Arte Corporal com Tattoos Como Forma de Expressão

A tatuagem é uma ação de colorir a pele com pigmentos. É uma arte corporal muito antiga e que atualmente é incentivada em todo o planeta.

 

Antigamente, o intuito da tatuagem não era estético. A tatuagem simbolizava rituais de passagem, como a chegada da adolescência, nascimentos, a reprodução e até mesmo a morte.

 

Ela também servia para fazer a marcação de momentos bem significativos para alguma tribo.

 

A grande verdade é que pessoas se tatuam hoje por inúmeros motivos. A tatuagem é uma arte corporal, expressão de sentimentos e desejos!

 

Algumas pessoas afirmam que é para representar o amor por alguém. Há quem se tatue por gostar de alguma imagem ou personagem, como tatuagem animais, de dragão, de flor etc. Ainda há aquelas pessoas que fazem tatuagens para cobrir uma marca ou para lembrar sempre de algo que faz forte sentido.

 

Pessoas em todo o mundo tem feito da tatuagem uma forma de expressar experiências e até como simbolismo de algo. Hoje, mais do que nunca, essa arte transforma vidas e permite que demonstrar um pouco de nós, através das imagens.

 

Esta é uma espécie de arte contemporânea, não se trata do corpo fazendo parte da obra e sim do corpo sendo a obra ou o suporte dela.

 

Body Art e Pintura Corporal

 

Sem dúvida você já ouviu falar sobre a pintura no rosto e já pode até ter usado ou já viu alguém usando. Mas, e esse papo de pintura de corpos?

 

Na verdade, o corpo foi a primeira tela para pintura usada pelo ser humano, sendo usado até mesmo antes das paredes das cavernas. Essas pinturas no corpo tinham significados culturais bem relevantes e serviam para celebrações festivas.

 

A pintura da arte corporal tem um forte significado na comunidade dos povos indígenas. Ela pode ser considerada uma expressão de beleza, exatamente como a tatuagem ou a maquiagem. Também pode ser vista como alguma preparação para guerra.

 

Os próprios desenhos da pintura, dependendo dos traços, indicam diferentes posições hierárquicas na comunidade indígena e um status social, tudo isso sendo falado através de uma pintura corporal.

 

Para cada ocasião como casamento, funeral ou caça, tem um ritual diferente com uma arte corporal única, que forma uma parte crucial no ritual. A tinta que eles usam no corpo é feita de jenipapo, 100% natural.

 

A pintura do corpo não é apenas um traço cultural dos indígenas, mas também da cultura hindu. Por exemplo, em seus casamentos, eles pintam o corpo da noiva com imagens que significam sorte, para que ela siga bem em sua nova vida. Você já viu uma noiva hindu com um sinal vermelho pintado entre as sobrancelhas? Isso representa seu novo status de uma mulher casada.

 

Claro que além da pintura usada em um ritual, podemos contar ainda com a “body art”, em português, arte corporal. Esta forma de arte surgiu no final da década de 60 e se destacou bastante nas artes visuais, pois os artistas podiam usar seus próprios corpos como exposição de arte.

 

História da Arte Corporal da Tatuagem

 

A tatuagem era usada como uma forma de expressão com um alto valor sagrado. Os antigos acreditavam que com as imagens gravadas na pele humana, era conquistada uma enorme proteção divina. Além disso, acreditavam na possibilidade de definir a sorte da alma, tanto no âmbito espiritual quanto na esfera física.

 

A escarificação, isso quer dizer, incisões na pele, já era uma prática usada por sacerdotes da Núbia, em meados de 2000 a.c.

 

Atualmente, o espaço que a tatuagem ocupa na sociedade é bem grande, mesmo depois de ficar na margem da civilização. Hoje, ela é um acessório bem comum entre os artistas, os jovens e alguns adeptos de uma vida mais alternativa. Mas, não leve isso muito a rica, porque cada vez mais pessoas, independentemente de seus setores sociais, aderem a tatuagem como um meio de expressão.

 

Já passou o tempo em que as tatuagens eram vistas como algo exclusivo dos marginais e também já não existe mais o seu valor milenar cultural. Na modernidade, a famosa tatuagem ganhou um sentido completamente novo.

 

Ela tem a sua natureza estética, mas também representa um comportamento, estilo de vida, entre outros.

 

Os símbolos que estão disponíveis hoje são bem diversificados, sofisticados e os traços ficam cada vez mais detalhados.

 

Como é Feita a Arte Corporal da Tatuagem

 

A arte corporal da tatuagem é feita com aplicações de agulhas sob a pele humana, onde são colocados pigmentos para formar a imagem escolhida pela pessoa. Há um tempo, uma vez feita a tatuagem não tinha volta, mas hoje em dia, tem certos procedimentos, geralmente com laser, que conseguem tirar a marca impressa.

 

Porém, é bom lembrar que podem sobrar vestígios da coloração usada ou até cicatrizes na pele.

 

Tem pessoas que gostam de fazer só uma tatuagem, para testar a experiência. Mas quem gosta mesmo da arte corporal, faz vários desenhos e enfeita completamente o corpo. Eles literalmente se transformam em arte viva andando por aí!

 

Existem vários tipos de tatuagem, mas a que todos conhecem é a tribal. Ela foi descoberta por um aventureiro inglês e ele foi quem a introduziu na cultura ocidental.

 

Seja como for, a tatuagem é a expressão viva da arte corporal. Ela representa desejos, medos, anseios, coragens e tudo mais que você quiser que ela represente. Se você tem certeza de que quer uma, é só procurar por um estúdio bem seletivo e qualificado!

 

Nosso estúdio de tatuagens no Paraná possui os melhores tatuadores do Brasil! Venha conhecer!

 

Saiba Mais

 

 

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?