Sumário
ToggleCuritiba, 20 de dezembro de 2018, escrito por Gilson Rodrigues. A micropigmentação fio a fio é um procedimento de correção das sobrancelhas, que geram um resultado harmônico ao rosto. Confira mais sobre ela.
Muitas mulheres sonham em ter as sobrancelhas lindas, tal qual veem nas famosas. Com a técnica da micropigmentação fio a fio, é possível alcançar esses resultados naturais, de um rosto emoldurado, desenhada especialmente para você.
A micropigmentação é a solução ideal para quem precisa, diariamente, se render à maquiagem, como o lápis e a sombra. Afinal, seu efeito é menos artificial que a aplicação de henna e a duração também é muito maior, podendo chegar a 1 ano. Assim, fazendo a manutenção e tomando alguns cuidados, suas sobrancelhas ficarão lindas por muito tempo.
Então, se você ainda tem dúvidas sobre esse procedimento, sem saber o que é verdade ou mito, ou preocupações sobre quais riscos que ela pode gerar, continue lendo esse artigo. Vamos explicar, direitinho, como funciona a micropigmentação fio a fio.
É um procedimento estético, que consiste em desenhar a sobrancelha. Através da implantação do pigmento, os fios vão sendo delimitados, gerando um resultado natural e preciso. A micropigmentação é uma modernização da técnica da maquiagem definitiva, que era muito mais agressiva.
Primordialmente, fio a fio, a sobrancelha vai sendo preenchida, corrigindo falhas e imperfeições, além de emoldurar os olhos e dar coerência ao formato do rosto. Por definição, podemos compreender que a técnica se dá pela pigmentação da derme, a primeira camada da pele, aplicada por um aparelho elétrico chamado dermógrafo.
Muita gente acredita que a micropigmentação fio a fio é uma tatuagem e, portanto, irreversível. Entretanto, isso não é verdade. Diferente da tatuagem comum (e das antigas maquiagens definitivas), a micropigmentação é implantada na camada mais superficial da pele e, conforme o tempo passa, essa tinta sai do organismo. Ou seja, é uma técnica temporária.
A técnica fio a fio pode ser utilizada em outras regiões do corpo, mas é mais indicada para a área das sobrancelhas. Porque, através dela é possível desenhar, iluminar e corrigir as falhas dessa região, criando uma organização dos elementos do rosto.
A micropigmentação fio a fio consiste na técnica de desenhar um fio por vez, possibilitando que a sobrancelha original tenha uma aparência mais natural, sem falhas e pêlos.
Como já dito, a micropigmentação é feita com a implantação de pigmentos na área das sobrancelhas. Mas, antes de chegar na pintura, em si, uma série de passos devem ser respeitados, para que o resultado final seja o mais bonito e natural possível.
Nesse ponto é muito importante avisar que os materiais usados na micropigmentação fio a fio devem ser descartáveis ou em aço inox, que permitem a esterilização. O profissional também deve ser qualificado, para evitar futuros problemas com o resultado final do procedimento.
Não. As tatuagens são pigmentações implantadas nas camadas mais profundas da pele. Já a micropigmentação implanta a tinta logo na primeira camada. Por isso, ela não é definitiva ou eterna. A técnica fio a fio, apesar de se manter por um tempo considerável, é temporária.
A característica principal da micropigmentação fio a fio é justamente o contrário. A técnica consiste em fazer o desenho da sobrancelha da maneira mais natural possível, considerando o formato do rosto da pessoa e a coerência dos elementos da face.
Nos primeiros 30 dias, enquanto ainda está ocorrendo o processo de cicatrização, a cor pode parecer um pouco mais escura do que o planejado. Mas tenha calma. Depois de cicatrizada, a sobrancelha terá o aspecto natural que você buscou ao contratar o serviço de um profissional.
Vale informar que algumas variáveis podem influenciar na coloração dos pêlos da sobrancelha. Por isso é muito importante que o profissional que você escolheu seja qualificado.
Ele deve conhecer os procedimentos de colorimetria, para encontrar o melhor equilíbrio das cores que serão aplicadas em sua sobrancelha. A qualidade do material também conta muito. Preocupe-se quando a micropigmentação for barata demais. Isso pode significar que a qualidade dos materiais não é a melhor.
Quando os pigmentos são de baixa qualidade, mesmo que a técnica aplicada seja a fio a fio, que dá uma harmonia mais natural ao rosto, o procedimento pode parecer muito artificial. Há riscos de a cor mudar, bem como de a tinta se espalhar de maneira incorreta. Por isso, seja bastante cauteloso no momento de escolher o local onde irá fazer a sua micropigmentação. Analise a qualificação do profissional e procure se inteirar sobre outros procedimentos que ele já fez.
Na prática, o procedimento é muito seguro e simples. O principal é que ele seja feito por profissionais qualificados, que tenham conhecimento sobre a pigmentação dos fios. Mas, não são todas as pessoas que podem fazer a técnica.
Efetivamente, a micropigmentação é desestimulada em casos de:
Para as pessoas que se enquadram em alguma dessas condições, a micropigmentação fio a fio não é indicada. O ideal, nesses casos, é conversar com um profissional da saúde, como o dermatologista, e descobrir se o procedimento pode ser executado sem maiores riscos. Reações após a micropigmentação também devem ser cuidadas por médicos.
A cicatrização dura até 30 dias após o procedimento, podendo variar de acordo com as peculiaridades de cada indivíduo. Normalmente, após esse período já é possível visualizar o resultado final da micropigmentação fio a fio, pois já não terão mais casquinhas e nem inchaço para influenciar.
Algumas pessoas precisam fazer pequenas correções após esse período. Para tanto, sempre que a micropigmentação é realizada, o profissional marca um retorno entre 30 e 60 dias, para que uma avaliação seja feita. No caso de precisar reforçar alguma área onde tenham ficado falhas, esse é o prazo ideal para a correção.
É fundamental seguir as orientações do profissional da estética, para evitar que a cicatrização se dê de maneira incorreta. Por ser uma técnica que envolve a pigmentação da derme, o resultado dos primeiros dias pode assustar, mas, após o prazo estipulado, a visualização final será perfeita.
O passo a passo da cicatrização vem da seguinte forma:
De jeito nenhum. Falando de um modo muito prático, a região da sobrancelha estará “machucada” e as casquinhas, como acontece em todas as outras partes do corpo, é uma reação do organismo para favorecer a cicatrização. Não arranque-as pois, além de estender o prazo da cicatrização, ainda pode gerar resultados adversos, como a formação de queloides e falhas no desenho.
Se a região estiver muito sensível e coçando, procure mantê-la hidratada, para evitar a descamação agressiva. Use apenas as pomadas indicadas pelo profissional e evite sol, maquiagem e produtos para a pele. Não se preocupe. A cicatrização vai acontecer e a sua sobrancelha ficará linda!
Algumas pessoas acreditam que, após o processo de micropigmentação, os pêlos não crescerão mais. Entretanto, esse é outro mito que vamos corrigir agora. Durante o procedimento, os pêlos originais não são arrancados, nem raspados e nem passam por depilação definitiva.
No momento da criação do design, o profissional irá aparar a sobrancelha, deixando-a no formato ideal para o seu rosto. Por isso, a micropigmentação apenas irá corrigir as eventuais falhas, aumentar a espessura e reavivar a cor. Isso, junto com muitos outros mitos, precisa ficar bastante esclarecido: os pêlos da sobrancelha voltam a crescer e precisam ser aparados.
Antes do retoque da micropigmentação, chamado de manutenção, temos um prazo bem mais significativo. Mesmo que os pelinhos cresçam normalmente, a pigmentação irá se manter por até um ano. Tomando os cuidados necessários, sua sobrancelha pode ficar bonita até por mais tempo.
Não há uma regra exata sobre o prazo de manutenção. Afinal, a pigmentação reage de maneira diferente em relação ao corpo das pessoas e várias questões podem determinar o prazo de manutenção. Para manter a micropigmentação fio a fio bonita pelo maior prazo possível, o ideal é seguir essas dicas:
Essa é uma questão que deve ser considerada com bastante responsabilidade. Pensando em termos óbvios, o procedimento da micropigmentação fio a fio se mantém em seu rosto por mais de um ano. Por isso, quando for escolher o local para o procedimento, não se fixe apenas no valor do procedimento. Afinal, ele compensa.
Locais que oferecem esse serviço com preços muito baixos, podem não utilizar os materiais da melhor qualidade. O custo dessa técnica é alto, pois envolve a formação especializada do profissional, equipamentos esterilizados ou descartáveis e matéria-prima que seja boa. No final, micropigmentar a sobrancelha não custa barato mas é um serviço que, literalmente, estará estampado em seu rosto.
Portanto, quando for escolher a clínica para fazer a micropigmentação fio a fio, se preocupe com todas as variáveis, não apenas com o valor final.
Sim. Essa técnica, apesar de durar bastante tempo, não é definitiva. A implantação do pigmento se dá na primeira camada da pele, o que permite a sua remoção sem maiores problemas. Geralmente, ela é feita à laser. Mas não custa barato.
Nesse ponto, te levamos à uma provocação: supondo que tenha optado por um procedimento de micropigmentação fio a fio mais barato e que o resultado não tenha ficado bom, você terá que investir na remoção do desenho. No final, irá gastar duas vezes. Uma, para fazer a micropigmentação, e a outra, para remover. É melhor já fazer em um lugar qualificado, não é mesmo?
A técnica do fio a fio é especialmente indicada para as mulheres que desejam estar sempre bonitas, arrumadas e com a moldura do rosto perfeitamente desenhada. Esse procedimento, além de estético, pode influenciar positivamente a autoestima de quem o utiliza, pois a sobrancelha é a maior responsável por adequar os elementos da face, organizando-os com naturalidade.
Se você se interessou pela técnica fio a fio, conheça mais sobre a micropigmentação de sobrancelha. Existem outras técnicas que podem ser utilizadas. Escolha a que mais te agrada, conheça o profissional adequado e fique linda hoje mesmo!
Saiba Mais:
Gostou desse artigo?