Micropigmentação Esfumada: Técnica e Dicas Fundamentais

Manter as sobrancelhas sempre bonitas, é uma das maneiras mais fáceis de estar com a harmonia do rosto balanceada. E o uso da micropigmentação esfumada ajuda a delinear ainda mais essa moldura do nosso rosto.

 

Isso porque elas servem, além da questão protetiva, para organizar os elementos da face.

 

Sendo assim, muitas técnicas têm surgido e que dão atenção à essa específica região do rosto.

 

Dessa forma, aumentou consideravelmente os cursos de formação de profissionais especialistas no cuidado e na beleza das sobrancelhas. São os chamados designers de sobrancelha.

 

"Micropigmentação Micropigmentação esfumada

 

Eles cuidam não apenas da pigmentação dos pelos, como também do formato ideal da sobrancelha, de modo que ela combine com os elementos do rosto. Consequentemente, as sobrancelhas ficam perfeitas e a sua beleza é exaltada.

 

Para tanto, as técnicas também estão cada vez mais criativas e eficientes. Uma das mais procuradas pelas mulheres, é a micropigmentação. Há vários métodos de micropigmentação.

 

No entanto, a esfumada é uma das mais utilizadas. Isso porque ela realça os elementos naturais do rosto, de modo que a sobrancelha fique bem delineada e muito mais bonita.

 

Falaremos mais sobre a micropigmentação esfumada, quais as técnicas aplicadas e os cuidados que você deve ter. Continue lendo o nosso artigo e acompanhe as nossas dicas.

 

Cuide de suas sobrancelhas com o mesmo carinho que nós temos por elas.

 

Vamos lá!

 

O que é micropigmentação?

 

Definimos micropigmentação de sobrancelha como a técnica que consiste em desenhar pelos na sobrancelha. Assim, o contorno principal é preenchido, dando a sensação de uma sobrancelha cheia, bonita e sem falhar. Muitas pessoas acreditam que essa técnica consiste na implantação de pelos, mas isso não é correto. A micropigmentação, em si, atua apenas com desenhos.

 

Por ser muito parecida com uma tatuagem, as pessoas acreditam que a micropigmentação é um procedimento irreversível. Esse é outro mito. Por mais que o tempo de duração da micropigmentação seja maior que o de outras técnicas, como a henna, ela não é permanente e sai depois de um tempo determinado.

 

A técnica da micropigmentação, em si, consiste em desenhar fios que simulam o pelo. Na técnica específica da micropigmentação esfumada, todo o fundo da sobrancelha é preenchido, sombreando o contorno e o deixando mais completo. A ideia de utilizar essa técnica é que fique o mais natural possível.

 

Quais os tipos de micropigmentação?

 

Os tipos mais comuns de micropigmentação, ou seja, as técnicas mais reproduzidas são a fio a fio e a esfumada. Temos um post completo sobre a micropigmentação fio a fio, caso você deseje saber mais. Hoje, falaremos, especificamente, sobre a micropigmentação esfumada.

 

A técnica do efeito esfumado lembra o resultado do uso da maquiagem na sobrancelha. Afinal, é feito um sombreamento no fundo dos pelos, de modo que dê a ilusão de volume e com maior intensidade da cor. É ideal para pessoas que desejam ter as sobrancelhas bonitas e bem marcadas o tempo todo.

 

A micropigmentação esfumada é permanente?

 

Como dissemos anteriormente, não. As pessoas confundem a permanência da técnica, pois ela se parece muito com a da tatuagem. No entanto, isso não se aplica a realidade. Afinal, a tatuagem pigmenta as camadas mais profundas da pele, enquanto que a micropigmentação esfumada fica superficial, logo na primeira camada. Sendo assim, com o tempo, ela sai.

 

Por falar em tatuagem, você conhece o significado da tattoo carpa? Não? Então, corre no nosso artigo e conheça tudo sobre as tatuagens de carpa!

 

Porém, se a sua preocupação é com a retirada da pigmentação, caso não tenha gostado do resultado, não se preocupe.

 

É completamente possível reverter essa micropigmentação . No entanto, é um procedimento um tanto quanto dolorido e caro. Utiliza-se, normalmente, o laser.

 

Sendo assim, antes de decidir por fazer a micropigmentação, pesquise pelos melhores profissionais.

 

Quanto tempo dura a micropigmentação esfumada?

 

A resposta para essa pergunta depende de alguns fatores. Normalmente, o procedimento se mantém na pele por até um ano. No entanto, para que esse prazo se mantenha e que a pintura fique sempre bonita, você precisa considerar a qualidade dos pigmentos utilizados e, também, da capacidade do profissional.

 

Além disso, hábitos diários também influenciam na beleza de sua micropigmentação . Por exemplo, a utilização de produtos químicos comuns, como cremes e sabonetes, que, dependendo do poder de abrasão, podem acabar desbotando os pigmentos.

 

Sendo assim, sempre tome cuidado para não passar cosméticos na área da micropigmentação. Assim, você garante que o esfumado ficará nítido e bonito por até um ano. Após esse prazo, é ideal que você faça o retoque da mesma.

 

Além disso, analise a questão do custo benefício. Veja bem, nós dissemos que esse procedimento dura um tempo considerável. Sendo assim, procure locais que façam a micropigmentação com os melhores produtos. Mesmo que seja um pouco mais caro, com certeza irá compensar muito mais.

 

Como é feita?

 

O procedimento de micropigmentação não é difícil. No entanto, é fundamental que ela seja feita por profissionais qualificados, a fim de que o resultado fique bonito e natural. Afinal, ela estampará o seu rosto por um tempo bastante considerável, não é mesmo?

 

Veja como funciona o passo a passo da micropigmentação esfumada:

 

  1. O designer irá desenhar o contorno de sua sobrancelha, com lápis. Para as medições, ele usará equipamentos próprios, marcando o desenho, as curvas, início e final.
  2. Após essa primeira análise, ele mostrará para você quais são as áreas delimitadas. Caso aprove, ele dará seguimento ao procedimento.
  3. É aplicada uma pomada com propriedades anestésicas. Assim, o desconforto da micropigmentação diminui consideravelmente.
  4. Através de equipamentos de pigmentação, com uma agulha em formato de pequenas lâminas, ele vai inserindo o pigmento na camada superficial da pele. O designer irá seguir as marcações feitas previamente.

 

Simples assim. Após esse procedimento, você já estará com a micropigmentação esfumada na sua sobrancelha. No entanto, vale reforçar que essa é uma técnica invasiva. Logo, há contato com sangue.

 

Sendo assim, é fundamental que todos os equipamentos utilizados sejam esterilizados ou descartáveis. Assim, você garante a sua segurança e a do profissional, além de evitar o risco de alergias e infecções.

 

Cuidados 

 

Micropigmentação esfumada4 Micropigmentação esfumada

 

O procedimento da micropigmentação esfumada já foi explicado. Porém, é muito importante que você tome alguns cuidados após a aplicação do procedimento. Pois, como dissemos, ele é invasivo. Sendo assim, para evitar maiores problemas, siga as orientações abaixo.

 

É muito comum que, logo no dia posterior à micropigmentação esfumada, você perceba um certo inchaço na área. Não se preocupe com isso. Ele deve diminuir em dois ou três dias. Afinal, você inseriu pigmentos nessa região.

 

O retoque é indicado para ser feito após 40 dias do procedimento inicial. Durante esse período, você irá passar por algumas fases que podem te assustar. Novamente, não se preocupe. Está tudo dentro do programado.

 

Após cerca de 10 dias do procedimento, quando o inchaço diminuir completamente, pode dar a impressão que a cor está saindo. Isso não é verdade. É apenas a sua sensação, já que a vermelhidão fazia com que o pigmento parecesse mais aplicado.

 

Quando o prazo do retoque chegar, você perceberá que o formato e a cor de sua sobrancelha está perfeitamente dentro do esperado. Vale ressaltar que, para que não haja nenhuma mudança, é importante que você siga esses cuidados.

 

Dicas após

 

  • Evite tomar sol, principalmente durante os primeiros 15 dias;
  • Cuidado com cosméticos abrasivos, como esfoliantes e ácidos clareadores;
  • Está vetada a entrada em piscinas, mares e rios;
  • Cuidado com shampoo e condicionador sobre a área micropigmentada nos primeiros dois dias.
  • Não faça limpeza de pele até a cicatrização do retoque, cerca de 60 dias após o procedimento inicial. Isso porque qualquer abrasão pode descamar a camada superficial da pele e fazer com que a tinta saia.
  • Evite lavar o rosto com água muito quente. Pense que a sua pele está bastante sensível e o calor pode desencadear uma reação de irritação na pele.
  • A maquiagem sobre a sobrancelha não é indicada. Mesmo porque, o processo do esfumado já dará um visual de maquiagem.
  • Não tire as casquinhas que se formarem durante o processo de cicatrização. Pois, há risco de infecções e machucados. Além disso, a chance de falhas aumenta consideravelmente.
  • Use apenas os medicamentos que o profissional indicar e faça de acordo com a sua recomendação. Caso note que algo está fora do habitual ou se sinta insegura, entre em contato com o designer de sobrancelha.

 

Com esses procedimentos, a chance de problemas na sua micropigmentação esfumada é quase nula. No entanto, como dissemos acima, caso sinta algum desconforto ou perceba que a sua sobrancelha está muito desbotada, procure o local onde fez o procedimento e peça por novas orientações ao profissional especializado.

 

A micropigmentação esfumada dói?

 

Bom, não podemos dizer que não dói. Afinal, é uma técnica que consiste em inserir pigmentos na pele, através do uso de agulhas e lâminas. No entanto, não chega a ser uma dor insuportável. Podemos afirmar que é um pequeno desconforto. O uso da pomada anestésica diminui esse desconforto consideravelmente, não se preocupe.

 

No entanto, se você sentir muita dor durante o procedimento, não deixe de avisar o profissional. Ele pode aplicar uma nova camada de pomada anestésica, que irá melhorar a sensação dolorida. Mas, lembre-se de que é uma dorzinha pontual e que, depois dela, você terá uma linda sobrancelha com micropigmentação esfumada.

 

Qualquer pessoa pode fazer a micropigmentação esfumada?

 

Micropigmentação esfumada 5 Micropigmentação esfumada

 

Claro que sim! Tudo depende de a pessoa querer. Mas, é claro, que em algumas situações elas são menos indicadas. Ou, para ser mais específico, em algumas situações é necessário um acompanhamento médico inicial, para a liberação para o procedimento.

 

Desencorajamos a prática da micropigmentação esfumada nos seguintes casos:

 

  1. Pessoas com dificuldade de cicatrização, diabetes ou hemofílicas;
  2. Pessoas que possuam alergias aos componentes do pigmento;
  3. Pessoas que apresentem alergias aos equipamentos, como as luvas de látex ou as agulhas em inox.

 

Em outros casos, como o de pessoas que possuem fobia de agulhas, é interessante que se faça um tratamento prévio. O ideal é conhecer o local onde será feito o procedimento, bem como se familiarizar com os equipamentos que serão utilizados.

 

Em todos os outros casos, a micropigmentação esfumada pode ser feita sem nenhuma preocupação. Basta que você encontre um profissional qualificado e responsável, que fará o procedimento da maneira mais correta possível e te deixará ainda mais bonita.

 

O que esperar do profissional que fará a micropigmentação esfumada?

 

Como estamos dizendo durante todo o artigo, é muito importante que você escolha alguém qualificado e que irá te proporcionar um bom resultado. Afinal, a micropigmentação esfumada estará em seu rosto durante um bom período. Sendo assim, antes de se decidir, faça uma pesquisa minuciosa.

 

Peça orientações de pessoas que já fizeram. Entre em contato com os designer e peça que ele te mostre os resultados de outras micropigmentações esfumadas.

 

Além disso, tire todas as suas dúvidas sobre o passo a passo do procedimento. Não apenas pela pigmentação em si, mas sobre o acompanhamento pós-procedimento.

 

Normalmente, ele irá seguir por alguns caminhos:

 

Visagismo

 

O profissional tende a respeitar o formato do seu rosto, para que a micropigmentação  fique o mais natural possível.

 

Para tanto, ele fará as medições necessárias, de modo que o resultado final fique harmonioso.

 

Dicas especiais

 

Pode ser que o designer tenha opções mais adequadas ao formato do seu rosto.

 

Muitas vezes, temos um plano em nossa cabeça, mas que, na prática, não ficaria muito bom.

 

Então, ouça as dicas do designer. No entanto, a vontade que deve prevalecer é a sua.

 

Equipamentos profissionais

 

Fique atento à limpeza do local e ao modo de agir do profissional de sobrancelhas. Lembre-se que esse é um procedimento invasivo e que, acima de tudo, você deve valorizar a sua saúde.

 

Sendo assim, faça visitas prévias ao local onde fará a sua micropigmentação.

 

O que achou de nosso artigo sobre micropigmentação esfumada?

 

Essa é uma das técnicas mais pedidas nos institutos de beleza, justamente por proporcionar um visual mais elaborado. Se você tem desejo de sobrancelhas esfumadas e muito sensuais, não perca tempo!

 

Procure pelo profissional mais qualificado em sua região e mãos à obra! Mas, não se esqueça das dicas que demos. Segurança sempre em primeiro lugar.

 

Saiba Mais:

 

 

 

 

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Precisa de ajuda?