Microblading Cuidados, Aplicações e Cautelas Necessárias

Um fato que não podemos negar é que as sobrancelhas emolduram o rosto, definindo a expressão dos olhos e garantindo excelentes resultados quando estão bem definidas. No entanto, nem todas as mulheres possuem a quantidade de pelos necessários para manter um bom design em suas sobrancelhas, mas com o microblading cuidados é possível garantir essa boa expressão.

 

O microblading é uma nova técnica que permite fazer sobrancelhas de natureza semipermanente, que pode durar até um ano. A técnica é aplicada para desenhar a sobrancelha fio a fio, com um tipo de bisturi especial.

 

Como se trata de uma técnica manual, o procedimento pode demorar mais ou menos tempo para ser feito, variando de acordo com cada mulher. A maior parte dos procedimentos pode durar uma hora, já que não é feito nada com moldes já prontos, devendo respeitar a simetria e as medidas de cada rosto.

 

A técnica já é conhecida há milhares de anos, mas vem sendo adaptada atualmente para as sobrancelhas. Sua diferença para a pigmentação feita em tatuagens é a utilização de microlâminas, oferecendo um resultado mais duradouro.

 

Na aplicação de microblading é utilizado um indutor manual denominado tebori, um equipamento também usado para alguns tipos de tatuagem, usando somente as agulhas e o pigmento, mas sem qualquer intervenção da máquina para garantir fios mais finos e precisos, que se mostram como se fossem reais.

 

A técnica era aplicada na Europa como micropigmentação, tendo sido adaptada como microblading. Os sistemas são semelhantes, pois, nos dois casos é aplicada a pigmentação sob a camada de pele, em nível epidérmico, oferecendo um resultado muito próximo do natural.

 

Microblading: Algumas Informações Interessantes

 

microblanding cuidados2

 

O microblading já conquistou grande parte das mulheres, pois se trata de uma forma fácil de melhorar as sobrancelhas, principalmente para aquelas que tinham necessidade de retocar a maquiagem diversas vezes.

 

A técnica pode valorizar o rosto e corrigir diversas imperfeições, mas é necessário alguns microblading cuidados que dependem exclusivamente da pessoa que está passando pelo procedimento.

 

Como em qualquer procedimento de micropigmentação, a microblading tem uma durabilidade relativa. Nas sobrancelhas, o pigmento deve ser aplicado de forma mais superficial, usando agulhas que se tornam lâminas e que, por isso, podem provocar lesões mais sérias no caso de não haver microblading cuidados apropriados. Se a profundidade for maior do que o necessário, a pessoa pode ter sangramento e inflamação no local.

 

Um corte mais profundo na microblading pode resultar em maior lesão, fazendo com que o organismo crie maior quantidade de células defensivas, o que vai permitir a expulsão do pigmento colocado e, quanto maior for a inflamação, menor será o poder de fixação.

 

Caso haja alguma lesão, isso vai colocar em risco todo o trabalho e, em consequência, a sobrancelha que passou pelo procedimento poderá apresentar cicatrização imperfeita, podendo, inclusive, provocar um aumento do volume na região ou mesmo uma cicatrização classificada como hipotrófica, ou seja, deixando depressões na pele.

 

Além disso, podem surgir queloides que, embora mais raros, não podem ser descartados, principalmente quando a pessoa é de raça negra.

 

O pigmento utilizado, quando depositado da forma correta na microblading, geralmente deixa um tom frio, não ocorrendo alterações em sua cor ao longo do tempo por causa da saturação e da profundidade onde foi implantado.

 

Normalmente, uma microblading pode durar até um ano, muito embora seja difícil fazer uma previsão correta. A durabilidade do procedimento vai depender de alguns fatores, como a técnica e o material empregado, além do microblading cuidados por parte da própria pessoa, como acompanhamento pós tratamento.

 

Na microblading, a dor pode ser variável de pessoa para pessoa. No entanto, a região das sobrancelhas possui um número menor de terminações nervosas, se comparada com outros locais, como, por exemplo, os lábios e os olhos. Com a aplicação de um creme anestésico, o procedimento é menos dolorido.

 

O procedimento, quando bem feito, não apresenta qualquer inflamação e a cicatrização acontece rapidamente.

 

Nossa pele é formada por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme, ou gordura subcutânea. A técnica de microblading é aplicada na camada mais profunda, abaixo da derme, notando-se, portanto, que se trata de uma região mais delicada. Isso é feito para oferecer o efeito semipermanente, com maior durabilidade.

 

Microblading Cuidados Exigidos Durante o Procedimento

 

microblanding cuidados3

 

O procedimento da microblading é feito para ter uma vida mais longa, como maquiagem, podendo chegar de 6 meses a 1 ano. Por isso, o trabalho deve ser estudado com antecedência para apresentar um bom design, além de escolher também a cor a ser aplicada.

 

O profissional também precisa trabalhar com todos os microblading cuidados exigidos, mantendo a assepsia de todo o equipamento e respeitando todas as medidas preventivas para que o resultado seja o mais próximo possível de uma sobrancelha real.

 

Os microblading cuidados depois da aplicação podem levar de uma semana a dez dias. Durante esse tempo, a pessoa que passou pelo procedimento não deve se expor à radiação solar por muito tempo, não deve usar qualquer produto ácido ou abrasivo na região por pelo menos dois meses e não pode tomar banho de piscina ou de mar.

 

Um dos maiores microblading cuidados é evitar coçar ou arrancar as casquinhas das feridas, para evitar exposição às bactérias e ajudar na fixação do pigmento sob a pele.

 

Na microblading para sobrancelhas é necessário aplicar uma pomada que é recomendada pelo profissional que fez o procedimento, para ajudar na cicatrização. Havendo necessidade, a pessoa também pode fazer compressas com chá de camomila para colocar sobre os olhos ou usar soro fisiológico.

 

A microblading tem uma garantia de duração de pelo menos seis meses, mas com os devidos microblading cuidados o procedimento poderá ter a duração de mais de um ano. O tempo, no entanto, vai depender de alguns fatores externos, como a exposição ao sol ou os produtos de maquiagem utilizados, além do próprio tom da pele. Quanto mais cuidados a pessoa tomar, maior será a duração.

 

Contudo, vale a pena passar pelo procedimento, principalmente porque uma pessoa com traços mais marcantes vai sentir sua autoestima mais elevada, melhorando o bom humor e se colocando como uma pessoa mais realizada.

 

Microblading Cuidados Antes do Procedimento

 

microblanding cuidados4

 

Para que o procedimento seja feito da forma mais segura e garantida, são necessários alguns microblading cuidados desde antes de fazer a micropigmentação.

 

Um dos cuidados mais importantes, evidentemente, é escolher um profissional que tenha experiência no procedimento, devendo o estúdio ser um local que ofereça confiança. Trata-se de um cuidado bastante simples, mas que deve ser levado a sério, para que a pessoa tenha maior segurança e a garantia de que o procedimento será feito da forma correta.

 

Um profissional capacitado e experiente poderá oferecer todas as informações e tirar todas as dúvidas da pessoa que pretende fazer a microblading. Se a pessoa seguir corretamente todas as recomendações, a micropigmentação poderá durar mais tempo, deixando-a com melhor aparência e sem qualquer problema de cicatrização ou de inflamações.

 

Por isso, é importante conversar antes com o profissional responsável pelo processo, uma vez que, em grande parte dos casos, pessoas que se capacitam em cursos rápidos não podem responder e esclarecer todas as dúvidas de seus clientes.

 

É preciso destacar ainda que, ao escolher o profissional, é preciso ter referências sobre seus trabalhos anteriores. Essa medida vai garantir que a cliente tenha um bom resultado e que não precise procurar outro estúdio para reformar a microblading.

 

Um dos microblading cuidados mais importantes é com relação a produtos ácidos usados no rosto. Antes de passar pelo procedimento, é preciso evitar qualquer produto ácido por pelo menos 15 dias antes para que não haja qualquer problema na fixação do pigmento.

 

Microblading Cuidados Após o Procedimento

 

microblanding cuidados5

 

Depois de passar pela microblading e ter as sobrancelhas perfeitas, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente nos primeiros dias:

 

 

  • Durante os primeiros 10 dias é necessário usar uma pomada cicatrizante para ajudar na hidratação da região e para fixar o pigmento. O profissional responsável poderá indicar a melhor pomada;
  • A pessoa que fez a microblading não pode tomar sol por pelo menos 3 dias depois do procedimento para não desbotar as sobrancelhas;
  • Além disso, também é preciso tomar cuidado com banhos quentes demorados, já que a água quente vai abrir os poros, podendo expulsar os pigmentos;
  • A região das sobrancelhas não pode ser coçada para que as casquinhas protetoras não sejam retiradas. Se isso acontecer, poderá haver falhas no desenho depois da cicatrização;
  • Alguns locais devem ser evitados para não provoca o desbotamento da cor utilizada, como praias, saunas e piscinas;
  • É preciso ter alguns microblading cuidados inclusive na alimentação, evitando alimentos gordurosos ou mesmo carne de porco, que atrasam o processo de cicatrização;
  • Caso a pessoa tenha algum edema, ou inchaço, no local pigmentado, deve colocar um filme PVC e aplicar uma bolsa de gelo;
  • Antes de tocar no local que passou pela microblading é preciso lavar bem as mãos e não deixar que outras pessoas toquem para evitar possíveis inflamações ou mesmo infecção da região;
  • A lavagem do local até a cicatrização deve ser feita com produtos próprios, que serão indicados pelo profissional que realizou o procedimento. É preciso evitar sabonetes comuns, protetor solar ou qualquer cosmético no local;
  • Também é proibido aplicar produtos esfoliantes, passar por procedimentos de peeling ou passar produtos ácidos na região para evitar que a pele se descame, o que vai impedir e comprometer a fixação do pigmento.

 

 

Com esses microblading cuidados, antes e depois do procedimento, a cliente pode ter certeza que sua sobrancelha nova vai durar por muito mais tempo.

 

Microblading Cuidados e Acompanhamento

 

Depois de passar pela microblading, a pessoa certamente vai verificar que a cor não é exatamente igual àquela que foi combinada, mas isso é completamente normal. A cor vai ficar indefinida por alguns dias, aparecendo depois que a pele estiver cicatrizada completamente.

 

Alguns meses depois do procedimento também é importante passar por uma sessão, para retocar as sobrancelhas. Isso é necessário pois o organismo está renovando constantemente as células e há também a radiação solar inevitável, que vai desbotando o pigmento.

 

A seguir você vai conhecer alguns microblading cuidados necessários para que as sobrancelhas fiquem perfeitas por mais tempo:

 

 

  • Se houver inchaço, que é uma consequência bastante natural, ele vai sumir depois de uma semana, no máximo. Nesse tempo, você pode usar uma compressa com gelo;
  • A cor das sobrancelhas pode ficar bem mais escura até a cicatrização, mas voltará ao normal depois que as casquinhas caírem. Nesse período, podem aparecer pequenas falhas que poderão ser corrigidas depois de um mês do procedimento;
  • A cor normal das sobrancelhas só vai aparecer em torno de 30 dias depois. Nesse tempo, é preciso evitar fazer esfoliação ou remover as casquinhas, não coçando a região que passou pela microblading;
  • Enquanto durar a cicatrização é preciso evitar calor excessivo, inclusive de secador de cabelos, e não usar maquiagem enquanto ainda houver qualquer casquinha.
  • Quando as casquinhas caem de outra forma que não a espontânea, o local pode apresentar falhas no pigmento. Nesse caso, é preciso fazer nova aplicação.

 

 

Caso o resultado não seja o esperado por qualquer motivo, como, por exemplo, falta de simetria, cores mais escuras ou mais claras, é preciso esperar pelo menos 30 dias para um retorno e retoque.

 

Esse retorno, normalmente, não é necessário para todas as mulheres, já que se trata de um procedimento bastante seguro. O retoque, se necessário é um procedimento parecido com a cobertura de tatuagem, podendo consertar qualquer falha que tenha havido.

 

Saiba Mais

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?