma vez que dá um toque especial no corpo feminino, tornando-o mais atraente e sensual.

Cuidados Com o Piercing no Umbigo

piercing no umbigo

Antes de colocar um piercing no umbigo, tenha em mente que você precisa ter mais de 18 anos. Caso contrário, vai precisar da autorização de seus pais. Além disso, é preciso saber se o acessório não vai interferir em nada na sua vida.

Se sua decisão é final, procure o estúdio com cuidado, analisando se o body piercer tem a experiência necessária, consultando pessoas que já colocaram piercing no local e se o estúdio mantém as condições de higiene necessárias.

Lembre-se que se trata de um procedimento que exige a aprovação da vigilância sanitária e que o certificado deve estar à vista. Além disso, é preciso também saber se o material usado é descartável e se a joia que será implantada está esterilizada.

O piercing é colocado através de uma perfuração feita de forma rápida e direta, e o furo vai depender do estilo de piercing que você escolheu. Se você tem medo de dor, fique sabendo que praticamente não dói nada. Algumas pessoas sentem um pouco de desconforto, mas é bastante rápido.

Depois de higienizada a perfuração, você vai sentir uma leve pressão e ardor com a implantação da peça, mas é algo bastante comum e, em poucas horas, você não sentirá mais nada. A seguir, é só tomar os cuidados com a higiene para evitar problemas ou infecções.

Depois de limpo, você sentirá uma leve pressão e um ardor com a colocação da joia, mas isso é comum e passa depois de algumas horas. A partir daí, é só cuidar para que a área fique livre de problemas, como inflamações e infecções.

Alguns cuidados precisam ser tomados com o piercing no umbigo, principalmente pela sua localização. É preciso higienizar corretamente para evitar inflamações ou qualquer complicação. Se você pretende implantar uma joia em seu umbigo, preste atenção nas recomendações:

  • Evite tocar no piercing. Se precisar mexer na região, lave as mãos com sabonete antibacteriano;
  • Nunca remova a joia do umbigo até que a cicatrização esteja completa. Ele só pode ser removido se houver qualquer complicação, como rejeição ou inflamação;
  • Quando for tomar banho, não deixe que produtos de higiene corporais caiam sobre ele, principalmente shampoo ou condicionador;
  • Nos primeiros dias de pois de implantado o piercing, procure não dormir de bruços. Você pode colocar alguns travesseiros de apoio para não rolar durante a noite;
  • Não use roupas muito apertadas e, enquanto o piercing não cicatrizar dê preferência a tecidos mais leves. Evite também usar cintos ou acessórios que possam pressionar o local;
  • A limpeza deve ser feita todos os dias, usando um algodão embebido em solução salina ou em qualquer substância indicada pelo body piercer;
  • Durante a cicatrização, evite bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, que podem retardar esse processo.

Como Fazer a Limpeza do Piercing no Umbigo?

A principal coisa a fazer durante a cicatrização é limpar bem o local, procurando evitar coceira, inflamação, queloides e infecção. Os cuidados de limpeza devem ser feitos com frequência.

Nos primeiros dias, lave bem o local durante o banho, usando um antisséptico com algodão, evitando roupas apertadas, como já informamos anteriormente. Tome também cuidado com a alimentação, evitando alimentos que exigem digestão mais lenta e dando preferência a alimentos que contenham cálcio, potássio e zinco.

Se tiver qualquer dúvida, consulte o seu body piercer. Ele saberá como orientar os cuidados que você vai precisar manter enquanto dura o processo de cicatrização e, se tiver qualquer infecção, não hesite em procurar um médico.

Inflamação no Piercing no Umbigo: Cuidados Necessários

piercing no umbigo

Se você sentir vermelhidão ou desconforto na região do umbigo, pode ser o início de uma infecção. Nesse caso, é preciso tomar mais cuidado. A inflamação normalmente acontece por falta de higiene no local, mas, quando bem tratada, não irá causar qualquer problema.

Se a inflamação estiver apenas começando, basta fazer compressa com sal marinho e água morna, mas, se não tiver resultados, procure ajuda médica para começar um tratamento, evitando maiores riscos à sua saúde.

Evite usar cremes ou outras soluções caseiras que possam prejudicar a inflamação. Nesses casos, sempre é bom contar com orientação profissional.

Lembre-se que é importante que, depois da perfuração, seja usada uma joia de aço inoxidável, evitando aquelas produzidas com plástico ou níquel, que são mais perigosas.

O umbigo é uma região úmida e de difícil limpeza e está mais propenso a infecções e inflamações causadas por fungos e bactérias. Em razão disso, é preciso sempre observar o local para evitar qualquer problema.

Os sintomas de infecção do piercing no umbigo são fáceis de perceber:

  • Vermelhidão, que não é comum quando a perfuração é feita com material esterilizado;
  • Pele escura: se isso começar a ocorrer, procure o body piercer para verificar se não está começando um processo de inflamação;
  • Inchaço: mesmo que seja um pequeno inchaço, existe chance de infecção;
  • Dor: se você sentir dor ao tocar no local, procure o body piercer;
  • Pus: é o sinal mais evidente de que existe inflamação. Se o pus é branco, é possível fazer o tratamento em casa, mas quando ele se torna esverdeado ou amarelado, a situação é mais complicada;
  • Queimação e ardência: é comum sentir alguma dor nos primeiros dias, mas se houver queimação e ardência, também é sinal de complicação.

Esses cuidados são necessários para evitar complicações no piercing no umbigo. Se você não tomar os cuidados necessários, poderá começar a sentir calafrios e febre e isso é sinal de que deve procurar um hospital.

Outro cuidado a ser tomado com o piercing no umbigo são os queloides. Queloides acontecem geralmente em cicatrizes, podendo crescer e deixar o local com aspecto ruim. Normalmente, eles não doem, são benignos e não contagiosos, mas prejudicam a estética. Se, por acaso, você tiver esse tipo de problema, é preciso procurar um dermatologista para fazer sua remoção.

Os problemas que apresentamos podem ocorrer desde que você não tome os cuidados necessários com a higiene. Portanto, se sua intenção é colocar um piercing no umbigo, siga sempre as orientações do profissional que o implantou. Se tiver dúvidas, retorne ao estúdio e fale novamente com ele.

Tomando o cuidado de limpar pelo menos três vezes ao dia, secando com um algodão e passando um cotonete com soro fisiológico, você não terá qualquer problema. Além disso, procure sempre mover o piercing para evitar a formação de crosta no local. A crosta não é sinal de inflamação, mas sim de evolução da cicatrização.

Piercing no Umbigo é Só Uma Onda da Moda?

O piercing no umbigo é uma moda que, como todas as outras, vão e retornam. Normalmente, coisas que fizeram sucesso se tornam novamente parte da rotina das pessoas e esse tipo de acessório não é diferente.

Contudo, ainda é algo bastante sensual, principalmente quando a mulher usa blusas mais curtas, ficando com a barriga de fora. Desse jeito, o piercing chama muito a atenção e oferece um upgrade visual.

Se você pretende colocar um piercing no umbigo, a primeira coisa a pensar é que quem faz sua moda é você própria. Como todo mundo, é certo que você quer se sentir bem e mostrar sua personalidade.

Falando sobre sentir-se bem, não se preocupe se você está um pouco acima do peso. O piercing no umbigo é um acessório bastante versátil e muito democrático, ou seja, é indicado para qualquer estilo e tipo físico.

Dúvidas Sobre o Piercing no Umbigo

piercing no umbigo

Algumas dúvidas podem surgir com o piercing no umbigo, principalmente quando a mulher fica grávida. De acordo com os especialistas, não é recomendado ter um piercing nesse local durante a gravidez. Se a mulher já o tem, deve retirar o acessório para evitar que o orifício fique maior.

Também é indicado retirar o piercing para evitar o desenvolvimento de estrias, só o colocando novamente depois do parto.

Se você tiver o piercing e quiser retirá-lo, não se preocupe. Normalmente a cicatriz se torna imperceptível. Portanto, não há razão para se preocupar, uma vez que ninguém vai perceber que você retirou o piercing.

Além disso, a região do umbigo não fica sempre a mostra e, mesmo que você esteja de blusa curta ou de biquíni, muito dificilmente alguém vai ficar observando seu umbigo.

Tipos de Piercing no Umbigo

Existem diversos tipos de piercing no umbigo que você pode usar. Entre os mais usados, selecionamos os seguintes:

  • Tradicional, que é o mais comum, implantado acima do umbigo, geralmente com formato de barra, muito discreto, podendo ter um pingente para destacar melhor a joia;
  • Invertido, que é colocado na parte abaixo do umbigo, ficando ao contrário do tradicional;
  • Duplo, que é implantado tanto acima quanto abaixo do umbigo, deixando um visual mais interessante e diferente do tradicional;
  • Vertical e horizontal, ou surface, um modelo que precisa ser implantado com furos na vertical e na horizontal, criando um desenho igual a um triângulo;
  • Falso, ou fake, que é o piercing de pressão, não precisando de perfuração para ser colocado. É uma opção interessante para ocasiões especiais, dando mais destaque ao visual e podendo ser retirado.

Modelos de Piercing no Umbigo

piercing no umbigo

Entre os modelos disponíveis de piercing no umbigo, você vai encontrar uma série de opções, como pode acompanhar a seguir:

  • Pedra, que é um dos mais comuns e mais encontrados atualmente;
  • Bolinha, que é um modelo bem discreto, principalmente para quem está usando pela primeira vez;
  • Argola, escolhido por mulheres que preferem um estilo especial;
  • Âncora, geralmente em formatos os mais diversos, com um modelo cheio de significados;
  • Estrela, um tipo bem descolado de piercing, que chama mais a atenção;
  • Filtro dos sonhos, um modelo que dá muito destaque e cheio de conceito espirituais;
  • Borboleta, um modelo diferente, bastante chamativo;
  • Caveira, uma escolha para mulheres mais descoladas e com bastante personalidade;
  • Coração, uma opção bastante clássica, apresentada em diversos modelos.

Com relação aos modelos, basta saber escolher e usar a criatividade. Você vai encontrar as mais diferentes joias, inclusive em ouro, que são mais caros, mas que tem maior duração e demonstram mais luxo e ostentação.

Piercing Masculino no Umbigo Também Pode?

Não é tão comum a gente ver homens com piercing no umbigo, pelo menos no Brasil. No entanto, em muitos países ele é bastante usado, não sendo encarado com maus olhos ou com preconceito.

Na verdade, o que vale é o que a pessoa gosta. Vai depender do estilo do homem e da sua vontade. Em rapazes malhados, com barriga tanquinho, a joia fica bem interessante e, certamente, chama muito a atenção.

Se você se interessou por piercing no umbigo, talvez tenha também tenha interesse em micropigmentação de sobrancelha. Para isso, preparamos outro post bastante interessante.

Saiba Mais:

     Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.