Curitiba, 6 de outubro de 2017, escrito por Gilson Rodrigues. A fênix tattoo é uma referência ao famoso pássaro da mitologia grega. Segundo a lenda, ele queimava-se antes de morrer e renascia das próprias cinzas. Em algumas mitologias, a fênix pode transportar até mesmo elefantes, como se pode ver em lendas árabes.
A fênix possuía penas douradas e brilhantes, com tonalidades vermelhas e roxas e teria o tamanho maior que o condor. Alguns escritores gregos descrevem a ave como um animal que pode viver mais de 500 anos. Outros, afirmaram que o ciclo de vida dessas aves chegava a 97.200 anos. Essa simbologia fez com que a fênix tattoo se tornasse um dos emblemas de imortalidade.
A lenda grega da fênix é proveniente da mitologia egípcia, que representava a ave em cor acinzentada, com uma envergadura parecida com a garça que, na época, habitava as margens do rio Nilo. Na lenda egípcia, a ave tinha nome de bennu. Quando chegava ao final da vida, voava para a cidade de Heliópolis, pousava sobre uma pira dedicada ao deus Rá, ateando fogo ao ninho e se deixando consumir pelas chamas até a morte, renascendo das próprias cinzas.
A lenda grega acrescentou alguns detalhes sobre a história. Hesíodo escreveu que, quando ela sentia a morte se aproximar, construía um ninho com ramos de mirra, sálvia e canela. Das cinzas desse material ressurgia uma nova fênix, que recolhia os restos de sua mãe e voava para o Egito, deixando as cinzas no altar de Rá.
A fênix tattoo é uma simbologia mantida com as cinzas da fênix que, de acordo com a história, tinha o poder de ressuscitar os mortos. A história chega a contar sobre o imperador Heliogábalo, do Império Romano, que comeu a carne de uma fênix para conseguir se tornar imortal. Na verdade, o imperador comeu uma ave do paraíso, que não impediu seu assassinato.
É interessante observar que a lenda da fênix se espalhou por diversas civilizações antigas, sendo uma ave cultuada por diversos povos, motivo pelo qual certamente influenciou muito para a fênix tattoo ser tão apreciada.
A lenda, que surgiu no Oriente, foi adaptada pelos egípcios, pelos gregos e pelos romanos, passando depois para os árabes. No cristianismo, a fênix renascida das cinzas também se tornou um símbolo da ressurreição de Jesus Cristo.
O nome fênix, no entanto, é mencionado equivocadamente por Heródoto. Quando escreveu sobre ela, o poeta a confundiu com a palmeira phoinix, árvore que representava o ninho da fênix. Em razão disso, passou a ser chamada de Phoenix, em grego.
A fênix tattoo atual relembra o significado antigo da ave, que leva a imaginar a perpetuação, a imortalidade e a ressurreição. Para os gregos, é uma ave ligada ao deus Hermes, comparada ao sol que morre todas as tardes no horizonte, renascendo no dia seguinte.
Enquanto os egípcios a representavam com uma estrela de cinco pontas, flamejante, relacionada à estrela Sótis, os chineses a viam como uma ave que representava a virtude, a força, a inteligência e a liberdade.
Assim, se formos falar sobre todos os significados da fênix tattoo, podemos nos referir à vida eterna, à transformação e ao ressurgimento, à pureza e à ressurreição, à renovação e proteção do espírito.
Quando pensamos em tatuagens de aves, a fênix perde apenas para águia, vista como símbolo de poder e força. Quando uma pessoa tatua fênix no corpo, está se referindo às suas próprias condições de superação e de renascimento.
Naturalmente, além do símbolo, a fênix tattoo é uma imagem muito bonita, tanto para homens quanto para mulheres. Como se trata de uma tatuagem que deve ser feita em tamanho maior, o lugar preferido são as costas. Alguns preferem a lateral do corpo, sobre as costelas.
Porém, nas costas ela se torne mais visível, expressando ainda mais sua simbologia. É como se estivesse protegendo a pessoa tatuada.
Além do significado principal da fênix tattoo, existem outros, dando a cada parte do corpo da ave uma simbologia. Assim, as asas da fênix representam prosperidade, enquanto seu corpo traz o significado de bondade. A cabeça mostra confiabilidade e as garras das patas representam a força para lutar contra as adversidades.
A fênix tattoo pode também nos lembrar metaforicamente o disco solar. O sol, todos os dias, nasce e morre, ressurgindo no dia seguinte pleno de energia, da mesma maneira como a fenix ressurge das cinzas na mitologia.
Com tantas lendas e histórias, a fênix tattoo acaba sendo uma das preferidas por quem gosta de tatuagens grandes. Algumas tatuagens podem ter o sentido original mudado, mas a fênix tattoo sempre simboliza o que a ave representa.
Para fazer uma fênix tattoo, pelos seus tantos detalhes, é importante encontrar um tatuador bastante experiente. A tatuagem da fênix é um desenho que deve ser feito com muito cuidado, não podendo ser confiada a um tatuador com menos conhecimento.
Também é importante que a fenix tattoo tenha um bom tamanho, para que o resultado final seja mais impressionante. Isso porque quanto maior for o desenho, mais perfeitos serão os detalhes. Com esses cuidados, você terá orgulho em carregar no corpo uma tatuagem de fênix.
Para quem gosta de tattoo oriental, a fenix tattoo é uma forma de complementar as tradições do oriente.
Saiba Mais:
Gostou desse artigo?