Micropigmentação de Sobrancelhas [GUIA COMPLETO]

Curitiba, 18 de dezembro de 2018, escrito por Gilson Rodrigues. A micropigmentação de sobrancelhas é uma excelente opção para as mulheres que desejam estar bonitas todo o tempo. Conheça mais sobre ela.

O que as mulheres querem, ao buscar um serviço estético? Muitas respostas podem ser dadas à essa pergunta, mas, definitivamente, o que elas mais desejam é estar bonita. E o que deixa o rosto mais alinhado, do que uma sobrancelha bem-feita? Pensando nisso, a micropigmentação de sobrancelhas é uma excelente escolha!

Por isso, esse serviço exclusivo conquistou muitas mulheres, pois define o formato do rosto e atua como uma moldura natural para os olhos. No entanto, como todo procedimento estético, deve ser levado à sério e os cuidados devem ser alertados.

Portanto, essa é uma técnica que exige conhecimento do profissional que a faz. Não é indicado fazer esse procedimento em locais não especializados, ou os resultados podem ser desastrosos. Afinal, muitas mulheres acabam insatisfeitas com o efeito final e isso pode acontecer por uma má atuação do profissional.

É aquela velha regra que se aplica a todos procedimentos que deixam marcas de longo prazo: se for barato demais, desconfie. Porque a técnica é delicada e trabalhosa, o que exige um comprometimento do profissional, seja na aplicação final ou nos estudos para estar apto a esse atendimento.

Micropigmentação de sobrancelhas

Micropigmentação de Sobrancelhas é Um Investimento

Em resumo, a micropigmentação de sobrancelhas não permite amadorismos.

Primordialmente, os erros serão – literalmente – estampados no rosto de quem for afetado pelo trabalho ruim e isso, além de ser antiético da parte profissional, pode prejudicar a autoestima das pessoas.

Se estiver realmente interessada em fazer uma micropigmentação de sobrancelhas, não se baseie apenas pelo preço. Esse procedimento, em si, tem um valor relativamente alto e isso se dá pelos fatores já levantados. Além disso, para estar apto a aplicar a micropigmentação, o profissional precisa de cursos específicos e de materiais próprios, estéreis e descartáveis.

Portanto, esse custo eleva o preço do procedimento, mas também é a garantia de um serviço de qualidade.

Se ainda assim o preço te incomoda, vamos pensar por outro viés: se a micropigmentação que você fez não ficar boa, você não terá que gastar ainda mais para “arrumar”? Pense nisso. Será o famoso “barato que saiu caro”.

Micropigmentação de sobrancelhas1

É Possível Reverter a Micropigmentação de Sobrancelhas?

Sim, claro que dá. Muita gente confunde, achando que ela é uma espécie de tatuagem, que fica eternamente marcada na pele. Não é. Mas, mesmo sendo temporária, a micropigmentação demora um tempo para sair e, durante esse período, você terá o resultado do trabalho estampado em seu rosto.

Se o serviço tiver ficado legal, isso não é problema. No entanto, e se tiver ficado ruim? Não se preocupe. É possível remover os efeitos, caso o procedimento seja malsucedido. Mas tenha em mente que o valor de remoção pode custar caro, até mais caro que uma micropigmentação bem-feita.

A melhor opção é remover através de laser, que age retirando os pigmentos da pele. Não há riscos ao remover a pigmentação e é muito eficiente, mas não é possível fazer a remoção total em apenas uma sessão.

Nesse guia completo você aprenderá tudo sobre a micropigmentação de sobrancelhas, para se sentir mais bonita e evitar riscos desnecessários.

Micropigmentação de sobrancelhas2

O Que é a Micropigmentação de Sobrancelhas?

Ela pode ser definida como uma técnica de desenhar os pêlos na sobrancelha, de modo a complementar o formato do rosto. Na micropigmentação não há implante de pêlos, como acreditam algumas pessoas. Ela apenas faz o desenho dos pêlos, de uma maneira muito parecida com a tatuagem.

É baseado nisso que muita gente acredita que ela é irreversível. Apesar de o processo de pintura ser realmente parecido com uma tatuagem, a tinta fica na camada mais superficial da pele e por isso saem depois de um tempo.

São desenhados fios novos, que simulam o pêlo natural. Esteticamente, quando a micropigmentação é feita por um profissional qualificado, não é possível ver diferença nenhuma entre os pelos verdadeiros e os desenhados. Acima de tudo, a única diferença entre os dois, é a falta de volume do pêlo em si.

A micropigmentação de sobrancelhas é ideal para definir os contornos da sobrancelha, deixando-a esteticamente mais bonita, e também é a solução para corrigir eventuais falhas. Portanto, através do desenho, vão se completando os espaços onde faltam pêlos e corrigindo a forma da sobrancelha.

A Micropigmentação Dura Quanto Tempo?

Tudo depende da qualidade do material usado e do profissional que irá aplicar o procedimento. De acordo com a qualidade do serviço empregado, bem como o uso de bons produtos e boa técnica, ela pode durar um ano, chegando até a um ano e meio. Está vendo como a micropigmentação de sobrancelhas é um investimento?

Quando feita em um local especializado, o tempo de duração aumenta e, consequentemente, o valor compensa. Afinal, você está investindo em um procedimento que irá durar mais de um ano!

Todas as Pessoas Podem Fazer a Micropigmentação?

Não são todas as pessoas que possuem a disponibilidade para a micropigmentação e esse é um dos maiores erros das mulheres ansiosas por uma sobrancelha bonita. Primordialmente, para se submeter ao procedimento, mesmo quando ele feito por um profissional qualificado, é ideal que as pessoas não tenham:

  • Alergia na pele;
  • Sensibilidade alérgica ao pigmento;
  • Imunidade baixa por estar enfrentando tratamento médico.

Se você apresentar qualquer uma dessas condições, converse com um médico dermatologista ou com um profissional esteticista antes de fazer a micropigmentação. Conforme necessário, eles irão avaliar o caso e determinar a possibilidade da execução.

Os Riscos e Problemas da Micropigmentação

Como já dissemos, esse não é o tipo de procedimento que deve ser escolhido o profissional mais barato. Porque a chance do trabalho ficar ruim é grande e os riscos são ainda maiores. Assim sendo, veja os principais medos das mulheres, ao pensar em micropigmentar a sobrancelha.

  • Minha Sobrancelha Vai Ficar Com Cores Estranhas?

Tudo depende da qualidade dos pigmentos. De novo, voltamos à questão do bom serviço: desde que a micropigmentação seja bem feita, o risco de sua sobrancelha ficar feia, azul ou verde, diminui drasticamente. A falta de conhecimento do profissional sobre as cores pode gerar esse efeito negativo, de uma sobrancelha completamente artificial.

Se o procedimento for feito com cautela e conhecimento, a chance de a cor ficar errada são praticamente inválidas. Converse com o profissional e tire todas as suas dúvidas. Da mesma forma, também é importante dar manutenção à micropigmentação, para que o efeito de coloração não se perca rapidamente.

  • Minha Sobrancelha Vai Parecer Artificial?

Muita gente tem esse medo. E se a minha sobrancelha ficar muito grossa ou escura? Isso faz que elas abram mão do procedimento, achando que irá ficar muito destoante do natural. Em vista disso, iremos reforçar a questão do profissional que faz a micropigmentação de sobrancelhas.

Antes de começar o processo de pintura, é fundamental que todo um estudo sobre o rosto da pessoa seja feito, com análises milimétricas sobre o formato e a cor. Inclusive, quando a micropigmentação é feita por amadores, esses cuidados não são levados tão à sério, o que pode resultar em um formato inadequado ao rosto, com exageros que tornam a sobrancelha muito artificial.

Como é Feita a Micropigmentação de Sobrancelhas?

Não é um procedimento difícil, apesar de exigir alguns cuidados básicos. Ela é feita da seguinte maneira:

  1. O desenho da sobrancelha é feito à lápis, marcando as áreas delimitadoras.
  2. Uma pomada com propriedades anestésicas é aplicada no local, para diminuir o desconforto do procedimento.
  3. Finalmente, o profissional inicia a pigmentação da pele, na camada superficial. Ele utiliza agulhas em formato de lâminas, e vai inserindo a tinta nos locais previamente delimitados.

Portanto, vale reforçar que todo o equipamento utilizado deve ser esterilizado ou descartável, para evitar o risco de infecções e alergias.

Quais São as Técnicas Utilizadas na Micropigmentação?

As mais utilizadas são a fio a fio e a esfumada.

  • Técnica fio a fio: gera um resultado mais natural, com adequação maior aos formatos de rosto. Em suma, nessa técnica cada fio é desenhado separado e isso gera um efeito espontâneo, sem chance de parecer artificial.
  • Técnica de efeito esfumado: o resultado dessa técnica é parecido ao do uso de maquiagem. Ela proporciona maior sensação de volume da sobrancelha, com intensidade aumentada da cor.

A Micropigmentação de Sobrancelhas Dói?

A princípio, a micropigmentação gera um leve desconforto, longe de ser uma dor extrema e insuportável. De fato, a dor é considerada pontual, pois dura apenas alguns segundos. No entanto, com o uso da pomada anestésica, esse desconforto diminui consideravelmente.

Entenda que o pigmento está sendo introduzido na primeira camada da pele, o que só é possível com o uso das agulhas.

Caso esteja sentindo muita dor, peça ajuda ao profissional. Ele poderá aplicar mais uma camada de pomada anestésica, a fim de reduzir o desconforto e torna-lo suportável. Dessa forma, após esse momento dolorido, o resultado será a sua sobrancelha linda, bem desenhada e com o formato perfeito para o seu rosto.

Como é a Manutenção da Sobrancelha Micropigmentada?

Conforme todo procedimento estético, a micropigmentação de sobrancelha exige uma manutenção e um cuidado específico, para que ela se mantenha bonita por mais tempo. Portanto, o prazo da manutenção se modifica de acordo com a pele da pessoa que passou pelo procedimento mas, inevitavelmente, ela deverá ser retocada dentro de um ano, quando a pigmentação perder o efeito.

Geralmente os espaços onde são feitas dão descontos especiais para o retoque. Caso tenha se sentido satisfeita com o resultado primário, é legal continuar indo ao mesmo lugar. Enfim, lá, eles já terão melhor noção de como o seu corpo reage à pigmentação, sem contar que já conhecem o formato de sua sobrancelha.

Como Funciona a Cicatrização?

Como é um procedimento que invade a pele, ela passará por um processo de cicatrização, que pode durar até 30 dias. Como já dito, o organismo de cada pessoa varia e isso pode determinar prazos diferenciados. Porém, a cicatrização após a micropigmentação de sobrancelha tem algumas etapas específicas.

  • 1º dia: apesar de avermelhada a região da sobrancelha, a sensação de olhá-la é incrível. O desenho estará nítido e a cor estará bastante natural.
  • 2º ao 4º dia: com a redução da vermelhidão, pode ser que a região fique um pouco inchada e a cor se acentue. Vai parecer que sua sobrancelha está mais grossa e escura que o normal, mas isso irá diminuir, não se preocupe.
  • 5º e o 10º dia: o inchaço diminui consideravelmente e, com ele, você terá a impressão de que a cor também se foi. Isso acontece por ter se acostumado àquela coloração mais escura e, conforme ela clareia, terá a sensação de que o procedimento não deu certo.
  • 10º ao 20º dia: a coloração se reestabelece. Ainda assim, você terá a impressão de que ficaram algumas falhas. Isso acontece porque a cicatrização ainda não terminou.
  • 20º ao 30º dia: por fim, com a sobrancelha completamente cicatrizada, você irá notar que todos aqueles defeitos que tinha visto desaparecem. Novamente, ela estará bonita, natural e bem desenhada, como no primeiro dia.

Quais Cuidados Devem Ser Tomados Após a Micropigmentação de Sobrancelha?

Por ser um procedimento que exige muito da pele da pessoa, alguns cuidados precisam ser tomados, na intenção de diminuir os problemas e a perda do trabalho. Então, fique atento para eles:

  • Evite limpeza de pele até 60 dias após a micropigmentação. Mesmo depois, tome cuidado com produtos muito abrasivos, para evitar que a camada superficial da pele descame e, com ela, também saia a tinta.
  • Não lave o rosto com água quente. Ela pode gerar um processo de irritação na pele.
  • Cuidado com sol. Entenda que a sua pele está sensível e o sol pode afetar a região com mais agressividade que o normal.
  • Evite usar maquiagem no local.
  • Não se renda a tirar as “casquinhas” que se formam após a cicatrização. O risco de infecções e falhas aumenta.
  • Faça uso de uma pomada especial, a ser indicada pelo profissional. Use-a conforme a recomendação.

Seguindo esses passos, a chance de algum problema aparecer é mínima. Se ainda assim você perceber que a sobrancelha “desbotou”, volte ao local do procedimento para um retoque rápido. O ideal é que ele seja feito entre 30 e 60 dias após a micropigmentação.

Como Escolher Um Bom Profissional?

Tenha algumas coisas em mente: um bom profissional não custa barato e nem se rende à modismos. Ele irá avaliar seu rosto e determinar quais as melhores possibilidades. Por isso, o estudo, o comprometimento e a responsabilidade são fundamentais na hora de escolher o profissional mais adequado para você. Normalmente, ele irá seguir por alguns caminhos:

  • Respeitar o formato do seu rosto: o profissional irá se preocupar com a naturalidade de sua sobrancelha em relação à sua face. Ele fará medições e desenhos à lápis, respeitando as medidas e o formato do seu rosto.
  • Valorizar a imagem: após a determinação do que pode ser feito, ele irá considerar o seu desejo. Dentro das possibilidades, o profissional encontrará o melhor caminho entre o ideal e o que você espera, traçando, junto com você, o melhor formato de sua sobrancelha.
  • Mostrar as opções: antes de começar a traçar a sobrancelha com a agulha, o profissional deve te mostrar o design obtido pelas análises. Apenas após a sua confirmação é que ele dará início ao procedimento.
  • Local adequado: essa é a sua vez de analisar. Certamente você deve procurar locais que sejam limpos, com profissionais experientes e que usem materiais de qualidade.

Vou Fazer a Micropigmentação de Sobrancelhas!

Ótimo! Se você já está decidida e encontrou um profissional de qualidade, vá em frente. É um procedimento que melhora – e muito – a autoestima das mulheres. Esse guia te ajuda a conhecer as peculiaridades que envolvem a micropigmentação de sobrancelhas mas a decisão é toda sua. Se você gostou desse artigo, conheça os outros. Temos um de tatuagem no pulso que irá adorar!

Saiba Mais:

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.