Piercing Helix [SAIBA TUDO SOBRE]

O piercing helix é um dos mais populares. Se você tem vontade de fazer, mas não sabe tudo sobre ele, acompanhe esse artigo.

 

Ele é sucesso entre jovens e adultos, talvez por ser o piercing mais sutil que pode ser aplicado. Então, depois do famoso “segundo furo”, o helix é o adereço que mais se adequa à personalidades e ambientes.

 

Por isso, seu sucesso pode ser explicado por vários fatores. Afinal, ele é fácil de ser aplicado, sua cicatrização é tranquila e o seu preço é bem acessível. Por isso, o piercing helix conquista uma legião de fãs, pois pode ser customizado de acordo com a sua vontade.

 

Porém, como toda perfuração, ele deve ser cuidado. Apesar de seu processo de cicatrização ser simples, ele exige atenção para evitar problemas futuros, como a formação de queloide. O nome “helix” é um termo norte-americano. Por aqui, além de receber essa nomenclatura, ele também é conhecido como piercing na cartilagem.

 

Ele foi muito popular nos anos 90. Toda menina tinha a perfuração do helix, mas era feita nas farmácias, com a “pistolinha” de aplicação. Hoje, o procedimento é feito com maior segurança, sendo exclusividade dos body piercers. Afinal, com a perfuração adequada, feita com materiais de qualidade, o risco de infecções diminui consideravelmente.

 

Quer saber tudo sobre o piercing helix? Então, continue acompanhando a leitura!

 

O Que é o Piercing Helix?

 

O piercing helix é a aplicação feita na cartilagem da orelha. Seu nome vem justamente do local onde a perfuração é feita: a parte superior do lóbulo, conhecida como helix. Esse piercing é um dos mais versáteis, pois suporta a utilização de joias de vários formatos. Assim também, é uma excelente opção para quem deseja a modificação corporal mas não se sente confortáveis com piercings muito chamativos.

 

Como é Aplicado o Piercing Helix?

 

O piercing helix é muito delicado

 

Como já dissemos, há anos atrás ele era feito através da perfuração pneumática das “pistolinhas” de farmácia. No entanto, essa técnica gera alguns riscos, pois é muito traumática para o corpo.

 

Provavelmente você deve conhecer alguém que fez o piercing através dessa técnica e que não apresenta sequela nenhuma. Por isso, tudo é relativo ao cuidado após a perfuração, mas, não se engane. Existem casos de problemas gravíssimos enfrentados por pessoas que furaram a cartilagem assim.

 

Então, o mais indicado, para quem deseja aplicar o piercing helix, é procurar o profissional adequado, conhecido como body piercer. Afinal, ele conhece os riscos da perfuração e também os pontos perfeitos para a aplicação da joia, além de saber orientar com exatidão o processo de cuidado após o furo.

 

A perfuração é rápida mas, antes dela, algumas etapas devem ser seguidas.

 

  1. O body piercer irá esterilizar a área de sua orelha, com produtos próprios.
  2. Ele fará uma análise dos possíveis pontos onde o furo pode ser feito e lhe dará a chance de escolha, entre as opções que destacou.
  3. Escolhido onde será feito o furo, ele insere uma agulha especial para perfuração, parecida com um cateter.
  4. Geralmente, o helix não gera sangramento, pois não é uma região composta por muitos vasos sanguíneos. No entanto, é possível que algumas gotas de sangue saiam. Por isso, antes de aplicar a joia, ele fará uma nova limpeza do local.
  5. O piercing é aplicado e as orientações para cuidado são passadas.

Dói Para Colocar Piercing no Helix?

 

O helix é um dos piercings mais discretos

 

Seria irreal se disséssemos que não. Afinal, partindo do pressuposto de que uma parte de seu corpo será perfurada, há dor envolvida. Mas nada que seja insuportável ou que dure para sempre. No entanto, a intensidade da dor varia de acordo com a sensibilidade da pessoa. Há casos onde o cliente refere não sentir nada além de um desconforto, e outros, onde a região da perfuração dói durante todo o processo de cicatrização.

 

Mas, a perfuração, em si, é muito rápida. Após as medições e marcações, o body piercer introduz uma agulha de cateter, transpassando a cartilagem de uma única vez. E pronto, acabou a dor. Depois disso, ele apenas coloca a joia no lugar. Por isso, é possível que você sinta desconforto por algum tempo, principalmente quando nos descuidamos e esquecemos do piercing.

 

Dormir sobre ele é garantia de sentir dor. Também indicamos que as químicas de cabelo sejam evitadas, pelo menos durante a cicatrização. Em contato com o furo, elas podem desencadear ardências e alergias. A aplicação do piercing helix é dolorida devido a área ser composta por cartilagem. Mas é uma dor totalmente suportável.

Cuidados Com o Piercing no Helix

 

Efetivamente, colocar um piercing envolve perfurar uma parte do seu corpo. Portanto, esse espaço estará lesionado e, para evitar problemas graves, como infecções e queloides, é fundamental tomar alguns cuidados. Veja quais são eles:

 

Evite Fazer:

 

  • Não manipule o seu piercing helix com as mãos sujas. Elas são condutores de bactérias que, quando em contato com o furo, podem ocasionar doenças. Pense que você estará com uma abertura no seu corpo e essa região se torna suscetível para possíveis infecções.
  • Durante o banho, faça a limpeza com mais paciência. Use um sabonete antibacteriano e massageie com bastante cuidado. Deixe a água escorrer sobre o helix, para evitar que o sabão se acumule no local.
  • Seu body piercer irá indicar quais medicamentos você deve usar na área perfurada. Normalmente, eles estimulam o uso de antissépticos. Além de desinfetar o local, ele ainda alivia a sensação de dor.
  • Tome bastante cuidado ao esbarrar no piercing. Evite usar camisetas de gola apertada e mantenha os cabelos longe da joia, para não enroscar. Afinal, essa região estará dolorida e, caso algo fique preso, pode ser difícil tirar sem aumentar a dor.

Fique Atento à Essas Dicas:

 

  • Escolha um profissional qualificado. Como já foi dito, antigamente a aplicação do piercing helix era feito em farmácias, com o uso da pistolinha. Hoje, esse procedimento não é mais indicado. Procure um body piercer que atenda em locais próprios, esterilizados, e que use materiais de qualidade. A aplicação do piercing não é onerosa e, por isso, não pense em economizar.
  • Piscinas e mar estão proibidos durante a cicatrização. Novamente, lembre-se de que o seu corpo está com uma abertura e que, por ela, muitas bactérias podem passar, ocasionando infecções que podem se tornar muito sérias.
  • Após a perfuração, o body piercer irá indicar uma série de comidas que devem ser evitadas. Isso acontece por serem muito gordurosas, o que atrapalha o processo de cicatrização. Também evite os frutos do mar, para evitar o desencadeamento de uma reação alérgica. Então, durante esse processo, tente não comer:
    • Chocolate;
    • Carne de porco;
    • Ovo;
    • Frutos do mar;
    • Comidas picantes e pimenta;
    • Condimentos (maionese, catchup e mostarda).

Dê Preferência Para Esses Alimentos:

 

  • Carne vermelha;
  • Vegetais da cor verde escuro (por serem fontes de complexo B);
  • Frutas;
  • Cereais integrais;
  • Água

Modelos de Piercing Helix

 

Você pode ousar na escolha do seu piercing helix

 

O helix é tão popular justamente por sua versatilidade. Por isso, uma série de modelos estão disponíveis para a aplicação. No entanto, indicamos que, para a primeira perfuração, sejam escolhidos modelos mais simples e menores, para facilitar a cicatrização. Depois de cicatrizado, é possível escolher aquele que mais te agrada.

 

Conheça os Principais:

 

Argola: é o mais utilizado na região do helix. O piercing em formato de argola é muito versátil, podendo ser usado em várias regiões do corpo. O que é utilizado na cartilagem é menor, mais compacto, justamente para ficar próximo da orelha e evitar que se prenda ao cabelo ou roupas.

 

Transversal: como o próprio nome diz, para a aplicação desse piercing é necessário que você tenha dois furos na orelha, sendo um deles o helix.

 

Formato de brinco: quando a aplicação era feita nas farmácias, apenas esse modelo era usado. Após a cicatrização, você pode usar um brinco comum no furo.

 

Pingentes: quando o seu piercing helix estiver totalmente cicatrizado, é hora de se divertir! Você pode colocar pingentes em argolas, usar brincos com formatos diferentes, tudo pode ser feito! Apenas atente-se para possíveis alergias. Por isso, evite usar piercings e brincos de má qualidade, para não prejudicar a sua perfuração. Em caso de problemas, procure a ajuda do body piercer e aposente o brinco em questão.

 

Conheça Mais o Nosso Trabalho –> Aqui no Visão Tattoo

É a Minha Primeira Perfuração, Algum Material é Mais Indicado? 

 

Sem dúvidas. Para a primeira perfuração, o ideal é que sejam usadas joias de titânio ou aço cirúrgico, para evitar a chance de reação alérgica. Essas peças não apresentam significativa quantidade de níquel, portanto, mais seguras. Também, é possível colocar o piercing helix de ouro branco, mas seu valor é bem maior do que as opções anteriores.

 

Também fique atento ao material que será utilizado. Afinal, para a perfuração, o body piercer deve usar apenas materiais descartáveis e é fundamental que ele esterilize a joia escolhida. Em momento nenhum esse piercing pode ser manuseado sem o uso de luvas cirúrgicas.

 

Então, no caso de escolher um piercing helix em formato de argola, escolha as menores, que são mais leves. As maiores podem prejudicar o furo, alargando-o e aumentando a chance de contaminação. Pingentes também não são indicados, pelo menos até a cicatrização estar completa.

 

E Se Me Der Alergia?

 

Modelo de piercing helix

 

Alguns organismos reagem de maneira exagerada à presença da joia no corpo. Por vezes, a pessoa nem imagina ser alérgica à determinados componentes e só descobre quando faz a aplicação.

 

Portanto, caso a sua pele se mostre irritada e com pontos de alergia, procure o profissional body piercer. Ele indicará quais cuidados extras devem ser tomados. Contudo, em casos extremos, a remoção do piercing helix é o mais indicado, para que um tratamento tópico seja feito.

 

Também existe o risco do queloide, que é aquela cicatriz grossa que se forma em volta do local “machucado”. Geralmente ele aparece depois de haver algum atrito constante no piercing ainda não cicatrizado, por exemplo, dormir sobre ele. Então, para evitar o queloide, mantenha a região sempre muito limpa, com sabão neutro e água. Você também pode lavar a perfuração com soro fisiológico morno. A sensação de alívio é imediata.

 

Cicatrização do Piercing Helix

 

Como todas as outras modificações corporais, durante o período de cicatrização é necessário tomar alguns cuidados básicos. Entretanto, seguindo as dicas que já demos, você perceberá que esse processo se dará sem maiores desconfortos, além de evitar a formação de queloides.

 

Cada região do corpo reage de uma forma, ao receber a aplicação do piercing. Por exemplo, nas áreas mais molinhas, como a sobrancelha e o umbigo, a cicatrização é mais rápida e menos incômoda. Já nas regiões cartilaginosas, como as da orelha, essa cicatrização pode demorar um pouco mais.

 

Tomando os devidos cuidados, ela dura entre 30 a 120 dias. No entanto, quanto maior a sua dedicação, mantendo a área limpa, não mexendo com os dedos sujos e evitando determinados alimentos, mais rápido esse processo acontecerá. Se caso ele demore mais que o tempo previsto, procure seu body piercer e informe a situação.

 

Qualquer Pessoa Pode Perfurar o Helix?

 

Não há contraindicações diretas ao uso do piercing helix. No entanto, antes da perfuração, é importante que o body piercer analise a área, para determinar o melhor lugar para a aplicação da joia. De modo geral, procedimentos invasivos, como a colocação de piercing, não são indicados para pessoas que possuam:

 

  • Alergia ao material utilizado para a perfuração;
  • Baixa imunidade causada por tratamentos médicos;
  • Predisposição à formação de queloide.

 

Assim, quando não há nenhuma dessas condições envolvidas, a chance de sucesso é praticamente garantida.

 

Quando Posso Trocar a Joia?

 

O ideal é que a troca do piercing só seja feito após a cicatrização total do furo. Contudo, após a primeira joia, é indicado que a próxima ainda seja leve, para evitar que a área seja machucada.

 

Afinal, Se Eu Tirar a Joia, o Furo Irá Fechar?

 

Tudo depende de quanto tempo você está com o piercing. Se a perfuração tiver sido feita há pouco tempo, a chance de fechar é maior. Porém, se o processo de cicatrização já tiver se completado perfeitamente, depois de alguns meses da aplicação, é provável que a área do furo continue lá.

 

Em algumas partes do corpo, principalmente onde há tecido mole (como a sobrancelha e o umbigo), os furos se fecham completamente, mas deixam pequenas marcas que são visivelmente detectadas. No entanto, nas áreas cartilaginosas, a chance do furo sumir é bem menor.

 

Gostou desse guia completo sobre o piercing helix? Ele é, sem sombra de dúvidas, uma das modificações corporais mais versáteis. Além de ser lindo, sua cicatrização é tranquila e você pode ousar. Leia nossos outros artigos! Temos um de micropigmentação fio a fio que você vai adorar!

 

Saiba Mais

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?