Cuidados Com a Pele Tatuada: 7 Dicas Importantíssimas!

Escolher um bom estúdio e um bom tatuador é um dos passos mais relevantes na hora de fazer uma tatuagem. Mas isso pode não adiantar se você não tomar os cuidados com a pele necessários após fazer uma tatuagem.

 

Não pense que é frescura… É preciso ter cuidado sim!

 

O modo como você cuida da sua tatuagem, pode acabar sendo o fator mais importante em todo o processo. Por isso, é essencial ficar atento aos cuidados com a pele quando se tem tatuagem.

 

1. Siga as Iinstruções do Tatuador de Cuidados Com a Pele

 

Um bom profissional sempre fornece boas instruções de cuidados com a pele tatuada. Pense que sua tatuagem é como um produto e isso têm garantia. Se, por alguma razão, você acabar não seguindo todas as instruções do manual, vai acabar anulando a garantia, perdendo o direito de retoques.

 

Lembre-se que a cicatrização da sua tatuagem não é importante só para você, mas para o tatuador também, já que isso reflete na reputação dele.

 

2. Deixe o Curativo no Lugar

 

O tempo que você tem que ficar com o curativo é bem variável, pode ser entre duas horas ou até 24 horas. Quem dita o prazo é o seu tatuador e é muito importante que você não exponha a tatuagem durante o prazo. Isso significa que você não pode ceder a tentação de sair por aí e mostrá-la para o mundo.

 

Seja paciente. O curativo é muito importante para te proteger de bactérias que podem entrar pela pele que teve de passar pelo processo da tatuagem e que inevitavelmente, por ser furada, precisa de tempo para recuperar-se.

 

O uso de gazes cirúrgicas é o mais comum, porque elas protegem e ainda permitem que a pele respire. Além disso, são bem absorventes e podem ficar sem troca por até 24 horas.

 

Alguns tatuadores gostam de colocar um filme PVC, pois alegam que ele é mais fácil para colocar e para tirar, sem que fique grudado na pele, além de proteger contra as bactérias.

 

Independentemente do tipo de curativo que for indicado para você, siga à risca as instruções que seu tatuador lhe der sobre os cuidados com a pele. Vale lembrar ainda que haverá uma grande necessidade de troca do curativo e de limpeza da tatuagem para evitar infecções.

 

3. Retire o Curativo Com Cuidado

 

Cuidados com a pele

 

Grande parte dos tatuadores acredita que o mínimo que uma tatuagem deve ficar protegida é de 2 horas e o tempo máximo para isso é de 4 a 24 horas.

 

Somente no caso de o curativo ser de plástico é que ele não pode ficar mais de 2 horas.

 

O tempo varia dependendo do tamanho e da localização da tatuagem, além do tipo de curativo usado e de qual é a profundidade dos furos. Siga sempre as recomendações do tatuador sobre os cuidados com a pele, avaliando tudo com o seu bom senso.

 

Quando for retirar o curativo é só deixá-lo de molho, pois quando estiver molhado ele vai sair facilmente.

 

4. Use Pomada

 

Depois de limpar a tatuagem de forma adequada e ela ficar seca com a pele um pouco repuxada, passe uma pomada como a Bacitracina. Aplique uma fina camada, só o bastante para que a tatuagem fique brilhando. Faça movimentos leves e delicados, para que a pele consiga absorver o medicamento.

 

Cuidado para não passar muita pomada, pois isso pode sufocar o local e gerar uma proliferação de bactérias. Nos próximos 3 ou 5 dias após a realização da tatuagem, você deve aplicar a pomada ou usar até a pele começar a descascar.

 

 

Caso ocorra a segunda opção, você pode começar a usar um creme hidratante comum.

 

Não use, de jeito nenhum, produtos que tenham como base petróleo, como a vaselina, porque eles são muito pesados e acabam entupindo os poros. Além disso, produtos assim podem fazer a tinta vazar, deixando a tatuagem desbotada antes da cicatrização.

 

Bepantol e Cicaplast são excelentes no auxílio para acelerar a cicatrização da pele.

 

5. Evite Coçar ou Ficar Cutucando a Tatuagem

 

Cuidados com a pele

 

Conforme a pele for se recuperando, é normal que ela comece a descascar.

 

 

  • Não fique puxando as peles que saem, deixe que esse processo ocorra de forma natural. Afinal, você pode acabar puxando uma pele que não está pronta para sair, e com certeza isso, irá comprometer o resultado da tatuagem, deixando pontos desbotados ou buraquinhos no desenho.

 

 

Nunca toque na tatuagem antes de lavar as mãos, porque se elas estiverem sujas, a tatuagem pode acabar ficando infeccionada, lembre-se: nas mãos contêm muitas bactérias. Então, não se esqueça de manter as mãos bem limpas, lavando-as com um sabonete antibacteriano sempre antes de tocar na tatuagem. E, claro, enquanto você estiver passando pelo processo de cicatrização, não pode deixar ninguém tocar na tatuagem também.

 

Quando a pele estiver descascando, bem seca, a vontade de coçar vai ser bem grande, mas você deve resistir! Que tal usar um pouco de hidratante ou pomada?

 

Na certa isso irá causar um alívio para a coceira.

 

6. Não se Exponha ao Sol

 

Sua pele está frágil por causa da tatuagem e tende a desbotar e ficar com bolhas de forma bem fácil. Por isso, é muito importante que você mantenha o local protegido por 3 ou 4 semanas, até que finalmente cicatrize.

 

Também é bom adquirir o hábito de usar um filtro solar fator 30 sobre a tatuagem, pois assim ela não desbotará. Além dos cuidados com a pele exposta ao sol que já devemos tomar naturalmente, também devemos proteger as tatuagens.

 

7. Evite Roupas Muito Apertadas

 

Nada de usar roupas apertadas na região em que você fez a tatuagem, principalmente no começo. A pele onde está a tatuagem, vai expelindo um pouco de tinta e plasma, conforme ela for cicatrizando. Sendo assim, sua roupa corre grandes riscos de ficar apertada sobre a pele e, para tirá-la, seria doloroso. Você ainda correria o risco de descascar algum pedaço de pele que não estava pronto para isso.

 

Se acontecer este terrível acidente e a sua roupa ficar grudada na tatuagem, não tente puxá-la a força. Primeiro, molhe o pano em água fria, pois desta forma será mais fácil de puxá-lo da pele.

 

O uso de roupas apertadas, também impede a ventilação adequada da tatuagem, prolongando ainda mais a cicatrização. Enquanto a tatuagem estiver cicatrizando, use roupas bem arejadas e largas, de preferência.

 

Tome esses cuidados com a pele e com sua tatuagem e não esqueça que indo até um bom estúdio de tatuagem, os resultados são bem melhores e seguros!

 

Nosso estúdio de tatuagem no Paraná possui os melhores tatuadores do Brasil! Tatuagens de vários tipos: desde as de reparo até as temáticas, com as de The Walking Dead. Venha conhecer!

 

 

Saiba Mais:

 

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?