Micropigmentação de Sobrancelha [A verdade revelada!]

Grande parte das mulheres se sente insegura em buscar o processo de micropigmentação de sobrancelha em razão dos mitos sobre sua cicatrização. Evidentemente, para se conseguir bons resultados com esse procedimento, é preciso tomar todos os cuidados, sabendo que apenas depois de um mês os resultados são visíveis.

 

A micropigmentação é uma tendência da moda, sendo um procedimento estético que é feito com a aplicação de um pigmento na região das sobrancelhas para corrigir pequenas falhas e delinear melhor e, mesmo estando na moda há algum tempo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia faz algumas advertências sobre o processo.

 

A micropigmentação de sobrancelha é diferente da maquiagem definitiva, uma vez que não se trata de algo permanente, exigindo alguns retoques quando acaba o seu prazo de validade.

 

Aliás, o prazo varia bastante de uma mulher para outra, durando pelo menos um ano. Como se fosse uma tatuagem, o procedimento exige um aparelho para aplicar o pigmento no local.

 

Os cuidados são necessários já que uma pessoa que se submete ao tratamento pode apresentar alergia ao pigmento, além de desenvolver inflamações ou infecções por fungos e bactérias.

 

Essas ocorrências são mais frequentes quando a micropigmentação não é feita da maneira adequada, principalmente porque se trata de um corpo estranho aplicado sobre a pele, podendo haver reações adversas.

 

Portanto, para quem pretende fazer, é necessário tomar todos os cuidados apresentados pelo profissional, além de analisar se o estúdio faz uso de material esterilizado ou descartável e se a higienização do local está em ordem, além, é claro, de contar com um profissional experiente.

 

Micropigmentação de Sobrancelha: Evite Economizar

 

micropigmentação de sobrancelha

 

A escolha de um bom profissional é principalmente pelo fato de que a micropigmentação de sobrancelha não é tão barata e profissionais experientes cobram mais caro.

 

Como se trata de um procedimento bastante delicado, não são permitidos amadorismo ou imperícia e, assim, é preciso ter alguém com conhecimento. No entanto, embora uma das principais questões seja o preço, não é esse o único fator que deve ser levado em consideração.

 

Quando o preço se torna o único ponto a ser analisado para a micropigmentação, dessa forma, a pessoa que se submete a ela pode passar por situações bastante desagradáveis. Embora seja uma tradição buscar por preços baixos, nesse caso é preciso muito cuidado.

 

Ao mesmo tempo, existem outras condições que devem ser levadas em conta, e já falamos sobre elas: a perícia do profissional, os materiais utilizados, a higienização do local. Como se trata de um procedimento na sua própria pele, portanto, leve em conta tudo o que diz respeito à micropigmentação de sobrancelha.

Como é a Micropigmentação de Sobrancelha

 

A micropigmentação é um procedimento que possibilita criar uma tatuagem bastante delicada, com o mesmo formato e a mesma cor dos supercílios, pigmentando os fios individualmente para que simulem um fio normal. Para isso, cada mulher é avaliada e tratada de forma individual, analisando a densidade dos fios e o formato mais adequado para seu rosto.

 

O procedimento é aplicado com o uso de um aparelho denominado dermógrafo, que apresenta uma agulha em sua extremidade para fazer a aplicação de um pigmento antialérgico à base de glicerina sob a pele.

 

Nos primeiros dias, a cor dos pelos pode ser mais escura do que o normal, situação que vai sendo normalizada com a descamação da pele, depois da segunda semana do procedimento.

 

Nessa fase já é possível fazer o retoque para correção de pequenas falhas. A cor exata vai aparecer depois de pelo menos um mês.

 

A micropigmentação de sobrancelha é mais indicada para quem tem falhas, cicatrizes ou poucos pelos nessa região e o ideal é procurar um profissional especializado, que consiga definir o formato mais indicado para cada mulher.

 

A Micropigmentação e a Tatuagem: Quais São as Diferenças

 

micropigmentação de sobrancelha

 

A principal diferença entre a micropigmentação de sobrancelha e a tatuagem é que, no primeiro caso, o pigmento é depositado na pele. Com a tatuagem e a maquiagem definitiva, o pigmento vai ser colocado na derme, a camada mais profunda da pele, onde a renovação celular é mais demorada.

 

Em razão disso, o procedimento da tatuagem é mais duradouro, só precisando de retoque muitos anos depois, se desbotar. A maquiagem definitiva e a tatuagem só podem ser removidas com laser.

 

A micropigmentação, por seu lado, é aplicada na camada mais superficial da sobrancelha, na epiderme, região que possui mais capacidade de renovação celular e, por isso, sua duração é de um ano, mais ou menos, devendo ser realizada novamente.

 

O procedimento é mais indicado para quem tem falhas na região de sobrancelhas e, por isso, é essencial contar com um profissional especializado, principalmente para fazer o desenho no rosto e poder aprovar ou não o que será o resultado final.

 

Lembramos que, embora seja um procedimento bastante simples, não se trata de algo indicado para pessoas que usam marca-passo ou que tenha diabetes sem controle.

 

Conheça Mais o Nosso Trabalho –> Aqui no Visão Tattoo

Quais São os Tipos de Micropigmentação de Sobrancelha

 

São quatro os tipos principais de micropigmentação de sobrancelha:

 

  • Fio a fio, que é uma técnica mais natural e mais solicitada atualmente. Nesse tipo de micropigmentação, os fios são desenhados com a mesma espessura e a mesma direção dos existentes, deixando o visual mais natural. A técnica também pode ser em 3D, mesclando fios de diferentes cores e tamanhos, criando um aspecto mais realista, com um degradê no rosto.
  • Compacta, uma técnica de correção das sobrancelhas que marca muito o rosto, delimitando um desenho um tanto artificial, mais marcante, que não é muito aconselhado;
  • Esfumada, que cria um desenho mais nublado, como se houvesse passado um lápis de sobrancelha, sendo mais indicado para reforçar a cor.

 

Para quem tem medo de fazer a micropigmentação, é bom saber que a dor é bem menor do que na tatuagem, já que a agulha não entra profundamente na pele. Além disso, é possível usar pomada anestésica para reduzir a sensibilidade na região.

 

Quais os Cuidados Exigidos na Micropigmentação de Sobrancelha?

 

micropigmentação de sobrancelha

 

Alguns cuidados devem ser levados em conta na micropigmentação de sobrancelha, já que a técnica não pode ser aplicada em pessoas com reações alérgicas ou que tenha infecções próximas do local de aplicação.

 

Além disso, o procedimento não é recomendado para gestantes, para quem faz uso de medicamentos anticoagulantes ou para diabéticas.

 

A micropigmentação também não é indicada para mulheres que tenham histórico de queloides, as cicatrizes que surgem em alto relevo na pele de quem já apresenta predisposição genética.

 

Para ter maior segurança, é importante que a mulher passe por um dermatologista antes de fazer a micropigmentação.

 

Depois de fazer a avaliação com um dermatologista, o profissional responsável pela micropigmentação deve usar um paquímetro para medir o rosto da cliente, sabendo, assim, o formato ideal da sobrancelha e sua grossura.

 

A região dos supercílios deve receber algumas marcações para se conhecer a distância entre uma e outra sobrancelha, seu começo e seu fim e, depois os testes de cor.

 

A micropigmentação da sobrancelha, em seguida, é feita com agulhas bem finas para depositar o pigmento da pele da cliente, num processo bastante lento, em sessões que podem chegar a uma hora e meia de duração.

 

Trata-se de um trabalho artesanal, que deve ser feito com muito cuidado, desenhando um fio de sobrancelha de cada vez, o que exige muita paciência. Dependendo do grau de tolerância à dor, o profissional poderá passar uma pomada anestésica no local em que está aplicando o pigmento.

 

Depois de feito todo o procedimento, a cliente deve ter paciente, pois quase metade do pigmento aplicado vai sair no primeiro mês e a pele vai descamar. É importante, nessa fase, aplicar pomadas ou hidratante, no caso de o profissional recomendar.

 

A partir de um mês já é possível fazer os retoques, retornando para que o profissional possa avaliar se o pigmento foi bem fixado na pele ou se não pegou em qualquer região, além de analisar se as medidas estão satisfatórias.

 

A Cicatrização na Micropigmentação de Sobrancelha

 

O processo de cicatrização pode durar até 30 dias, período em que se nota se o pigmento fixou totalmente, já que a pele pode naturalmente expulsar o pigmento por ser um agente desconhecido. Assim, é preciso fazer um retoque depois de 30 dias, reforçando o pigmento e finalizando a micropigmentação de sobrancelha.

 

Saber o tipo de pigmento e sua qualidade é importante, uma vez que os resultados estão diretamente ligados a essas características, além, evidentemente, da experiência do profissional.

 

Durante a semana depois de fazer a micropigmentação é necessário aplicar um remédio cicatrizante, recomendado pelo profissional que fez o procedimento. Além disso, é recomendado não aplicar substâncias mais gordurosas, como, por exemplo, vaselina, que acelera a expulsão dos pigmentos.

 

Um medicamento recomendado é o Bepantol líquido, já que se trata de uma substância que hidrata a região sem deixar a pele oleosa. Além disso, é preciso evitar passar lápis ou sombra na região, bem como não coçar ou mexer muito no local, fugindo também de maior exposição solar nos primeiros dias.

 

A micropigmentação de sobrancelha, mesmo sendo chamada de sobrancelha definitiva, tem uma duração. Em algumas mulheres, a cor pode durar um ano, enquanto em outras pode chegar a dois anos.

 

Em razão disso é recomendado fazer correções nas sobrancelhas sempre que o desenho estiver desaparecendo, mantendo o desenho e a coloração.

 

Existem alguns outros fatores que podem fazer com que o pigmento desapareça antes do tempo, principalmente com o uso de cosméticos mais ácidos, peelings ou mesmo em razão de ter a pele mais oleosa.

 

A micropigmentação de sobrancelha é um procedimento eficaz para quem tem sobrancelhas ralas ou muito finas, ou mesmo para mulheres que perderam totalmente os pelos. Os fios desenhados são quase idênticos aos naturais, tanto na espessura quanto no formato.

 

Vale lembrar que não resolve nada pedir uma sobrancelha idêntica à de uma artista famosa, já que o modelo ideal é variável de uma pessoa para outra, dependendo da musculatura na região, do formato do rosto e do formato natural da própria sobrancelha, que deve ser analisado na hora da consulta.

 

Cuidados a Serem Tomados Depois da Micropigmentação

 

micropigmentação de sobrancelha

 

Os cuidados depois da micropigmentação de sobrancelha, embora sejam muito simples, exigem disciplina por parte da mulher para que tenha os resultados esperados:

 

  • É preciso evitar a exposição à luz do sol por pelo menos 3 dias, aplicando protetor solar no local e evitando qualquer fonte de calor, como de secador de cabelos;
  • Nos primeiros dois dias depois do procedimento é preciso não molhar o local e, para limpar a região, deve-se usar apenas soro fisiológico ou água boricada, aplicando compressas geladas duas vezes ao dia;
  • Nesses primeiros dois dias deve-se evitar sabonete líquido ou qualquer outro produto de higienização;
  • Antes de tocar na região da sobrancelha é necessário higienizar as mãos, pelo menos durante a fase de cicatrização;
  • Usar um produto recomendado pelo profissional para manter a área hidratada, passando pelo menos quatro vezes ao dia, durante pelo menos a primeira semana depois do procedimento;
  • Depois do segundo dia, o rosto pode ser lavado com sabonete neutro pelo menos duas vezes ao dia;
  • Para remover as crostas não se deve fazer esfoliação e não coçar a área, deixando que caiam naturalmente;
  • A mulher não pode frequentar piscina, sauna ou mar nos primeiros 15 dias e não suar maquiagem por pelo menos 30 dias;
  • Na região da sobrancelha não se deve usar cremes com ácidos durante a cicatrização e, depois desse período, evitar passar esses produtos próximos ao local;
  • Finalmente, é indicado não tomar bebidas alcoólicas durante os primeiros 15 dias.

 

Esses pequenos cuidados podem alterar a rotina da mulher, mas oferecem melhores resultados e satisfação ao final. Para ter uma sobrancelha definitiva vale qualquer sacrifício.

 

Saiba Mais

 

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?