Por que tatuagem desbota? Saiba como evitar o desbotamento

por que tatuagem desbota

Curitiba, 23 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Você já se perguntou por que tatuagem desbota? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas, mas a verdade é que muitos ainda não têm uma resposta satisfatória.

No entanto, é vital saber por que tatuagem desbota. Afinal de contas, dessa forma, você pode tomar algumas atitudes para evitar com que isso aconteça com você.

Mesmo porque, levando em consideração que o valor para fazer uma tatuagem não é lá muito baixo, faz-se necessário tomar todos os devidos cuidados para evitar esse problema, certo?

Então, por que tatuagem desbota? A verdade é que existem algumas razões para que isso possa vir a acontecer, e você deve saber sobre todas elas.

As tatuagens são desenhos que se espalham pelo corpo, a qual pode ou não ser colorida. O problema é que, quando não se tem o cuidado adequado, pode acontecer uma série de problemas, sendo um deles o fato dela ficar desbotada.

Ou seja, ela perde a cor que deveria ficar. Mas por que tatuagem desbota? É sobre isso que iremos falar a seguir. Confira!

Por que tatuagem desbota?

Sim, é normal que a pele descasque e fique mais clara. Mesmo porque esse é um processo natural do nosso corpo.

Quando isso acontece, nada mais quer dizer do que a pele se recuperando da lesão que a tatuagem ocasionou. Ou seja, é algo normal, natural e saudável de acontecer em todas as pessoas.

Então, logo nos primeiros dias, pode sim acontecer de a tatuagem ficar esbranquiçada. E isso só acontece por conta do ressecamento das células da superfície da pele.

Em relação a casquinha que se forma, também é normal. Isso ocorre porque a pele está rejuvenescendo, trocando a pele que foi lesada por uma outra, nova.

É normal a tatuagem ficar falhada?

Depende. Isso vai muito de acordo com o processo de cicatrização de pessoa para pessoa, assim como acontece com os piercings. Então, nem todos vão responder da mesma forma.

Assim que a tinta entra em contato com a pele, o nosso organismo começa a combater, já que o corpo identifica como sendo um corpo estranho e procuram remover as células da tinta.

Nesse ínterim, expele uma parte e absorve outras. Então, é comum que em algumas pessoas, a tatuagem não mude a sua pigmentação, mas continue como no dia em que foi tatuado.

No entanto, se depois de 40 dias, mais ou menos, você notar que há alguns traços falhados, o melhor a se fazer é voltar ao tatuador e retocar.

Isso é até comum de acontecer e, sabendo disso, grande parte dos tatuadores oferecem esse retoque de forma gratuita.

O que fazer para a tatuagem não perder a cor?

Agora que você já sabe por que tatuagem desbota, deve estar se perguntando o que fazer para que isso não aconteça, certo?

E, ainda que esse seja um processo natural do corpo, saiba que há sim alguns cuidados que você pode tomar que podem evitar que se perca a cor.

Nesse caso, o que você precisa fazer é prezar pela boa cicatrização, a fim de que ela ocorra de forma natural, sem nenhuma consequência grave nesse processo.

Lembre-se que a casquinha que se forma e a perda de um pouco de cor é natural, mas há alguns cuidados para ajudar na cicatrização. São eles:

Higienização

Assim que você fizer a sua tatuagem, o próprio tatuador vai lhe dar algumas recomendações de produtos para melhor higienizar  o local.

Saiba que a tatuagem é uma lesão na pele e, por isso, é importante sempre manter o local limpo, a fim de que nenhuma bactéria entre no local.

No caso disso acontecer, a bactéria pode fazer com que a tatuagem se desbote por inteiro. Então, tome bastante cuidado com a higienização.

Para poder limpar o local, você pode fazer uso de um sabonete neutro, com água gelada, e secar bem o local, mas com cuidado.

Hidratação

Outro cuidado que você deve ter, para que a sua tatuagem não desbote, é cuidar em relação a sua hidratação.

Assim como a limpeza é vital para evitar bactérias, manter o local hidratado também vai proporcionar a saúde da região.

Por isso, uma das coisas que você deve fazer é usar alguns produtos como o óleo de coco, Bepantol e manteiga de karité, por exemplo.

Dizemos isso porque todos esses produtos visam ajudar a acelerar o processo de cicatrização da pele. Então, faz com que a sua tatuagem fique da maneira que saiu do estúdio.

Proteção solar

Um dos cuidados mais importantes para que a sua tatuagem não desbote, é protegê-la contra os raios UV, em especial nas estações de primavera e verão.

Os raios UV, naturalmente, trazem riscos para qualquer pele, mas fazem ainda mais mal para a tatuagem. Inclusive, esse é o principal motivo para deixar ela desbotando.

O ideal é evitar ao máximo o contato direto com o sol. Mas, se não tiver como, apenas tenha a preocupação de usar um protetor solar com mínimo de 50 FPS.

Sempre que possível procure evitar os horários em que o sol está mais quente, que é entre as 10 horas da manhã até as 16 horas da tarde.

Atenção com piscinas

A recomendação é evitar entrar em uma piscina pelas próximas duas semanas após ter feito a tatuagem, a fim de evitar com que ela se desbote. Mas por que tatuagem desbota nesse caso?

Porque, assim como o sol, o cloro também é um dos agentes que podem fazer com que a pele não cicatrize da forma natural.

E como as piscinas costumam ter bastante cloro, é melhor evitar, a fim de que a sua tatuagem não desbote.

Alimentação

Sim, alimentação é outro fator que pode impedir uma boa cicatrização, fazendo com que a sua tatuagem se desbote.

Inclusive, a alimentação, além de ocasionar a má cicatrização, na pior das hipóteses também pode formar queloides no local.

Por isso, fique atento no que vai começar nos primeiros 15 dias, pelo menos. Durante esse período, evite os seguintes alimentos:

  • Frituras;
  • Carne de porco;
  • Carnes processadas (presunto, mortadela, salame, bacon e salsicha);
  • Ovos;
  • Camarão;
  • Doces;
  • Refrigerante;
  • Bebida alcoólica.

O que fazer com tatuagem desbotada?

Pode ser que mesmo tomando todos esses cuidados, acontecer de ainda assim a sua tatuagem se desbotar. Se esse for o caso, não se desespere.

Mesmo com todos esses cuidados, o desbotamento é algo normal. Afinal, como já mencionado, o processo de cicatrização de alguns é mais demorado e, por isso, pode ser que os cuidados não sejam tão eficientes.

Nesses casos, a pele continua tentando expelir a tinta. Então, se desbotar, basta entrar em contato com o seu tatuador e marque um horário para que possa retocar o local desejado, sem medo.

Saiba Mais:

     Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

× Olá, Posso ajudar?