Microblading e Micropigmentação: Qual Deles é o Melhor?

microblading e micropigmentacao

Curitiba, 15 de maio de 2019, escrito por Gilson Rodrigues. Microblading e Micropigmentação: Qual Deles é o Melhor?

Microblading e Micropigmentação?

O Microblading é um procedimento estético feito para as pessoas que desejam deixar as sobrancelhas mais bonitas de forma definitiva.

O Microblading é algo mais natural, o aspecto das sobrancelhas ficará menos artificial, claro.

É uma técnica bem complexa, e delicada, portanto só deve ser feita por um profissional capacitado. O Microblading é feito através da utilização de micro agulhas descartáveis de modo que a sobrancelha possa ser redesenhada.

Tudo isso acontece após uma análise do rosto do cliente e após o mesmo escolher um modelo de sobrancelhas.

Um anestésico é aplicado antes de começar o procedimento que pode durar até quarenta minutos.

O procedimento todo parece como se fosse uma tatuagem, todavia, ele  não dura pra sempre como acontece na tatuagem, mas dura alguns meses ou até mesmo um ano.

Mas é importante lembrar aqueles que estão pensando em fazer o Microblading é que no primeiro momento é comum que a cor fique mais escura, e após a primeira semana será formada uma espécie de casquinha e então a coloração fica mais perto do que deve ser, de fato.

A cicatrização completa dura mais ou menos 30 dias, mas é preciso fazer pelo menos duas vezes para que o procedimento e a pigmentação fique mais fixa. Todavia, é preciso esperar pelo menos 30 dias para fazer outra sessão.

O Microblading utiliza microagulhas portanto não se preocupe, mesmo parecendo uma tatuagem o procedimento é praticamente indolor e é bem mais rápido também. Os cuidados após o processo são bastante simples e você não terá muito trabalho.

A máquina utilizada é inspirada no tebori japonês e assim marca a pele com pigmentos coloridos até que esteja conforme precisa ficar.

O profissional é habilitado e capacitado, preparado após fazer cursos específicos e voltados para a área de micropigmentação e microblading.

Mas lembre-se de que o microblading não utiliza uma ferramenta elétrica o que facilita bastante o trabalho do profissional. Já a micropigmentação utiliza!

Tipos de Microblading?

Basicamente existem 3 tipos de micropigmentação:

Fio a fio

A técnica conhecida como fio a fio é a que tenta imitar os fios presentes na sobrancelha. É o método que mais tem sido utilizado nos dias de hoje, também é conhecida como hiper-realista e 3D.

Ela pode ser feita utilizando dermógrafo ou com o microblading.

microblading-e-micropigmentacao

Compactada

Essa técnica é a que deixa a sobrancelha mais marcada. É especialmente indicada para aquelas pessoas que não possuem pêlo nenhum na região da sobrancelha ou ainda que desejam dar mais expressão à ela.

Com essa técnica o contorno e preenchimento são feitos completamente.

Esfumada

Já a técnica esfumada é uma sobrancelha mais leve. “Você tem o ângulo certo do dermógrafo que é utilizado para os fios parecerem os mais naturais possíveis. Fica com aspecto de ter passado um lápis na sobrancelha ou uma sombra”, aponta a especialista.

Posso fazer micropigmentação se minha pele for oleosa?

Claro que pode. Mesmo as peles mais sensíveis e oleosas podem fazer o procedimento.

O processo todo de micropigmentação só não é recomendado para pessoas com anemia ou que fazem uso do marca-passo.

Vantagens de Microblading?

Existem inúmeras vantagens de se fazer o Microblading, pois terá um design para sua sobrancelha muito mais prático e belo, e claro duradouro.

Você investe em algo que irá durar. Você restaure sua autoestima, pois irá se olhar no espelho sempre e verá que as suas sobrancelhas são bonitas e desenhadas.

Outra grande vantagem é que é um processo quase indolor que irá durar muito mais tempo.

O modelo de sua sobrancelha, por exemplo, permanecerá igual sem o uso de pinças ou ceras, ferramentas que podem acabar prejudicando sua pele com o passar do tempo.

Naturalidade é o que receberá quem fizer a micropigmentação. O design pós o processo todo de cicatrização mostra uma sobrancelha natural e permanente.

Quem optar pelo Microblading ou pela micropigmentação não precisará mais e preocupar em deixar o desenho alinhado ou mais ou menos colorido. Principalmente na técnica fio a fio você encontra um desenho perfeito e natural.

Antes e Depois de Microblading?

Quando uma pessoa decide fazer microblading ela precisa ter confiança e certeza de que quer fazer isso, pode não durar para sempre, mas o microblading dura alguns meses e se também a pessoa não fizer com o profissional correto e adequado e mais importante capacitado os resultados poderão não ser satisfatórios.

O material a ser utilizado deve ser descartável e você pode dar preferência aos pigmentos de origem orgânica. Mesmo que não seja orgânica recomenda-se retocar o microblading após 30 dias.

Isso é recomendado em caso dos fios não ficarem na pele. Isso pode acontecer especialmente se há sangramento  durante o procedimento, pois ele expulsa o pigmento e impede a fixação dos mesmos.

Duração da Micropigmentação?

microblading-e-micropigmentacao

Conforme já mencionado acima a micropigmentação ou microblading não é definitiva, ou seja, ela não dura pra sempre.

Pelo contrário, ela dura alguns meses e no máximo um ano. O tempo de duração vai depender também do tipo de aparelho que será utilizado, em geral, quando dermógrafo é utilizado.

Nesse caso, a micropigmentação costuma durar doze meses. Após esse período o procedimento pode ser feito de novo.

Quando é feito o microblading a duração é cerca de 6 a 7 meses. Todavia, a remoção completa da micropigmentação  não é possível.

Indicações e Contraindicações

A micropigmentação é indicada para quem tem sobrancelhas falhadas, ralas, com cicatrizes. É recomendado ser maior de idade, mas ser realizada a partir dos 16 anos (com autorização dos pais).

Não é recomendado, todavia, que pacientes com dificuldade para cicatrização, pessoas com tendência a ter queloide, ou ainda pessoas com reações alérgicas ou que estejam com alguma infecção na área próxima de onde o procedimento será feito.

Gestantes, lactantes, quem está em tratamento de quimioterapia, diabéticos e quem tem hipertensão precisam estar estáveis, com a doença controlada, pessoas que fazem uso de medicações anticoagulantes, com cirurgias recentes, neoplasias, problemas oculares, uso de ácidos e cosméticos recentes também não devem realizar o procedimento.

Se você é uma pessoa que está sempre preocupada com o design correto de suas sobrancelhas com certeza você já deve ter ouvido a palavra micropigmentação.

O que é Micropigmentação?

A micropigmentação é um procedimento que visa restaurar ou consertar as sobrancelhas das pessoas.

Para isso são utilizadas microagulhas que irão uma a uma acrescentar um pigmento na região da sobrancelha. Ela também é utilizada para desenhar, colorir ou redefinir a sobrancelha.

Vantagens de Micropigmentação

A principal vantagem da micropigmentação é ter um design de sobrancelha bacana e definido por alguns meses. Ou seja, nada de fazer sobrancelha toda semana!

Antes e depois de Micropigmentação

Os cuidados a serem tomados antes de fazer a micropigmentação são os mesmos indicados para quem faz o microblading.

Quais as Diferenças de Microblading e Micropigmentação?

A diferença principal entre os dois tipos de micropigmentação é basicamente a seguinte: Na micropigmentação com o demógrafo simples os fios são menos precisos e dão menos aspecto de realidade.

Deixando os pigmentos mais fortes e grossos.

Já a micropigmentação com o Microblading é feita com mais precisão. Os fios ficam mais realistas e chegam realmente a se parecerem naturais. O tebori não é ligado na eletricidade, o trabalho depende da mão do profissional.

Critério 1: Preço, Valor, qual melhor custo-benefício?

O valor da micropigmentação vai depender do profissional, localização, estúdio e tipo de procedimento.

Podemos garantir que não é um investimento barato, mas tanto Micropigmentação quanto Microblading irão exigir um pouco do seu bolso.

Critério 2: Duração

O Microblading dura cerca de 7 a 8 meses, já a micropigmentação pode durar até um ano.

Critério 3: Qualidade

Em termos de qualidade ambos os procedimentos são ótimos e satisfatórios se feitos da forma correta e com o profissional adequado.

Todavia, devido a sua durabilidade a micropigmentação acaba sendo mais recomendada pelos clientes.

Critério 4: Cuidados

É quase como cuidar de uma tatuagem ainda que sejam procedimentos completamente diferentes.

Mas você precisará esperar o tempo de cicatrização e também seguir 5 passos básicos, confira:

1º Passo: Mantenha a Pele Hidratada

Hidratar a pele não apenas com creme hidratante, mas sempre beber água e chás é algo que com certeza contribuirá para a cicatrização de sua micropigmentação, além é claro de contribuir para sua saúde.

Os cremes hidratantes faciais são recomendados, mas evite passar diretamente após o primeiro procedimento.

2º Passo: Fuja do Sol!

Assim como quando fazemos uma tatuagem o sol é inimigo da micropigmentação e do Microblading.

Especialmente, nos 3 primeiros dias tente evitar ao máximo o sol.

A pele estará muito sensível e o calor – isso também vale se você usa o secador – pode atrapalhar a cicatrização, fazendo assim com que você gaste mais e claro, tenha que se submeter novamente ao procedimento. Além da irritação que pode surgir na área e claro acabe estragando tudo.

Mas não se esqueça de usar o protetor solar!

3º Passo: Evite Inflamações

Se sua micropigmentação inflamar não tente tirar as casquinhas ou resolver um problema.
Tente evitar as inflamações, mas caso não consiga procure um médico.

4º Passo: Limpeza

Nas primeiras 24h, utilize soro fisiológico ou água boricada para higienizar o local quando necessário. Durante os dois primeiros dias, não é preciso utilizar nenhum tipo de sabonete nas sobrancelhas.

Já no terceiro dia, a dica é usar sabonete neutro pela manhã e pela noite para retirar o acúmulo de plasma e sujeiras, evitando a formação das famosas casquinhas (citadas no tópico acima).

5º Passo: Alimentação

Quando você realiza uma tatuagem precisa se privar de certos alimentos, e como a micropigmentação segue a mesma linha da técnica (porém realizando a inserção do pigmento em uma camada mais superficial da pele), a indicação é igual.

Fique longe de comidas gordurosas, como frituras, camarão e carne de porco, e de bebidas alcoólicas. Beber muita água sempre é uma ótima pedida!

  • Evitar ir ao mar, piscina, saunas, ou molhar muito as sobrancelhas até sete dias após o método.
  • Nos primeiros dias, não passe maquiagem na sobrancelha (até porque você não vai precisar, ela já vai estar linda!)
  • Não utilizar produtos com ácido no local

Qual a Melhor Opção para Escolher? Microblading x Micropigmentação

Isso depende do que você precisa e do que você deseja.

Através desse artigo você deve uma noção de como funciona cada um dos procedimentos e deve considerar o tempo de duração e preço de cada um na sua localidade.

Após verificar tudo isso você estará apto para decidir qual dos dois melhor se adequa ao que você quer.

Onde encontrar Microblading e Micropigmentação em Curitiba?

Se você está pensando em fazer microblading ou ainda a micropigmentação em Curitiba saiba que você já tem o Estúdio perfeito!

Serviços de Microblading em Curitiba é no Estúdio Visão Tattoo Localizado no endereço Av. Rep. Argentina – Água Verde, Curitiba o estúdio oferece o melhor serviço em termos de tatuagem, e também de piercing e Micropigmentação e Microblading.

Conclusão

Através desse artigo você conclui, de fato, que é uma boa pedida fazer um dos procedimentos caso deseje e necessite restaurar, colorir ou desenhar de forma quase definitiva as suas sobrancelhas.

Cada procedimento possui suas particularidades, portanto, recomendamos que converse com seu profissional antes e tenha sempre em mente todos os cuidados necessários antes e depois de fazer seja qual for o procedimento que melhor se adequar a sua situação e necessidade.

Saiba Mais:

     Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.