Piercing na Cartilagem: Principais Dúvidas Respondidas

Nosso artigo é para quem está pensando em fazer um piercing na cartilagem e ainda tem muitas dúvidas sobre o procedimento e cuidados.

 

Por isso, se você deseja saber tudo sobre o piercing na cartilagem, fique com a gente e tire suas principais dúvidas.

 

 

piercing-na-cartilagem2

 

Vamos lá?

 

As Principais Dúvidas Sobre Piercing na Cartilagem

 

Com a expansão da informação por meio da internet, muitas informações erradas se propagam facilmente, as famosas fake news. E, isso ocorre em assuntos que envolvem a colocação de piercing na cartilagem.

 

Muitos mitos se espalharam e com isso muita informação errada é considerada verídica, prejudicando os profissionais dessa área e, principalmente, aquelas pessoas que desejam colocar um piercing na cartilagem.

 

Por isso, fizemos um guia completo com as perguntas mais frequentes sobre a procedimento de colocação de piercing na cartilagem, para você se informar direito e, assim, poder tomar a melhor decisão.

 

Continue nos acompanhando e tire todas as suas dúvidas sobre piercing na cartilagem.

 

Perguntas e Respostas

 

O que é cartilagem?

 

A cartilagem ou tecido cartilaginoso é formado basicamente de um tecido conjuntivo, mais rígido que os outros tecidos do corpo, sua cor pode ser branca ou acinzentada e pode se aderir às articulações dos ossos.

 

E, além da articulação dos ossos, podemos encontrar esse tecido no corpo humano, como na ponta do nariz e na orelha.

 

Por ser uma área avascular, a cicatrização de ferimentos na cartilagem pode ser mais demorada. Portanto, no tecido cartilaginoso, não existe a presença de nervos, vasos linfáticos e vasos sanguíneos.  

 

Por isso que quando ocorre a perfuração de algumas áreas do nariz e da orelha você não encontra a presença de sangue.

 

Quais Partes do Corpo São Feitas de Cartilagem?

 

Podemos encontrar a cartilagem na superfície das articulações e externamente, a cartilagem se faz presente no nariz e na orelha. Portanto, quem deseja colocar um piercing na cartilagem, opta pelo piercing no nariz ou orelha.

 

Furar a Cartilagem Dói?

 

A dor é algo relativo, cada pessoa sente um nível de dor. Tem pessoas que odeiam tirar sangue porque a “picada” da agulha dói muito, enquanto outras nem sentem a “picada”.

 

Furar a cartilagem doí sim, mas é uma dor que se sente só na hora do furo, não é uma dor constante ou latejante.

 

Se isso acontecer, procure o profissional que realizou a perfuração.

 

Ainda, existem aquelas pistolas de farmácia, onde o barulho do furo assusta mais do que dói. Mas, não recomendamos esse procedimento.

 

Ele é muito invasivo e em alguns lugares se tornou proibido esse procedimento em farmácias. Por isso, procure um estúdio de confiança para fazer o seu piercing na cartilagem.

 

Portanto, não pense na dor que você pode sentir, vá ao local com algum amigo para que ele possa te distrair e quando perceber já vai estar com o piercing na cartilagem.

 

piercing-na-cartilagem3

Quanto Tempo Posso Trocar o Brinco Cirúrgico?

 

Essa pergunta é muito importante, o brinco cirúrgico, com o qual você colocou o piercing na cartilagem, só pode ser trocado depois de no mínimo três meses. Alguns profissionais recomendam até seis meses. Uma coisa é certa, quanto mais tempo você ficar com o piercing cirúrgico melhor.

 

Esse tempo com o brinco cirúrgico é muito importante para a cicatrização do furo. Por não ser vascularizada, a região com cartilagem demora mais para cicatrizar.

 

Se você tirar o brinco antes do tempo determinado pelo seu profissional, a probabilidade de inflamar e infeccionar é muito grande.

 

Pense que você vai ter o resto da sua vida para trocar de piercing, variar de brinco o quanto quiser. Três ou seis meses da sua vida, não são nada perto do tempo que você vai ter para trocar de piercing.

 

Posso Girar o Piercing da Cartilagem?

 

Girar o piercing é fundamental para ajudar na cicatrização e na limpeza do furo. Por isso, dê giros de forma suave em todos os sentidos possíveis, pelo menos uma vez por dia ou nos momentos em que for fazer a limpeza com o produtos recomendados.

 

Ainda, se o fura na cartilagem estiver doendo muito no primeiro de colocação, procure não mexer e só efetuar a limpeza e esterilização. Porém, não deixe mais que dois dias sem girar o brinco, pois o brinco pode aderir ao furo e quando você girar poderá causar lesões.

 

Portanto, mesmo que de leve, não deixe de girar o brinco na cartilagem.

 

Como é o Procedimento de Limpeza do Piercing?

 

Afim de ajudar na cicatrização e evitar possíveis infecções, a limpeza do piercing é primordial, principalmente, no primeiro mês.

 

O procedimento de limpeza consiste em quatro etapas:

 

  • Primeira etapa: lave bem as mãos com um sabonete antibacteriano e depois, se possível passe um álcool em gel. Evite tocar qualquer coisa depois que a mãos estiver esterilizada;
  • Segunda etapa: com o auxílio de uma gaze ou cotonete, limpe em volta do piercing com soro fisiológico;
  • Terceira etapa: para desinfetar a região do furo, com um cotonete, limpe a região com Povidine ou iodopovidona, que pode ser encontrado facilmente em farmácias;
  • Quarta etapa: com um cotonete limpo e seco seque a região do piercing.

 

Esses procedimentos devem ser feitos de duas a três vezes por dia, principalmente, no primeiro mês.

 

Ainda, siga corretamente as recomendações do profissional que realizou a perfuração. Não deixe de fazer nenhuma etapa.

 

 O que acontece se não limpar corretamente a região do piercing?

 

Se você não fizer todos os procedimentos de limpeza que te foi recomendado, coisas ruins pode acontecer.

 

As bactérias presentes no ar, nos seus dedos e as própria sujeira do nariz ou orelha pode entrar em contato com a lesão que não cicatrizou e acabar infeccionando o local.

 

Em casos mais graves, se você não conseguir diminuir essa inflamação com os procedimentos de limpeza, será necessário retirar o brinco e esperar o furo fechar e cicatrizar totalmente, para então, furar de novo.

 

Ainda, dependendo como evolui essa infecção a melhor atitude é procurar um hospital, tomar antibióticos, e tratar a lesão, para só depois de cicatrizado colocar o furo novamente.  

 

Colocar piercing em qualquer lugar do corpo é algo sério, você está lesionando uma região do seu corpo, por isso, o cuidado correto é tão importante para que não vire um problema maior.  

Já tem alguns dias que coloquei o piercing e o local do furo continua doendo. O que devo fazer?

 

Ainda, nos primeiros quatro ou cinco dias depois de ter colocado o piercing é normal sentir a região dolorida e sensível. Se depois de dez dias da perfuração você ainda estiver sentindo muita dor, procure o profissional que colocou o piercing para que ele possa olhar como está a cicatrização.

 

Mas, sempre procure limpar a área como o profissional indicou, siga também as nossas dicas. Procure não ficar colocando a mão suja no piercing. Se o piercing tiver sido colocado na orelha, procure dormir com o lado que não tem piercing voltado para o travesseiro.

 

 Qual o Melhor Tipo de Material de Piercing?

 

piercing-na-cartilagem4

 

Quando for escolher a joia para ser colocada, prefira por materiais de aço cirúrgico, titânio e ouro. A questão mais importante para escolher o material da joia é a quantidade de níquel presente na composição.

 

O níquel é um elemento que costuma causar reações alérgicas, portanto, não é seguro optar por esse material. Por isso, converse com o profissional sobre a composição das joias e para não ter erro opte pelas de titânio e aço cirúrgico.

 

Esbarrei a Região do Piercing e Está Doendo, o Que Posso Fazer?

 

É normal esbarrar no local onde ocorre a perfuração, a gente sempre acaba colocando a mão de forma mais pesada na orelha ou no nariz, só que quando ainda não tínhamos piercing, nada acontecia. Como essa região está sensível, por causa do piercing, bater a mão ou esbarrar em alguma coisa pode causar um dor terrível.

 

Quando isso acontecer, pegue uma toalha com gelo e faça compressas no local, com o tempo a dor irá melhorar. Mas, tome cuidado para não ficar esbarrando muitas vezes nessa região, para não causar inflamações no local.

 

Não Coloquei a Mão no Piercing e o Local Está Doendo. O Que Deve Ser?

 

Se o local da perfuração do piercing está doendo se você ter esbarrado a mão ou outra coisa do tipo, o principal motivo deve ser falta de limpeza.

 

Como já falamos, a limpeza é essencial para um boa recuperação. Se você não fizer a limpeza corretamente, o local da perfuração começará a inflamar e você sentirá dor.

 

Nunca remova o brinco sem antes procurar o profissional, apenas limpe com cotonete conforme ensinamos. Assim, você vai ver que a dor melhorará com o tempo.

 

Furei a Orelha Semana Passada, Posso Tirar o Brinco Por Um Tempo e Depois Colocar?

 

Se você não pode trocar de piercing por pelo menos três meses após a colocação do brinco, isso serve também sobre tirar o brinco e depois colocá-lo. Ou seja, nunca retire o brinco antes da cicatrização.

 

A cicatrização completa do furo só ocorre após um ano, portanto, pense muito bem antes de colocar um piercing. Se você tem que sempre retirar os brincos por causa da profissão ou por qualquer outro motivo. Nesse caso, colocar piercing na cartilagem, pode não ser o mais adequado para você.

 

Agora se é sua escolha, saiba que o recomendado é ficar com o brinco por no máximo seis meses.

 

Já conhece o nosso texto sobre micropigmentação esfumada? Não! Então, após finalizar a leitura corre lá para conhecer tudo sobre esse procedimento.

 

Depois da Cicatrização do Furo Posso Trocar o Brinco?  

 

piercing-na-cartilagem5

 

Depois que você tiver a completa cicatrização do furo, você trocar de brinco quantas vezes quiser. O ideal é esperar um ano para fazer a troca.

 

Assim, após um ano você está liberado para fazer as trocas. Porém, mesmo com furo cicatrizado, procure por brincos feitos de materiais hipoalérgicos. Como titânio, aço cirúrgico ou ouro.  

 

Ainda, troque os piercing com cuidado, com o mão leve para não machucar a região.

 

Depois de Colocar o Piercing Posso Nadar ou Ir à Praia?

 

O recomendado é não expor o local do piercing ao sol por pelo menos dois meses após a colocação. Portanto, piscina e praia estão proibidos nesse período.

 

No caso do piercing na cartilagem do nariz, fica mais difícil esconder a região do sol. Por isso, se você for se expor ao sol durante algum tempo. Dessa forma, use um boné, sombreira ou até um guarda-chuva enquanto estiver exposto.

 

A questão não é só a exposição ao sol, mas nadar ou entrar na água do mar também pode ser perigoso, já que essas águas apresentam sujeiras e bactérias que podem entrar em contato com a lesão causado infecções e inflamações sérias.

 

Tenho Propensão a Formar Queloide, Posso Colocar Piercing?

 

Se você tem propensão a formar queloide, converse direito como o profissional que realizará o furo. Pois, pessoas que têm propensão a queloide devem ter cuidado redobrado com piercing.

 

Além da higiene extremamente rigorosa, você deve passar pomadas que evitam a formação dessas bolinhas.

 

Um queloide na cartilagem do nariz, não fica esteticamente bonito. Por isso, pense muito bem antes de colocar um piercing.

 

Conclusão Sobre o Piercing na Cartilagem

 

O principal cuidado de quem faz um piercing na cartilagem é com a higiene do local. Visto que essa região demora muito tempo para cicatrizar, em relação às outras partes do corpo.

 

Assim, os principais cuidados podem resumidos em:

 

  • Limpe e desinfete o área do piercing pelo menos duas vezes ao dia no primeiro mês;
  • Gire o brinco ao menos uma vez ao dia, com cuidado;
  • Não retire o brinco antes de três meses de colocado;
  • Não fique colocando a mão toda hora na joia;
  • Use brincos fabricados em ouro, titânio ou aço cirúrgico;
  • Evite sol e piscina ou mar por pelo menos dois meses.

 

Portanto, tome os cuidados necessários e acima de tudo escolha profissionais experientes em colocação de piercing. Isso dará mais segurança a você.

 

Esperamos que com esse artigo você tenha tirado suas dúvidas sobre a colocação do piercing na cartilagem.

 

Ainda tem alguma questão sobre o procedimento de colocação do piercing no nariz ou na orelha?

 

Comente, vamos adorar poder responder sobre as suas dúvida. E, não se esqueça de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais.

 

 

SAIBA MAIS

 

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?