Piercing de Orelha [Conheça os Tipos Mais Estilosos]

O piercing de orelha sempre foi considerado um brinco, usado principalmente por mulheres. Nos anos 1970, época do movimento hippie, passou a ser mais usado, chegando à década de 1990 com um acessório praticamente obrigatório para quem queria mostrar rebeldia ou um estilo gótico.

 

Os piercings não são uma moda apenas do nosso tempo, mas sim uma prática tão antiga quanto da civilização, servindo para distinguir uma pessoa socialmente, demonstrar ritos de passagem em tribos indígenas ou em rituais de conotação espiritual.

 

Hoje, o piercing de orelha é usado de forma bastante comum, permitindo que uma pessoa possa usar diversos tipos e modelos, inclusive alguns mais estilosos, como vamos ver neste post.

 

Consideramos como piercing qualquer objeto aplicado no corpo, desde pequenos brincos na orelha até aqueles usados nos mamilos ou no septo nasal. Como se trata de uma moda bastante ampla, hoje é possível encontrar joias bastante diferenciadas, inclusive em diversos formatos.

 

Desde 2016, o piercing de orelha vem sendo usado de forma mais feminina e delicada, mudando a forma apresentada anteriormente, de estilo rebelde, passando a ser mais usado, inclusive entre pessoas famosas.

 

Piercing na Orelha, Um Acessório Que Precisa de Cuidados

 

VT05 piercing de orelha1

 

Portanto, o piercing hoje, quando aplicado em qualquer parte do corpo e, principalmente quando colocado na orelha, demonstra autoconfiança por parte da pessoa, oferecendo um olhar mais clean sobre o próprio acessório.

 

Além disso, é uma joia que pode ser usada com qualquer tipo de roupa. Esse efeito pode ser conseguido com piercing de orelha mais delicado, principalmente se a mulher usar uma cor semelhante ao tom de pele, apresentando elegância, feminilidade e delicadeza.

 

No entanto, embora o piercing seja um acessório muito atraente, é preciso que você não o transforme em seu inimigo, principalmente comprando a joia em um local de confiança, além de um estúdio onde você confie no piercer, ou seja, no aplicador.

 

Aqui devemos lembrar que um piercing na orelha é uma coisa séria, não devendo o procedimento ser feito por qualquer pessoa e muito menos que a pessoa se fure sozinha. A perfuração exige determinados cuidados e muita responsabilidade por parte do profissional.

 

Se você escolhe um bom profissional para implantar o piercing de orelha, além de melhor resultado, também terá maior precisão no furo e irá sentir menos dor durante o procedimento.

 

Por isso, é importante escolher um bom estúdio, que oferece espaço higienizado e todas os acessórios necessários para fazer uma perfuração rápida e precisa, além de limpa.

 

Na perfuração do piercing de orelha, escolha joias de ouro branco ou de aço cirúrgico, já que são materiais que apresentam menor risco de infecção, fazendo com que a cicatrização seja mais rápida. Se tiver dúvidas com relação à peça, fale com o profissional.

 

Os cuidados devem ser tomados com relação a qualquer piercing que você colocar, e não apenas na orelha. Hoje, existem pessoas que colocam piercing no nariz e na boca, além de outras opções exóticas, como na virilha ou mesmo nos órgãos genitais.

 

Lembre-se que cada perfuração exige cuidados especiais, uma vez que a cicatrização é variável, dependendo do local. Para citar como exemplo, vamos considerar os diversos tipos de piercing:

 

  • Piercing no nariz, aplicado nas narinas, podendo ser colocado uma peça redonda, em forma de pino, deixando algum detalhe da joia exposto;
  • Piercing no septo nasal, perfurando a cartilagem do nariz e permitindo a implantação de um aro fechado um uma peça com formato de ferradura;
  • Piercing na boca, perfurando os lábios e oferecendo uma série de opções para colocação de joias;
  • Piercing nos mamilos, que são regiões mais sensíveis, exigindo ainda maiores cuidados, embora sejam uma das preferências de pessoas que buscam piercing mais estilosos;
  • Piercing na região genital, uma opção para quem é mais ousado, podendo ser feita no pênis, para os homens, e no clitóris, para as mulheres.

 

O piercing na orelha, da mesma forma que os outros, pode ser colocado em diversos lugares, além das tradicionais argolinhas. Você pode, inclusive, perfurar toda a cartilagem, deixando sua orelha pronta para colocar diversas joias ao mesmo tempo.

 

Cuidando Bem do Piercing na Orelha

 

Como dissemos, cada perfuração exige alguns cuidados específicos. Você precisa manter a higiene da área perfurada, impedindo que o piercing infeccione e que o organismo rejeite a joia, além de impedir o desenvolvimento de queloides, que sempre são resultado da falta de higiene após a perfuração.

 

Você também precisa prestar atenção a possíveis lesões no local, evitando pancadas ou mesmo o abafamento da perfuração. Veja, a seguir os cuidados que você deve tomar com o piercing na orelha:

 

  • O tempo de cicatrização de uma perfuração na orelha normalmente é de dois a três meses, exigindo cuidados especiais principalmente quando você vai dormir;
  • Tome cuidado ao trocar de roupa durante a fase de cicatrização para que o local não sofra qualquer tipo de lesão;
  • Durante o processo de cicatrização, limpe o local perfurado com um cotonete embebido em sabão neutro para limpar qualquer resíduo da cicatrização;
  • Procure girar a joia para que a solução limpe bem a perfuração, evitando que o piercing fique colado à pele.

Situações Que Podem Levar o Piercing da Orelha a Infeccionar

 

VT05 piercing de orelha2

 

Quando você faz uma perfuração no seu corpo, é normal que haja dor e sangramento, mesmo na cartilagem da orelha, se este for o caso. Além disso, também pode ocorrer infecção no local ou o desenvolvimento de queloides.

 

Preste atenção durante a cicatrização. Como dissemos, o piercing na orelha demora entre dois a três meses para cicatrizar, embora a dor desapareça mais rapidamente. No caso de o seu piercing continuar dolorido por mais de 15 dias, pode estar ocorrendo um processo infeccioso e, se isso ocorrer, procure novamente o estúdio que fez a perfuração para que o profissional analise e verifique se você vai precisar ser encaminhada para atendimento médico.

 

Existem algumas medidas que você pode tomar para fazer a infecção retroceder, mas a análise do profissional responsável é bastante importante. Com a experiência e conhecimento, ele saberá se a infecção está grave ou não e se você vai ou não precisar de cuidados médicos.

 

Tenha bastante cuidado durante o período de cicatrização. Se houver uma infecção e você fizer o tratamento da forma correta, poderá continuar com a joia no lugar e ser admirada por ela. Caso contrário, você poderá perder a perfuração, não podendo mais usar sua joia tão desejada.

 

Todos esses cuidados são necessários para garantir que você não tenha qualquer risco de saúde. O piercing na orelha pode deixar sua aparência muito melhor e mais descolada, mas você deve tomar cuidado, antes, com sua saúde, seguindo todas as recomendações do seu profissional body piercing.

 

Cuidados a Serem Tomados Com a Joia

 

As melhores opções para piercing de orelha, naturalmente, são as semijoias. Essa preferência é em razão de o material utilizado em sua confecção ser o mesmo daquele aplicado em joias e pedras preciosas.

 

Além disso, vamos destacar que o preço é bem mais barato do que uma joia verdadeira e os modelos também são feitos com material antialérgico, o que vai evitar a possibilidade de alergias ou infecções futuras.

 

Depois de escolher a peça que você vai usar no seu piercing de orelha, faça sua limpeza todos os dias, higienizando-a com água e soro, usando um algodão embebido nessa solução.

 

Mesmo depois de sua orelha perfurada, continue fazendo a limpeza tanto da peça quanto do local, já que a solução é a mesma e não vai causar qualquer complicação.

 

Piercing de Pressão, Opção Para Quem Não Quer Perfurar a Orelha

 

VT05 piercing de orelha3

 

No caso de você ser uma pessoa que tem muito medo de perfurar o próprio corpo, uma boa opção para o piercing na orelha são as joias de pressão. Essas joias vão evitar que você passe por uma perfuração, ao mesmo tempo em que vão permitir que você acompanhe as tendências da moda.

 

Existem inúmeras opções de piercings de pressão que você pode usar, seja na orelha ou em outras partes do corpo. Os modelos apresentados seguem as tendências da moda e trazem a vantagem de você poder retirar quando bem quiser, sem qualquer incômodo.

 

Os piercings de pressão, além disso, também são indicados para quem gosta de sentir maior segurança ao usar as joias e, se você gostar e deixar de sentir medo, poderá compra um dos modelos tradicionais, que exigem perfuração. Contudo, vamos voltar ao que já falamos: nunca tente colocar sozinha o piercing, sempre procure um profissional capacitado.

 

Caso você continue com medo da perfuração, fale com outras pessoas que passaram pelo procedimento, verifique como reagiram ou se tiveram qualquer tipo de problema.

 

A recomendação maior é que você procure um estúdio conhecido e que tenha boas referências, já que esses estabelecimentos são visitados pela ANVISA – Agência de Vigilância Sanitária, que determina as normas e regras para o procedimento. Por isso, uma das primeiras coisas a fazer é saber se o estabelecimento tem registro na ANVISA.

 

Devemos também lembrar que você precisa observar bem o estabelecimento, verificando se o local está bem limpo e conservado e se os materiais usados são descartáveis, ou ainda se os não descartáveis são devidamente esterilizados.

 

Conheça Mais o Nosso Trabalho –> Aqui no Visão Tattoo

Modelos Disponíveis de Piercing de Orelha

 

O modelo mais comum no Brasil para o piercing de orelha é aquele destinado à cartilagem, já que é bastante atemporal, ficando em um local onde já é costume colocar adornos.

 

Você vai encontrar os mais diversos modelos de semijoias, desde os mais discretos e delicados até os mais ousados e extravagantes. É possível escolher entre peças no estilo punk, no estilo gótico ou mesmo peças mais femininas e discretas.

 

Você já deve ter notado, e também falamos isso anteriormente, que o piercing nada mais é do que um brinco com o nome em inglês, e isso vem do fato de piercing significar exatamente perfuração, ou seja, a peça leva o nome da joia que fica ali exposta.

 

A grande vantagem dos piercings é que você pode variar à vontade, usando desde os falsos piercings, que usam pressão para serem colocados na orelha, até os que exigem perfuração, sempre oferecendo um estilo do seu agrado.

 

É um tipo de acessório que oferece diversas e ilimitadas possibilidades de composição e você pode adornar sua orelha da forma que quiser, acompanhando o seu look, complementando o seu visual desde uma maneira mais discreta até uma mais ousada.

 

Como se trata de um acessório bastante flexível, o piercing de orelha é usado pela maior parte das mulheres, principalmente as famosas, que procuram mudar sua aparência o tempo todo, usando os mais diversos tipos de acessórios. Em muitos casos, você pode perceber que são piercings de pressão, que são mais fáceis de serem usados e podem ser retirados a qualquer momento.

 

Estamos falando de piercings estilosos e isso quer dizer que nos referimos a qualquer combinação de piercings, desde aquelas mais discretas e delicadas, usando semijoias minimalistas, até os estilos mais ousados, que mostram um estilo roqueiro ou punk. Basta usar a criatividade e apresentar um visual diferenciado.

 

Analisando sob esse aspecto, podemos afirmar que o piercing de orelha não é mais um símbolo de rebeldia ou de fase adolescente, uma vez que esse tipo de adorno está sendo usado inclusive em ocasiões mais formais, quando as mulheres usam joias verdadeiras e sofisticadas.

 

Tipos Estilosos de Piercing na Orelha

 

Piercing de Orelha
Piercing de Orelha

 

Seja qual for sua escolha para o piercing de orelha, um de pressão ou colocado em uma perfuração, você pode escolher os modelos que pretende colocar e criar o seu visual. As peças, como afirmamos, são bastante versáteis, possibilitando uma infinidade de composições.

 

Conheça os principais e mais estilosos piercings de orelha:

 

1.    Piercing de Argolas

 

As argolas, evidentemente, são um clássico entre os piercings. Esse tipo de piercing de orelha é um dos mais populares, sendo usado pela maior parte das mulheres, podendo ser combinados com roupas formais e informais e serem usados em qualquer ocasião.

 

As argolas de piercing de orelha podem ser colocadas na concha da orelha, no lógulo ou na hélix, sempre oferecendo um visual agradável. E, se você é uma pessoa mais ousada, pode optar por um maior número de argolas, fazendo uma sequência na mesma orelha.

 

2.    Piercings Coloridos

 

Uma tendência de piercing na orelha são as joias coloridas, que oferecem novas opções de um visual incrementado. As peças, de forma geral, são bastante charmosas, criando mais cores, principalmente quando você usa roupas leves e esportivas.

 

3.    Piercings de Ródio Negro

 

O ródio negro é um banho que oferece uma nova característica às joias utilizadas em piercing de orelha. Semijoias banhadas com ródio negro são bastante descoladas, oferecendo um novo visual, principalmente pela sua tonalidade.

 

4.    Piercings Geométricos

 

Para quem pretende ter um visual diferenciado, os piercings de orelha geométrico se mostram ainda mais perfeitos, principalmente no formato triangular. Esse tipo de semijoia combina bem com pontinhos de luz e gotinhas, sendo um dos formatos que não saem da moda.

 

5.    Piercings Delicados

 

Usar piercings delicados é uma preferência de mulheres que não gostam de ostentação, mas que querem aparecer e se mostrar diferentes. você pode escolher uma peça minimalista, conseguindo um visual bem discreto e, ao mesmo tempo, chamando bastante a atenção.

 

6.    Piercings em Sequência

 

Muito usados atualmente, os piercings de orelha em sequência são um charme a mais para a mulher atual. Você pode usar uma joia com diversas pedras, criando efeitos que chamam a atenção e que não destoam do seu jeito de ser. Claro que essa é uma opção para quem quer ir um pouco mais além, já que se trata de peça sofisticada e muito moderna.

 

7.    Piercings Dourados

 

O piercing de orelha dourado pode ser usado com uma composição de vestiário mais clássico, já que o amarelo oferecido pelo ouro faz com que a peça seja mais valorizada, ornando com vestidos longos ou com roupas mais formais.

 

8.    Piercings Sofisticados

 

Se você pretende mostrar sofisticação, essa é a escolha mais acertada para piercing de orelha. O desenho dessas peças geralmente é bastante perfeito para combinar looks mais elegantes.

 

9.    Piercings Navete

 

A formação navete oferece um charme especial às semijoias usadas como piercing de orelha, mantendo ao mesmo tempo a elegância e a apresentação descolada. As roupas que mais combinam com esse tipo de piercing são as peças mais modernas, descoladas como a própria joia.

 

10.  Piercings Supercools

 

Para quem gosta de se aventurar um pouco mais, o piercing de orelha supercool é o mais adequado, permitindo combinações bem descoladas e possibilitando diferentes tipos em uma mesma orelha, oferecendo excelentes resultados para o seu visual.

 

Tendências Para o Uso de Piercing de Orelha

 

Agora que você já conhece os piercings de orelha mais estilosos, vamos falar sobre as perfurações que são a tendência para os próximos anos. Você pode variar, usando outros tipos de perfurações no seu piercing de orelha, como, por exemplo:

 

1.    Piercing de OrelhaCom Furo Vertical

 

Se você tem o lóbulo da orelha um pouco maior, pode fazer mais de uma perfuração para seu piercing de orelha, colocando pequenas joias e oferecendo um brilho sobre o outro, criando um estilo mais delicado e ao mesmo tempo ousado.

2.    Piercing Dentro da Orelha

 

Para maior ousadia, que tal um piercing no meio da concha da orelha, colocando ali uma joia de tamanho menor, oferecendo um estilo diferenciado e ousado?

 

3.    Piercings Com Diversas Perfurações

 

Esse é um estilo que combina com mulheres muito mais ousadas e corajosas, com diversos furos combinados, podendo ser em duplas ou em trios. Você pode colocar o piercing de orelha na hélix e na cartilagem, ou acrescentando uma perfuração no lóbulo da orelha. Não se esqueça que, embora seja um órgão pequeno, existem inúmeras possibilidades de incrementar o seu visual.

 

4.    Piercing na Cartilagem da Orelha

 

Esse é um local já bastante comum, permitindo combinações muitas vezes extravagantes. A região da cartilagem da orelha oferece uma grande variedade de aplicações, podendo colocar até mesmo joias com formatos diferentes, ou combinando alguns tipos de pedras semelhantes.

 

5.    Piercing no Tragus da Orelha

 

Para esse tipo de piercing de orelha é necessário fazer uma perfuração na parte que fica à frente do canal auditivo. Este modelo de piercing não é muito utilizado, mas é um dos mais ousados.

 

6. Piercing Microdérmico

 

Um modelo diferente de piercing de orelha, apresentando apenas dois pontos, um para a entrada e outro para a saída da joia. A base, que é denominada âncora, é colocada sobre a pele, não sendo tão visível. A pedra da joia é a única que fica aparente, sendo encaixada como um pequeno parafuso e podendo ser retirada sempre que você quiser.

 

O piercing de orelha é um dos mais populares e você tem inúmeras opções, como informamos neste post. Na hora de comprar piercing, pense na combinação e no visual que você quer apresentar.

 

Saiba Mais

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?