Tatuador: Escolhendo o Melhor Profissional Para Sua Tattoo

Na hora em que você resolve fazer uma tatuagem, principalmente se você estiver fazendo sua primeira, não deve se preocupara apenas com a tatuagem escolhida, o desenho que pretende ou com o estilo mais apropriado. Uma das necessidades básicas é escolher um bom estúdio, com um tatuador experiente, que conheça as técnicas e siga rigidamente os procedimentos exigidos para qualquer tatuagem.

 

Esse cuidado é essencial, uma vez que você está não só fazendo uma tatuagem, mas também lesionando sua pele para aplicar um desenho definitivo. Para eliminar uma tatuagem existem alguns processos, mas todos bastante caros e dolorosos.

 

Portanto, é preciso escolher um tatuador que seja de confiança, prestando atenção em alguns itens básicos com relação ao estúdio e ao próprio profissional que irá fazer o desenho ou a arte em sua pele.

 

Com a popularização das tatuagens existe maior demanda e, como a demanda é maior, também proliferam estúdios de tatuagem por todos os cantos. O básico, nesse caso, é não pensar em custo, mas sim nas condições do estúdio e na capacidade do tatuador.

 

Um dos principais cuidados é com relação à higiene e ao uso de materiais. Um tatuador que não tenha todos os conhecimentos e que não siga as determinações da vigilância sanitária poderá levar você a diversos riscos de saúde, inclusive com infecções ou, pior ainda, com a contaminação por uma doença como hepatite ou transmissão do HIV.

 

Alguns detalhes são importantes para escolher um bom tatuador. Depois que você escolheu o desenho e estilo que deseja para sua tatuagem, é muito importante que você converse com pessoas que conhecem mais sobre o assunto. Não importa o estilo ou o desenho, importa que você tenha total garantia sobre os procedimentos para evitar qualquer tipo de dano à sua saúde.

 

Claro que você deve buscar originalidade. Afinal de contas, se está fazendo um desenho sobre a pele, você não vai querer encontrar outra pessoa com o mesmo desenho, as mesmas cores e o mesmo estilo. Por isso, um bom tatuador é aquele que oferece desenhos personalizados, de acordo com o cliente.

 

O importante, portanto, é fazer uma boa pesquisa antes de se decidir. Um dos melhores meios é a própria internet, através das redes sociais. Fazendo pesquisas no Facebook, no Pinterest ou no Instagram você poderá ter uma ideia sobre o tatuador e saber com quem deve conversar antes de fazer o desenho.

 

Cuidados a Tomar Com a Tatuagem e o Tatuador

 

Você já sabe que precisa tomar a decisão de fazer a tatuagem com muito cuidado, e isso já se tornou a mensagem mais comum entre os artigos e textos sobre tatuagens na internet ou em livros e revistas.

 

Como já dissemos, a escolha do tatuador é uma das necessidades básicas, e essa necessidade é decorrente de inúmeros motivos.

 

É bem possível que você conheça pessoas com tatuagens ou até mesmo que você já tenha as suas. Quando o desenho está bem feito, apropriado para o estilo escolhido, a tatuagem é uma arte. Porém, quando existem imperfeições ou mesmo quando o tatuador erra em alguma letra ou palavra, o resultado é terrível, mesmo porque, para corrigir, você vai gastar muito mais do que pagou para que ela fosse feita.

 

A tatuagem deixou de ser aquilo que representava antigamente, quando era usada por guerreiros, por marinheiros ou por pessoas envolvidas com a criminalidade. Atualmente, elas são uma representação artística, envolvendo emoções, sentimentos e valores de cada pessoa.

 

Por isso, antes de fazer uma tatuagem é preciso tomar alguns cuidados para que ela represente o que você imaginou.

 

Você deve saber que os pigmentos são fixados na pele através de um processo de inflamação no local, sem que a pele seja prejudicada. Depois da tatuagem, você vai precisar ter atenção para que tudo fique da forma como você pretendia.

 

Portanto, antes de fazer uma tatuagem, não tome qualquer decisão precipitada. Das tatuagens feitas por impulso, a maior parte gera arrependimento ou decepção, principalmente quando não são feitas por um tatuador de confiança.

 

Você vai ter a tatuagem pelo resto da vida, a menos que, em algum momento no futuro tenha vontade de corrigir ou retirar o desenho. Por isso, é preciso ter certeza de que está fazendo a escolha correta.

 

Você pode ter certeza de que escolheu a melhor tatuagem se ela realmente representar alguma coisa importante em sua vida, se estiver simbolizando aquilo que você pretende e se estará transmitindo para outras pessoas essas mesmas sensações.

 

Um desenho que seja representativo e que não traga motivos de arrependimento, portanto, deve ser escolhido com muito critério, com muita análise e com muito carinho. Afinal, é sua pele que vai ficar marcada e, por isso, você deve definir exatamente o que pretende demonstrar.

 

Uma das coisas que você deve definir na hora de se decidir pela tatuagem é o local onde ela será feita. Não se esqueça que determinadas empresas ainda mantém um certo preconceito com relação às tatuagens e você não vai querer estragar uma boa oportunidade no futuro.

 

As tatuagens, em alguns locais, podem se tornar um problema ou impossibilitar que você possa trabalhar. Claro que tudo é muito variável, dependendo da empresa e da carreira que você escolheu.

 

Mas, essas são recomendações normais que, inclusive, o próprio tatuador irá fazer para você. O importante é que você tenha certeza absoluta e que saiba escolher o melhor tatuador para o trabalho que pretende executar.

 

Escolhendo o Seu Tatuador

 

A escolha do tatuador, portanto, não deve ser feita aleatoriamente. É preciso conhecer suas habilidades, saber as condições de higiene do estúdio e a forma como ele utiliza os materiais e instrumentos.

 

Em razão disso, é essencial não ter pressa para escolher, inclusive pedindo opiniões de pessoas que passaram por suas mãos e analisando os desenhos que ele produziu, os estilos que tem mais conhecimento, ou seja, toda sua experiência profissional.

 

Da mesma forma como você escolhe sua profissão, a maneira como define o melhor médico para cuidar de sua saúde ou o seu treinador na academia, o tatuador deve ser escolhido com critério e cuidado.

 

A seguir, apresentamos algumas recomendações de como você poderá escolher o tatuador mais adequado:

 

1.    Converse Com Antigos Clientes

 

Pergunte a seus amigos e conhecidos que já tenham feito tatuagens sobre o tatuador que a produziu. Procure recomendações sobre profissionais que trabalham com tatuagens antes de definir aquele que você vai escolher.

 

2.    Analise o Portfólio dos Profissionais Escolhidos

 

Verifique o portfólio do tatuador e visite os estúdios de sua cidade para conhecer trabalhos anteriores feitos pelo profissional. De uma forma geral, os tatuadores mais experientes apresentam o portfólio na internet, o que torna esse trabalho mais simples.

 

3.    Participe de Encontros e Eventos

 

Os melhores tatuadores sempre participam de convenções e eventos sobre tatuagens. É uma excelente oportunidade para fazer pesquisas e conhecer novos trabalhos, inclusive vendo ao vivo como o tatuador trabalha.

 

4.    Nunca Vá Pelo Preço

 

Um dos erros básicos cometidos, principalmente com a primeira tatuagem, é fazer a opção pelo preço. Um profissional experiente cobra valores mais elevados, mas garante um trabalho perfeito, o que não vai acontecer com um profissional que está começando.

 

5.    Pesquise o Estúdio e o Tatuador

 

Na internet certamente você vai encontrar referências sobre os tatuadores e seus estúdios. Faça uma boa pesquisa e analise os comentários. Se encontrar qualquer informação que possa gerar desconfiança, evite.

 

6.    Tenha Uma Longa Conversa Com o Tatuador

 

Conversar com o tatuador é importante para conhecer sua experiência. Além disso, você precisa se sentir bem com o profissional, sabendo que ele está prestando atenção naquilo que você pretende e entendendo o que você espera. Vale lembrar que o tatuador precisa ser experiente no estilo que você escolheu.

 

7.    Verifique a Documentação do Estúdio

 

Você deve analisar também a documentação do estúdio e do tatuador. Um estúdio precisa de licença de funcionamento e, por isso, é necessário verificar se tudo está em ordem para garantir as melhores condições de higiene.

 

8.    Analise as Práticas de Segurança

 

Se você conversar com um tatuador responsável, ele não vai se negar a fornecer todas as informações que solicitar. Entre outras coisas, ele deve apresentar as embalagens com as agulhas, que devem ser abertas na frente do cliente. Mesmo quando utilizar agulhas reutilizáveis, essas devem ser mantidas em uma embalagem especial durante a esterilização.

 

Os tubos e agulhas reutilizáveis também precisam ser esterilizados antes de sua utilização e esse processo você pode acompanhar. O estúdio, além disso, deve estar bem limpo, sem qualquer problema relacionado à vigilância sanitária.

 

9.    Confie Nos Seus Instintos

 

Caso alguma coisa incomode você durante a escolha do tatuador ou do estúdio, procure confiar em seus instintos. Se algo deixar você incomodado, escolha outro profissional. Não se esqueça que uma tatuagem pode causar infecções e transmissão de doenças.

 

10.  Verifique os Certificados do Tatuador

 

Como em qualquer profissão, o tatuador deve ter certificados de cursos e participação em eventos. Os cursos de especialização oferecem a você uma visão mais abrangente sobre o profissional escolhido e, se ele os tiver, certamente não vai se negar a mostrar.

 

Não faça Uma Escolha Apressada

 

Essas recomendações são feitas principalmente para que você tenha a tatuagem perfeita em sua pele, o desenho escolhido feito da forma como você planejou e as cores bem definidas para expressar exatamente aquilo que você pretendia.

 

Por isso, não escolha o primeiro tatuador que aparecer em sua frente. Sempre pergunte a antigos clientes, sempre pesquise sobre o profissional e sempre tenha todos os cuidados necessários.

 

Qualquer dúvida que você tiver, existe a internet para pesquisar. Como nos casos de defesa do consumidor (um bom exemplo é o Reclameaqui, um site que mostra reclamações de clientes, se você fizer uma pesquisa sobre reclamações a respeito de qualquer estúdio ou profissional, você certamente encontrará boas respostas.

 

Antes de conversar com o tatuador que você selecionou, anote suas dúvidas, escreva num papel tudo o que precisa saber e leve com você. Pode ser que, durante a conversa, você se esqueça de algum assunto importante e, se fizer isso, poderá esclarecer tudo aquilo que gerou qualquer dúvida.

 

Outro detalhe importante é sobre como o tatuador encara as regras de higiene e de prevenção no estúdio. Não se esqueça que o profissional responsável pelas tatuagens sempre está em contato com sangue, já que a tatuagem fere a pele e precisa ser constantemente limpada.

 

O tatuador deve usar luvas durante o processo, inclusive para evitar que ele próprio seja contaminado com alguma doença. Tudo isso deve ser observado e, mais do que os cuidados que ele próprio deve tomar, também as recomendações sobre os cuidados que você deve ter depois que a tatuagem estiver pronta.

 

Se o tatuador apresenta de forma correta as recomendações sobre pomada que você deve usar durante a cicatrização, se ele informa como você deve manter a higiene do local, se recomenda a utilização de filme plástico e se informa o tipo correto de sabonete que você deve usar, tudo isso demonstra que é um profissional respeitável e responsável.

 

Qualquer que seja o estilo ou o desenho ou mesmo as letras tattoo que você quiser fazer, os procedimentos são os mesmos. Afinal, a tatuagem é uma lesão, você está ferindo sua pele para ter o desenho que expressa suas emoções e sua personalidade. Portanto, tenha todos os cuidados possível para garantir que sua saúde não sofra qualquer dano.

 

Saiba Mais

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?