fbpx

Tudo o que precisa de saber sobre piercing na cartilagem da orelha

Curitiba, 07 de agosto de 2023, escrito por Gilson Rodrigues. O piercing na cartilagem da orelha é uma das grandes tendências da atualidade. Neste artigo, iremos abordar em detalhes sobre esse modelo.

O ato de adornar o corpo, seja com tatuagens, roupas ou joias, é uma forma de expressão artística que remonta à antiguidade.

Uma das maneiras mais populares de personalização do corpo nos tempos modernos é através do piercing, e um dos locais mais comuns para a sua colocação é na cartilagem da orelha.

Esse artigo se propõe a explorar o fascínio por trás do piercing na cartilagem da orelha, um adorno que, apesar de sua simplicidade, carrega consigo uma riqueza cultural e simbólica.

O que é o piercing na cartilagem da orelha?

A nossa orelha não é apenas um órgão vital para a audição, mas também um palco para o autodescobrimento e maneira de expressar a si mesmo.

Uma das maneiras de destacar esse palco é através do piercing na cartilagem da orelha, um adorno que, a cada dia que passa, as pessoas têm aderido.

Mas o que, exatamente, ele é?

Em suma, o piercing na cartilagem da orelha é um tipo de adorno corporal que envolve a perfuração de uma ou mais partes da cartilagem da orelha para inserir uma joia.

Diferente do piercing no lóbulo da orelha, que perfura uma parte mais carnuda e menos densa, o piercing na cartilagem é um pouco mais complexo, uma vez que a cartilagem é um tecido mais rígido e delicado.

Variações do piercing na cartilagem da orelha

A beleza do piercing na cartilagem da orelha reside, em parte, na variedade de opções disponíveis. Afinal de contas, é possível colocar em diferentes partes da orelha, cada uma carregando seu próprio nome e estilo.

Temos, por exemplo, o piercing da hélice (na parte superior externa da orelha), o da concha (na parte côncava central da orelha) e o da rook (na parte superior interna da orelha), entre outros.

Ademais, o piercing na cartilagem da orelha é mais do que apenas um adorno – é uma maneira de expressar a sua individualidade.

Cada pessoa escolhe o local do piercing e a joia que irá usar de acordo com o seu próprio gosto e estilo, tornando cada piercing na cartilagem da orelha tão único quanto a pessoa que o usa.

Piercing na cartilagem da orelha dói?

Uma pergunta muito comum quando pensamos em colocar um piercing, especialmente na cartilagem da orelha, é: “Será que vai doer?”. A resposta, embora não seja tão simples, pode ser tranquilizadora.

Sensações durante a perfuração

Primeiro de tudo, é preciso lembrar que a dor é uma experiência altamente individual e pode variar de pessoa para pessoa.

Fatores como sensibilidade à dor, medo ou ansiedade podem influenciar a sua percepção durante a perfuração.

No momento da perfuração, é comum sentir um desconforto ou uma sensação de pressão, seguido de um breve momento de dor aguda.

A perfuração em si é rápida, durando apenas alguns segundos. Fora isso, deve-se fazer com instrumentos esterilizados e específicos para garantir que o processo seja o mais seguro e confortável possível.

Sensações após a perfuração

Após a perfuração, é normal que a área ao redor do piercing fique sensível e um pouco inchada por alguns dias.

Além disso, é possível que você sinta uma leve dor ao tocar na área ou ao mover a orelha. Porém, esses sintomas costumam diminuir à medida que o piercing cicatriza.

Se a ideia da dor está te impedindo de fazer um piercing na cartilagem da orelha, lembre-se de que o desconforto é temporário e costuma ser bastante tolerável.

Além disso, muitas pessoas consideram que o resultado final vale totalmente a pena.

Furar a cartilagem da orelha é perigoso?

A segurança de um piercing na cartilagem da orelha, como em qualquer outra parte do corpo, está diretamente ligada à maneira como o procedimento é realizado e aos cuidados posteriores.

Embora existam riscos associados, com a abordagem correta, a perfuração da cartilagem da orelha pode ser feita de maneira segura e sem complicações sérias.

Primeiro de tudo, é essencial que o piercing seja realizado por um profissional experiente, que utilize técnicas adequadas e siga rigorosamente todas as normas de higiene e esterilização, assim como quando se faz uma tatuagem.

Isso reduz significativamente o risco de infecções, que são a principal preocupação quando se trata de perfuração na cartilagem da orelha.

Após o procedimento, seguir corretamente as orientações de cuidados pós-perfuração é crucial para evitar complicações.

Isso inclui limpar o local regularmente com solução salina, evitar tocar no piercing com as mãos sujas e não trocar a joia antes da completa cicatrização.

Embora mais raros, existem outros riscos associados à perfuração da cartilagem da orelha, como a formação de queloides (crescimento excessivo de tecido cicatricial) e a possibilidade de danos à cartilagem caso a joia seja arrancada violentamente.

No entanto, com uma abordagem cuidadosa e consciente, é possível minimizar esses riscos e ter uma experiência positiva com o seu piercing na cartilagem da orelha. Lembre-se, a sua saúde e segurança devem ser sempre a prioridade!

Piercing na cartilagem da orelha inflamada: O que fazer?

Um piercing na cartilagem da orelha pode ocasionalmente ficar inflamado, especialmente nos primeiros dias após a perfuração.

Isso pode ser normal, desde que a inflamação diminua gradualmente e não esteja associada a outros sinais de infecção. No entanto, se a inflamação persistir ou se agravar, é importante saber o que fazer.

Identificando uma inflamação

Os sinais comuns de inflamação incluem vermelhidão, inchaço, dor e calor na área ao redor do piercing.

Alguns desses sintomas podem ocorrer normalmente logo após a perfuração e não necessariamente indicam um problema, desde que diminuam progressivamente.

Possível infecção

Se, junto à inflamação, você observar sinais mais graves como febre, pus, aumento da dor ou da vermelhidão, ou mesmo se a inflamação persistir por mais tempo do que o esperado, isso pode indicar uma infecção.

Nesse caso, é essencial procurar atendimento médico imediatamente. Infecções na cartilagem da orelha podem se tornar sérias se não forem tratadas adequadamente e podem necessitar de intervenção médica para serem resolvidas.

O que fazer em caso de inflamação?

Enquanto você busca auxílio médico, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar o desconforto:

  1. Mantenha a área limpa: Continue limpando o piercing e a área ao redor com solução salina, conforme indicado pelo seu profissional de perfuração. Evite o uso de álcool ou outros produtos abrasivos, que podem irritar ainda mais a área.
  2. Evite mexer no piercing: Tocar no piercing ou tentar retirá-lo pode agravar a inflamação e aumentar o risco de infecção. Se for absolutamente necessário remover o piercing, isso deve ser feito por um profissional.
  3. Evite pressão ou atrito: Tente não dormir do lado do piercing e evite usar fones de ouvido ou óculos que possam pressionar a área.

A chave para uma recuperação tranquila de um piercing na cartilagem da orelha é prevenir complicações através de uma boa higiene e cuidados adequados.

E, claro, nunca hesite em buscar atendimento médico se você acredita que algo não está certo. Afinal, é melhor prevenir do que remediar!

Saiba Mais:

     Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Visão Tatto site seguro

CNPJ 48.934.883/0001-33
©2023. Visão Tattoo. Todos os direitos reservados.
Este site é uma publicação da Visão Tattoo, que é responsável por todo o conteúdo, conforme descrito e qualificado em detalhes nos Termos de Uso.
O uso deste site constitui a aceitação de nosso Termos de Uso,  Políticas de Privacidade e Declaração de Cookies.
Termo de Uso | Política de Privacidade e Declaração de Cookies

Sua Atitude
na pele

Fale Conosco no WhatsApp!
Atendimento Personalizado, Produtos & Serviços Exclusivos.

tatuagem oriental Curitiba