Design de Sobrancelha – Guia Absolutamente Completo

O design de sobrancelha bem feito serve para levantar o olhar e oferecer melhor expressão ao rosto de qualquer mulher. Quando malcuidada, no entanto, a sobrancelha pode passar imagem errada da personalidade de uma mulher.

 

Por isso, o design de sobrancelha deve ser analisado com cuidado, deixando-a com o tamanho mais adequado para cada tipo de rosto. Mesmo porque, as sobrancelhas nascem de acordo com a genética da própria pessoa e não seguindo um design detalhado, como todas as mulheres gostam.

 

Um aspecto que não pode ser esquecido é o visagismo, de acordo com a anatomia facial e, por isso, é importante contar com um profissional experiente, que faça uma análise detalhada do rosto, verificando o que pode ser melhorado para que seja mais harmônico.

 

As sobrancelhas são resultado de uma mistura entre o formato dos rostos dos pais e, de uma forma geral, não nascem do jeito que a pessoa gosta. Um bom design de sobrancelha permite adequar as proporções do rosto, fazendo com que a pessoa tenha uma aparência mais de acordo com sua própria personalidade.

 

Os Pelos no Design de Sobrancelhas

 

VT02 design de sobrancelha1

 

Os pelos da sobrancelha são pequenos apêndices no rosto, da mesma forma que os pelos dos braços ou de outros locais do corpo. Esses pequenos pelos são feitos de queratina, revestindo toda a pele, dando a proteção contra as diferenças da temperatura.

 

A espessura dos pelos pode ser a mais diversificada, podendo ser de alguns centésimos de milímetros até 3 milímetros, principalmente na sobrancelha. Sua espessura também é variável em relação à espécie, sendo menos espesso entre orientais, muito mais finos nos ocidentais e mais espesso entre africanos.

 

A cor dos pelos é aparente de acordo com a quantidade de melanina, uma substância que dá cor também à pele, diminuindo à medida que envelhecemos. Em razão disso é que ficamos com cabelos mais brancos quando envelhecemos.

 

Formato do Rosto e a Escolha do Design de Sobrancelha

 

VT02 design de sobrancelha2

 

Para quem faz design de sobrancelhas é fundamental conhecer os formatos de rosto, adequando-o com a maquilagem, captando de forma perfeita o perfil da fisionomia, procurando valorizar todos os pontos fortes do rosto, camuflando as possíveis imperfeições.

 

O rosto, para ser mais agradável, deve ter uma disposição totalmente ordenada, gerando uma proporção simétrica, buscando o formato adequado, principalmente m duas direções:

 

 

  • As linhas retas, que sempre seguem a mesma direção, oferecendo uma expressão de poder e força. No caso de sobrancelha, quando em linha reta, ela diminui o formato do rosto;
  • As linhas curvas, que transmitem mais paz e suavidade, servindo para expressar suavidade, feminilidade e sensualidade, alongando mais o rosto.

Formatos de Rosto e Design de Sobrancelha

 

Os formatos de rosto são os mais diversos, cada um deles precisando de um tipo de design de sobrancelha:

 

 

  • Rosto triangular, apresentando testa larga e bochechas altas, com o queixo mais estreito e fino. Esse tipo de rosto exige sobrancelhas mais espessas na raiz e mais anguladas e levantadas, acabando com asas um pouco mais longas;
  • Rosto retangular, que apresenta desequilíbrio entre a largura e a altura, exigindo sobrancelhas mais horizontais e retas, ou ainda ligeiramente curvas, devendo ser mais longas e espessas;
  • Rosto redondo, com altura igual à largura. Como se trata de um rosto que deixa a impressão de que a pessoa está acima do peso, as sobrancelhas devem ser oblíquas, como um acento circunflexo, porém finas e curtas;
  • Rosto quadrado, apresentando uma disposição angulosa. Nesse tipo de rosto é preciso realçar as sobrancelhas para oferecer maior equilíbrio em suas linhas gerais, levantando-as nas têmporas e mantendo-as mais espessas e curtas;
  • Rosto oval, oferecendo equilíbrio entre a altura e a largura. No rosto oval, as sobrancelhas devem ser espessas e horizontais, ressaltando assim o equilíbrio do rosto como um todo;
  • Rostos com ângulos: quando apresentam maior quantidade de ângulos o rosto deve ter sobrancelhas oblíquas, com formato semicircunflexo.

 

Sobrancelhas e a Beleza do Olhar

 

O design de sobrancelha é a parte que mais destaca a expressão de qualquer rosto, combinando ainda para que os olhos estejam em acordo com o desenho, deixando-os mais expressivos ou mais camuflados.

 

A sobrancelha é de extrema importância para a mudança da imagem de uma pessoa, exigindo alguns cuidados especiais, uma vez que, da mesma forma como pode deixar um rosto ainda mais bonito, também pode deixá-lo sem harmonia.

 

Como Fazer o Design de Sobrancelha Para Embelezar os Olhos

 

VT02 design de sobrancelha3

 

O design de sobrancelha para embelezar ainda mais o olhar deve seguir um ritual básico:

 

 

  • Limpar toda a região das sobrancelhas;
  • Começar o processo de análise do perfil do rosto;
  • Aplicar anestésico por alguns minutos, se a pessoa for muito sensível, ou usar gelo envolvido em gaze para causar vasoconstrição, anestesiando o local que vai ser tratado;
  • Ao retirar os pelos, deve-se esticar a pele na região dos olhos, usando os dedos, lembrando-se de que devem ser retirados no sentido de seu crescimento;
  • Os pelos devem ser cortados pelas pontas para equilibrar o seu comprimento e sua estrutura;
  • Caso seja preciso cuidar de caspas nas sobrancelhas, é necessário lavá-la com sabonete de tratamento para absorver o sebo da pele, inibindo o desenvolvimento da caspa;
  • No design de sobrancelha, durante o procedimento, deve-se escovar para cima.

 

Formatos Usados no Design de Sobrancelha

 

Para que o rosto possa ter uma expressão mais harmônica, é preciso buscar o equilíbrio, respeitando o rosto e a sua estrutura. Os formatos mais aplicados são os de forma reta, que oferecem neutralidade, e as arcadas, com aspecto de acento circunflexo, que apresentam maior personalidade.

 

É preciso evitar as sobrancelhas caídas, que têm aspecto de tristeza; as redondas, que têm aparência descontraída; e as mais expressivas, que oferecem expressão de raiva.

 

Como podemos perceber facilmente, cada pessoa possui um tipo de sobrancelha. O design de sobrancelha deve ser analisado na hora da depilação, retirando-se apenas o excesso de pelos.

 

Somente em casos em que a sobrancelha é muito caída ou tem aparência diabólica é que há necessidade de mudar o estilo da linha. Contudo, é preciso seguir a linha do rosto e não da moda, que combine perfeitamente com a pessoa.

 

Na hora da depilação, a pinça é o acessório mais importante. Se a cera for usada, com o tempo as pálpebras se tornarão mais flácidas, já que a área não possui músculos, além de causar queimaduras, já que a cera possui ácidos.

 

A técnica de linha para depilação não tem boa recepção na parte inferior da sobrancelha, uma vez que o espaço é melhor e precisa ser detalhado. Além disso, deve-se evitar o uso de navalha para não deixar os pelos ainda mais grossos.

 

O uso de pinça faz com que a depilação tenha a duração de pelo menos 15 dias, o que vai exigir que a mulher faça constantemente o design de sobrancelha para que os pelos não prejudiquem a harmonia do rosto.

 

Para o formato, no design de sobrancelha, alguns princípios devem ser aplicados, seguindo o formato de cada rosto. Um rosto redondo não deve ter um formato de sobrancelha muito arqueado, para que a mulher não tenha uma expressão de pierrot.

 

Caso o rosto seja quadrado, a base da sobrancelha deve ser mais grossa e reta e, do meio para o final, mais levantada. Em um rosto mais comprido, o estilo mais adequado é o reto e mais fino, não sendo recomendado tirar os pelos do final.

 

Contudo, é importante lembrar que os formatos de rosto são delineados segundo sua conformação, havendo detalhes que somente o profissional responsável pelo design de sobrancelha pode corrigir.

 

Independentemente do formato do rosto, no entanto, os pelos da região superior da sobrancelha devem ser retirados, sempre com cuidado para não rebaixar a sobrancelha, tomando muito cuidado, uma vez que nessa região, os pelos são mais finos.

 

Analisando o Design de Sobrancelha

 

VT02 design de sobrancelha4

 

O profissional de design de sobrancelha deve fazer um diagnóstico conjunto, analisando o formato do rosto, o tamanho e o formato também das sobrancelhas.

 

 

Antes de começar a fazer a correção das sobrancelhas, é preciso fazer a higienização do local, retirando qualquer excesso de oleosidade ou de resíduos de impurezas da própria pele. A área deve ser limpada com algodão embebida em solução de água com sabonete neutro ou outro produto de beleza adstringente. Essa solução, ao final, deve ser retirada com algodão e água.

 

Usando um lápis, é preciso fazer a marcação do ponto central para a medição do meio do rosto, fazendo a primeira marcação no medial do lábio superior e, com base nessa, colocar o lápis na posição vertical sobre a ponta do nariz, onde será feita a segunda marcação.

 

A terceira marcação deve ser feita entre as sobrancelhas e, com a ajuda de uma régua, verificar onde está o início das mesmas. O lápis deve ser encostado sobre a aba do nariz para verificar o ponto em que ele toca dos pelos, marcando com o lápis essa indicação, segundo o mesmo processo no outro lado do rosto.

 

A marcação vai ajudar a identificar a melhor medida anatômica das sobrancelhas para começar a técnica de modelagem, ou do design da sobrancelha.

 

Usando uma régua, o profissional deve confirmar a distância entre as sobrancelhas direita e esquerda, fazendo uma marcação entre o ponto central e seu início, repetindo o processo no lado oposto do rosto.

 

Caso o profissional observe tamanhos diferentes entre os lados, é preciso acertá-las segundo o ponto central, harmonizando os inícios com a marcação desse ponto, deixando as medidas exatamente iguais.

 

Ainda com o auxílio de um lápis, o próximo passo é marcar o final da sobrancelha, posicionando o lápis no medial do lado superior e direcionando-o diagonalmente até o canto externo do olho e fazendo a marcação do final dos pelos. O processo deve ser repetido nos dois lados do rosto.

 

O arqueamento do design de sobrancelha deve ser feito também com o lápis, com a pessoa olhando fixamente para a frente. Assim é possível centralizar a íris do olho e posicionar o lápis na ponta do nariz, traçando uma linha que ultrapasse o meio da íris. Demarcando o medial da sobrancelha e repetindo o mesmo processo no outro lado do rosto.

 

A marcação vai servir como ponto onde deve ser feito o arqueamento ou o levantamento do design de sobrancelha.

 

Usando um transferidor, o profissional deve conferir as medidas do corpo das sobrancelhas, colocando o transferidor no início de cada uma e fazendo a medida até o seu meio, que será o ponto de arqueamento. O processo deve ser feito nas duas sobrancelhas.

 

Ainda com a ajuda do transferidor, deve-se, em seguida, tirar as medidas do prolongamento das sobrancelhas, colocando o aparelho em seu meio e conferindo as medidas do corpo de cada uma delas. Havendo qualquer diferença, é preciso corrigir, refazendo o traço, alongando ou retirando para chegar ao mesmo comprimento nas duas, em ambos os lados do rosto.

 

Depois, com a ajuda de uma régua, é preciso conferir as medidas de cada sobrancelha, deixando-as exatamente do mesmo tamanho.

 

É preciso lembrar que existem diversos fatores que podem influenciar nas diferenças anatômicas entre as sobrancelhas, como, por exemplo, o jeito de dormir e até mesmo o processo de mastigação, além de expressões faciais.

 

Em alguns casos, é preciso que se utilize o pente-escova e uma tesoura, modelando os pelos, penteando para cima, desde o início até o meio de cada uma e cortando os pelos para modelar o design de sobrancelha.

 

Depois, penteando do meio até o final, para baixo, os pelos devem ser cortados na mesma medida, em ambos os lados do rosto. Para finalizar, basta pentear as sobrancelhas para verificar se todos os pelos estão do mesmo tamanho.

 

A seguir, com o auxílio de um molde e tinta henna ou outro tipo, é preciso fazer o preenchimento de ambas as sobrancelhas. Com todas as marcações conferidas e com as medidas certas, pode-se escolher o molde adequado para o tipo de rosto, colocando-o sobre as sobrancelhas e firmando com os dedos.

 

Com uma pequena quantidade de tinta no recipiente, o profissional de design de sobrancelha deve preencher o desenho do molde. Depois do preenchimento, o molde deve ser retirado, deixando a tinta se fixar por cerca de 15 minutos. Depois da tinta secar, deve-se remover o seu excesso com um algodão ou cotonete embebido em água, passando um algodão seco ou o pente-escova para retirar qualquer resíduo.

 

Uso de Cera no Design de Sobrancelhas

 

Embora não seja o método mais recomendado, o uso de cera pode ser feito no design de sobrancelha. A cera pode ser usada para retirar o excesso de pelos, mas, para evitar qualquer tipo de acidente na região, deve-se colocar um chumaço de algodão embebido em soro fisiológico sobre os olhos.

 

Usando o pau de laranjeira, deve-se passar a cera quente sobre as partes externas e internas das sobrancelhas, eliminando os pelos que ficarem com uma pinça, repetindo o mesmo processo nas duas sobrancelhas.

 

A cera pode causar flacidez nas pálpebras e, para evitar que isso aconteça, deve-se firmar o tecido das pálpebras com uma das mãos e, depois da depilação, aplicar a alta frequência por alguns minutos na região da pele que estiver avermelhada, aplicando em seguida um produto calmante e penteando as sobrancelhas para que fiquem perfeitamente modeladas.

 

Fazer o Design de Sobrancelha em Casa

 

Segundo os especialistas em design de sobrancelha, não é recomendado fazer o procedimento em casa, já que se exige muita técnica, além de escolher o melhor formato de sobrancelha para cada tipo de rosto.

 

O processo em casa deve ser evitado, já que a maior parte das mulheres não consegue perceber pequenos detalhes, retirando fios a mais ou deixando o formato muito arqueado, o que pode prejudicar o aspecto do rosto.

 

Além disso, é recomendado que cada mulher tenha apenas um profissional de design de sobrancelha, já que ele vai se acostumar com o formato do rosto, sabendo exatamente o que deve ser feito.

 

Assim, a mulher terá sempre o mesmo formato de sobrancelha, respeitando o estilo do seu rosto e evitando fazer mudanças que possam prejudicar as sobrancelhas, principalmente quando ocorre a perda de pelos.

 

Henna e Tinta nas Sobrancelhas

 

A henna e a tinta especial para sobrancelhas são produtos que ajudam a manter o formato de acordo com o tipo de rosto. A henna é um produto totalmente natural, devendo ser preparada com a dissolução em água.

 

A coloração obtida com a henna é resultado de uma substância natural, vegetal, extraída de plantas e devidamente tratada, estando pronta para ser aplicada sobre a pele.

 

A tatuagem com henna é bastante comum na Índia, tendo se transformado num costume milenar para embelezamento das mulheres. Sua utilização é feita para enfeitar o corpo em festas religiosas e civis, tendo como principal sinal uma concepção mística da cultura indiana, já que representa religiosidade, símbolo de sorte ou destino, além de sedução e fertilidade.

 

Em casamentos, a henna é usada para pintar o nome do futuro marido, além da pintura em formato de renda, ou mehandi, enfeitando as regiões dos pés e das mãos. O costume de usar henna nas sobrancelhas é ocidental.

 

Deve-se lembrar, no entanto, que a henna dura muito pouco tempo no corpo humano e deve ser aplicada por um profissional para não ter um resultado de aparência artificial.

 

Manutenção do Design de Sobrancelhas em Casa

 

Os profissionais de design de sobrancelha recomendam que as mulheres não utilizem pinça para eliminar os pelinhos que nascem entre uma depilação e outra, já que isso provoca uma série de dificuldades na hora de fazer novamente as sobrancelhas.

 

Os fios precisam ter o mesmo tamanho para serem retirados, evitando que a sobrancelha perca o seu formato.

 

Para evitar que isso ocorra, a recomendação é que a mulher aplique maquiagem para definir melhor o olhar. Normalmente, depois que a base é passada no rosto, a pele fica mais uniforme, não deixando que as sobrancelhas sobressaiam. Dessa forma, o rosto terá um aspecto mais natural.

 

Além disso também é preciso evitar o uso de lápis de sobrancelhas, que contém cera, podendo obstruir os poros.

 

Outro cuidado que deve ser tomado é a higiene das sobrancelhas. Como acontece normalmente, as pessoas lavam o rosto sem dar atenção a essa região, fazendo com que as impurezas que caem do couro cabeludo e do suor fiquem retidas nas sobrancelhas.

 

Assim, o mesmo tipo de produto usado na higiene do rosto deve ser aplicado nas sobrancelhas, espalhando em ambos os lados e escovando os pelos para cima. Dessa maneira, pode-se desobstruir os poros e ativar a circulação na região.

 

Tomando esses cuidados, a mulher irá apresentar um rosto sempre marcante, com o design de sobrancelha perfeito.

 

Se você quiser mais informações sobre o estúdio Visão Tattoo, recomendamos a leitura de tatuagem no pescoço, além de outros artigos postados em nosso blog.

 

Saiba Mais:

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?