Studio de tatuagem: como abrir um?

studio de tatuagem

Curitiba, 18 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Está pensando em abrir um studio de tatuagem? Se sim, é bem provável que esteja com uma série de dúvidas, haja vista que o processo de abertura de empresas nunca é assim tão fácil.

Em vista disso, é comum que você se pergunte sobre como é o passo a passo para montar um studio de tatuagem.

A verdade é que, saindo do modismo, abrir um estúdio de tatuagem já mostrou ser um excelente negócio, o qual vem resistindo aos anos.

Afinal de contas, cada vez mais pessoas buscam um studio de tatuagem para que possam dar vida aos seus desejos.

Inclusive, hoje em dia no mercado, há cerca de 21 mil tatuadores ativos no Brasil, o que é um número bem alto. E muitos deles estão em busca de saber como abrir um studio de tatuagem.

Por isso, no artigo de hoje, iremos esclarecer todas as dúvidas referente a esse assunto. Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!

Como abrir um stúdio de tatuagem?

A primeira coisa que é preciso falar sobre esse assunto é que, ainda que muitas pessoas acreditem que é preciso ter um dom artístico, trata-se também de muita técnica e estudo.

Mesmo porque, gerenciar um negócio não é nem um pouco fácil. É preciso entender do assunto, matricular-se em cursos, aprender novas técnicas e adquirir experiência.

Inclusive, nos dias de hoje, você pode encontrar cursos com duração de 6 até 24 meses, por exemplo. Mas, mesmo depois de se formar, é preciso ficar sempre atualizado, até mesmo para que o seu studio de tatuagem dê certo.

É necessário se preocupar em encontrar um ponto comercial para montar o seu studio de tatuagem. Mas, o ideal é que ele fique em centros comerciais, shoppings e galerias.

De fato, o espaço em si não precisa ser muito grande, mas é necessário obedecer todas as regras de higiene. Afinal de contas, um studio de tatuagem requer uma boa higiene.

Ao usar agulhas, pode cair pingos de tintas no chão, por exemplo. Então, para evitar esse problema e sempre manter uma boa organização, é necessário ter lixos para evitar esse problema.

A higiene é vital para aqueles que desejam abrir um negócio desse tipo. Sendo assim, é preciso ficar atento em relação às leis sobre studio de tatuagem da sua região.

O que é preciso para montar um studio de tatuagem?

Para que seja possível montar um studio de tatuagem, é preciso ter a autorização da prefeitura da cidade, a fim de que possa estar devidamente legalizado.

Além disso, também é necessário ter a licença da vigilância sanitária, a qual irá averiguar as condições de higiene do seu espaço.

Em relação ao  CNPJ, é possível optar pela opção de microempreendedor individual, no caso de trabalhar sozinho ou precisar de apenas um funcionário.

Além disso, não deixe de lado a divulgação. Crie uma página nas redes sociais, divulgue fotos do seu seu trabalho e, claro, invista na satisfação do cliente, oferecendo um bom trabalho.

Mesmo porque, dessa forma, além de fidelizar o cliente, também pode fazer com que ele indique o seu studio de tatuagem para outras pessoas.

Fora isso, invista em alguns atrativos para chamar a atenção do cliente, como a aplicação de piercings ou venda de produtos do segmento.

Preciso saber desenhar para ser tatuador?

Não necessariamente. E isso acontece porque um desenho tem uma infinidade de vertentes. E a verdade é que nenhum profissional domina todas elas.

Por isso, o que se requer de um studio de tatuagem é que entenda sobre os conceitos básicos por trás do desenho. E isso inclui:

  • Linhas;
  • Preenchimento;
  • Transição de cores;
  • Proporção;
  • Luz e sombras.

Inclusive, o seu studio de tatuagem pode ser focado em um determinado tipo de estilo, como tatuagens orientais, geométricas, preto e branco, retrato etc.

Precisa de licença para ser tatuador?

Sim, você deve ter licença para ser um tatuador. Por isso, você deve ir até a sua prefeitura e buscar a sua licença de abertura para a empresa.

Além disso, faz-se necessário ter todas as demais permissões por parte do governo do estado. E, no caso do studio de tatuagem, deve-se ter a permissão pela Anvisa.

Passo a passo sobre como abrir um studio de tatuagem

Há algumas questões que você precisa se atentar, a fim de que possa abrir o seu studio de tatuagem sem qualquer tipo de problema. Dentre eles, podemos citar os seguintes:

1. Vigilância sanitária

É vital que o seu studio de tatuagem se adeque a todas as normas de higiene e segurança que a Anvisa estabelece.

E tudo isso é importante até para evitar que o seu local receba multa, por exemplo, e tenha de fechar, lhe trazendo prejuízo.

Além disso, atente-se para que tenha todo o maquinário e equipamentos que é preciso utilizar para esse tipo de negócio.

2. Estrutura

Os gabinetes de tatuagem e de piercing devem ter piso revestido de material liso, impermeável e lavável. Além disso, é preciso ter um ambiente propício para essa prática.

Ou seja, com dimensão mínima de 6 metros quadrados e largura de pelo menos 2,5 metros lineares, de acordo com a Anvisa.

É proibido fazer um estúdio ou gabinete de tatuagem e piercing em algum porão ou sótão de edificações, bem como locais insalubres.

Ademais, deve-se descartar o material de forma adequada, com recolhimento especial de material infectante.

3. Equipamentos necessários para abrir um estúdio de tatuagem

Obviamente, o espaço também precisa ter os devidos equipamentos que irá utilizar em cada uma das sessões. E, dentre eles, podemos citar os seguintes:

Agulhas 

A agulha é o principal equipamento do tatuador, as quais são feitas a laser e soldadas na aster, para que o tatuador possa usar em seu trabalho.

Há vários tipos e tamanhos de agulhas, sendo que cada uma delas é mais adequada para determinadas situações.

Há o conjunto de agulha para traço, o qual é composto de 3 a mais de 15 agulhas, agrupadas de forma que tenha a ponta fina e concentrada para o contorno.

As mais finas, por sua vez, são mais comuns para traços finos, enquanto as mais grossas se chamam “bucha ou bold”, para os traços que são mais grossos.

Biqueiras

A biqueira é importante dentro de um studio de tatuagem porque ela é capaz de alinhar as agulhas e não deixar que elas fiquem “sambando”, enquanto o tatuador a utiliza.

Há dois tipos de biqueiras: descartáveis e de aço. As biqueiras também usam a autoclave para cuidar da higiene, esterilização e armazenamento.

Tinta

A tinta também é importante, mas se atente em usar apenas as que são de qualidade, uma vez que elas vão ficar na pele para sempre. Por isso, procure por tintas que possuem a liberação da ANVISA.

Saiba Mais:

     Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.