Sumário
ToggleCuritiba, 15 de agosto de 2018, escrito por Gilson Rodrigues. A decisão de fazer uma tatuagem já é bastante difícil. Imagine, então, depois disso, como escolher o desenho para tatuar? Você pode usar fotos de tattoo para isso, e essa é a principal estratégia usada pelos estúdios de tatuagens, mas existem alguns outros pontos que devem ser observados antes da decisão final.
Assim, por exemplo, da mesma forma que para escolher qualquer outra coisa, você precisa definir o estilo da tatuagem que deseja e, antes de escolher o desenho, vai precisar saber qual o melhor estilo que pretende, já que eles são bastante variados, inclusive com relação aos traços, desenhos e sombreados, entre outras coisas.
As fotos de tattoo, evidentemente, são o primeiro passo para escolher o que você quer. E você pode pesquisar por imagens na internet ou usar outros meios, como, por exemplo, visitar uma galeria de imagens. Não se esqueça de ter por perto seu celular para fotografar tudo aquilo que mais lhe interessa.
Os estúdios de tatuagem também oferecem catálogos com o portfólio dos tatuadores e você pode visitar alguns deles, procurando, inclusive, conhecer o trabalho dos profissionais. Assim você vai se acostumando com a ideia e sabendo melhor seus objetivos.
Sempre que estiver vendo fotos de tattoo, comece a pensar no tamanho de tatuagem que pretende. Não se esqueça que o tamanho da tatuagem vai delimitar suas opções. Dessa forma, se quiser fazer uma tatuagem pequena, não vai poder escolher uma foto, da mesma maneira que, se quiser uma maior, não poderá escolher um desenho simples.
Outro ponto em que você precisa pensar é com relação ao local da tatuagem. Antes de se decidir, é preciso pensar se você quer uma tatuagem bem visível ou não. Assim, no caso de não poder exibir essa tattoo em seu trabalho, você não pode definir um local que fique descoberto, como os pulsos, as mãos ou o pescoço, se você for homem, ou os tornozelos e os pés, além dos braços, evidentemente, se for uma mulher.
Ao analisar as fotos de tattoo, verifique também se vai querer uma tatuagem colorida, em tons de cinza ou apenas em preto. Isso vai depender muito de sua própria personalidade. Se você é uma pessoa discreta, o ideal é uma tatuagem cinza ou preta, mas, se você é uma pessoa mais extrovertida, certamente vai querer abusar das cores.
E não se esqueça de um detalhe que é dos mais importantes: o preço da tatuagem. Escolha alguma coisa que esteja dentro do seu orçamento.
Ao decidir fazer sua tatuagem, a primeira coisa a escolher é um desenho que satisfaça sua vontade. Procure pensar se vai gostar da tatuagem pelo resto da sua vida ou se, em algum momento no futuro, vai ficar cansado de ver sempre o mesmo desenho. Por isso, é importante ver o máximo possível de fotos de tattoo.
É interessante separar todas as opções que você tenha visto e analisar cada uma delas, verificando as que deixam você mais satisfeito e aquelas que você sabe que não serão tão agradáveis no futuro. O melhor, para isso, é escolher aquilo que tenha a ver com sua personalidade.
Não tome qualquer decisão precipitada. Muitas pessoas acabam se arrependendo de uma tatuagem exatamente por mandarem fazer por impulso e sem qualquer planejamento. Um bom exemplo disso é uma pessoa que, depois de tomar algumas bebidas a mais ou mesmo depois de ser desafiada por um amigo, toma a decisão e acaba se arrependendo depois.
Aliás, por falar em bebidas, é bom estar sóbrio na hora de escolher para não cometer alguns erros bem comuns, como, por exemplo:
Se insistimos no fato de você analisar fotos de tattoo com cuidado e com tempo é exatamente para que você não se arrependa depois. Afinal, um tatuador é o tipo de profissional que gosta de ser bem lembrado pelo seu trabalho e não de alguém que tenha, de alguma forma, atrapalhado a vida de qualquer cliente.
Um fato que possivelmente você não saiba é que as tatuagens mais cobertas pelos profissionais são os nomes de pessoas, principalmente de namorados ou namoradas. Em primeiro lugar, porque essas tattoo geralmente são feitas por impulso e, depois, porque as pessoas costumam pensar que um relacionamento vai durar para sempre.
É certo que existem relacionamentos duradouros, mas a gente não conhece o futuro e não sabe o que vai acontecer. Portanto, se sua ideia é fazer uma tatuagem com o nome da pessoa amada, pense duas, três, quatro ou até dez vezes antes de decidir.
Outro tipo de tatuagem que faz muita gente se arrepender é qualquer coisa da moda, como, por exemplo, um cantor ou cantora famosa, ou a foto de uma pessoa em destaque no momento. Pense que tudo muda muito rapidamente e algo que hoje está na moda amanhã vai estar completamente esquecido.
Portanto, tenha muita calma ao analisar fotos de tattoo antes de tomar sua decisão. Você não pode se esquecer que a tatuagem vai ficar em sua pele pelo resto da vida, a menos que você tenha condições, paciência e vontade de passar pelo processo de remoção da tatuagem – lembrando que, em muitos casos, elas deixam marcas que não podem ser corrigidas.
Quando estiver escolhendo as fotos de tattoo, procure pensar no impacto que ela vai provocar, tanto em você mesmo quanto nas outras pessoas e, se ainda não resolveu exatamente o que deseja, dê um tempo. Afinal, você tem que fazer uma escolha definitiva.
Como você pode ver, para fazer uma tatuagem não basta apenas ver fotos de tattoo. É preciso escolher bem, principalmente o local onde você vai fazer o desenho.
Já falamos sobre isso rapidamente, dizendo que uma tatuagem não pode interferir em sua vida profissional, mas estávamos nos referindo ao presente. Você deve pensar no futuro, não apenas em sua vida profissional, mas também na pessoal. O local da tatuagem poderá impedir a realização de um sonho? Poderá impedir um objetivo?
O local que você escolheu para fazer a tatuagem poderá prejudicar em alguma coisa? Se a resposta a essas perguntas for um sim, mais um motivo para você analisar com mais cuidado as fotos de tattoo antes de resolver.
Tempo para analisar você vai ter, isso é certo. E você pode pesquisar o quanto quiser, lembrando o que já dissemos sobre o tatuador: ele não vai gostar se você se arrepender.
Afinal, é um profissional que vive disso e sua maior satisfação é a satisfação dos seus clientes.
Uma recomendação para quando você estiver vendo as fotos de tattoo de um estúdio: se você vir uma tatuagem que já tenha visto em outros catálogos, mesmo que ela lhe seja agradável e interessante e fique bem no local escolhido, não faça. Esse é um tipo de tatuagem conhecido como “flash”, ou seja, é um tipo de tatuagem feito por diversas pessoas. Além do local certo para a tatuagem, você deve pensar na originalidade.
Pensando com cabeça de mulher, imagine uma mulher chegando a uma festa e encontrando outra com um vestido idêntico àquele que ela está usando. Não é nada agradável, não é mesmo? E isso pode acontecer se você escolher uma tatuagem “flash”, encontrar outra pessoa com a mesma tatuagem, no mesmo local do corpo em que você mandou fazer a sua.
Uma coisa que todos querem é fazer uma tatuagem original, que não haja idêntica no mundo todo. Não é tão simples, mesmo porque as fotos de tattoo, com a internet, rodam o mundo todo.
Por isso, mesmo que você não seja uma pessoa excelente em desenho, faça um esboço da tatuagem escolhida e peça para o tatuador ajudar no seu projeto. Se não souber desenhar, fale com o tatuador o que está pensando e peça que ele faça o desenho.
O esboço vai servir para mostrar melhor como a tatuagem vai ficar no seu corpo e, assim, você terá mais condições de decidir. Aliás, existe outra técnica que você pode utilizar para isso: mandar fazer uma versão impressa e passar o desenho para o seu próprio corpo, no local que pretende fazer a tatuagem.
Olhando no espelho você vai perceber se ela cai bem ou não. Mas, faça isso durante o dia e à noite, verifique a variação da luz sobre a tatuagem e os efeitos que ela provoca. Se quiser, fique com o desenho na pele por alguns dias, olhe-o na hora que acordar, consulte amigos sobre o desenho. Afinal, tudo serve para que você tenha a tatuagem que sempre desejou.
Outro método que você pode usar é fazer uma tatuagem temporária, baseado nas fotos de tattoo que analisou antes. Uma tatuagem de hena, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas e esse tempo é mais do que suficiente para você analisar se sua escolha foi a mais acertada ou não.
Além disso, uma tatuagem temporária também poderá fazer você perceber o impacto que vai provocar nas pessoas, tanto no seu trabalho quanto na vida pessoal. Depois disso, se você gostar do resultado, poderá fazer a tattoo definitiva.
Para concluir, vamos apresentar algumas recomendações extras para você se decidir pela melhor tatuagem:
Agora, o detalhe mais importante depois de escolher as fotos de tattoo e definir a sua tatuagem: escolha um tatuador que seja referência, que tenha experiência e que possa comprovar um trabalho de qualidade.
Você pode até escolher um bom desenho e, depois, entregar o trabalho para alguém sem muita experiência e, assim, todo o seu projeto vai por água abaixo.
Nessa história toda, o estúdio de tattoo e o profissional que vai fazer sua tatuagem são de extrema importância para que você tenha orgulho da tatuagem que vai carregar no seu corpo.
Saiba Mais:
Gostou desse artigo?