Fênix Tattoo: Saiba Mais Sobre o Significado Desta Ave

fênix tattoo é uma referência ao famoso pássaro da mitologia grega. Segundo a lenda, ele queimava-se antes de morrer e renascia das próprias cinzas. Em algumas mitologias, a fênix pode transportar até mesmo elefantes, como se pode ver em lendas árabes.

 

A fênix possuía penas douradas e brilhantes, com tonalidades vermelhas e roxas e teria o tamanho maior que o condor. Alguns escritores gregos descrevem a ave como um animal que pode viver mais de 500 anos. Outros, afirmaram que o ciclo de vida dessas aves chegava a 97.200 anos. Essa simbologia fez com que a fênix tattoo se tornasse um dos emblemas de imortalidade.

 

A lenda grega da fênix é proveniente da mitologia egípcia, que representava a ave em cor acinzentada, com uma envergadura parecida com a garça que, na época, habitava as margens do rio Nilo. Na lenda egípcia, a ave tinha nome de bennu. Quando chegava ao final da vida, voava para a cidade de Heliópolis, pousava sobre uma pira dedicada ao deus Rá, ateando fogo ao ninho e se deixando consumir pelas chamas até a morte, renascendo das próprias cinzas.

 

A lenda grega acrescentou alguns detalhes sobre a história. Hesíodo escreveu que, quando ela sentia a morte se aproximar, construía um ninho com ramos de mirra, sálvia e canela. Das cinzas desse material ressurgia uma nova fênix, que recolhia os restos de sua mãe e voava para o Egito, deixando as cinzas no altar de Rá.

 

A fênix tattoo é uma simbologia mantida com as cinzas da fênix que, de acordo com a história, tinha o poder de ressuscitar os mortos. A história chega a contar sobre o imperador Heliogábalo, do Império Romano, que comeu a carne de uma fênix para conseguir se tornar imortal. Na verdade, o imperador comeu uma ave do paraíso, que não impediu seu assassinato.

 

Uma Lenda de Várias Civilizações na Fênix Tattoo

 

Fênix Tattoo: Saiba Mais Sobre o Significado Desta Ave
Fênix Tattoo: Saiba Mais Sobre o Significado Desta Ave

 

É interessante observar que a lenda da fênix se espalhou por diversas civilizações antigas, sendo uma ave cultuada por diversos povos, motivo pelo qual certamente influenciou muito para a fênix tattoo ser tão apreciada.

 

A lenda, que surgiu no Oriente, foi adaptada pelos egípcios, pelos gregos e pelos romanos, passando depois para os árabes. No cristianismo, a fênix renascida das cinzas também se tornou um símbolo da ressurreição de Jesus Cristo.

 

O nome fênix, no entanto, é mencionado equivocadamente por Heródoto. Quando escreveu sobre ela, o poeta a confundiu com a palmeira phoinix, árvore que representava o ninho da fênix. Em razão disso, passou a ser chamada de Phoenix, em grego.

 

fênix tattoo atual relembra o significado antigo da ave, que leva a imaginar a perpetuação, a imortalidade e a ressurreição. Para os gregos, é uma ave ligada ao deus Hermes, comparada ao sol que morre todas as tardes no horizonte, renascendo no dia seguinte.

 

Enquanto os egípcios a representavam com uma estrela de cinco pontas, flamejante, relacionada à estrela Sótis, os chineses a viam como uma ave que representava a virtude, a força, a inteligência e a liberdade.

 

Assim, se formos falar sobre todos os significados da fênix tattoo, podemos nos referir à vida eterna, à transformação e ao ressurgimento, à pureza e à ressurreição, à renovação e proteção do espírito.

 

Fênix tattoo: Atrás Apenas da Águia na Preferência

 

Quando pensamos em tatuagens de aves, a fênix perde apenas para águia, vista como símbolo de poder e força. Quando uma pessoa tatua fênix no corpo, está se referindo às suas próprias condições de superação e de renascimento.

 

Naturalmente, além do símbolo, a fênix tattoo é uma imagem muito bonita, tanto para homens quanto para mulheres. Como se trata de uma tatuagem que deve ser feita em tamanho maior, o lugar preferido são as costas. Alguns preferem a lateral do corpo, sobre as costelas.

 

 

Porém, nas costas ela se torne mais visível, expressando ainda mais sua simbologia. É como se estivesse protegendo a pessoa tatuada.

 

Além do significado principal da fênix tattoo, existem outros, dando a cada parte do corpo da ave uma simbologia. Assim, as asas da fênix representam prosperidade, enquanto seu corpo traz o significado de bondade. A cabeça mostra confiabilidade e as garras das patas representam a força para lutar contra as adversidades.

 

fênix tattoo pode também nos lembrar metaforicamente o disco solar. O sol, todos os dias, nasce e morre, ressurgindo no dia seguinte pleno de energia, da mesma maneira como a fenix ressurge das cinzas na mitologia.

 

Nossa Conclusão

 

Com tantas lendas e histórias, a fênix tattoo acaba sendo uma das preferidas por quem gosta de tatuagens grandes. Algumas tatuagens podem ter o sentido original mudado, mas a fênix tattoo sempre simboliza o que a ave representa.

 

Para fazer uma fênix tattoo, pelos seus tantos detalhes, é importante encontrar um tatuador bastante experiente. A tatuagem da fênix é um desenho que deve ser feito com muito cuidado, não podendo ser confiada a um tatuador com menos conhecimento.

 

Também é importante que a fenix tattoo tenha um bom tamanho, para que o resultado final seja mais impressionante. Isso porque quanto maior for o desenho, mais perfeitos serão os detalhes. Com esses cuidados, você terá orgulho em carregar no corpo uma tatuagem de fênix.

 

Para quem gosta de tattoo oriental, a fenix tattoo é uma forma de complementar as tradições do oriente.

 

Saiba Mais

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?