Tattoo nas Costas: Descubra os Grandes Mistérios e Tabus

As tatuagens, para algumas culturas, sempre foi um tabu religioso e cultural, e isso pode ser observado ainda hoje entre os muçulmanos, por exemplo, principalmente os mais conservadores. Para satisfazer a vontade de ter uma tatuagem, muitos homens faziam tattoo nas costas, já que não era preciso mostra-la.

 

Mas não é apenas entre os muçulmanos que a tatoo nas costas ou em qualquer outro lugar do corpo é tabu. Entre os japoneses, as tatuagens também são envoltas em mistério, principalmente na Yakuza, a máfia japonesa, cujos integrantes têm o corpo todo tatuado, com exceção das partes que podem ser vistas, como o rosto e as mãos.

 

Os integrantes da Yakuza trazem a pele marcada por tatuagens, usando os mais diversos tipos e motivos, como, por exemplo, nomes de amigos que foram mortos por rivais, retratos de pessoas queridas, datas de prisão e outros elementos que marcaram sua vida criminosa.

 

Entre os muçulmanos, por exemplo, a tatuagem nas costas e em locais escondidos era feita para serem vistas apenas quando os parentes mais próximos fizessem o ritual de banhar o corpo do morto antes do enterro. E eles sempre conseguiram driblar os tabus e preconceitos com relação às tatuagens.

 

Aí fica a dúvida: os desenhos de tatuagens nas costas são feitas para a própria pessoa ou para mostrar aos outros? Entre nós, ocidentais e criados de acordo com a cultura cristã, é um pouco dos dois. Mas, entre os japoneses e os muçulmanos, as tatuagens são estritamente particulares, só podendo ser vistas depois da morte ou por pessoas de sua intimidade.

 

Tattoo Nas Ccostas: O Amadurecimento da Arte

 

tattoo nas costas 2

 

Hoje a tatuagem amadureceu e cada vez mais deixa de ser tabu ter uma tattoo nas costas ou em partes do corpo que podem ser vistas diariamente. A tatuagem deixou de ser vista como contestação ou infantilidade e, nesses novos tempos, a tatuagem ganhou um grande número de seguidores, tornando-se uma expressão de liberdade.

 

Até mesmo pessoas com mais de 50 anos estão se tornando adeptas da tatuagem. São pessoas que antes tinham preconceito e que, com a evolução da própria civilização, resolveram quebrar o tabu.

 

Uma tattoo feita nas costas, por exemplo, apresenta maior qualidade, com personalização do desenho, atraindo mais a atenção das pessoas, mesmo as mais velhas. Assim, o que vemos é a aceitação da tatuagem como algo normal, usada para expressar um sentimento ou para simplesmente quebrar o tabu.

 

Também entre as mulheres a tattoo nas costas deixou de ser algo que fosse alvo de preconceitos. Existem mulheres que ostentam desenhos enormes nas costas, usando os mais diversos tipos de desenhos que, por vezes, parecem se movimentar em conjunto com o movimento do corpo.

 

Um dragão ou uma ave feita em tattoo desenhada nas costas, por exemplo, quando a mulher caminha com seu jeito próprio e bamboleante, imprime movimento ao desenho e parece que estamos diante de algo vivo, que vai sair voando a qualquer instante.

 

Cuidados Com Tattoo Nas Costas

 

tattoo nas costas 3

 

Quando se trata de mandar fazer uma tattoo nas costas, o problema não está exatamente na escolha do estilo ou do desenho e mesmo de encarar as dores. Uma tatuagem nas costas vai exigir mais cuidados do que em outras partes do corpo, já que é uma região mais difícil de ser cuidada.

 

A tattoo nas costas precisa de alguns cuidados especiais para que suas cores e os desenhos possam durar sem qualquer alteração. A pele das costas precisa ser cuidada principalmente quando a pessoa toma sol, e os bons tratos com a pele devem ser tomados até mesmo antes de fazer a tatuagem:

 

Antes de Fazer Uma Tattoo Nas Costas

 

tattoo nas costas 4

 

Antes de mandar fazer a tatuagem nas costas, comece a pensar em alguns detalhes importantes:

 

Escolhendo o Que Vai Tatuar

 

O desenho feito na tatuagem é permanente e, mesmo havendo um jeito de remover ou de mudar, é bom saber o que vai ser feito nas costas. Você deve se decidir pelo desenho da tatuagem, tendo certeza de que é isso mesmo o que quer.

 

Se for fazer um desenho com frases ou palavras em outro idioma, o cuidado deve ser tomado com relação ao significado e à grafia, que deve estar correta.

 

Escolhendo o Estúdio

 

O segundo cuidado a tomar é com o estúdio. Antes de fazer a tattoo nas costas, fale com seus amigos, peça recomendações e veja referências dos estúdios. Depois de escolher, fale com o tatuador e visite o local, prestando atenção nas condições de higiene, no material (principalmente verificando se é descartável e esterilizável), e a forma como o tatuador trabalha.

 

 

Tudo isso deve ser analisado por uma questão de saúde, e não de vaidade. A tatuagem pode infeccionar se não houver esses cuidados.

 

Além disso, nunca escolha pelo preço: preço baixo é sinal de má qualidade.

 

Depois de Feita a Tattoo Nas Costas

 

tattoo nas costas 5

 

Depois que a tattoo nas costas estiver pronta, você vai precisar de alguns cuidados, principalmente durante a fase de cicatrização. O próprio tatuador vai fazer as recomendações e indicar os procedimentos. Por isso, ouça-o com atenção.

 

Siga corretamente as instruções, principalmente com relação à exposição ao sol e à pomada que deve ser usada durante as primeiras semanas, já que essa é a fase mais delicada para a pele.

 

Tenha cuidado com a higiene. Ao sair do estúdio, a tatuagem vai estar coberta com um filme plástico e, já a partir desse momento é preciso pensar na higiene. O plástico deve ser trocado e, ao fazer isso, você deve usar um sabonete antisséptico para retirar a pomada.

 

A lavagem deve ser feita no dia seguinte ao da tattoo nas costas e deve continuar até não haver mais cascas da cicatrização, e isso pode demorar um mês. Nunca use sabonetes com cheiros mais fortes e nem passe bucha ou esponja sobre o local.

 

Nas primeiras semanas, a sua pele vai estar cicatrizando e, nessa fase, é comum se formar uma crosta sobre a tatuagem, criando uma comichão que incomoda. Mesmo que esteja tentado a coçar, evite isso, tanto para não ferir a pele quanto para não contaminar. A cicatrização deve acontecer normalmente, devendo-se evitar qualquer coisa que possa interferir.

 

Além disso, nas primeiras semanas depois de fazer a tattoo nas costas, tome cuidado na hora de escolher suas roupas. Não use roupas apertadas sobre a pele que está cicatrizando para que elas não se grudem e retirem a crosta que está se formando. Assim você previne ferimentos e garante a qualidade do desenho e sua beleza.

 

A exposição ao sol também deve ser evitada, principalmente nessas primeiras semanas. Por isso, tenha muito cuidado, não se esquecendo de usar a pomada indicada pelo tatuador e, além dela, um protetor solar com fator de proteção entre 45 e 60.

 

Caso você fique com a tattoo nas costas muito tempo exposta ao sol, poderá provocar uma inflamação, o que vai causar a perda da nitidez do desenho, já que a pele vai começar a reabsorver os pigmentos da tatuagem.

 

Em médio e longo prazo, quando você expõe demais a tatuagem nas costas ao sol, ela vai perder as cores, deixando o desenho com um aspecto desbotado. Por isso, nunca se esqueça de usar o protetor solar.

 

Outra recomendação importante é com relação a alimentos muito gordurosos ou condimentados. O tatuador, certamente, vai recomendar que você evite esse tipo de alimentos durante pelo menos uma semana, e isso porque, por experiência, eles sabem que esse tipo de comida pode provocar alergias.

 

Mesmo não havendo qualquer comprovação na prática, tudo depende do organismo da própria pessoa tatuada. Se o seu organismo reagir, poderá criar problemas na cicatrização.

 

Se você quer ter uma tattoo nas costas perfeita, com um belo desenho e cores vibrantes, também deve evitar praia, piscinas ou sauna durante as duas primeiras semanas depois de feita a tatuagem.

 

As condições existentes nesses locais desidratam a pele e aceleram o ressecamento, retirando as cascas que estão ali para proteger e podendo causar inflamação. Banho de piscina ainda oferece um agravante: os produtos químicos colocados na água, que podem provocar contaminação.

 

Esses são cuidados básicos para tratar bem a tattoo nas costas que você tanto queria. Sabendo cuidar e seguindo corretamente todas as instruções, você terá uma tatuagem que será admirada por todos, principalmente por aqueles que ainda não tiveram sua coragem. E, lembre-se: uma pessoa com tatuagem geralmente enfeita mais o corpo. Que tal você colocar um piercing Curitiba para se sentir melhor?

 

Saiba Mais

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?